terça-feira, 30 de setembro de 2014

TEATRO

Peça "O Lugar Escuro", sobre a doença de Alzheimer, é destaque na Caixa Cultural em outubro

A peça O Lugar Escuro, da escritora Heloisa Seixas (indicação aos Prêmios Shell e Cesgranrio de Melhor Atriz para Camilla Amado), é um dos destaques teatrais na Caixa Cultural Fortalezano fim do mês de outubro e começo de novembro, de 30/10 a 2/11. As consagradas atrizes Camilla Amado e Clarice Niskier, que interpretaram a avó e a mãe, respectivamente, na montagem inicial, continuam no elenco da nova temporada. O personagem da neta, que foi vivido pela atriz Laila Zaid, será interpretado por Isabella Dionísio. A direção é de André Paes Leme.
O Lugar Escuro foi sucesso de público e crítica onde foi encenado. A peça é uma adaptação do livro homônimo e autobiográfico de Heloisa Seixas, lançado em 2007, e conta como a descoberta da doença de Alzheimer em sua mãe transformou a vida de toda a família. Mas Heloisa ressalta que o tema da peça, embora difícil, foi tratado com muita leveza nessa montagem. “As pessoas choram, mas também riem. É uma coisa emocionante de se ver”, diz a autora.
Em pouco mais de uma hora de encenação, Camilla, Clarice e Isabella se embrenham em fatos e emoções que escancaram a dura realidade de quem tem que conviver com um portador de doença degenerativa. Enquanto conta todas as etapas da doença, desde os primeiros sintomas até o comprometimento cerebral severo, a autora faz uma espécie de catarse pessoal, com diálogos de uma honestidade desconcertante. Camilla vive a velha afetada pelo Alzheimer e sua atuação, de total entrega, emociona o público. Já para Clarice, comoção é a palavra empregada para definir sua própria atuação, já que, segundo ela, a peça a faz entrar em contato com as memórias de sua própria família. O personagem de Isabella Dionísio, uma jovem de 21 anos, é um contraponto na conturbada relação entre a avó doente e a mãe esgotada.

SERVIÇO
O Lado Escuro
Local: Teatro da CAIXA Cultural Fortaleza
Duração do espetáculo: 55 min
Classificação indicativa: 12 anos
Horário: sexta e sábado às 20h e domingo às 17h e 19h30
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Vendas a partir do dia 29, das 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local

Nenhum comentário: