quinta-feira, 16 de outubro de 2014

EXPOSIÇÕES

RON ENGLISH EM EXPOSIÇÃO INÉDITA NO CEARÁ

As obras do artista contemporâneo americano ocupam as galerias da CAIXA Cultural Fortaleza a partir do dia 12 de novembro

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, entre os dias 12 de novembro de 2014 e 18 de janeiro de 2015, a exposição inédita no Brasil Ron English - Do estúdio para a rua. O trabalho do artista americano contemporâneo mistura referências culturais, como ícones do cenário pop, da história da arte, propaganda e quadrinhos. São 110 obras, entre pôsteres, quadros, murais (wall pieces) e fotografias, que também estarão em exposição na CAIXA Cultural Rio de Janeiro.
Ron English é um dos artistas mais criativos e reconhecidos, atualmente, assinando seu estilo com o termo “POPaganda”, sempre com uma crítica ácida referente a assuntos políticos e sociais. É dele, por exemplo, o famoso Mc Obeso, ilustração para o documentário Super Size Me, de Morgan Spurlock, capas de discos para Slash e Dandy Warhols, e toy art para Pearl Jam e Linkin Park.
Um dos três grandes nomes do Surrealismo Pop, ao lado de Robert Williams e Mark Ryden, Ron é um dos nomes mais importantes da arte contemporânea. Segundo o também artista gráfico Shepard Fairey, influenciado por Ron English – assim como Bansky –, o artista é considerado o criador da arte de rua e das intervenções urbanas e é conhecido como “The Godfather of Street Art” (O padrinho da arte de rua, em tradução livre).
Entre as obras que vão ocupar as galerias da CAIXA Cultural Fortaleza está o quadro South America Butterfly. Nele, há uma alusão à imagem de uma borboleta construída através da junção de dois continentes do globo, o que representaria para o artista o chamado “efeito borboleta”. Ou seja, uma ação que pode desencadear uma infinita possibilidade de reação, numa grande cadeia de probabilidades. Outra arte bastante conhecida de Ron English é a chamada Abraham Obama. Trata-se da construção híbrida das imagens dos presidentes americanos Abraham Lincoln e Barak Obama, que ficou muito “viralizada” em 2008, durante a campanha à presidência americana do então candidato Barak Obama.

Em paralelo à mostra, será exibido o documentário Popaganda: The Art and Crimes of Ron English, dirigido por Pedro Carvajal (Espanha), que expõe o processo criativo do artista. O documentário tem 78 minutos e será projetado na Galeria 2. Haverá, ainda, uma oficina de estêncil, técnica de ilustração ligada à arte de rua, para 30 alunos, no dia 06 de dezembro. A oficina será ministrada por Narcélio Moreira Dantas.

Serviço
Exposição "Ron English - Do estúdio para a rua"
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 12 de novembro de 2014 a 18 de janeiro de 2015 (abertura com coquetel para convidados e imprensa no dia 11 de novembro)
Horário de visitação: de terça-feira a sábado das 10h às 20h e, aos domingos, das 10h às 19h
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada gratuita
Acesso para pessoas com deficiência
Oficina de Estêncil
Data: 06 de dezembro de 2014
Horário: 15h
Inscrições: No dia da oficina, para as 30 primeiras pessoas
A oficina será realizada na galeria multiuso

Informações: (85) 3453-2770
Atendimento à imprensa:


Nenhum comentário: