terça-feira, 14 de outubro de 2014

POESIAS - CRÔNICAS

Concerto "Poemúsica" mostra relações entre poesia e música popular no século XX 

Com acesso gratuito, a atividade será realizada de 14 a 19 de outubro na Caixa Cultural
A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, de 14 a 19 de outubro, o concerto didático "Poemúsica", do Coletivo Chama, grupo criado por artistas no Rio de Janeiro com a intenção de propor novos caminhos para a música brasileira. A programação é gratuita, destinada a adultos e jovens a partir dos 12 anos. Escolas públicas e ONGs podem solicitar o agendamento de grupos de alunos.
Para elaborar o concerto didático, os artistas levantaram questões como: Quais as diferenças e encontros entre poesia e música popular? Quais as fronteiras e cruzamentos entre as culturas letrada e oral, academia e indústria cultural, na formação da identidade brasileira? Como se entrelaçam, especialmente no século XX, as histórias de nossa música e poesia?
A viagem será conduzida ao vivo pelos cantores, compositores e violonistas Pedro Sá Moraes e Thiago Amud, em um espetáculo interativo com 1h30 de duração, onde jovens e adultos travarão contato com os principais momentos da relação entre poesia, música e cultura brasileiras ao longo do século XX. Por meio da obra de importantes ícones da cultura nacional o público poderá perceber a música de uma forma diferente do usual. Os dois integrantes do Coletivo Chama vão interpretar de Sinhô a Caymmi, de Tom Jobim a Gilberto Gil, e visitar poetas como João Cabral de Melo Neto, Augusto de Campos e Vinicius de Moraes.
Com três anos de existência, o Coletivo Chama já conta em seu currículo com uma série de realizações que vem deixando sua marca no panorama cultural brasileiro. Entre os pontos altos deste período estão: três edições da mostra "Brazilian Explorative Music”, em Nova York; a série de shows e debates “Transversais do Tempo”, no Rio de Janeiro, em Salvador e Brasília; o projeto “Nascente e Foz”, no Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba, que também investiga a relação entre música e poesia; o programa semanal Rádio Chama, na Rádio Roquette Pinto FM (RJ); a realização ou co-produção de CDs de inéditas de compositores como Thiago Amud (eleito pelo jornal O Globo um dos dez melhores discos de 2013), Pedro Sá Moraes, grupo Escambo, Paloma Espinola, Fernando Vilela; além de uma série de shows e turnês pelo Brasil e pelo exterior por parte de vários de seus integrantes.
No dia 16 de janeiro deste ano o Coletivo Chama foi destacado pelo jornalista Jon Pareles, no NY Times, que disse: “A música brasileira tem poucos rivais no mundo em termos de sofisticação estrutural. Isso não impediu pelo menos um grupo de exploradores de acrescentar ainda mais singularidades. (...) os membros do Coletivo Chama (...) empunham formas avançadas de construir, desconstruir, e por vezes sacudir as bases de uma música”.
Agendamento: Gestores de ONGs e diretores e professores de escolas públicas podem solicitar o agendamento de grupos de alunos por meio do email: inscricoesgratuitas@gmail.com. A produção fornecerá transporte e lanche para os grupos agendados, mediante disponibilidade de vagas. As inscrições individuais para acesso ao concerto didático "Poemúsica" serão realizadas no local do evento.
SERVIÇO
"Poemúsica – Concertos didáticos sobre música e poesia"
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 14 a 19 de outubro de 2014
Horário: Terça a sexta-feira às 10h e sábado e domingo às 16h
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Capacidade: 40 pessoas por dia
Acesso gratuito mediante inscrição prévia pelo email: inscricoesgratuitas@gmail.com
Informações: (85) 3453-2770

Nenhum comentário: