quinta-feira, 16 de outubro de 2014

ENTREVISTAS

Três décadas de muita cultura e diversão

A Free Lancer realiza neste sábado o show da Banda do Mar, o primeiro dos eventos comemorativos de 30 anos de existência dessa produtora que nasceu no Ceará e conquistou o Brasil

Na foto acima, Kauê Espanhol, Washington Espanhol, Liege Xavier e Gabriel Hinty, produtores da Free Lancer

Uma pessoa querida por todos. Assim é a gaúcha Liege Xavier, que virou cearense depois de tantos anos. Não tem quem não simpatize com essa empresária. Uma pessoa séria, profissional, que agrega valor aos eventos culturais do estado, inovando com seu sócio Washington Espanhol a qualidade dos espetáculos que são apresentados através da Free Lancer Produções, que está completando 30 anos. Três décadas de muita história que vamos conhecer com essa entrevista e comemorar com os shows, peças de teatro, festivais, esposições, infantis, festas e outros ações desta empresária.
Hoje a Free Lancer realiza eventos por todo o Brasil, tem um nome consagrado com artistas e com o público pela seriedade empregada nas suas produções, e mantém outras empresas agregadas, como o Barato Coletivo,  de vendas, e a Stage, que aluga estrutura para eventos. Conhecer um pouco a história de Liege Xavier é também saber um pouco da história de três décadas de eventos culturais que existiram no Ceará, e conhecer os bastidores dos artistas, das produções... Leiam a entrevista

DIVIRTA-CE - Como surgiu o interesse de você e Washington Espanhol em produzir eventos no Ceará? Como foi o início da Free Lancer Produções?
LIÉGE XAVIER - O pai do Washington veio para Fortaleza se tratar de um câncer pois o clima ajudava a ter menos efeitos colaterais e isso  nos trouxe para cá. Iniciamos realizando exposições e shows em bares (antigo Citron, Eclipse, etc) e Washington, com experiência em produção de comerciais de TV em Porto Alegre, logo foi chamado para realizar a produção do longa metragem "Luzia Homem" e isso nos aproximou mais ainda da cena artística e cultural da cidade. Logo em seguida realizamos a produção do Circo Voador, que ficou quatro meses ao lado do antigo Hotel Esplanada, na Av. Beira Mar.

DIVIRTA-CE - Quais as grandes diferenças na área de eventos do estado há 30 anos atrás e agora? O que melhorou e o que piorou?
LIÉGE XAVIER - A profissionalização do setor, a internet e a globalização ajudaram muito no crescimento da produção local mas a concorrência despreparada dificulta bastante pois eventos com falta de organização prejudicam o setor.

DIVIRTA-CE - Quais as maiores dificuldades que vocês enfrentam nas produções artísticas e o que você acha que falta em Fortaleza para impulsionar esse setor?
LIÉGE XAVIER - A ausência de teatros com capacidade rentável continua sendo um impedimento para a realização de grandes produções.

DIVIRTA-CE -   Nesses 30 anos de história, devem ter acontecido muitas situações engraçadas, constrangedoras, complicadas...  pode citar duas situações inesquecíveis nessas três décadas?
LIÉGE XAVIER - 30 anos, tem muita história: teve um episódio hilário, a muitos anos atrás quando realizávamos uma tour com a grande comediante Dercy Gonçalves, em João Pessoa. Estávamos almoçando, com permuta, sistema muito usado nas produções teatrais, e a dona do restaurante veio se dirigindo a nossa mesa para cumprimentá-la quando a artista solta em alto e bom som: será que esta vaca vai vir falar comigo logo agora que estou comendo? A dona paralisou, congelou o sorriso e deu um jeito de sumir. Todo o restaurante ficou olhando para gente e eu quase morri de vergonha, mas a Dona Dercy, essa ria sem parar! Fizemos um dos últimos shows da vida de Raul Seixas e levamos um susto enorme quando eu e Washington fomos pegá-lo no aeroporto e nos deparamos com ele, trêmulo, com uma cor de doente total, gaguejando, bem esquisito. Não deu outra, no início do show no Ginásio Paulo Sarasate, logo que Marcelo Nova (Camisa de Vênus) chamou-o  para o palco, nem conseguiu cantar 2 músicas e levou vaia e lata de cerveja, foi um quebra quebra horrível, nem gosto de lembrar!!! Algumas histórias só pessoalmente, risos , por serem imprópria para menores... risos...

DIVIRTA-CE -   Nesse longo tempo de trabalho da Free Lancer, vocês devem saber o que os cearenses gostam mais de prestigiar. Para você, quais gêneros culturais (shows musicais, humor, dança, teatro) que os cearenses gostam mais?
LIÉGE XAVIER - Humor, sem dúvida !

DIVIRTA-CE -  Quais artistas que vocês costumam produzir que sempre são sucessod e público?
LIÉGE XAVIER - Fizemos mais de 10 vezes Dercy Gonçalves, sempre lotado, mas atualmente Cia de Comédia Os Melhores do Mundo, Paulo Gustavo, Fábio Porchat. Tanto melhores do Mundo quanto Paulo Gustavo tiveram, aqui em Fortaleza (Siará Hall), seus recordes de público numa única sessão !

DIVIRTA-CE -  Qual trabalho que vocês realizaram que foi o mais difícil e o que deu mais orgulho de produzir?
LIÉGE XAVIER - Todo o trabalho é gratificante e seria injusta esquecendo alguns mas não posso deixar de citar o Jeri Eco Cultural (nesse ano faremos a sexta edição), Pão Music, MPB Petrobras, Banco do Brasil Musical, são tantos...

DIVIRTA-CE -   É difícil lidar com a excentricidade de artistas? Citando nomes, ou não, quais os pedidos deles mais inusitados?
LIÉGE XAVIER - Não gosto de ficar comentando qtas toalhas brancas , tipo de flores e cattering com excessos. Nos nossos eventos, negociamos os pedidos sempre respeitando o artista, que tem que se sentir bem pois são nos camarins que passam um tempo danado de suas vidas e se eles estiverem tranquilos e se sentirem acolhidos, tudo rola melhor !

DIVIRTA-CE - -  Hoje a Free Lancer tem, agregada, uma empresa de estrutura para eventos e um site de compras coletivas. Quais serão as novidades da empresa para o público que gosta de cultura? Algum projeto especial para 2015?
LIÉGE XAVIER - Alugamos a antiga Barraca Marinhos, ao lado da Croco Beach. Se chamará Santa Praia e promete, inicio de dezembro, arrasar !!!

DIVIRTA-CE -  Quais serão as próximas atrações da Free Lancer no Ceará?
LIÉGE XAVIER - A Free Lancer está comemorando 30 anos de muitas atividades e como sempre, teremos 03 eventos TOP para brindar. 1º) BANDA DO MAR com Marcelo Camelo e Mallu Magalhães dia 25/outubro na Praça Verde do Dragão do Mar. 2º) A TOCA DO COELHO com Reynaldo Gianecchini e Barbara Paz dias 21 e 22/novembro no Teatro Via Sul. 3º) NAÇÃO ZUMBI dia 6/dezembro na Praça Verde do Dragão do Mar.

Nenhum comentário: