domingo, 9 de agosto de 2009

LIVROS - NÃO FICÇÃO


Livro com fotografias do morro de Santa Terezinha é lançado

Hoje (quinta-feira, 20), a jornalista e publicitária Fernanda Oliveira lançará seu segundo livro, o fotodocumentário Santa Terezinha: o morro de uma cidade, com um coquetel às 19h30 na praça de eventos, piso L1, do Shopping Aldeota. Na ocasião, será feita a abertura da exposição fotográfica, que leva o nome do livro e ficará exposta até o dia 20 de setembro. A data foi escolhida propositalmente para comemorar o Dia Mundial da Fotografia, celebrado no dia anterior ao lançamento em 19 de agosto.



O ponto mais alto de Fortaleza, que por vezes foi bastante visitado pelos turistas e até pelos próprios cidadãos, abriga o mirante da cidade e muitas histórias, registradas no fotodocumuntário da cearense Fernanda Oliveira. O livro possui 53 fotografias, dispostas em 100 páginas e está sendo publicado pela editora Tempo D’imagem. A obra, que levou cinco anos para ser finalizada, já ganhou prêmios mesmo antes do lançamento: Prêmio de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Ceará 2007, Edital das Artes da Fundação da Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza 2006 e Festfotopoa 2009 – Festival Internacional de Porto Alegre, além de ter sido indicado para a Fotografia Contemporânea Brasileira 2010.

“O livro nos convida a conhecer os moradores do morro: como vivem, o que fazem, quando sorriem, para onde olham, com quem conversam. O objetivo do trabalho foi identificar, a partir do olhar pessoal, a identidade de uma localidade cuja dinâmica histórico-social tratou de pluralizar. Por isso convivi com a comunidade, andando por ruas e becos na companhia de lideranças locais”, explica Fernanda Oliveira.

As imagens presentes na obra foram selecionadas segundo critérios estéticos e o resultado contou com o trabalho de outros profissionais: Celso Oliveira, Tiago Santana e Cristiana Parente, na edição de imagens, além da própria autora. Paulo Amoreira, no Projeto Gráfico e os professores Dr. Paulo Boni - Universidade Estadual de Londrina e Dr. Silas de Paula - Universidade Federal do Ceará UFC, na produção dos textos iniciais.

“As imagens de Fernanda Oliveira surgem de um olhar solidário. É o resultado de anos de trabalho e convivência com o lugar e as pessoas – uma busca da expressão humana, documento e memória, ficção e verdade”, Silas de Paula (Professor Dr. do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará – UFC). Trecho retirado do livro.


“Fernanda explora perspectivas e movimentos, linhas e cores. Convida os leitores a uma inédita – às vezes, inusitada – e prazerosa leitura do dia-a-dia dessa comunidade. Ela é intensa e metonímica: aprisiona detalhes que remetem o leitor ao imaginário do todo. Explora signos e símbolos que desnudam a “cultura”, o modo de ser e viver de seus personagens. É impressionista em suas composições e arranjos; expressionista nas fisionomias dos retratados. Apreciar suas fotografias – sim, apreciar (ver, apenas, seria muito pouco) – é uma visita, um passeio estético e humano pelo morro de Santa Terezinha. Sorte nossa!” trecho do prefácio do livro escrito pelo professor doutor Paulo Boni, da Universidade Estadual de Londrina.

Sobre Fernanda Oliveira

Fernanda Oliveira é diretora do Instituto da Fotografia do Ceará - IFOTO e professora da Faculdade Integrada do Ceará - FIC. Formada em jornalismo e publicidade pela Universidade de Fortaleza - Unifor, a fotógrafa Fernanda Oliveira também possui pós-graduação em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Trabalhou como repórter fotográfica do jornal Diário do Nordeste por três anos e já realizou diversos trabalhos para organizações não-governamentais como e empresas privadas.

Com oito anos de profissão, já conquistou prêmios nacionais e regionais. Com o trabalho de fotografia etnográfica Mulheres Líderes no Sertão Central do Ceará, que deu origem ao primeiro livro publicado, foi selecionada pelo Prêmio Novos Expositores, da Casa de Cultura da América Latina/Universidade de Brasília Decanato de Extensão 2007, pelo Prêmio de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Ceará 2006 e pelo Foto Arte Brasília 2007.

Nenhum comentário: