domingo, 9 de agosto de 2009

CINEMA CEARÁ


Festival Curta Canoa divulga selecionados 2009

O V Festival Latinoamericano de Curta Metragem divulga a lista de selecionados da edição de 2009, que acontece entre os dias 02 e 09 de setembro, na praia de Canoa Quebrada, Aracati/CE. Dos 351 trabalhos inscritos, sendo 271 vídeos e 80 filmes, foram selecionados 18 vídeos e 13 filmes, nos gêneros ficção, documentário e animação. Dez estados mais o Distrito Federal estarão representados durante o festival, sendo quatro do Nordeste (Ceará, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte); três do Sudeste (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro); e três do Sul (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul).
Na categoria vídeo, três (03) trabalhos cearenses foram selecionados: O sacrifício do jegue (ficção), de José Bob; Invenção do Sertão (documentário), de José Pimentel e Armando Praça; e Alfarrábio (ficção), de Sabina Colares. São Paulo e Rio de Janeiro concorrem com quatro (04) trabalhos cada, o Distrito Federal com dois (02) e os estados Rio Grande do Norte, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais concorrem com um (01) trabalho cada.

Na categoria filmes, o Ceará concorre com quatro (04) trabalhos: Torpedo (ficção), de Márcio Câmara; A Mulher Biônica (ficção), de Armando Praça; Pode me chamar de Nadí (ficção), de Déo Cardoso; e A Montanha Mágica, documentário de Petrus Cariri. De São Paulo foram selecionados três (03); do Rio de Janeiro, dois (02); e dos estados Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco, um (01).
Os selecionados serão exibidos na praça principal de Canoa Quebrada durante o festival, concorrendo ao Troféu Lua Estrela, para as mostras de Cinema e Vídeo Brasileiro nas categorias de melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor trilha original, melhor direção de arte, melhor ator, melhor atriz e melhor montagem e ao Troféu Zé Melancia para a mostra regional. Além dos filmes, consta na programação oficinas, palestras e debates tendo como principal bandeira a consciência em defesa ao meio ambiente.
Em 2009, o Festival Curta Canoa completa cinco anos e sempre preservou seu formato original ao homenagear personalidades do município de Aracati que estão em destaque local ou nacional. Dentre os convidados especiais está o ator Emiliano Queiroz que vai lançar um documentário de sua biografia. Natural de Aracati, Emiliano esteve no Curta Canoa 2008 e utilizou imagens do festival no seu filme.
Na programação do evento, o público vai poder conferir, além da exibição de vídeos de animação, ficção e documentários, a apresentação de longas: “Patativa Ave Poesia”; “Bezerra de Menezes”; “Abelardo Barbosa, Chacrinha” e outros filmes com temas ligados ao festival. Para a criançada, o Curta vai oferecer a Mostra Infantil (não é competitiva), que conta com a parceria do Instituto Marlin Azul (Vitória-ES), responsável pelo programa de TV Revelando Brasis.



Prefeitura lança edital para nova turma do audiovisual da Vila das Artes


A Prefeitura Municipal de Fortaleza torna público, a partir desta segunda-feira, dia 10 de agosto, o edital de seleção para a segunda turma do Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes, oferecido em parceria com a Universidade Federal do Ceará, através do Departamento de Comunicação Social. O edital está disponível no site www.fortaleza.ce.gov.br.

O Curso de Realização em Audiovisual tem por objetivo fomentar um espaço para o surgimento de novas gerações de realizadores capazes de desenvolver parâmetros artísticos e organizacionais próprios para realizar projetos autorais que tenham como suporte os meios audiovisuais. O público alvo são pessoas sensíveis às linguagens artísticas, que revelem vocação para a produção autoral e que desejem mergulhar, ao longo de dois anos (1.700 horas/aula), nos estudos teóricos e técnicos, produzindo e criando um pensamento crítico e intelectual sobre o fazer audiovisual.

Realizado em parceria com o Departamento de Comunicação Social da UFC, responsável pela certificação, o curso é gratuito e terá início em 2010 no período da manhã (8h às 12h). São oferecidas 40 vagas, das quais 50% são destinadas para alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública. Os alunos que concluíram o último ano do ensino médio em escola pública poderão solicitar isenção na taxa de inscrição (R$ 20,00) nos dias 10 e 11 de setembro. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet através do site www.ccv.ufc.br, de 23 a 27 de setembro.

O curso reflete sobre o audiovisual e suas inovações estéticas, dialogando com a contemporaneidade, com as artes e a cidade. O diferencial do II Curso é um maior diálogo com a cidade, fruto de uma reflexão crítica feita por alunos da primeira turma, conselheiros e coordenação do curso.

Além das disciplinas práticas e teóricas, o aluno terá atividades opcionais de formação como Cineclube (exibição de filmes de arte) e Debates Incalculáveis (debates mensais sobre questões da arte contemporânea).

A primeira turma: colhendo frutos
Em janeiro de 2009, a Prefeitura comemorou a conclusão das aulas da primeira turma do curso de realização - formando 23 alunos. O curso, coordenado pela Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, teve início em 2006 e recebeu 63 professores e pesquisadores, entre os quais estão André Parente, João Luiz Vieira, Felipe Bragança, Hernani Heffner, Joel Pizzini, Karim Ainouz, Antônio Luís Mendes e Philippe Dubois.

Durante os dois anos foram produzidos 21 exercícios práticos em vídeo e ministradas 73 disciplinas. A qualidade dessa formação vem gerando visibilidade e reconhecimento. Como exemplo, dos 27 projetos aprovados no 6º Edital Ceará de Cinema e Vídeo, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, seis (6) foram de alunos do curso. E mais: 13 vídeos realizados como exercícios práticos foram selecionados para festivais distintos em todo o País e cinco receberam premiação. Na edição mais recente do Cine Ceará, o trabalho de conclusão de curso, "Selos", dirigido por Gracielly Dias (ficção, em 35mm), participou da Mostra Competitiva Brasileira de Curta Metragem.

Os alunos da primeira turma atuam hoje em diversas atividades do audiovisual. Vide a produtora independente Alumbramento, formada em sua maioria por ex-alunos, e o coletivo SOBRE CINEMA (www.sobrecinema.com.br), que gera conteúdos literários sobre o cinema e filmes cearenses. Individualmente, eles têm produzido e dirigido curtas como “Fulô de Kuroyama” e “Uma Sexta no Bar do Chaguinha", de Victor Furtado. Victor de Melo trabalha com direção de fotografia e dirigiu os curtas "Casa da Vovó" e "Rua Governador Sampaio". Pedro Diógenes é diretor e técnico de som em diversas produções. Recentemente, dirigiu "Ficamos Felizes..." e "Miúdos". Guto Parente participou, com o seu filme "Passos no Silêncio", fruto do edital da Funcet 2007, da Mostra Competitiva de Curtas no 19º Cine Ceará. Fred Benevides dirigiu "As Corujas", transcrição do conto homônimo de Moreira Campos. Rúbia Mércia foi responsável pela produção de "Espelho Nativo", selecionado pelo Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro – DOCTV. A maioria ministra aulas e oficinas sobre audiovisual.

A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza. Lugar de encontro, formação, pesquisa, reflexão e apoio a produção.

O Curso de Realização em Audiovisual tem como parceiros o Departamento de Comunicação Social da UFC e a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura. Também conta com o apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura, e tem patrocínio do Banco do Nordeste.

Serviço:
Inscrições para o II Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes, somente pelo site www.ccv.ufc.br. Edital disponível no site www.fortaleza.ce.gov.br. Taxa de R$ 20,00 para inscrição - isenção para alunos da rede pública de ensino. Informações na Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro) ou pelos telefones (85) 3252-1444 e 3105-1404. Curso gratuito.



Cineclubes invadem a Vila das Artes

Ação faz parte da política da Prefeitura para o audiovisual, voltada à difusão de filmes, formação de platéia e democratização do acesso aos espaços públicos.

Com o propósito de incentivar ações de cineclubes no estado do Ceará, a Vila das Artes, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza, apóia a ação cineclubista através da cessão de espaço para a exibição e debate de filmes e vídeos. O programa faz parte da política pública para o audiovisual, voltada à difusão de filmes, formação de platéia e democratização do acesso aos espaços públicos.

A partir do dia 10 de agosto e nas próximas segundas-feiras do ano haverá exibição gratuita de filmes e vídeos na Vila das Artes. A programação vem “recheada” de bons filmes como os exibidos pelo Cine Alumbramento, que ocupa a primeira segunda-feira de cada mês. No dia 10, serão exibidos filmes de diversos realizadores produzidos no Ceará, como As Corujas, de Fred Benevides, Quando o Vento Sopra, de Petrus Cariry e A Mulher Biônica de Armando Praça. As exibições terão a presença dos realizadores para um bate papo após a sessão.

Nas segundas semanas, serão exibidos os filmes de Konstantinos Costa Gavras, cineasta adepto ao cinema político que fez diversos filmes sobre as ditaduras, também na América Latina. Dentre eles destaque para Desaparecidos - Um Grande Mistério (Missing), de 1982, que aborda a ditadura de Pinochet no Chile.

O Cine Pernada lança luz sobre a capoeira, sua história, a biografia de cada capoeirista e seus símbolos em filmes nacionais como O Pagador de Promessas, de Dias Gomes, ou Barravento, longa de Glauber Rocha. Após a sessão, roda de capoeira ao ar livre, na praça da Vila. Sempre na terceira segunda do mês.

Por fim, na última segunda-feira do mês o Cine Subvercine coloca em foco os filmes do ator brasileiro Anthony Steffen com a Mostra Poeira Bala e Espagueti. Ídolo do cinema europeu, requisitado em diversos western spaghetti, ou bangue-bangue à italiana aqui no Brasil, Steffen (ou Antônio Teffé) viveu vários heróis no cinema, como Django, Sabata, Ringo, Garringo, entre outros.

Os Cineclubes foram selecionados através de edital público (Apoio ao Cineclubismo) lançado em junho, pensado para ampliar e democratizar o acesso aos espaços públicos já que segundo dados disponibilizados recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apenas 13% dos brasileiros freqüentam o cinema ao menos uma vez por ano e mais de 90% dos municípios não possuem salas de cinema, teatro ou museu. As sessões são gratuitas com início às 18h30.

Serviço:

Sessões Cineclubistas toda segunda –feira a partir das 18h30 na Vila das Artes, Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Informações pelo telefone 3252-1444. Contato com os cineclubes: Alumbramento (Victor – 8810.4510); Costa Gavras (Eduardo – 8787.4297); Pernada (Igor – 8850.0999); Cine Subvercine (Robério – 8760.4723)

Programação

Agosto
10 - Alumbramento
17 - Costa Gavras
24 - Pernada
31 – Cine Subvercine

Setembro
8 (Terça) - Alumbramento
14 - Costa Gavras
21 - Pernada
28 - Cine Subvercine

Outubro
5 - Alumbramento
13 (Terça) - Costa Gavras
19 - Pernada
26 - Cine Subvercine

Novembro
9 - Alumbramento
16 - Costa Gavras
23 - Pernada
30 - Cine Subvercine

Dezembro
7 - Alumbramento
14 - Costa Gavras
21 - Pernada
28 - Cine Subvercine

Janeiro
4 - Alumbramento
11 - Costa Gavras
18 - Pernada
25 - Cine Subvercine

Nenhum comentário: