quinta-feira, 16 de outubro de 2014

DANÇA

Bienal de Dança - De Par em Par 2014 começa na próxima sexta

De 24 de outubro a 23 de novembro, Fortaleza e outras cidades cearenses recebem espetáculos de dança do Brasil e do exterior

A bailarina cearense Sílvia Moura é um dos destaques da programação

No próximo dia 24 de outubro, tem início a Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par cuja programação, em Fortaleza, inclui grandes espetáculos e festas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O evento chega à 4ª edição, consolidada como um importante espaço de difusão de distintas manifestações da dança cênica. Será uma rica e diversificada programação, inteiramente gratuita, distribuída em dois programas, Encontro Terceira Margem e CirculaDança, passando por 11 cidades do Ceará. Confira a programação e aproveite cada passo.
A noite de abertura, em 24 de outubro, será uma ocasião especial de comemoração, realizada em colaboração com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, parceiro de longas datas da Bienal. Em palco montado na Praça Verde do CDMAC, a presença luxuosa do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que volta ao Festival depois de 17 anos, tendo participado uma única vez, por ocasião da primeira edição da Bienal de Dança, em 1997. Pela primeira vez, o mais antigo e renomado corpo de baile do Brasil estará se apresentando ao ar livre em Fortaleza, acessível a todo o público desejoso de vê-lo ao vivo.
O Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro traz um repertório concebido especialmente para a ocasião: L'Après Midi d'un Faune, de Vaslav Nijisnky, Spectre de la Rose, de Michel Fokine, e A Noite de Walpurgis, uma adaptação da obra do coreógrafo soviético Leonid Lavrovsky. Enquanto as emblemáticas obras de Fokine e Nijinsky completam mais de um século de existência e são hoje consideradas pérolas do patrimônio coreográfico ocidental, o trabalho de Lavrovsky, mesmo tendo sido forjado no contexto do regime soviético, compõe um interessante diálogo com as obras anteriores.
Os ingressos para a programação de abertura da Bienal De Par Em Par 2014 serão distribuídos a partir de terça-feira, dia 21 de outubro, na bilheteria do Planetário do Centro Dragão do Mar. A distribuição acontecerá das 14h às 20h até o dia 24 ou até esgotar a capacidade. Serão entregues no máximo 2 (dois) ingressos por pessoa.  Informações: 3488-8600.
 Ao longo de um mês inteiro de programação, a Bienal De Par Em Par apresenta artistas e companhias internacionais. São eles: David Mambouch / Maguy Marin e Fabrice Ramalingom (França), Fatou Cissé (Senegal), Cia. As Palavras – Cláudio Bernardo (Bélgica – Brasil),  Marina Sarmiento (Argentina), Gilles Jobin (Suíça) e o espetáculo Good Boys, que será apresentado pelo bailarino Mathieu Doze em homenagem ao coreógrafo Alain Buffard (França), falecido em 2013.
Do Brasil, além do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, participam Ivaldo Mendonça (PE), Lia Rodrigues (RJ), Procura-se Cia de Dança (RN) Denise Stutz (RJ) e Companhia Gira Dança (RN). A cena local se faz presente por meio de criadores como Rosa Primo, Andréia Pires, Vitor Mac-Dowell, Silvia Moura, Gerson Moreno e Alysson Amâncio, Anália Timbó e Fran Teixeira, entre outros.
“Se de um lado interessa-nos promover o acesso da população a grande obras do patrimônio coreográfico nacional e internacional, alegra-nos constatar que tais repertórios seguem sendo capazes de mexer com a sensibilidade das plateias, provocando sempre a produção de sentidos atualizados dessas obras”, diz David Linhares, diretor da Bienal.
 SERVIÇO
Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par 2014
De 24 de outubro a 23 de novembro em Fortaleza e outras cidades cearenses
* Distribuição de ingressos para a programação de abertura: a partir de terça-feira, dia 21 de outubro, na bilheteria do Planetário do Centro Dragão do Mar. A distribuição acontecerá das 14h às 20h até o dia 24 ou até esgotar a capacidade. Serão entregues no máximo 2 (dois) ingressos por pessoa.
Informações: 85 3488-8600 (Dragão do Mar) e 85 3268.3034.
Site: www.bienaldedanca.com
Programação gratuita






Festival Internacional de Dança de Fortaleza 2014 

A ComRua de Dança de Rua de Niterói, os cariocas do Balé de Washington Cia Brasileira de Dança Clássica de São Paulo e a Pulsar Companhia de Dança, do Maranhão são algumas das atrações do Fendafor

Cia Sopro, de São Paulo: chegando de turnê europeia para o palco do Teatro José de Alencar

O Fendafor nasceu Festival Nacional de Dança de Fortaleza, foi criado em 2000 pela professora e coreógrafa Janne Ruth, juntamente com outras três Professoras cearenses. O evento é realizado pela Instituição Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações – BCAD fundada em 1994 também por Janne Ruth que há mais de três décadas trabalha com dança, em sua companhia homônima que completa 22 anos de estrada. A ONG citada é referência no Brasil e em outros países do mundo, protagonista de mais de 240 prêmios - assim como o Festival, que ficou internacional devido  a presença frequente de grupos e bailarinos do exterior em sua programação.O evento tem palcos para todos os ritmos, seja amador ou profissional de qualquer modalidade. O Fendafor reflete sobre a dança através do exercício teórico e prático, as relações entre formação continuada, formação acadêmica e formação informal, tendo como cenário a experiência intercultural de intercâmbio envolvendo professores, pesquisadores e estudiosos do Brasil e do exterior, ressaltando a dança como área de conhecimento, comparando o ensino e a formação de professores e bailarinos.

- Cia de Dança Janne Ruth: pioneira no Ceará

Até o próximo domingo, a edição 2014 do Fendafor acontece com 240 grupos e companhias de dança vindos de 13 estados do País. Na programação de espetáculos, estão clássicos e contemporâneos com grandes atrações, dentre elas, a primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Claudia Mota, o primeiro bailarino do Teatro Colón de Buenos Aires, Frederico Fernandes, a Com Rua Companhia de Dança de Rua de Niterói, os cariocas do Balé de Washington (EUA) Tapis Diana e Tauller Abrão, a Cia Sopro (SP), que chega agora de turnê na Europa, a Cia Brasileira de Dança Clássica de São Paulo e a Pulsar Companhia de Dança, do Maranhão.
A noite de estreia do Fendafor 2014, na terça passada, contou com a entrega dos troféus Fendafor de Responsabilidade Cultural, homenageando personalidades brasileiras e internacionais do meio artístico. A grande homenagem do Fendafor este ano é ao forró e os ritmos nordestinos. Humberto Teixeira, compositor cearense, parceiro de Luiz Gonzaga, recebeu, in memoriam, um prêmio especial do evento. Comprovando a universalidade do ritmo reverenciado pelo Fendafor nesta edição, foram apresentadas duas performances com bailarinos dançando nas pontas dos pés e com técnicas de balé clássico ao som de músicas imortalizadas pela sanfona de Luiz Gonzaga, compostas com Humberto Teixeira, na noite de abertura.
Janne Ruth, diretora deste que é o maior festival de dança do Ceará, e que inclusive mantém edições itinerantes pelo interior do estado, falou com o BLOG DIVIRTA-CE sobre as dificuldades de se manter um festival desse nível. "Esse ano, faltando duas semanas para fechar o periodo eleitoral, nao tinha a verba suficiente para o festival, o Fundo Estadual de Cultura. Eu consegui de última hora com apoio da Secretaria de Cultura diretamente da Casa Civil. Eu não compreendo como um festival que faz um sucesso como esse há 13 anos, 70% bailarinos cearenses, para fazerem esse grande intercâmbio, pessoas com baixa renda terem a oportunidade de fazer cursos, debates, consegue sempre acontecer assim no sufoco, pois estamos, como outros eventos do estado, no calêndário cultural do Ceará. Acho triste os jovens ficarem sem um momento cultural rico como esse.
E janne completa a reportagem, fazendo uma proposta para o futuro governador: "Acho que deveríamos todos os diretores desses importantes festivais de cultura do Ceará sermos chamados pela Secult em Janeiro e fazer uma roda de conversa com o novo secretario de cultura e com o novo governador para resolvermos essa angústia, essa situação, que todos os produtores daqui sofrem. Acho que o futuro governador deveria tem que ter esse compromisso com os grandes festivais do Ceará, não penso isso só em relação ao Fendafor", afirmou Janne. Janne destacou também as novidades desse ano do evento, como o espaço Mercado da Dança, que conta com apresentações nos jardins do Teatro José de Alencar, e o Simpósio Internacional de Dança.
As competições do Fendafor 2014 vão premiar com bolsas de dança nacionais ou internacionais, além das indicações para o Festival Valentina Kozlova International Ballet Competition, em Nova Yorque, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: