terça-feira, 14 de outubro de 2014

PELO INTERIOR

VI Festival de Camarão da Costa Negra espera receber 12 mil pessoas 

Evento em Acaraú vai reunir grandes chefs cearenses em disputa e shows de Odair José Daniel Boaventura, Chambinho do Acordeon e outros artistas

De 14 a 15 de novembro, a cidade de Acaraú será a sede da VI edição do Festival Internacional de Camarão da Costa Negra. A Fazenda Cacimbas receberá visitantes de diversos municípios cearenses para o já tradicional evento. O objetivo do encontro, idealizado pela Associação dos Carcinicultores da Costa Negra, é fomentar uma das principais espécies de camarão do mundo, além de divulgar a culinária e talento de chefs do Ceará. A expectativa dos organizadores é de que 12 mil pessoas passem pelo local neste ano. Em 2013, foram 10 mil participantes. Para participar, basta a doação de dois quilos de alimentos.
O evento, que chega em 2014 a sua sexta edição, é um verdadeiro paraíso gastronômico, oferecendo pratos diferentes e surpreendentes a cada dia. Cinco renomados chefs de restaurantes cearenses se encontram para disputar o título de melhor prato do Festival, com julgamentos a cada noite. O resultado é uma exuberância de sabores, usando como matéria-prima o melhor camarão do mundo.
Com a presença de chefs consagrados no cenário nacional e internacional, o tradicional concurso, neste ano, será entre os chefes campeões das cinco edições anteriores. O festival é sempre uma oportunidade para a descoberta de talentos da gastronomia cearense.
Participarão da disputa neste ano os chefs: José Faustino, campeão de 2009; Eduardo Sissi, de 2010; Lilliane Perreira, de 2011; Luciano Ferreira, de 2012; e Cícero Disney, vencedor de 2013.
Mas o festival não se resume só à culinária. Os visitantes e participantes ainda desfrutam de uma programação musical elaborada, especialmente, para os dias do evento, com atrações locais e nacionais. No dia 14, os shows serão com Odair José, Fernando Mendes e Chambinho do Acordeon. Já no sábado (15), a noite será comandada por Daniel Boaventura, a banda Dona Zefa e a dupla Ítalo e Renno.   
Além disso, dentro do festival, serão realizados dois eventos paralelos: VI Workshop Gastronômico e VI Encontro do Arranjo Produtivo Local (APL) da Carcinicultura do Litoral Oeste. O Workshop Gastronômico, que reúne renomados chefs de cozinhas nacionais e internacionais, dias 14 e 15, a partir das 16 horas. Neste ano participarão Alex Floyd, Benon Chamilian, Jorge Monti, Bernard Twardy, Fernando Barroso, Ivan Prado. 
Durante o dia, o evento oferece programação técnica voltada para produtores, estudantes, técnicos do setor e componentes da cadeia produtiva do camarão. No VI Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste haverá palestras, oficinas, painéis e mesas redondas dias 14 e 15, a partir das 8 horas, finalizando com a visita técnica dia 16 de novembro. 
O evento, organizado pela Prática Eventos, é promovido pela Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN) e Costa Negra Denominação de Origem. O patrocínio é do Sebrae Nacional, parceria da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).
Um grupo de grandes chefs se unem para compor uma festa recheada de surpresas, novas receitas, alta gastronomia e regionalismo. Com tudo isso, o VI Festival Internacional do Camarão promete ser um sucesso. Há cinco anos, o evento atrai milhares de turistas para a região de Acaraú e divulga o camarão de cativeiro como opção gastronômica. O encontro, no entanto, vai além e prioriza, também, o reconhecimento dos profissionais que trabalham com a alta gastronomia no Ceará. 
O objetivo, também, é desenvolver os municípios que formam a Costa Negra, Acaraú, Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Itarema, qualificando os profissionais que trabalham com a carcinicultura e estimulando turismo na região. O evento tem contribuído de maneira decisiva para o desenvolvimento do potencial turístico e econômico dos municípios da região e entorno.
Selo de Denominação de Origem - A Associação de Carcinicultura da Costa Negra conseguiu, em 2011, o registro de Indicação Geográfica por Denominação de Origem, concedido pelo INPI. Atualmente, a ACCN está em busca do reconhecimento do selo junto à União Européia (52 países). O objetivo é tornar a região reconhecida mundialmente por ser produtora do melhor camarão do mundo. Quando o selo está posicionado no mercado, ele é reconhecido instantaneamente e indica que o produto e seu processo cumprem com normas específicas e que passaram pelos controles de qualidade. O presidente da Associação de Carcinicultura da Costa Negra, Livino Sales, ressalta a relevância do festival. Segundo ele, o festival ajuda a projetar a região e o trabalho que está sendo feito pela ACCN. “Em 2014, será a vez de pleitear o reconhecimento da Indicação de Origem por Denominação Geográfica”. 
A Costa Negra - É a denominação de uma região que se abre para o mundo com as belezas naturais de quatro municípios - Itarema, Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara -, ao longo de 48 quilômetros. Os municípios, inseridos no Vale do Acaraú, a 240 quilômetros de Fortaleza, ganharam um solo escuro, formado por nutrientes especiais e recursos naturais da areia e da vegetação que tornaram a área a melhor do Estado para a produção de camarões. A Costa Negra é um importante polo turístico e econômico do Litoral Oeste, onde se encontra o mais importante polo da carcinicultura cearense.
SERVIÇO
VI Festival Internacional do Camarão
Dias: 14 e 15 de novembro de 2014
Local: Fazenda Cacimbas, cidade de Acaraú
Entrada: dois quilos de alimentos


Nenhum comentário: