O Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), dentro da sua programação de Artes Visuais, realiza neste mês de agosto o evento especial III BNB AGOSTO DA ARTE nos CCBNBs-Fortaleza, Cariri e Sousa.
Com uma ampla programação, O III BNB AGOSTO DA ARTE afirma o compromisso cultural de contribuir no fomento à reflexão de temas relevantes da arte contemporânea, além de estimular o diálogo entre artistas, pesquisadores e a sociedade, criando um fértil fórum de debates.
O objetivo do AGOSTO DA ARTE é criar um ambiente propício para o fomento da produção local, aliado ao desejo de ver a arte como “o exercício experimental da liberdade”.
São proposições de ações focadas no processo artístico que possibilitem a interação entre artistas de outras regiões e a formação do artista local através de ações diretas e indiretas, colocando assim a produção local em discussão, numa troca de experiências com curadores e artistas visitantes.
O Agosto da Arte se constitui em uma importante ação do CCBNB para a atualização do debate e a criação do espaço necessário para deflagrar o potencial poético de cada subjetividade. Com ações deste porte, o CCBNB se coloca com o desafio de atuar para uma mudança efetiva da plena realização da Arte que se produz na região Nordeste do Brasil.
Para a edição 2009, o III BNB Agosto da Arte contemplará uma série de eventos nos diversos segmentos das artes visuais: intervenções urbanas, exposições, performances, cursos, oficinas, intercâmbio entre artistas e seminário avançado de arte.
ARTE EM PROCESSO
A produção de arte contemporânea tem nos últimos anos se caracterizada por uma imensa variedade de técnicas, estratégias, procedimentos e discursos. Pensar a arte hoje passa a ser a reflexão sobre suas tangentes e contaminações com outros campos do conhecimento, com o mundo e com a vida.
O objetivo do projeto “arte em processo” é proporcionar ao artista a possibilidade de experimentar, no espaço expositivo do Centro Cultural Banco do Nordeste, a elaboração de trabalhos em construção, ao contrário da obra finalizada ou idealizada. O que se apresenta é a pesquisa em desenvolvimento, aberta à intervenção do acaso, sem o amparo da lógica da certeza. Para o público, o projeto tem o objetivo de proporcionar a possibilidade de acompanhar o processo de elaboração e construção da obra em desenvolvimento do artista.
O projeto deverá ser desenvolvido pelo artista convidado e acompanhado por um curador, crítico e/ou jornalista que, em conjunto com o artista, apresentarão um relato através de textos, fotos e desenhos.
A Imagem do Outro Olhar
Abertura da exposição: terça, dia 18 de agosto
Horário: 19h
Encontro com os artistas, curador e narrador: quarta, dia 19 de agosto
Horário: 19h
Artistas: Rodrigo Braga (PE) e Marina de Botas (CE)
Narrador: o escritor e pesquisador Eduardo Jorge (CE)
Coordenação e curadoria: Bitu Cassundé
A Imagem do outro olhar conecta diálogos na produção de arte contemporânea nordestina. Na sua primeira edição, contou com a participação da artista mineira Rosangela Rennó, que conheceu e dialogou com a Região do Cariri (CE) através da linguagem do retrato pintado. Esta segunda edição, dentro do projeto Arte em Processo, propicia o encontro de dois jovens artistas nordestinos, Rodrigo Braga (PE) e Marina de Botas (CE). O processo desses “possíveis diálogos” será acompanhado por um profissional de outra linguagem (Literatura), o escritor e pesquisador Eduardo Jorge (CE), assim como do crítico de arte Bitu Cassundé. Essa ‘’pequisa/processo’’ será iniciada em agosto de 2009 dentro da programação do III BNB Agosto da Arte, e finalizado em 2010 com uma mostra resultante do acompanhamento dos olhares da literatura e da crítica de arte, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, no Museu Murillo La Greca, em Recife.
Ambulantes em Espaços Vagos
Período: 01 a 28 de agosto, Térreo
Artistas: Breno Silva (MG) e Louise Ganz (MG)
Curadoria: Marisa Flórido
A exposição é uma expansão do trabalho *Lotes Vagos : Ocupações Experimentais*. Tratam-se de equipamentos para o uso de espaços vagos em qualquer cidade. Kits para banho, kits para manicures, kits para bailes, kits para hortas e outros. Todos conformando um lugar e uma função, adaptáveis em diversos espaços como a rua, a praia, o terreno baldio, as árvores de rua, os postes, as praças etc.
EXPOSIÇÃO
Vestidas de Branco
Período: 01 a 29 de agosto, 5º andar
Artista: Nelson Leirner (SP)
Curadoria: Moacir dos Anjos (PE)
O tema da exposição Vestidas de Branco trata da visão singular que o artista Nelson Leirner lança ao mundo. Olhar que é ao mesmo tempo amoroso e crítico. O humor é que predomina nas criações do artista e é ele quem as faz originais e potentes. Pode-se dizer que o artista cria 'brincadeiras' que atingem e ativam a consciência do público, levando-o a refletir sobre os modos de convivência com seus semelhantes.
CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE
Aproximações da Escrita da Arte
Professora: Cristiana Tejo (PE)
Período: 02 a 05 de setembro
Horário: 15h às 18h
Inscrições: de 01 a 15 de agosto, por meio de carta de intenção e currículo
Público alvo: estudantes e professores de artes visuais, artes cênicas, filosofia, história, arte-educação, sociologia, literatura, letras e jornalismo.
Com o objetivo de voltar-se às demandas mais urgentes para o aprimoramento e a democratização do ensino, o CCBNB e a Fundação Joaquim Nabuco iniciam uma parceria de formação em artes visuais para a região do Cariri com o curso “Aproximações da Escrita da Arte”. O curso pretende aproximar as artes visuais com outros campos do conhecimento por meio da participação de alunos, professores e pesquisadores de História, Filosofia, Artes Cênicas, Sociologia, Literatura e Jornalismo. O curso pretende ser um exercício de narrativas sobre os processos artísticos contemporâneos.
Fotógrafo Mario Cravo Neto morre aos 62 em Salvador
Dos mais premiados fotógrafos do Brasil, o baiano Mario Cravo Neto morreu às 16h53 de ontem, em decorrência de um melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele. Ele tinha 62 anos.
Cravo Neto estava internado no hospital Aliança, em Salvador. O corpo será cremado hoje, às 11h, no cemitério Jardim da Saudade.
"Meu pai passou por tratamento no Sírio-Libanês, em São Paulo, entre dezembro de 2007 e outubro de 2008. Então ele decidiu voltar a Salvador", disse Christian Cravo, também fotógrafo.
Filho do escultor Mario Cravo Junior, Cravo Neto foi inspirado pelas imagens de Pierre Verger (1902-96), francês radicado na Bahia. A sua última mostra ocorreu no MAM da Bahia, entre março e abril deste ano.
"Ele tem uma importância fundamental para a fotografia brasileira", diz a curadora Solange Farkas. "Era um grande retratista do Brasil negro e multicultural."
Para o fotógrafo Cristiano Mascaro, Cravo Neto "foi um dos pioneiros na introdução da fotografia dentro do mercado das artes".
Biblioteca de Artes Visuais Leonilson recebe mais doações
A Biblioteca recebeu centenas de volumes novos. Autobiografias, literatura, cinema, dança, cultura popular, filosofia, turismo, educação e história são alguns dos temas encontrados
Entre livros, catálogos e periódicos, a Biblioteca de Artes Visuais Leonilson, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, recebeu novos volumes. O espaço, único no estado especializado em artes visuais, possui cerca de duas mil publicações nas áreas de Fotografia, Design, Museologia, História da Arte, Arquitetura e Urbanismo, Moda e Arte Contemporânea, entre outras linguagens. Entre as doações recentes, volumes do Museu de Arte da Pampulha, da Editora 34, do Museu Imperial, da Fundação Armando Alvares Penteado, da Universidade Federal de Uberlândia, da USP/ ECA, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, do SESC SP, do Museu do Índio, do Museu Histórico Nacional, da UNB/Instituto de Artes, da Caixa Cultural e do Centro Cultural São Paulo.
Acesso e horários de funcionamento
A Biblioteca de Artes Visuais Leonilson está localizada no piso inferior do Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Funciona de terça a sexta, das 9h às 14h, e das 13h15 às 18h. Entrada franca. Outras informações: 85.3488.7600.
Emails: biblioteca@dragaodomar.org.br e luciane@dragaodomar.org.br
A Casa é composta por 58 ambientes distribuídos em 10 mil m² de área
A Casa Cor Ceará chega à sua 11ª edição trazendo grandes novidades. Este ano, a versão local da mais importante mostra de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina é realizado em área privilegiada de Fortaleza, a Aldeota, com mais facilidade de acesso e estacionamento, proporcionando maior comodidade aos visitantes.
A mostra, realizada entre os dias 30 de setembro e 10 de novembro, está sediada em imóvel pertencente ao Grupo J.Macêdo. A sede deste ano é a maior a receber o evento desde 1999, com 10 mil m² de área, que incluem residência e um prédio comercial projetados pelo arquiteto Acácio Gil Borsoi. Um dos destaques fica por conta do jardim, revitalizado com base no projeto original do consagrado paisagista Roberto Burle Marx, que recebe homenagem da Casa Cor em comemoração aos 100 anos de seu nascimento.
Além de Burle Marx, a Casa Cor Ceará 2009 fará homenagem a dois cearenses: o arquiteto, urbanista e músico Fausto Nilo, cujos títulos das canções de sua autoria batizam os ambientes, e o médico neuro-cirurgião Dr. Mairton Lucena.
Como nas edições anteriores, o evento adota um tema em evidência. “Sustentabilidade” é o foco dos 58 ambientes que irão compor a Casa Cor Ceará, apresentando as principais tendências do segmento tendo como preocupação a preservação ambiental. Nessa perspectiva, todos os ambientes recebem pintura com tinta especial da Hidracor, produzida a base de água.
Além de usar todo o terreno do imóvel, o evento conta com área construída de 4.200 m², com espaços divididos em Residencial, com mais de 25 ambientes como Adega, Living, Home-Theater, Suites e outros, ocupando os cômodos da mansão; Entretenimento, com Praça para Encontros, Restaurante, Café, Chocolateria, Cozinha dos Cheffs, Oficina de Arte, além de um dos destaques da edição: o Sítio Dona Benta, cuja ambientação faz homenagem aos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, uma grande atração para as crianças que acompanham os pais durante a visita.
A edição 2009 apresenta também o Hotel Casa Cor, realizado em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE) e o Governo do Estado do Ceará. O primeiro andar do prédio comercial abriga o Hotel, com cinco suítes (Master, Nupcial, Urbana, Serra e Praia), expondo as novidades para o segmento. Neste andar, o público também pode visitar espaços como Lobby do Hotel, Joalheria, Agência de Viagens, Loja Íntima e a Loja Casa Cor, com produtos licenciados pela marca (livros, CD’s, louças, cerâmicas Porto Brasil e peças do artesanato cearense). Nestes ambientes, os visitantes poderão adquirir os produtos e serviços. Já o segundo piso do Hotel conta com ambientação do Salão de Festas e Eventos, cenário para os coquetéis, festas e palestras realizados durante a mostra.
A Casa Cor Ceará dá, ainda, continuidade à parceria com a indústria moveleira do município de Marco (CE). Os móveis produzidos na região terão lugar de destaque nos ambientes. Além disso, a Prefeitura de Maracanaú (CE) também firma parceria com o evento este ano, divulgando o artesanato produzido na cidade.
Outra novidade apresentada em 2009 é o “Passaporte Casa Cor”. Após adquiri-lo (ao valor de dois ingressos), o visitante tem acesso ao evento durante todo o período de exibição da mostra. Além disso, nos dois últimos dias de funcionamento, 9 e 10 de novembro, acontece a “Special Sale”, quando o público pode comprar peças expostas nos ambientes com descontos de 30% a 70%.
O evento conta com patrocínio da Deca, HSBC, Governo do Estado do Ceará, Sebrae-CE, Tintas Hidracor, Viva Imóveis, Unimed Fortaleza, Prefeitura de Maracanaú , Grupo J. Macedo e apoio da Nextel, além de apoio institucional da SustentaX e Grenn Building.
Saiba mais sobre o imóvel da Casa Cor Ceará 2009
Projetada pelo renomado arquiteto carioca Acácio Gil Borsoi, o imóvel foi construído em 1969 com a finalidade de criar uma residência para a família do empresário Benedito Dias Macêdo. O jardim da casa conta com assinatura de Roberto Burle Marx, contemplando um conjunto de plantas e lagos projetados por um dos maiores paisagistas do século XX.
O local serviu de moradia para Benedito e sua família até 1975, quando passou a pertencer ao grupo J.Macêdo. Após reforma e ampliação com novo projeto de Borsoi, em 1978 o imóvel passou a sediar a holding do Grupo. A sede da J.Macêdo permaneceu no espaço até 2003. Desde então o imóvel está desabitado.
Serviço:
Casa Cor Ceará 2009
De 30/09 a 10/11
Coquetel de abertura: 29/09
Endereço: Rua Visconde de Mauá, 1000 (entre as ruas Maria Tomásia e Marcos Macêdo)
(85) 3261.3533
www.casacorceara.com.br
Salão de Abril divulga selecionados para a 60ª edição
Dos 434 trabalhos inscritos de todo o Brasil, 30 foram escolhidos para integrar a mostra
A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), divulga a lista de selecionados para o 60º Salão de Abril. Com o tema “Qual o lugar da arte?”, a mais tradicional mostra de artes visuais da cidade se propõe a refletir a relação do homem com o espaço, a questão da identidade e da coletividade e o papel da arte na contemporaneidade, instigando o pensamento sobre o lugar que esta ocupa.
Os 434 trabalhos inscritos na 60ª edição do Salão do Abril passaram pelo olhar apurado dos curadores Suely Rolnik (SP), Olívio Tavares (SP) e Cláudia Sampaio (CE), críticos de arte e artistas de renome nacional. A seleção levou em consideração o potencial sensível das obras, que se apresentassem de maneira rigorosa e que formassem um certo diálogo entre si. Em relação aos selecionados para a mostra de rua, os trabalhos selecionados deveriam abrir um espaço sensível na cidade.
Do total de inscritos, 30 foram selecionados para compor essa edição, entre desenhos, esculturas, gravuras, instalações, fotografias, objetos, pinturas, performances, intervenções urbanas e videoarte. A lista completa dos selecionados está disponível no portal da Prefeitura (www.fortaleza.ce.gov.br), nos sites da Secultfor (www.fortaleza.ce.gov.br/cultura) e do Salão de Abril (www.salaodeabril.ce.gov.br). Além de integrar a mostra oficial, cada artista selecionado será agraciado com cachê no valor de R$ 2,5 mil (dois mil e quinhentos reais).
As obras ficarão expostas no Passeio Público e nas ruas Major Facundo e Senador Alencar, indo ao encontro do Centro de Referência do Professor e da Galeria Antônio Bandeira - constituindo um conjunto de intervenções urbanas no coração da cidade, entre os dias 24 de setembro a 7 de novembro de 2009.
A proposta do 60º Salão de Abril é aproximar a arte da população, principalmente aquela que não percorre o circuito das galerias e museus, franqueando o acesso à produção artística contemporânea de Fortaleza e do Brasil e instituindo novos espaços para fruição artística, inseridos em espaços urbanos de valor afetivo e histórico, além de sugerir com esse circuito, um diálogo entre a rua e a galeria.
Ao longo de sua história, começada em 1943 sob o fogo da Ditadura e da 2ª Guerra Mundial, o Salão de Abril enfrentou resistências devido ao seu caráter inovador e à ousadia dos trabalhos realizados pelos artistas de Fortaleza. Hoje inserido no circuito nacional das artes visuais, o Salão de Abril tornou-se um símbolo local, que vem potencializar a vocação para as artes que a cidade expressa das mais diversas formas, seja nos museus, nos ateliês, nas galerias, nas ruas, nas escolas e nos centros culturais espalhados pelos bairros; e um importante canal de exibição e fruição da produção artística. Ao completar 60 edições, a mostra se consolida como um espaço de construção de uma política pública ampla e diversificada para as artes visuais.
CONFIRA A RELAÇÃO DOS SELECIONADOS:
NOME | ESTADO | TRABALHO SELECIONADO | CATEGORIA |
Adélia L.S. Klinke | SP | Sem Título I / II | Pintura |
Alexandre P. Frangioni | SP | Os Leonardos / Movie | Fotografia |
Amalia Giacomini | RJ | Fuga | Objeto |
Ana Luiza Kalaydjian Sanazar | SP | Dividida / Anuch Luritza I e II | Performance |
Antonio Fábio C. Magalhães | BA | Próximo Segundo | Pintura |
Bruno Vieira de Britto | PE | Vista Inevitável (Diptico) | Objeto |
Celina C. Des. Portella | RJ | Movimento Detenidos | Video-Arte |
David Santos da Paz | CE | Uma reflexão sobre a arquitetura da solidão | Performance |
Elton Lúcio dos Santos | MG | Sem Título I / II | Pintura |
Estevão Machado Gontijo | MG | Valma 1137A / Paulo 8208 | Pintura |
Eusebio Gomes de Melo | CE | Insonolência | Video Instalação |
Fabiano de A.Araruna Silva | RJ | Ajuda # 01-SHOPTIME / Ajuda # 04-TIM | Fotografia/ Web-Art |
Fabíola de A. Salles Mariano | SP | Convergência e Dispersão a partir do vermelho | Intervenção Urbana |
Fabricio da Silva T. Carvalho | MG | O silêncio do martelo | Intervenção Urbana |
Gilberto Gomes de Carvalho | SP | Szondi Test em 48 retratos e um ato - frente e verso | Gravura |
João Teixeira Castilho | MG | Tempero | Fotografia |
Julio Cesar Fernandes Lira | CE | Aos não humanos | Video-Arte |
Julio Cesar Leite Imperiano | PB | Croma - Homenagem ao Azul | Intervenção Urbana |
Karina Liliane Zen | SC | O sujeito depois de esculpido e fotografado | Instalação |
Leticia Rita Souza Reis | SP | Circuito em Redes | Intervenção Urbana |
Lilia Moema Rezende Santana | CE | Eu quero é R$ 2.500,00 | Intervenção Performática |
Mariana Mifano Galender | SP | Da Série Respiradores #1 / # 2 | Fotografia |
Maura castanheira Grimaldi | SP | S/T ( #2 e # 4) | Pintura |
Maxwel Pereira Batista | RN | Se Acabó Lo Mejor I / II | Video-Arte |
Nara Amélia Melo da Silva | RS | Assim que Encontrei... | Gravura |
Pedro David De O.C. Branco | MG | S/T Diptico da Série Aluga-se I / II | Fotografia |
Raoni M. R. de Albuquerque | RJ | Série: Sinalização Urbana | Intervenção Urbana |
Ricardo Gomes da Silva | SP | Espaço Revelado | Fotografia |
Robézio de Oliveira Marques | CE | Click | Intervenção Urbana |
Simone Barreto de Andrade | CE | Espaço Ateliê | Intervenção Urbana |
Serviço
60º Salão de Abril: Qual o lugar da arte?
Realização da exposição: 24 de setembro a 7 de novembro de 2009
Realização do evento: 18 de abril a 7 de novembro de 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário