terça-feira, 14 de outubro de 2014

MÚSICA


Canções de um 'ativista' da comunicação e da cultura

Jornalista e publicitário Adil Chaves, diretor da revista Tourist Machine, lançará, com show gratuito, nesta quinta, às 21h, no Amici's (Praia de Iracema), o CD "Ver e ouvir", uma coletânea com participação de grandes músicos do Ceará


Nascido em Jaguaribara, Adil Chaves,  58 anos, chegou com cinco anos em Fortaleza,  cursou economia nas primeiras turmas da Unifor, porém nunca exerceu, pois o que mais gosta de fazer mesmo é escrever e criar peças publicitárias. Editando atualmente a Revista Tourist Machine, especializada em turismo, Adil também tem uma longa história com a arte e a cultura do estado, sendo um verdadeira ativista e pioneiro da comunicação e da cultura em Fortaleza, e hoje lança uma coletânea com seus primeiros trabalhos como compositor: o CD "Ver e Ouvir", que tem participação de diversos músicos cearenses, artistas consagrados e da nova geração. "Comecei a compor sem nenhuma pretensão, mostrando as músicas a amigos, houve incentivo dos amigos, e entre as mais de 100 composições, selecionei 13 e de acordo com o perfil de cada músico. Foi uma escolha difícil", explicou Adil ao blog DIVIRTA-CE.
Adil Chaves foi proprietário nos anos 80 dos bares, Duques e Barões, com programação de rock, Censura Livre, que apresentava MPB ao vivo e peças, inclusive com o renomado ator cearense Ari Sherlock, fazendo temporadas teatrais, Ponte para o Céu, na Praia de Iracema que mostrou shows de Biquini Cavadão, Ednardo, Belchior entre outros, além da lendária boate Four Seasons, onde funcionava o clandestino Cassino Guarani.
Banda BCDZ foi criada especialmente para os shows do novo CD de Adil Chaves

Alguns anos após sua incursão na noite de Fortaleza, Adil sentiu necessidade de entrar na mídia, até mesmo para criar as peças dos shows que aconteceriam. Abriu a Agência Terceiro Ato - publicidade,  criou o Classivídeo, um formato inovador de cinco segundos onde o produto era visto em três veículos diferenciados. Tão bom que a TV Verdes Mares copiou e até hoje existe esse modelo na TV Jangadeiro.  Ganhou prêmios, da produtora PRO, Verdes Mares e Colunistas do Norte e Nordeste, esse último com a  campanha "Fazer Chover". Nesse período foi se dedicando a mídia impressa, até porque, com a criação da Fortur -   Fundação do Turismo de Fortaleza, a quem lhe pertencia a conta, foi encomendado uma revista turística. Gostou tanto da idéia, que aprimorou o projeto, e hoje a Tourist Machine é seu principal trabalho da atual TêEME Comunicação. "A revista existe há 14 anos, começou semestral e hoje é quadrimestral, circulando em todo o litoral do Ceará e Nordeste brasileiro, Congressos e Feiras nacionais e ocasionalmente no Exterior", explicou Adil, afirmando que a tiragem de cada edição da Tourist Machine é de 15 mil exemplares.
O sucesso da revista resultou em mais tempo livre, e para preencher, Adil resolveu escrever letras de músicas. Foi aí que surgiu, há dez anos, o CD "Ouvir e Ver". "Comecei a compor sem nenhuma pretensão, mostrando as músicas a amigos. Entre as mais de 100 composições, selecionei 13 e de acordo com o perfil de cada músico, eu direcionei as letras. Foi uma escolha difícil, por que  teve músico que queriam também gravar, mas não dava pra convidar todos. Acredito que fui bem na escolha. Casou com o gênero de cada músico", disse. A amizade com artistas do Ceará contou para valer na qualidade do CD, que tem produção musical de Marco Aurélio Holanda e tem balada, bossa jazz, samba, forró, rock, bolero, country, blues, rock, reggae. Participam do "Ver e Ouvir" Joaquim Ernesto, Dunga Odakan, Chico Pio, Marco Aurélio Holanda e Laerte Duarte, Tarcísio Sardinha, Adelson Viana, Rogério Soares, Lúcio Ricardo, Rubens Gouveia, Hoto Jr., Celso Antoni, Ricardo Pontes, Roque Ney, Emanuela Ramos, Giltassio, Gustavo Portela, Luciano Dacosta , Roberto Pinheiro e Thiago Barbosa. 
A banda BCDZ, criada especialmente para o projeto, estará fazendo o show de lançamento nesta quinta, no Amici's (Praia de Iracema), às 21h, com a presença de todos os músicos e do compositor Adil Chaves. Mas esse nome, "Ouvir e Ver"... o trabalho também irá virar DVD? "Sim, inclusive durante o show de lançamento será filmado em alta resolução pela produtora Reluz, com quem mantenho estreito laço de amizade com seu sócio", completou Adil. Uma ótima oportunidade de ouvir músicas que descrevem o dia a dia no Ceará, com nomes de cidades e locais que nos identificamos, como as ótimas "Fui pra Canoa", "Excessivamente" e "Angustiado". E isso com o talento dos artistas da terra do Sol. A apresentação da noite será feita pelo editor de cultura do Jornal O Estado, Felipe Palhano.

SERVIÇO
Lançamento do CD "Ouvir e Ver - Adil Chaves e Amigos"
Amicis Bar - Centro Dragão do Mar - Praia de Iracema
Nesta quinta, às 21 horas.
Entrada Grátis.
O CD estará a venda por R$ 20.

Nenhum comentário: