segunda-feira, 27 de outubro de 2014

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

24º Cine Ceará oferece oficinas e palestras sobre audiovisual e recebe inscrições até o dia 7 de novembro

O Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema traz novamente à sua programação várias oficinas e palestras gratuitas para o público. Em sua 24ª edição, o Festival irá oferecer oficinas de Criação e Elaboração de roteiros Audiovisuais; de Introdução ao Cinema Brasileiro; sobre a Propriedade Intelectual na Produção Audiovisual para Cinema e Televisão; de Preparação de Atores; e, ainda, assessoria jurídica de projetos. Todas as atividades acontecerão em novembro, no Porto Iracema das Artes, Casa Amarela e no Teatro Universitário, e estão com inscrições abertas até o dia 7 de novembro. Os interessados podem enviar os dados solicitados por cada oficina para o e-mail oficinas@cineceara.com.
O Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza por meio de suas secretarias de cultura. Conta também com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Siec) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).  O BNDES e a Coelce apresentam o evento. A Oi é a patrocinadora do festival, que conta ainda com o apoio cultural do Oi Futuro.

Para mais informações, acesse o site oficial do Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema. E curta também a página do Facebook: https://www.facebook.com/FestivalCineCeara



Confira a programação de oficinas:

Oficina Criação e elaboração de Roteiros Audiovisuais

Período: 17 a 20 de novembro, das 15 às 19 horas.

Carga horária: 12h/a

Ministrante: Orlando Senna

Participantes: 12

Local: Porto Iracema das Artes

Para seleção: Os candidatos deverão enviar um texto de sua autoria de qualquer tipo (conto, crônica, ensaio, reportagem, dissertação, relatos da realidade, etc) com, no máximo, 5 mil caracteres que deverão ser enviados até o dia 7 de novembro para o e-mail oficinas@cineceara.com.



Oficina Introdução ao Cinema Brasileiro

Período: 18 a 21 de novembro, 9h30 às 12h30

Carga horária: 15 h/a

Ministrante: Marcelo Lyra

Participantes: 30 vagas

Local: Casa Amarela

Para seleção: Enviar para oficinas@cineceara.com até o dia 7 de novembro o nome completo, endereço, data de nascimento, telefone, RG, e-mail, carta de itenção, mini curriculo e foto.



Oficina A Propriedade Intelectual

Palestra “A Propriedade Intelectual na produção audiovisual para cinema e televisão”

Período: 17 de novembro, 10h.

Carga horária: 3 horas

Ministrante: Petrus Barretto

Local: Porto Iracema das Artes

Participantes: 30 vagas

Para seleção: Enviar para oficinas@cineceara.com até o dia 7 de novembro o nome completo, endereço, data de nascimento, telefone, RG, e-mail, carta de itenção, mini curriculo e foto.



Palestra “Biografias não autorizadas”

Período: 17 de novembro, 14 horas

Carga horária: 3 horas

Ministrante: Alessandra Gotti

Local: Porto Iracema das Artes

Participantes: 30 vagas

Para seleção: Enviar para oficinas@cineceara.com até o dia 7 de novembro o nome completo, endereço, data de nascimento, telefone, RG, e-mail, carta de itenção, mini curriculo e foto.



Workshop e assessoria jurídica de projetos

Período: 18 de novembro, das 9 às 18 horas

Carga horária: 1 hora para assessoria de cada projeto.

Ministrantes: Petrus Barretto e Alessandra Gotti

Local: Porto Iracema das Artes

Participantes: 7 projetos

Seleção: Os interessados devem enviar o projeto audiovisual, independentemente da destinação (cinema, TV, web e etc, ficção ou documentário;) da obra produzida e/ou em fases de desenvolvimento e/ou produção para o e-mail oficinas@cineceara.com. No ato da inscrição, indicar a obra audiovisual (título) e elencar, de forma breve, as  principais dúvidas jurídicas que pretende esclarecer. A inscrição deverá ser feita até o dia 7 de novembro e resultado será divulgado dia 12 de novembro.



Oficina Preparação de Atores

Período: 20, 21 e 22 de novembro, das 13 às 18 horas

Carga horária: 15 h/a

Ministrante: Sérgio Penna

Local: Teatro Universitário

Participantes: 30 vagas

Para seleção: Enviar para oficinas@cineceara.com até o dia 7 de novembro o nome completo, endereço, data de nascimento, telefone, RG, e-mail, carta de itenção, mini curriculo e foto.


Oficina Desenvolvimento de Olhar e Crítica de Cinema: Por que Crítica e Público nunca se entendem?

Ministrante: Celso Sabadin

Carga horária: 3 h/a

Participantes: 30 alunos
Período: 20,11 e 22 de novembro, das 14 às 17h
Local: Casa Amarela


Seleção: Enviar para oficinas@cineceara.com até o dia 7 de novembro o nome completo, endereço, data de nascimento, telefone, RG, e-mail, carta de intenção, mini curriculo e foto.







Conferência com o professor, filósofo, ensaísta e tradutor Peter Pál Pelbart 

Evento acontecerá no dia 1º de novembro, às 10h, no auditório do CCBNB.

ADUFC Sindicato e Centro Cultural Banco do Nordeste trazem a Fortaleza o professor, filósofo, ensaísta e tradutor Peter Pál Pelbart, para a conferência O Avesso do Niilismo - Cartografias do Esgotamento, título homônimo ao livro, editado pela N-1 Edições, que será lançado na mesma data: 1 de novembro, às 10h, no auditório do CCBNB.
A exposição de Peter, inspirada no trabalho de pesquisa do livro, dialoga com um vasto leque de autores, de Musil a Blanchot, de Deleuze a Agamben, de Jünger a Sloterdijk. São indícios, mesmo fugidios, de um deslocamento em curso. De quem? Do quê? Em qual direção? Não se sabe ao certo. É uma cartografia coletiva, inacabada, movente, que indica pontos de estrangulamento através dos quais, nos avessos do niilismo biopolítico, se liberam outras energias, visões, noções.
Não se trata, portanto, de saber “quem fala”, nem “de qual lugar se fala”, talvez nem mesmo “do que” se fala, mas, como sugeriu Guattari, “o que fala através de nós”. É preciso imaginar uma cartografia do esgotamento, como em Beckett, na qual surgem figuras extremas como desastre, catástrofe e, a partir daí, podem aparecer os contramovimentos do presente. É nesses pontos de inflexão que se insinuam, de maneira às vezes imperceptível, os contragolpes minúsculos, mas também as explosões das multidões que denunciam o que caducou (valores, estilos, problemas), ao mesmo tempo em que deixam entrever novos desejos e necessidades.
Peter Pál Pelbart é filósofo, integra a Cia. Teatral Ueinzz, professor titular do Departamento de Filosofia e do Núcleo de Estudos da Subjetividade da PUC-SP e coeditor da N-1 Edições. Como tradutor, foi responsável pela versão brasileira de Conversações e Crítica e Clínica, de Gilles Deleuze, e parte de Mil Platôs, de Deleuze e Guattari. Possui diversos livros publicados, entre eles, Da clausura do fora ao fora da clausura, Vida Capital e O tempo não-reconciliado.

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