domingo, 9 de agosto de 2009

MÚSICA


O místico "N9ve" de Ana Carolina

No universo místico, o número 9 representa o coroamento dos esforços, o término de uma criação, o fim e o recomeço. Para Ana Carolina, a ligação vem de berço: ela nasceu no dia 9 do nono mês e completa, em 2009, uma década de sucesso desde o lançamento de seu primeiro CD (em 1999!). Nada mais justo, portanto, que a mineira de Juiz de Fora pegue emprestado o número e batize seu novo trabalho, “Nove”.

São nove faixas, com parcerias inéditas e participações internacionais. A italiana Chiara Civello assina com Ana “Traição”, “8 estórias”, “10 minutos” e “Resta”, sendo que nesta última também toca piano e canta. Dos Estados Unidos, vieram John Legend, que faz dueto em dose dupla – compõe a letra e solta a voz – na suingada “Entreolhares”, primeira música de trabalho do CD, já lançada em single, e Esperanza Spalding, emprestando sua pegada jazzística à “Traição”. Os brasileiros não ficaram de fora: Gilberto Gil presenteou a mineira com a letra de “Torpedo”, um samba delicioso, e o amigo e parceiro de longa data Antônio Villeroy marca presença na elegância de “Entreolhares” e na divertida “Tá rindo, é?”.
O romantismo dá a tônica de “Nove”, em versos como “Eu já não sei respirar / Quando estou ao lado seu / Juro que me falta o ar” (“Resta”) e “Pela rua penso em ti / Volto em casa, penso em ti” (“Dentro”). A ideia de fim e recomeço que o número 9 representa aparece na letra de “Era”: “Hoje em dia não me importo com o que fiz do meu passado / Quero amigos, sorte e muita gente boa do meu lado / E não rebato se disserem por aí que eu tô errado”.
Ana Carolina mostra que é mesmo uma pessoa apaixonada, que gosta de amar, ser amada e falar de amor.

A ficha técnica de “Nove” revela a presença de três dos mais renomados produtores da atualidade: Mário Caldato, Kassin e Alê Siqueira e grandes músicos e amigos como João Parahyba, Davi Moraes, Pedro Bernardes, Daniel Jobim, Arthur Verocai, Donatinho, Carlos Trilha e Jussara, entre outros.
A sonoridade dos arranjos de cordas e metais e a mistura de instrumentos que puxam para o clássico, como cello, violino e harpa, com a pegada mais dançante de guitarra e bateria, conferem ao CD riqueza musical e embalam, na medida certa, as canções que não saem da cabeça desde a primeira audição. **** 4 ESTRELAS / Ótimo



Cidadão Instigado convida Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra para participar de “UHUUU!”

“UHUUU!” é o aguardado novo álbum do Cidadão Instigado. Produzido pela própria banda, “UHUUU!” traz um som orgânico e mais parecido com o tocado nos shows e marca o primeiro registro em disco com a formação pós-“Método Túfo de Experiências”.

“UHUUU!” conta com várias participações especiais. Arnaldo Antunes, que teve seu mais recente álbum (a ser lançado), produzido por Catatau, canta em “Doido” e “O Cabeção”. Edgard Scandurra faz vocais em “Dói”. Tiquinho (trombone), Hugo Hori (saxofone alto) e Reginaldo (trompete) tocam os metais, bastante presentes no álbum. Marco Axé, que assim como Catatau é integrante da banda de Otto há oito anos, é responsável pelas congas em “Homem Velho” e “O Cabeção”. Karina Buhr (Comadre Fulozinha) toca pandeirola em “Como as Luzes”.

O projeto “UHUUU!” foi um dos vencedores do Prêmio Pixinguinha e conta com o patrocínio da Funarte e realização da LP Produções. O álbum será lançado em setembro. *** 3 ESTRELAS / Bom



O melhor do gospel brasileiro

Álbum reúne alguns dos mais importantes nomes da música cristã no Brasil, como Soraya Moraes, Aline Barros, Régis Danese e Irmão Lázaro

Coletânea que reúne alguns dos maiores sucessos da música gospel brasileira, o CD Promessas é lançado pela Som Livre este mês. No repertório do álbum, nomes como o das vencedoras de Grammy Latino, Soraya Moraes e Aline Barros, além de Régis Danese, Irmão Lázaro, André Valadão e Ana Paula Valadão.

Cantora com 15 anos de carreira e dez CDs lançados, Soraya Moraes é um dos maiores destaques da música gospel no Brasil. Vencedora do Grammy Latino de 2005 na categoria Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa (“Deixa o Teu Rio Me Levar – Ao Vivo”), Soraya levou para casa mais três Grammy, em 2008: Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Espanhola (“Tengo Sed de Ti”), Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa (“Som da Chuva”) e Melhor Canção Brasileira, com “Som da Chuva” (Soraya Moraes/Marco Moraes). No CD Promessas, a cantora surge com a faixa “Cada Promessa” (Soraya Moraes / Marco Moraes / Leo Oliver / Marcus Gregorio). Também consagrada pelo Grammy Latino, Aline Barros – Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa nos anos de 2004 (“Fruto de Amor”), 2006 (“Aline Barros & Cia”) e 2007 (“Caminho de Milagres”) – participa da coletânea com “Recomeçar” (Marcelo Manhãs), canção que fez parte da trilha sonora da novela Duas Caras.

Promessas também traz cantores reconhecidos pelo maior prêmio da música cristã no Brasil, o Troféu Talento. Entre eles, Régis Danese, Irmão Lázaro, André Valadão e Robinson Monteiro. Quando integrava o grupo Só Pra Contrariar, nos anos 90, Régis Danese não imaginava que um dia seria um dos mais importantes nomes na cena da música gospel nacional. Hoje, é dono dos troféus Intérprete Masculino, Destaque 2008, Cantor do Ano e Música do Ano, no Troféu Talento 2009. O mineiro contribui para a coletânea com as canções “Compromisso” e a premiada “Faz Um Milagre em Mim”, compostas por Joselito e Kelly Danese, esposa de Régis. Irmão Lázaro e André Valadão não ficam atrás e também emplacam duas músicas cada. Reconhecido como Revelação Masculina, na última edição do Talento, e ainda consagrado nas categorias Álbum do Ano, Álbum Ao Vivo, Álbum Independente e Álbum Alternativo, pelo CD “Testemunho e Louvor”, Irmão Lázaro entra na coletânea com duas composições próprias: “Eu Te Amo Tanto” e “Eu Sou de Jesus”. Já André Valadão – cantor e pastor voluntário da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte -, participa com “Livre Sou” e “Pela Fé”, música que rendeu o prêmio de Melhor Vídeo Clipe para o mineiro, enquanto o vencedor na categoria Melhor Álbum Pentecostal deste ano, Robinson Monteiro, por “Em Todo Tempo Louve”, contribui com “Aliança com Deus” (Solange de César / Beno Cesar), do CD “Uma Nova História”.

Líder do Ministério de Louvor Diante do Trono, Ana Paula Valadão não podia ficar de fora do CD Promessas e entra para o repertório com a canção “Vitória da Cruz”. A coletânea ainda traz canções de Elaine Martins e do grupo Trazendo a Arca, entre outros.






WWW – CD GER@L.COM

Grupo estreia programa na TV Globo e álbum de rock com composições próprias e músicas de Armandinho, Luka e Henrique Rato, do Virgulóides

As garotas vão suspirar e dizer que são uns fofos. E os garotos vão morrer de inveja da vida que eles levam. Formada por surfistas e roqueiros entre 13 e 17 anos, a banda WWW estreia, de uma só tacada, programa na TV Globo e sua trilha sonora, o CD Ger@l.com, pela Som Livre. Da família Werneck, daí o nome WWW, os irmãos Xande (vocalista, 15 anos) e Luke (percussionista, 13 anos) formaram com os primos, os irmãos João (guitarrista, 17 anos), Mateus (baixista, 13 anos) e Pedro (baterista, 15 anos), um grupo para tocar no aniversário de Xande em 2006 - quando alguns dos integrantes ainda tinham apenas 10 anos - e não pararam mais.

Como na minissérie Ger@l.com, a banda começou a fazer sucesso no condomínio onde moram. Logo, estendeu a agenda para casas de shows no Rio, incluindo a Melt e a São Nunca, até uma turnê (durante as férias escolares) no Rio Grande do Norte e Ceará. Surfando e tocando, também já se apresentaram em Florianópolis, Guarda do Embaú e Maresias, no melhor esquema livre “chegar e marcar”.

Nesses três anos de estrada, esbarraram com o produtor Max Pierre (Zeca Pagodinho, Rita Lee, Xuxa), que os contratou para seu selo, Música Fabril, e o inglês Paul Ralphes (Skank, Kid Abelha, Lulu Santos). Os dois se interessaram pela energia e juventude dos adolescentes e assinam a trilha de Ger@l.com. A música “Som Na Caixa” (Luke Werneck / Pedro Werneck / Rick Werneck) abre todos os shows da banda e foi feita por eles para se apresentarem. Cheios da atitude que levam para o palco, contam um pouco a história da banda: “Som na caixa/ aumenta o volume, não abaixa/ vamos fazer barulho/ bate coração!/WWW/chegando na pressão”.

O álbum passeia pelo reggae com “Mahalo”, música de saudação à natureza e às ondas, composta pelo surfista e fotógrafo Rick Werneck, pai de Xande e Luke - o maior incentivador do grupo e parceiro em várias composições - e com a faixa “Vou te esperar”. A música é de autoria de Leo Hinke, do Papas na Língua, e é uma balada reggae sobre saudade.

Outras canções românticas como: “Quero dizer” (Paul Ralphes / Caio Fonseca / Xande Werneck / Luke Werneck / Rick Werneck) e “Porque eu sei” (Paul Ralphes / Rosana Ferrão / Caio Fonseca) também estão no repertório, mas o estilo predominante é o rock´n´roll, paixão dos WWW. O que eles ouvem: Ramones, The Who, Red Hot, Raimundos, Beatles, Legião Urbana, Charlie Brown, Marcelo D2 e samba rock. Luke também gosta de funk.

Por causa desse tal de rock, eles já brigaram com uma vizinha pagodeira, o que gerou a música “Eu toco rock”, nona faixa do álbum. O cotidiano adolescente é temática principal do CD. A maioria das histórias contadas nas letras aconteceram com alguns deles, como “Tô bolado” (Xande Werneck / Rick Werneck) e “Quero te ver” (Luke Werneck / Rick Werneck). A primeira é de Xande. Fala de um namoro escondido que rolava no condomínio. A mãe da menina descobriu os dois (viu do 17º andar) e obrigou a filha a terminar. Já “Quero te ver”, Luke fez para uma namorada que se mudou para São Paulo, dando fim ao relacionamento.

No álbum Ger@l.com, a banda WWW apresenta músicas inéditas de outros autores, como a cantora e compositora Luka, Henrique Rato, do Virgulóides, e Armandinho. Luka ofereceu ao grupo a música que compôs aos 16 anos. A temática adolescente, sobre alguém apaixonado querendo atenção, agradou a todos e entrou no disco. Henrique Rato, do Virgulóides, compôs a faixa bem-humorada e bem pop, com os versos: “Mas não tenho grana / eu não tenho nada / só tenho uma prancha / uma caranga e uma namorada / é disso que eu gosto/ e é disso que ela gosta também”. Amigo de Rick, Armandinho fez especialmente para a banda a “I can´t say” (Armandinho / Regis Leal).

Nenhum comentário: