domingo, 9 de agosto de 2009

GASTRONOMIA

Para dar mais sabor ao vinho

Após conquistar o paladar dos amantes de vinhos nos Estados Unidos, The Wine Clip chega ao mercado brasileiro

Suavidade e leveza são as principais sensações proporcionadas pelo Wine Clip a todos aqueles que fazem questão de apreciar um vinho tinto de alta qualidade. Muito mais do que um complemento agradável, o Clip oferece uma experiência extremamente saborosa, deixando o vinho no ponto certo para ser apreciado. O Clip é preso no gargalo da garrafa e sua ação é ativada quando o vinho, ao ser servido, passa por ele.

Através do magnetismo, que agita as moléculas da bebida, reduzindo as impurezas e taninos, e acelerando a oxidação, o Clip acelera o processo de amadurecimento dos vinhos mais tânicos e jovens, que normalmente requerem decantações prolongadas ou estágio em adega, antes de atingirem sua melhor condição de consumo.
Os taninos são conservantes naturais encontrados em grande quantidade nos vinhos tintos mais novos, porém deixam uma sensação rugosa e de secura na boca. À medida que os vinhos envelhecem, os taninos tornam-se mais suaves e amenos, provocando texturas mais delicadas. Por isso, o Wine Clip é indicado para ser utilizado somente em garrafas de vinhos tintos mais novos. A sensação é de que o Clip envelhece instantaneamente o vinho com a quebra da adstringência dos taninos. Já o princípio do magnetismo tem respaldo científico conhecido como Magneto Hidro Dinâmica - MHD. Vale a pena comprovar! Para adquirir o produto, basta acessar o site www.thewineclip.com.br. Aprecie os vinhos mais novos e garanta o sabor delicado e suave dos vinhos antigos.

Preços:
The Wine Clip em embalagem de papel: R$ 75,00
The Wine Clip em embalagem de madeira: R$ 95,00




Shopping Pátio Dom Luís apresenta sua mais nova loja, a Empório do Pão

A panificadora escolheu o shopping, previsto para inaugurar este semestre, para inovar o setor de panificação de Fortaleza.


Para deixar mais completo o conceito de proporcionar a seus clientes a comodidade de morar, trabalhar e comprar no mesmo lugar, o shopping Pátio Dom Luis apresenta à cidade de Fortaleza sua mais nova loja âncora, a “Empório do Pão”, que escolheu a capital cearense para inaugurar sua primeira unidade. A padaria é planejada para atender a todos os momentos de consumo de seus clientes com produtos diferenciados. O layout foi estudado e desenvolvido para proporcionar conforto, facilidade e praticidade. Foram criados ambientes de interação e convivência para que seus consumidores possam desfrutar dos produtos e serviços completos: pizzaria, buffet de café da manhã e almoço, happy hour, sopas, cafés, comida japonesa, delicatessen completa (com mais de 3.500 itens) assim como pães tradicionais, especiais e confeitaria fina. Tudo com requinte, sofisticação e preços competitivos.


A tendência do setor de panificação, que há muito tempo deixou de vender apenas pão e teve que se adequar ao mercado aumentando seu leque de produtos e serviços, inspirou a idealização da Empório do Pão. A padaria oferece produtos que poupam o tempo do consumidor moderno, que pode optar entre levar comodidade para casa ou realizar ali suas refeições. A Empório do Pão tem como grande diferencial seu ambiente de convivência aconchegante e agradável, possibilitando que famílias e amigos compartilhem os momentos de alta gastronomia, fazendo da boa alimentação uma ação prazerosa.


A padaria Empório do Pão surge da experiência de um grupo de empresários que atua há mais de 20 anos no setor de panificação, desenvolvendo e administrando padarias no Ceará, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. O grupo é ligado a uma empresa de consultoria que atende mais de 800 padarias em todo o país, garantido a excelência dos serviços prestados e o alto nível de atendimento. Os empresários mantêm uma parceria com a escola de panificação francesa “Association des Compagnons du Devoir” (Associação dos Companheiros do Dever) que desenvolve e trabalha com pães artesanais, um conceito diferenciado no segmento. Quem responde pela Empório do Pão do Shopping Pátio Dom Luís é o empresário Alexandre Pereira.



Para espantar a depressão abuse e use do grão-de-bico

Muito mais do que ajudar no emagrecimento, pois contém baixas calorias, em média 1 colher de sopa tem 69, sabe-se que o grão-de-bico é um grande aliado contra a tristeza. É provável até que os nossos ancestrais soubessem desse efeito, já que a leguminosa é originária do Oriente Médio e tem sido cultivada desde aproximadamente 8000 a.C. Acredita-se que o aminoácido triptofano é a grande estrela, pois ajuda a produzir a serotonina, que dá a sensação de bem-estar, satisfação e confiança.

No Egito, a dieta básica gira em torno de grãos como fava, grão de bico e lentilha. Jorge Sabongi, da casa de chá egípcia Khan el Khalili, ensina receitas práticas e saborosas com grão de bico.

Homus (pasta de grão de bico com molho de gergelim – tahine)

Ingredientes:
4 colheres (sopa) de tahine
600 gramas de grão-de-bico
Alho à gosto
1 xícara (chá) de água
Suco de 1 limão
Azeite à gosto
Sal à gosto
Hortelã para decorar

Modo de preparo
Deixe o grão de bico de molho durante a noite. No dia seguinte, cozinhe-o em uma panela de pressão até ficar macio. Espere esfriar e coloque-o no liquidificador, com o alho, o tahine, o limão, a água e o sal. Bata até formar uma pasta homogênea. Coloque em uma vasilha, regue com azeite e decore com folhas de hortelã.

Dicas: sirva com pão sírio. Fica muito bom acompanhando uma salada verde.
Rendimento: 6 porções
Total de Calorias:.1878
Tempo de preparo: 1 hora
Dificuldade: Fácil, exige preparo antecipado


Caldinho de grão-de-bico (temperado com alho, pimenta-do-reino, pimenta malagueta, salsão e azeite)

Ingredientes:
2 tomates descascados
1/2 maço de salsão
2 cebolas
4 dentes de alho
Sal a gosto
1 kg de grão-de-bico
2 peitos de frango grandes
1 colheres de chá de pimenta do reino
Pimenta malagueta a gosto
4 colheres de sopa de azeite extra virgem
3 tabletes de caldo de galinha
1 colher de sopa de vinagre

Modo de preparo
Cozinhe o grão-de-bico, bata no liquidificador e coe. Cozinhe os peitos de frango com bastante água, até desmanchar. Misture com o grão-de-bico resfriado. Bata a cebola, tomate e o alho. Misturar com o caldo. Bata o salsão e coe. Junte todos os ingredientes restantes e deixe cozinhar até engrossar. Sirva em canequinhas nos dias de frio.

Origem
O grão-de-bico é originário do Oriente Médio, região cuja cultura gastronômica ainda se baseia nas proteínas desta leguminosa. O seu cultivo foi desenvolvido pelas civilizações grega, romana e egípcia, mas a sua divulgação pelas regiões subtropicais deveu-se essencialmente aos navegadores portugueses e espanhóis, e a sua difusão pela Ásia pode ser creditada aos comerciantes indianos. O grão-de-bico tem sido cultivado no Oriente Médio desde aproximadamente 8000 a.C.


Com 59% mais cálcio que o leite de vaca, o leite de búfalas ajuda na formação dos dentes, no crescimento e previne a osteoporose

‘Associação Brasileira de Criadores de Búfalo indica produtos feitos a partir de leite de bubalinos para garantir o cálcio que o organismo precisa’

Para cuidar da saúde e se prevenir de danos causados pela deficiência de cálcio na alimentação, o leite de búfala e seus derivados são uma ótima opção para quem quer ter acesso a um alimento rico nesse nutriente. Saudável e saboroso, principalmente na forma de mozzarella de búfala, o leite de búfala apresenta 59% mais cálcio do que o leite de vaca. Embora sua comercialização em líquido não seja comum, seus derivados estão nos melhores mercados e supermercados do Brasil e podem ser facilmente encontrados.

Importante para a formação dos dentes nas crianças, o cálcio encontrado no leite de búfala e nos queijos produzidos a partir dele, também pode ser a solução para prevenir a osteoporose, pois o cálcio também é um dos elementos principais para a estrutura óssea. Para as mulheres, principais afetadas pela osteoporose no mundo todo, os produtos feitos com esse tipo de leite pode garantir uma dieta mais rica em cálcio, dificultando o enfraquecimento dos ossos devido a perdas naturais desse nutriente que ocorre nas mulheres a partir dos 40 anos.

O consumidor que quer aproveitar essa dica pode encontrar sua fonte de cálcio não só na mozzarella ou no leite de búfala, mas também em uma gama de alimentos que hoje são feitos exclusivamente com leite de bubalinos: Ricota, Coalho, Burrata, Manteiga ou Frescal. São muitas opções.

A Associação Brasileira de Criadores de Búfalo, a ABCB, orienta o consumidor que, ao procurar pelos produtos derivados de leite de búfalas em supermercados e padarias, optem por embalagens que destaquem o Selo de Pureza 100% Búfalo, pois isso garante que o queijo é feito apenas de leite de búfalas – sem produtos químicos branqueadores ou misturas – mantendo as propriedades nutricionais do alimento. Para conhecer os laticínios que possuem o Selo de Pureza, o consumidor pode entrar no site da associação www.bufalo.com.br.



Um sabor indiano na cozinha brasileira


Temperos exóticos chegam ao mercado nacional


Cada dia o brasileiro descobre um pouco mais da cultura indiana. São danças, cores, costumes. Agora é a vez dos temperos desembarcarem em terras tupiniquins. A NoMU traz para o Brasil temperos com sabores indianos que vão mexer com os aromas da cozinha brasileira. Os rubs indianos estão no mercado em três opções: Indian Rub, Masala Rub e Tandoori Rub. Basta colocá-los sobre a carne, peixe ou vegetais. E o melhor: os produtos não contem aditivos, conservantes ou sabores artificiais. Veja as opções:

Indian Rub

Para quem gosta de algo mais quente e aromático, o Indian Rub é um mix de temperos indianos que inclui cardamomo (família do gengibre), pimenta, sementes de cominho, folhas de louro e coentro.

Dica NoMU: misture no iogurte para um suave marinado.

Masala Rub

Esse mix de temperos indianos inclui cardamomo, sementes de cominho, folhas de louro, sementes de erva doce e alcarávia (uma espécie de cominho). O Masala Rub dá um sabor extra aos molhos curry.

Dica NoMU: Combine com mel para gratinar pedaços de carneiro, presunto cozido ou vegetais assados.

Tandoori Rub

Um aromático mix de temperos indianos com pimenta, páprica, cominhos, cardamomo e coentro. Dá um sabor especial quando colocado diretamente sobre bifes de salmão, robalo, borrego (carne de novilho), ou frango antes de grelhar.

Dica NoMU: Combine com iogurte natural para marinar o frango antes de grelhar. Pode também ser salpicado sobre vegetais ou adicionado a molhos de saladas, marinados e temperos.

Sobre a NoMU - http://www.nomu.co.za

A marca NoMU foi criada no ano 2000 pela conhecida chef sul-africana Tracy Foulkes. Inspirada pela sua paixão por especiarias, Tracy começou a criar sua própria linha de misturas de especiarias chamada "Rubs". Hoje a marca é exportada para mais de 35 países, e é composta pelas linhas Rubs, Grinders, Stir, Vanilla, Dippers e Chocolate. Seus produtos são desenvolvidos para tornar a vida na cozinha mais prática e exótica.




O Ceará tem a Melhor Pizza do Brasil

Amici’s conquista o título de “A Melhor Pizza do Brasil”


Além de troféu, o vencedor ganha uma viagem para Itália com direito a acompanhante . Participaram do concurso sete estados onde é maior o consumo de pizza. A "Pizza Verde", vencedora do concurso, é uma homenagem à preservação do Meioambiente. O empresário Célio Moreira de Paiva chega hoje de São Paulo e promete muita festa e, claro, muita pizza, para comemorar o prêmio inédito para o Ceará.

Dia 18 de junho de 2009, o Buoni Amici’s Pizza conquistou, merecidamente, o título de “A Melhor Pizza do Brasil” com a Pizza “Verde Especial: Homenagem ao Meio Ambiente” na “III Copa Brasileira de Pizzarias”, evento realizado pela Brazil Trade Shows (BTS).

Sucesso absoluto nas duas edições anteriores, essa competição tem como objetivo destacar um dos segmentos da gastronomia que mais cresce no País.

Em sua 3.ª edição, a Copa teve dez etapas classificatórias realizadas nas capitais dos estados de maior consumo de pizza no país: Vitória, Belém, Recife, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, além do interior e litoral de São Paulo.

A etapa cearense aconteceu no dia 18 de maio, no Iate Clube de Fortaleza. Dez pizzarias disputaram duas vagas para a final da competição, em que o Buoni Amici’s Pizza foi uma das duas classificadas para representar o Ceará.

Ao todo, participaram da grande final 33 pizzarias classificadas nas dez etapas eliminatórias. Os semifinalistas foram divididos em três grupos que se apresentaram, em São Paulo, nos dias 15, 16, 17 de junho. Os finalistas de cada etapa participaram da final, no dia 18 de junho, de onde saiu o grande vencedor: o Buoni Amici’s Pizza, com a pizza “Verde Especial: Homenagem ao Meio Ambiente”.

O evento aconteceu na 25ª edição da maior feira de alimentos da América latina, a Fispal Food Service - Feira Internacional de Produtos e Serviços Para Alimentação Fora do Lar.

• CRITÉRIOS

- Foram julgados: a apresentação pessoal e a habilidade do pizzaiolo, a organização da mesa de trabalho, a utilização dos equipamentos no preparo da pizza, a abertura da massa, o acabamento, o trabalho diante do forno, o aspecto final da pizza, a criatividade, o corte, o aroma e o sabor.

- A temperatura, o tempo de fermentação, a seleção dos ingredientes e as diferenças entre as massas também foram critérios observados na competição.

• PREMIAÇÃO

- As pizzarias classificadas de cada etapa da competição foram premiadas com um troféu.
- O grande vencedor da III Copa Brasileira de Pizzarias ganhou uma viagem para a Itália, com direito a acompanhante.

• A MELHOR PIZZA DO BRASIL

- Pizza Verde Especial: Homenagem ao Meio Ambiente


• INGREDIENTES

- Massa Italiana clássica (farinha, água, óleo de girassol, sal, açúcar e fermento biológico seco);
- Molho Pesto com castanha de caju;
- Cebola roxa fatiada;
- Espinafre fresco;
- Queijo Mussarela;
- Queijo Feta;
- Orégano;
- Azeite de Oliva extra virgem.



• EQUIPE
- Pizzaiolo: Fabiano Matias de Sousa
- Ajudante: Cícero Rodrigues Barbosa
- Proprietário do Buoni Amici’s Pizza: Célio Moreira de Paiva
• BUONI AMICIS PIZZA - Desde 2000
Rua Dragão do Mar, 80 (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura) - Praia de Iracema
Fortaleza - CE - CEP: 60.060-390
Fone/Fax: (85) 3219.5454
www.buoniamicis.com.br




Iguaria usada desde o antigo Egito, o Alho Poró garante o sabor da comida e faz bem para a saúde

Rico em fibras, potássio, magnésio, ferro, cálcio e vitaminas B e C, o Alho Poró tem inúmeros benefícios para a saúde: combate gripes, resfriados e má digestão e previne arteriosclerose e pressão alta. Confundido com alho por muitas pessoas, a especiaria tem gosto suave e levemente adocicado e é usada como tempero ou em saladas.

Hortaliça de sabor semelhante ao da cebola, o Alho Poró pertence à mesma família que o alho e tem propriedades medicinais reconhecidas há milhares de anos. Segundo os antigos gregos o alimento era recomendado para melhorar a voz. A história conta ainda que o Imperador Nero, durante alguns dias do mês, só comia alho poró e óleo para manter a voz e fazer boa figura nos festivais de canto da época.

Nenhum comentário: