quarta-feira, 9 de outubro de 2013

DESTAQUES

Fortaleza sedia segunda edição do Festival Internacional do Folclore

De 20 a 24 de novembro, Fortaleza recebe 21 grupos de tradições e cultura popular de vários Estados do Brasil e grupo do Paraguai


A segunda edição do festival, que já é um dos maiores do Norte Nordeste, terá na abertura, dia 20, a realização do Seminário ‘Patrimônio: Terra da Luz – a Influência da Cultura Negra no Fazer Cultural de Fortaleza’

Pelo segundo ano consecutivo, Fortaleza recebe grupos de várias linguagens folclóricas e de vários estados do Brasil e do exterior. Após a seleção através de Edital, a Encena Produções em parceria com o Conselho Internacional de Dança (Cid-Unesco), selecionou 25 grupos, sendo 18 do Ceará, seis grupos de cinco estados brasileiros e os estrangeiros Bale Ibero americano do Paraguai.

Este ano, a programação acontece no Teatro Antonieta Noronha, Restaurante Estoril, Centro Cultural Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Colégio Agnus (Montese), e North Shopping. Além disso, os participantes terão a realização do Seminário Patrimônio: Terra da Luz – a Influência da Cultura Negra no Fazer Cultural de Fortaleza. “O objetivo é ampliarmos mais esse debate como forma de fortalecer os estudos e a contribuição da cultura negra no Ceará. É um legado importante que o festival precisa deixar para a comunidade científica, os integrantes de grupos folclóricos e para a sociedade”, explicou Sheila Fernandes, diretora executiva do festival.
Com dois dias a mais na programação e mais três grupos participando das apresentações, o Festival Internacional de Folclore se consolida já na segunda edição como um dos maiores encontros das tradições folclóricos do País.  “Em 2012 o festival cumpriu o anseio de grupos e público, que queriam muito um evento dessa expressão. Agora, precisamos ampliar, valorizar e consolidar o projeto, fixando-o no calendário oficial e tornando o Ceará como um grande palco da cultura popular brasileira”, esclareceu Sheila.
O festival é uma realização da Encena Produções em parceria com Comissão Nacional de Folclore, Comissão Cearense de Folclore e o CIOFF - Conselho Internacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes  Tradicionais e espera receber cerca de quatro mil pessoas em cada dia da programação.
Além das apresentações de maracatu, vaqueiros de marajó, lundu, síria, carimbó, boi, ciranda, curussê, coco, são gonçalo, dança do congo, baião, xote, xaxado, puxada de rede, pastoril e maneiro pau ainda estão previstas a realização do Seminário ‘Danças Populares como Práticas Culturais, Educativas e Sociais – Conflitos e Acertos’, vivências entre os grupos, apresentações especiais, terreirada de mestres entre outras atrações.
Dentre os grupos convidados, do Nordeste participam a Cia Capibaribe Sr. Dança (PE) e o Grupo de Dança Folclórica Pisada do Sertão (PB). Do Sul/Sudeste estarão os Tropeiros do Litoral (SC), o grupo Tradições Pommerland (ES) e Andora (ES). O Norte é representado pelo grupo Frutos do Pará (PA), além da participação internacional do Bale Ibero Americano do Paraguai.

Os cearenses dominam a programação, com os grupos Maracatu Vozes da África, ParaFolclórico Luar do Sertão, Txai Cia de Danças Populares, Grupo de Dança Tablado, Ore Anacã (Universidade Federal do Ceará), Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, Grupo Fulô do Sertão, Grupo Tradições Cearenses, Grupo MiraÍra, Grupo Parafolclórico Terra da Luz, Quadrilha Ceará Junino e Cia Estrelas da Rua.

Serviço:
I Festival Internacional do Folclore do Ceará
De 23 a 25 de novembro de 2012
Informações: (85) 3023.3064
www.festivaldefolcloredoceara.com.br












Evento apresenta artesanato e decoração do Brasil e do mundo

Nova edição de Feira Internacional acontecerá de 1º a 10 de novembro, no Centro de Negócios do Sebrae


De 1º a 10 de novembro, no Centro de Negócios do Sebrae, Fortaleza será novamente palco de uma das maiores feiras de artesanato do Brasil, com 20 países e 13 estados participantes trazendo novidades e tendências do mais genuíno artesanato e da decoração mundial.
Um passeio pela Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes), que está pela quarta vez em Fortaleza, se transforma em uma verdadeira viagem cultural, em que é possível conhecer a arte e um pouco da história de cada povo.
Para esta edição, estão confirmados representantes dos países África do Sul, Chile, Coréia, Dubai, Equador, Filipinas, Austrália, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Palestina, Peru, Paquistão, República Tcheca, Rússia, Senegal, Tanzânia, Tunísia e Turquia. O Brasil será representado por 13 grandes estados: Ceará, Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins, reunidos ao todo em 80 estandes.
Uma das grandes novidades deste ano é a participação da Rússia, que tem como forte característica a fabricação das bonecas chamadas de Matryoshka, geralmente representando líderes políticos ou personagens de contos de fadas, também conhecidas como as bonecas da prosperidade e da maternidade.

A Turquia estará muito bem representada com luminárias, toalhas bordadas e jogos americanos da região da Capadócia, porta-retratos e lustres em madrepérola, bolas de decoração, bandejas das Filipinas e colchas e tapetes bordados da Índia. Os visitantes terão ainda a oportunidade de se deslumbrar com as peças da República Tcheca e do Congo, como brincos, colares, bolsas, além de esculturas do Senegal.
A cidade de Caruaru (PE), eleita em 2012 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como o maior centro de artes figurativas das Américas, marca presença pela primeira vez trazendo seu carro-chefe: esculturas de cerâmica e peças em couro e algodão que facilmente são reconhecidas por sua beleza e sensibilidade.
Das serras gaúchas, os queijos, vinhos e os deliciosos sucos de uva são a atração especial. Estarão presentes também os famosos doces de Minas Gerais, que unem a tradição dos doces artesanais, talentos típicos da culinária mineira.
Devido ao grande sucesso, o artista plástico Gleibson Cavalcante é um dos que retornam a esta edição. Gleibson traz à feira quadros pintados ao vivo, transformando as peças em verdadeiras obras de arte.
A Feincartes é promovida pela Mathias Feiras e Eventos e já se comprova como um grande sucesso, tendo carinhosamente seus dias reservados no calendário do povo cearense e já chegando à sua 47ª edição pelo Brasil. Segundo a organizadora do evento, Maria Mathias, o principal objetivo da feira é oferecer ao visitante a oportunidade de conhecer e adquirir produtos únicos com preços acessíveis. “A feira é a expansão de muitas culturas que geram satisfação nos visitantes em conhecer de perto as características de cada região, e ainda levam para casa produtos exclusivos”, afirma.

SERVIÇO
FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO E DECORAÇÃO (FEINCARTES)
Data: 1º a 10 de novembro.
Local: Centro de Negócios do Sebrae (Av. Monsenhor Tabosa, 777 – Praia de Iracema).
Horário de visitação: Todos os dias, de 15 horas a 22 horas.
Entrada: R$ 8,00 (oito reais).
Ingressos: Pessoas com 60 anos ou mais pagam meia-entrada e crianças até 12 anos de idade, acompanhadas por responsável, têm entrada liberada.
Informações gerais sobre o evento pelos telefones: (27) 9228.1511 / (85) 8974.5007 / (85) 9839.3285. E-mail: contato@feincartes.com.br. Site: www.feincartes.com.br. Facebook: Feira Feincartes.

 









Ceará ganha o seu primeiro Festival Literário Internacional

Na primeira edição da FLAQ, a “Festa das Letras”, em Aquiraz, escritores cearenses convidam autores latinoamericanos e brasileiros

>Jornalista e escritor cearense Xico Sá é um dos convidados  
 
Aquiraz, a primeira capital cearense, será também o primeiro município do estado a abrigar um festival literário internacional. Sem deixar de lado a sua vocação para o turismo, a cidade litorânea sedia de 21 a 24 de novembro a 1ª Festa Literária de Aquiraz – FLAQ (www.flaq.com.br).
Com o tema Marés Literárias, o evento acontece no Engenhoca Parque Educativo – localizado a pouco mais de 15 quilômetros do centro de Fortaleza, foi construído em local que abrigava uma antiga Fábrica. O Parque é um exemplo de passeio que une, ao mesmo tempo, muita diversão e aprendizado para crianças, jovens e adultos.
O encontro contará com as presenças de alguns dos mais importantes autores cearenses, ao lado de outros nomes representativos da literatura latinoamericana e brasileira. Atividades paralelas dedicadas a professores e ao público-leitor adulto e infantil completam a programação.

A lista de escritores confirmados para o festival inclui os cearenses Ana Miranda, Xico Sá, Ronaldo Correa de Brito, Sidney Rocha e Tercia Montenegro. Esses autores convidaram seus parceiros de mesa Luiz Ruffato e os internacionais Mempo Giardinelli e Patrícia Ratto (Argentina), Pia Barros (Chile) e Héctor Abad (Colômbia).
“Nos últimos cinco anos festivais literários se multiplicam pelo Brasil e o Ceará não poderia ficar de fora desse movimento. Eles se multiplicaram porque é uma fórmula que deu certo em muitos quesitos: é uma festa que forma plateia, incentiva a leitura de forma lúdica e facilita o encontro do autor com o seu público” explica Mona Dorf, curadora da FLAQ, jornalista e há anos militante do incentivo à leitura.
Aquiraz será o ponto de encontro do público cearense com autores cearenses. “É um começo, porque é o nascimento de um festival, mas um começo ambicioso. Trouxemos grandes autores estrangeiros para contracenar com os brasileiros”, esclarece Mona. “E escritores que já tem projeção nacional, mas que talvez ainda sejam bastante desconhecidos do público local, como Sidney Rocha, Ronaldo Correa ou Xico Sá”, finaliza a curadora da FLAQ.
Programação - Na abertura, dia 21, Ana Miranda conversa com o argentino Mempo Giardinelli. Em seguida, a cearense Tércia Montenegro – cuja obra está sendo traduzida para o inglês para ser lançada pelo site Amazon – dialoga na mesa A Viagem da Literatura com o escritor Luiz Ruffato, que protagonizou a maior polêmica da recente feira de Frankfurt, Alemanha, em que a literatura brasileira foi destaque, ao proferir um discurso com críticas à realidade do país.
Na sexta-feira, dia 22, a cearense Maria da Penha, inspiradora da lei homônima que versa sobre a violência contra a mulher, participa da mesa Histórias que se Contam, ao lado de Sidney Rocha e da chilena Pia Barros. Ainda na sexta, a mesa Ditadura e Memória reunirá a argentina Patrícia Ratto e o cearense Ronaldo Correa de Brito.
No sábado, a mesa sobre Leitura e Educação na Era Digital reunirá os professores José Luiz Goldfarb e José Aires de Castro Filho para debater o acesso a conteúdos na internet, bibliotecas digitalizadas e à escrita colaborativa, compartilhada.
Ainda no sábado, a mesa de encerramento da FLAQ, Entre Meus Amores, reúne o escritor e jornalista Xico Sá e o colombiano Héctor Abad.
Homenagem – Nesta sua primeira edição, a FLAQ prestará homenagem ao contista cearense Moreira Campos, um dos mais importantes autores nacionais no gênero, cujas obras foram traduzidas para o alemão, francês, hebraico, italiano e inglês. O escritor ganha, inclusive, em razão da FLAQ, uma exposição aberta ao público no Museu Sacro São José de Ribamar, em Aquiraz.
Atividades paralelas - A FLAQ terá ainda oficina de minificção com a chilena Pia Barros; oficina de tuiteiros culturais com José Luiz Goldfarb; leitura e escrita com o jornalista e escritor Nelson Lourenço; mostra de fotos de grafites que inclui um concurso de frases entre alunos e professores de Aquiraz e outros interessados. Uma programação de música e show do cantor Fagner completam a programação.

SERVIÇO
Festa Literária de Aquiraz
Quando: de 21 a 24 de novembro
Horário: das 10 às 21 horas
Onde: Engenhoca Parque Ecoeducativo
Endereço: Rua Raimundo Coelho, s/n












CINEMA


Novo filme de Ridley Scott é uma das estreias da semana
 
"O Conselheiro do Crime" tem time de atores impressionante, com Penélope Cruz, Javier Bardem e Cameron Diaz e Brad Pitt, mas resultado decepciona
 

Em "O Conselheiro do Crime", novo filme do diretor Ridley Scott, uma das estreias dos cinemas de Fortaleza esta semana, com Michael Fassbender, Penélope Cruz, Javier Bardem e Cameron Diaz e Brad Pitt, um advogado (Fassbender) se envolve com tráfico de drogas. O roteiro é assinado por Cormac McCarthy, mesmo autor do romance que deu origem ao filme "Onde Os Fracos Não Têm Vez" Divulgação
A julgar pelo time de envolvidos, "O Conselheiro do Crime", novo filme de Ridley Scott ("Alien, o Oitavo Passageiro"), tinha tudo para dar certo. Além de Scott na direção, o roteiro é do vencedor do prêmio Pulitzer Cormac McCarthy, autor dos romances que deram origem a "Onde os Fracos Não Têm Vez" e "A Estrada", e elenco de dar inveja a muitos diretores: Michael Fassbender, Penelope Cruz, Cameron Diaz, Brad Pitt  e Javier Bardem. Essa equipe estrelada, no entanto, não foi capaz de garantir os melhores resultados.
Fassbender é um advogado bem sucedido e muito apaixonado pela namorada Laura, vivida por Penélope Cruz. Sob lençóis brancos e muitos suspiros, os dois protagonizam cenas quentes nos primeiros minutos de filmes. Segundo sites especializados, Fassbender disse que esse foi uma das cenas mais difíceis da carreira porque Bardem, marido da atriz e também estrela do filme, assistia a tudo ao pé da cama.
Mesmo com a vida aparentemente perfeita, o conselheiro parece querer mais e se envolve em uma transação de venda da drogas de US$ 20 milhões. O esquema, no entanto, oferece muitos riscos devidamente esclarecidos pelo já experiente Westray (Brad Pitt). Caso algo saia errado, ele diz, os responsáveis pela droga no México serão impiedosos. E, como era de se esperar, as coisas dão muito errado.  


O desenrolar é previsível e os diálogos, apesar de bem trabalhados, pouco contribuem para o andamento do longa. O personagem de Barden, Reiner, que desperta interesse pelo estilo de vida extravagante, é responsável por falas sexistas, que não servem para reflexões ou para entendimento do personagem.
Em certo momento do filme, Reiner se mostra assustado quando a mulher decide fazer uma performance sexual exótica e emenda dizendo que não sabe se pode confiar nela. "Mas você não pode confiar nela por causa disso?", pergunta o conselheiro. "Não. Isso não tem nada a ver", diz o traficante, sem explicar.
Na outra ponta, o trio Cameron Diaz, Michael Fassbender e Javier Barden faz um bom trabalho. Barden e Diaz vivem o casal de traficantes que leva uma vida extravagante, com direito a tigres no quintal, dentes de ouro e roupas ultracoloridas, mas é Fassbender quem mais se entrega para viver o desespero de um homem que percebe que não é tão esperto quanto parece.
Mesmo com a trama simples, novos personagens que parecem importantes para história não param de surgir até o final. Quem assiste faz um esforço para gravar a função de cada um na história, mas já perdeu outros diálogos rebuscados enquanto faz o exercício. Pelo menos, a fotografia de Dariusz Wolski é belíssima e, mesmo que você também se perca, vai ter o que admirar.











GASTRONOMIA



Festival oferece degustação de 150 vinhos de diversos países

Segunda edição do Vinho Fest acontecerá no próximo dia 5 de novembro, no Empório Delitalia
 

No próximo dia 5 de novembro, o Empório Delitalia receberá a segunda edição do Vinho Fest Fortaleza. Estarão à disposição dos visitantes 150 rótulos de 40 diferentes regiões, incluindo o Brasil, Argentina, Chile, Itália, Portugal, Espanha, Grécia, Estados Unidos, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.
"O objetivo do Vinho Fest é ajudar o consumidor a desenvolver o gosto pessoal, conhecendo vinhos de diferentes regiões, ampliando seus horizontes e formando um apurado senso critico individual", diz o sommelier Marco Ferrari, um dos organizadores do festival. Ele lembra que a ideia do evento surgiu da observação de que muitos consumidores têm dificuldade de comprar vinhos diferentes dos que já estão acostumados. "Nós observamos que há uma desconfiança do consumidor local em se aproximar de vinhos menos conhecidos, o que o leva a escolher sempre as mesmas opções", afirma Ferrari.
Portanto, o festival é uma ótima oportunidade para chamar a atenção dos enófilos para vinhos de regiões diferentes, de produtores diferentes e estimular o consumidor a provar novas sensações, sem medo do desconhecido. Desta forma, poderá aproveitar toda a variedade e a riqueza que o mundo do vinho oferece.
Além das degustações, ao longo do evento serão divulgados os vinhos campeões selecionados durante as avaliações às cegas por um painel eclético composto por sommeliers, especialistas, profissionais do trade e enófilos. “Posso adiantar que teremos interessantes surpresas. O que é comum de acontecer quando se avalia vinho sem se deixar influenciar pelo preço, procedência ou marca”, diz Ferrari.
Além de conferir a boa relação custo e benefício dos vinhos brasileiros, os visitantes do Vinho Fest poderão experimentar rótulos excepcionais e exóticos. Entre as jóias, o espumante italiano Cuvée Brut Bellavista Franciacorta Docg. Produzido na região da Lombardia, próximo à cidade de Brescia, o Franciacorta é a resposta da Itália ao champagne francês. Trata-se de um champenoise elaborado pela renomada Bellavista, de 80% Chardonnay e 20% Pinot Noir, a partir de uma seleção altamente cuidadosa de vinhos fermentados e maturado em barricas de carvalho. No Franciacorta entram vinhos de seis a nove safras diferentes para dar este fantástico espumante.
Entre os exóticos, vale conferir o grego Agiorgitiko by Gaia. Apesar da Grécia produzir vinho desde os tempos de Socrates e Platão, muito pouco de sua produção enológica chega ao Brasil. Este tinto é produzido a partir da casta autóctone Agiorgitiko, na região do Peloponeso, fica de seis a oito meses em barricas de carvalho e harmoniza com cordeiro e carnes vermelhas em geral.
SERVIÇO
Vinho Fest Fortaleza 2013 -  2ª edição
Dia 5 de novembro, das 16h até às 21h, no espaço Escola do Vinho do Empório Delitalia (Av. Desembargador Moreira, 533 – Meireles). Ingressos: R$ 100,00, sendo R$ 50,00 de crédito para compra de vinho no evento ou na adega do Empório Delitalia. Mais informações: (85) 3133-5000.











BARES

Cervejaria Devassa de Fortaleza lança prato com edição limitada

Trazendo o estilo carioca para Fortaleza, a Cervejaria Devassa (Avenida Júlio Abreu, 175) engaja-se na campanha nacional em prol do Rio de Janeiro, intitulada #RioEuTeAmo. Para dar aos clientes a oportunidade de entrar no clima do movimento, a partir de 21 de outubro, as unidades franqueadas de todo o Brasil lançam promoção especial de combo, trazendo prato com edição limitada.
Criado pelo Chef Claudio Albuquerque, o prato “Da Esquina” é um petisco que reflete a vida do carioca. De acordo com ele, “Pensar em Rio de Janeiro é sentar numa mesa e ver a vida passar, e claro, só podia ser numa esquina. Para este momento perfeito, criamos o prato ‘Da Esquina’, com pitadas de Rio de Janeiro numa só sugestão para este evento”.
O prato traz pernil assado no vinho, lembrando as bodegas cariocas, bolinhos de arroz comuns no dia a dia de várias famílias do Estado, camarões da beira de praia, crocantes e sequinhos, caldinho de feijão preto, além de claro, pastel, que não poderia faltar, nos sabores, calabresa, cebola, muçarela e orégano. E para fechar a combinação, espetinhos de frango e mignon!
Pensado para ser degustado com amigos, o “Da Esquina”, quando acompanhado com quatro chopes, dá direito a um brinde especial, um copo que traz as marcas da Cervejaria Devassa e da campanha #RioEuTeAmo.
A campanha #RioEuTeAmo é uma plataforma que vai desenvolver, realizar e incentivar gestos de amor pela cidade. Serão dois anos de eventos e ações envolvendo arte, música, esporte, cinema, literatura e cidadania. O projeto terá seu grande momento em 2014, no lançamento de "RioEu Te Amo", um filme que segue o formato de "Paris Je t'aime" e "New York I Love You", com 10 histórias de amor vividas no Rio e assinadas por diretores de cinema brasileiros e estrangeiros, e com elenco internacional.







ONG que usa arte para ajudar jovens carentes ameaça fechar

Um dos únicos projetos culturais e sociais de Fortaleza que tem quase duas décadas de existência, o grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações – BCAD –, pode parar

Janne Ruth (à direita), em uma das edições do Fendafor, com outros grandes mestres da dança como Mariza Estrella e Hugo Bianchi: "Infelizmente vamos fechar as portas pela primeira vez."

Descaso com um trabalho social comprovado e omissão das autoridades. É o que se comprova pelo quase fechamento do BCAD, no bairro Bela Vista. Janne Ruth, presidente e idealizadora da ONG Bailarinos de Cristo, Amor e Doações -BCAD, responsável pelo Fórum Estadual de Dança do Ceará, que também criou no ano 2000 o Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará, o Fendafor, revela para o Jornal O Estado sua tristeza diante da falta de incentivos. “Nunca fechamos nossa porta e agora, como ninguém nos escuta, e depois de meses mantendo a ONG com recursos próprios, chegamos no limite”, afirmou.
O BCAD surgiu como resultado do trabalho desenvolvido desde 1981 pela Escola de Dança Janne Ruth, que realizava ações humanitárias e artísticas para receber crianças e adolescentes que não podiam pagar a mensalidade na Escola de Dança Janne Ruth. Com sua sede própria, no bairro da Bela Vista, a ONG trabalhava na construção de uma nova realidade, para que crianças, adolescentes e jovens não parassem de sonhar com uma vida mais digna.

Desenvolvendo cursos de Dança (Ballet Clássico e Contemporâneo como formação acadêmica), Dança de Rua, Acrobacia, Teatro, Inclusão Digital, Artes, Oficinas de Cidadania, Apoio Pedagógico (Reforço Escolar com incentivo a leitura e a escrita), cursos profissionalizantes, música (Flauta e Violão), Audiovisual, Pesquisas de Campo, Coreográficos e de movimento, Esportivos (natação e karatê no Estilo Shotocan), o BCAD é referência para pais de crianças carentes de Fortaleza. Inclusive alguns dos bailarinos que saem do BCAD para a Cia de Dança Janne Ruth chegam a despontar no cenário artístico exibindo o talento cearense em turnês internacionais.
“O BCAD nasceu da escola de Ballet Janne Ruth em 1994 e durante esses quase 20 anos já passaram 20 mil pessoas direto e indiretamente pelo nosso atendimento”, comenta Janne. “Esse ano estamos esperando resposta neste mês de Outubro de dois convênios na Prefeitura e mais duas emendas parlamentares que sustentariam a ONG. As emendas estão com o chefe de gabinete do Roberto Cláudio, o senhor Laudécio, na Secretaria de Governo, que é comandada pelo irmão do prefeito, o senhor Prisco. Não obtemos resposta nenhuma e a ONG temporariamente esta fechando suas portas, apesar de toda a problemática da gestão anterior”, explica.
O BCAD tem como desafio constante a sustentabilidade de sua nova estrutura, visto possibilitar que sua missão de promoção de reinserção e integração social de crianças e adolescentes em situação de risco social ou vulnerabilidade sócio-econômica, nas áreas pobres de Fortaleza. Janne não entende as distorções nas cobranças burocráticas de governos e prefeituras na hora de liberar o incentivo para projetos como o do BCAD. “Não sei dizer se não estão querendo pagar ou deixando o tempo passar. Não sei responder, so eles tem essa resposta. Mas o grupo BCAD é uma das ONGs mais bem avaliadas, presta um grande serviço e nem assim eles estão liberando o que é de direito. Existe uma grande burocracia nesses projetos que sempre causaram grandes atrasos. Nesse caso não são atrasos - são descasos”, completa Janne.










Rapper americano JA RULE fará show em Fortaleza

Fortaleza tornou-se rota oficial das grandes atrações internacionais do mundo da música, e desta vez a capital cearense irá receber o show do famoso rapper norte-americano Ja Rule, que vem em turnê ao Brasil e fará show inédito na cidade, dia 16 de novembro, no Mucuripe Club. Jeffrey Atkins, mais conhecido como Ja Rule, é famoso por fazer parte da história do rap mundial e ser responsável por grandes hits como 'Pain is Love', 'Mesmerize', 'Always on time', 'Wonderful' e 'Holla Holla'.
Ja Rule ganhou destaque pelo talento que tem com as rimas e lançou seu primeiro álbum “Venni Vetti Vecci”, no qual fez a canção “Daddys Little Baby” em homenagem à filha. Nesse mesmo álbum ele gravou uma canção que contava a vida dos bandidos da costa leste de New York: “It’s murda!”.
O cantor de 37 anos passou por altos e baixos durante sua carreira, mas nunca deixou de fazer o seu melhor na música. Reconhecido no mundo inteiro por suas trilhas em filmes, canções e clipes super bem produzidos, Já Rule está para lançar um filme chamado “I’m in Love with a Church Girl” e fará shows novamente no Brasil nos meses de outubro e novembro, inclusive no Ceará.

Atrações
Ja Rule
DJ Shark
Banda 085
DJ Jalu

Vendas
Levis - Iguatemi
Quorum - Aldeota (85) 3458-1715 e Via Sul (85) 3278-2984
Bilheteria Virtual: www.bilheteriavirtual.com.br

Ingressos
1º lote – R$ 40 (Pista); R$ 70 (Frontstage)
2º lote – R$ 50 (Pista); R$ 90 (Fronstage)

SERVIÇO
Show do rapper Ja Rule em Fortaleza
Dia: 16 de novembro
Local: Mucuripe Club
Informações: (85) 3458-1715 | 3278-2984














LIVROS - FICÇÃO


Depois de conquistar milhares de fãs ao redor do mundo, série “Revenge” vira livro
 

Escrito por Jesse Lasky, roteirista da equipe da série, que mostra uma parte da história que não foi exibida na TV
 

As questões de Willian Shakespeare (1564-1616) eternizadas em o Mercador de Veneza e escolhidas por Jesse Lasky para a abertura do livro Revenge – treinamento para vingança (Planeta, 256 pp, R$ 34,90), não deixam dúvidas ao tom que  o autor dá à história, sucesso arrebatador nos quatro cantos do mundo como série de TV, exibida no Brasil pela TV Globo e pelo canal por assinatura Sony.
Amanda Clarke, agora conhecida como Emily Thorne, decide voltar aos Hamptons, em Nova York, em busca de vingança contra aqueles que destruíram sua família e causaram a morte de seu pai.  Este é o mote da série.
No livro, Emily Thorne regressa a Rebun, no Japão, à mesma escola de vingança do mestre Takeda, onde já estivera. Lá, Emily aconselha Ava Winters, a jovem herdeira da premiada vinícola Starling, que quer se vingar do homem que a enganou e pelo qual fora perdidamente apaixonada. As duas conhecem ainda outras quatro pessoas que também buscam suas vinganças pessoais. O que nenhuma delas sabe é que em breve seus destinos vão se cruzar.
Tarimbada, Emily divide com Ava sua sabedoria sobre a vingança e a importância de buscar a justiça em um mundo onde os inimigos são os que se dão bem. Resta saber se Ava aprenderá as lições. Conseguirá tornar-se forte para recuperar o seu império?
Jesse Lasky cresceu em Long Island antes de ir para Nova York cursar faculdade. Após se formar, mudou-se para Manhattan, onde trabalhou em diversos projetos para cinema e televisão. Atualmente ele vive em Los Angeles e integra a equipe de roteiristas da série Revenge, exibida nos Estados Unidos pela ABC e, no Brasil, pelos canais Sony e Globo.










LIVROS - NÃO-FICÇÃO

Rod Stewart por ele mesmo

Em “Rod - A autobiografia”, o cantor revela detalhes de sua vida dentro e fora dos palcos

O cantor, compositor e astro do rock Rod Stewart, em 68 anos de vida, colecionou alguns números bastante expressivos: são 4 décadas de rock, 3 casamentos, 8 filhos, 16 vídeos mostrados pela MTV no dia da estreia do canal, mais de 200 milhões de discos vendidos e o recorde mundial da maior plateia de todos os tempos em um concerto de rock - 3,5 milhões de pessoas na praia de Copacabana em 1994 - registrado no Guiness Book. Sem falar nas inúmeras experiências pitorescas que tem para contar. Tudo isso ele reúne em Rod - A  autobiografia, que mistura suas muitas histórias curiosas com o humor característico de Stewart.
Com um misto de despretensão, bom humor e absoluto desapego à autocensura, tom narrativo que talvez explique o sucesso mundial de Rod - A autobiografia, o artista conhecido pela extrema vaidade (um dos capítulos do livro descreve em minúcias a "construção" de seu característico penteado) surpreende pela transparência e despudor com que revela sua história ao grande público.
São quase 400 páginas, incluindo 32 cheias de fotografias pessoais, que contam, da infância humilde em Londres até os dias atuais, a trajetória de Stewart. O vocalista de timbre rouco não perde tempo glorificando o próprio mito, nem sonega nenhuma informação importante - como a decisão de dar sua primeira filha à adoção ou o abuso de drogas, incluindo o uso que fez de cocaína por meio de supositórios, a fim de preservar suas vias nasais e a voz.
Outros aspectos embaraçosos da vida pessoal anterior à fama ou da vida pública já como artista consagrado (como o célebre caso de seu maior sucesso, Da ya think I'm sexy?, admitido como "plágio inconsciente" de Taj Mahal, de Jorge Ben Jor) são abordados sem rodeios. Stewart reconhece responsabilidades, explica as circunstâncias de seus atos e escolhas, mas não busca expiar culpas.
Além de desmentir várias lendas correntes a seu respeito (entre elas, a de que já foi coveiro e jogador de futebol profissional), o roqueiro lembra-se de como conheceu o guitarrista Jimi Hendrix, de sua parceria com Jeff Beck (com quem tocou no Jeff Beck Group, como teve de fugir de uma insistente Janis Joplin nos bastidores de uma turnê pelos Estados Unidos, sua amizade com Ronnie Wood, do Rolling Stones, e também com Elton John e Freddie Mercury, com quem chegou a pensar em montar uma banda (que se chamaria Nose, Teeth and Hair, lembrando as características físicas mais marcantes dos três artistas. Segundo ele, estranhamente, o projeto nunca vingou). Sua vida pessoal, os três casamentos e o relacionamento com os muitos filhos, também fazem parte da história que ele desnuda em Rod:a autobiografia.
Stewart também confessa que tem menos medo de envelhecer do que de enfrentar o fim da carreira - e se admite esperançoso de ter o bom senso de parar antes de entrar na espiral de decadência que o levaria a se apresentar para plateias cada vez menores. Pelo menos por enquanto, esses temores (da morte e do fim da carreira) parecem distantes. Aos 68 anos, e depois de ter enfrentado um câncer de tireoide que pôs em risco suas cordas vocais, Stewart ainda tem vigor suficiente para, uma vez por semana, atuar como lateral-direito do time amador Fram, de Los Angeles, e para ter lançado, no começo de 2013, seu 27º álbum de estúdio, Time, o primeiro autoral em vinte anos.
SERVIÇO
Título: Rod - A autobiografia
Autor: Rod Stewart
Tradução: Helena Londres
Gênero: Biografia
Páginas: 392
Preço: R$ 49,90
Editora: Globo Livros
***









MÚSICA

A novela pode até não ser boa, mas o CD é ótimo!

 

Trilha internacional da novela “Sangue Bom” reúne jovens e consagrados artistas
 

Depois do sucesso dos dois primeiros álbuns nacionais, a Som Livre lança a trilha sonora internacional da novela Sangue Bom. As 14 faixas do repertório acompanham o espírito jovem e cheio de romance da trama, misturando artistas do momento e clássicos estrangeiros.
Abrindo o repertório está o sucesso “Ho Hey”, da jovem banda folk The Lumineers, que embala as cenas de Amora (Sophie Charlotte) e Bento (Marco Pigossi). Do gênero indie, o grupo Gossip entra no CD com a dançante “Move in the Right Direction” e Fun, conhecida principalmente por “We are Young”, apresenta “Some Nights”. Acrescenta-se ao time das bandas, as consagradas Muse e The Beach Boys, com “Madness”, tema de Malu (Fernanda Vasconcellos) e Maurício (Jayme Matarazzo), e “That’s Why God Made the Radio”, de Tina (Ingrid Guimarães) e Vitinho (Rodrigo Lopez), respectivamente.
Música de Malu (Fernanda Vasconcellos) e Bento (Marco Pigossi), “Because You Loved Me”, de Diane Warren e famosa na voz de Céline Dion, é interpretada por Jesuton, cantora inglesa radicada no Brasil. A também clássica “Theme from New York, New York” aparece na voz de Ronaldo Canto e Mello.
A canadense Alanis Morissette interpreta “Guardian”, primeiro single de seu oitavo álbum homônimo, que embala as passagens com Natan (Bruno Garcia).  Já o vencedor do American Idol de 2012, Phillp Phillips canta a country e romântica “Home”, que acompanha as cenas de Xande (Felipe Lima) e Luz da Silva (Aline Dias). Também premiada, Emeli Sandé, vencedora do prêmio de escolha da crítica no Brit Awards 2012 e nova sensação do soul, vem com “Next to Me”.
O hit eletrônico “Feel so Close”, de Calvin Harris, é tema da personagem Amora (Sophie Charlotte). Outro sucesso das baladas internacionais, a dançante “Dont you worry Child”, entra no disco com a interpretação do grupo de DJ’s Swedish House Mafia e pelo cantor John Martin.  O fenômeno teen do pop Justin Bieber se junta ao rapper Ludacris em “All round the World”. Para fechar a trilha, o contratenor brasileiro Edson Cordeiro canta “Mercedes Benz”. ****

Nenhum comentário: