segunda-feira, 6 de outubro de 2014

TV POR ASSINATURA

Febre na web, Porta dos Fundos chega hoje à TV com piada velha

Gregorio Duvivier, Clarice Falcão e Gabriel Totoro, membros do Porta dos Fundos

De terno preto, o humorista Gabriel Totoro aparece na frente de um fundo branco, olha para a câmera e diz: "Hoje eu vou apresentar para vocês um mundo repleto de fantasia, diversão e aventura... E possíveis processos cíveis ou criminais".
Foi assim que, em 2012, começou na internet o que viria a se tornar o maior canal brasileiro do YouTube, o Porta dos Fundos. E será com algo próximo desta cena que estreia, nesta terça-feira (14), o programa que leva o nome do coletivo no canal pago Fox. O formato com apresentação foi descontinuado para os esquetes na web, mas as introduções voltam agora na versão para a televisão.
Nos 26 episódios de 30 minutos cada, Totoro receberá visitas dos humoristas do grupo e de outros convidados, que serão intercaladas com uma média de dez esquetes —todos já exibidos on-line— por programa. A ideia é fazer blocos temáticos sobre assuntos como tecnologia e eleições.
"A gente fala de todas as coisas a que as pessoas estão acostumadas a ver no Porta na internet, não teve nenhum tipo de censura", disse o apresentador à Folha. "Só não vão entrar todas as cenas porque não cabe em uma temporada". Assim, os roteiros cheios de palavrões, conotações sexuais e situações controversas estarão também na TV.
O grupo, cujo canal conta hoje com superlativos 9 milhões de inscritos e mais de 1 bilhão de visualizações nos 644 vídeos publicados até a semana passada, já havia sido assediado por várias emissoras, mas não havia fechado negócio com ninguém, sempre dizendo que não tinha interesse em ir para a TV.
O que mudou então? Segundo Antonio Tabet, um dos criadores e sócios do coletivo, além da proposta financeira "muito boa" e da total independência editorial, pesou na decisão a encomenda de uma série de ficção para 2015 e a produção de um desenho animado para 2016. "Conseguimos provar que o nosso conteúdo é bom, apesar de fugir dos moldes da TV", comemorou. "Isso abriu o precedente para empresas como a Fox perceberem que o que a gente faz pode ser bom do jeito que queremos fazer. Sem passar pelo crivo de ninguém."
Tabet, que também comandará o programa "Kibe Show" no canal TBS, negou que alguns dos integrantes do grupo não apareceriam na atração por terem contratos com emissoras concorrentes. "Todos os atores que estão nos vídeos estarão lá."
SERVIÇO
PORTA DOS FUNDOS
Estreia do programa
QUANDO terça (14), às 22h, na Fox
CLASSIFICAÇÃO 18 anos







Roteiristas de Fortaleza são semifinalistas do NETLABTV 2014

40 projetos foram selecionados dentre mais de mil inscritos em 22 estados brasileiros

A NET, maior empresa de serviços convergentes via cabo da América Latina, e a Casa Redonda Cultural divulgam os projetos de série semifinalistas da edição 2014 do Concurso NETLABTV – NOVAS IDEIAS DE SÉRIES PARA TV. Marina Marques Morais, Samuel Alves Moreira Brasileiro, Natália Mendes Maia e Victor Costa Lopes, de Fortaleza, estão entre os selecionados.
O NETLABTV faz parte da plataforma institucional da NET, que busca promover iniciativas relacionadas à educação, cultura e cidadania por meio de projetos e patrocínios, sempre fazendo um paralelo com os serviços oferecidos pela empresa, que conectam os clientes com um universo de diversão, entretenimento e informação. A realização é da Casa Redonda Cultural.
“Desenhamos uma plataforma que tem como objetivo demonstrar nossos propósitos, transformando e ajudando a construir um mundo cada vez melhor para pessoas, mais inclusivo, mais informado, mais conectado, mais plural”, explica Márcio Carvalho, diretor de Marketing da NET. “Com o NETLABTV, buscamos fortalecer o mercado de televisão por assinatura no País, investindo em seu estágio inicial: a identificação de novas ideias e novos formatos de séries brasileiras e o apoio ao desenvolvimento de conteúdos para TV”.
Em sua segunda edição, o NETLABTV consolida-se como espaço fundamental para identificar, premiar e aprimorar novas ideias de séries brasileiras com foco em TV por assinatura. Foram mais de mil roteiristas, em sua maioria estreantes, oriundos das cinco regiões do Brasil. Entre os trabalhos inscritos, houve uma predominância de séries de ficção.
A lista dos 40 projetos semifinalistas aqui divulgada está disponível no site do Concurso (www.netlabtv.com.br), sendo 20 projetos de série de FICÇÃO e 20 projetos de série de NÃO FICÇÃO, contemplando criadores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Santa Catarina, Ceará, Pará, Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
A identificação destes novos conteúdos e talentos surge de um processo qualificado de seleção que contou com o apoio de profissionais de reconhecida experiência nas áreas de criação, roteiro e mercado.  Originalidade, qualidade técnica do projeto e adequação comercial dos projetos inscritos são, conforme o regulamento, os critérios de seleção adotados pelo NETLABTV.
Alinhado com as políticas públicas de regionalização do mercado audiovisual brasileiro, a publicação dos semifinalistas do NETLABTV garante visibilidade aos criadores de conteúdos para TV de diversas cidades. Os projetos de série aqui selecionados representam oportunidades de novos negócios para produtores independentes e canais que buscam novas ideias e novos formatos televisivos nos âmbitos regional e nacional.
“Ficamos muito felizes com o resultado das inscrições desta segunda edição do NETLABTV. A abrangência territorial dos inscritos e dos roteiros semifinalistas demonstram o enorme potencial criativo brasileiro”, comemora Fernando Magalhães, diretor de Programação da NET. “Pelo segundo ano consecutivo, o NETLABTV contribui para a identificação e o reconhecimento de boas ideias de séries de todo o Brasil. Sabemos que hoje existem várias linhas de investimento em conteúdos para TV, beneficiando diversas regiões do País. A NET está presente em mais de 170 cidades brasileiras e acreditamos que o NETLABTV cumpre seu papel de estimular a geração de novos negócios e o desenvolvimento criativo e produtivo local”, finaliza.
Entre os 40 projetos de séries semifinalistas, serão indicados, posteriormente, 16 finalistas (08 por categoria) que participarão do processo de voto popular, no qual o público poderá eleger 01 vencedor por categoria. Os demais vencedores serão escolhidos pela Comissão Julgadora do Concurso NETLABTV.
Os vencedores receberão também, como parte da premiação, verbas de apoio ao desenvolvimento e consultoria especializada para aprimoramento dos seus projetos de séries. É um intenso processo formativo que dialoga com as grades de TV por assinatura do País.
O NETLABTV conta com parceria das programadoras SONY, FOX, Turner, Discovery, Bandeirantes, Olé e Viacom, dentre outros, além da correalização do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo – SIAESP e apoio da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPI-TV), do MIS-SP e da Associação de Roteiristas.


Os 40 semifinalistas são:

Categoria ficção:
    As Aventuras de Minuano Kid: Pedro Antoniutt e Edison Rodrigues – Rio Grande do Sul
    A Grande Mentira: Bruno França – Pernambuco
    Castelo dos Sonhos: Luis Marcio Alvarenga – Pará
    Causa Mortis: Kátia Esmeralda Nascimento dos Reis – São Paulo
    Conveniência: Ricardo Inhan – São Paulo
    Cururu: Marina Marques Morais – Ceará
    Climaxxx: Frederico Ruas, Mariana Müller e Leonardo Garcia – Rio Grande do Sul
    Do Limão à Limonada: Fátima Rejane Adell da Silva Gonzalez e Francisco Adelmo Passos Da Maceno – Rio de Janeiro
    Meu Primo é um ET: Carla Leoni Castro e Richard Dantas Soares – São Paulo
    Misfitness: Filipe Domiano - São Paulo
    Okaracanta: Dario Pereira Caldas Santana – São Paulo
    O Amor nos tempos do Smartphone: Lucas Calmon – Rio de Janeiro
    O Filho da Pátria: Julia Priolli – São Paulo
    O Filho: Maria Isabel Bueno de Paiva Lopes – São Paulo
    Os Herdeiros: Samuel Alves Moreira Brasileiro, Natália Mendes Maia e Victor Costa Lopes – Ceará
    Pai Solteiro Procura: Douglas Duarte – Rio de Janeiro
    S.I. Serviço Interno: Thiago Amendoeira e Leandro Müller Lima – Rio de Janeiro
    Super PC: Celso Ricardo Lourenço Garcia – Rio de Janeiro
    Turma 5B: Luli Gerbase – Rio Grande do Sul
    Vidas Surreais: Felipe Marcondes Sant’Angelo – São Paulo


Categoria não-ficção:
    A Origem dos Sobrenomes: Pedro de Luna Freire – Bahia
    Adota aí!: Richard Dantas Soares e Eduardo Santos Melo – São Paulo
    África Latina: Claudia Patrícia Chávez Fumagalli Pinheiro – Bahia
    Além do Jardim: Clara Mendes – Santa Catarina
    Alí no Botequim: Maria Virginia Amaral Pereira – São Paulo
    Cidade Improvisada: Alice Riff – São Paulo
    Cidadão Global: Eric Bitencourt – Rio de Janeiro
    Chicletes: Keka Reis e Marcelo Starobinas – São Paulo
    Diários Subaquáticos: Edson Faria Júnior e Renato Morais Araújo – Santa Catarina
    Exploradores do Mar: Richard Dantas Soares – São Paulo
    Família Nômade: Tatiana Escosteguy – Paraná
    Herança de Armário: Helena Perim – São Paulo
    Mitos Vivos: Fabio Gomes – Mato Grosso do Sul
    No Fim da Estrada: Cosme Eduardo Cruz de Oliveira – Bahia
    Passo a Passo: Flávia Fontes Oliveira – São Paulo
    Sobre Trilhos: Filipe Brito – Pernambuco
    Viagem pelo Brasil – 200 anos depois: Claudia Dreyer – Rio Grande do Sul
    Volta na Quadra: Inara Campos Chayamiti – São Paulo
    Vêm de onde?: Joana Rennó – Minas Gerais
    Zero Um: Ricardo Hautequestt – Rio de Janeiro

Nenhum comentário: