quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PELO INTERIOR

Farol de Paracuru recebe programação de artes integradas 

O evento é resultado de uma semana de formação com agentes culturais da cidade 
 

A praça do farol recebe neste sábado, dia 19 de outubro, a primeira ocupação cultural realizada por produtores locais integrando diversas linguagens. 
O evento intitulado “Festa do Farol em Paracuru - Para assistir, dançar e curtir”, inicia às 17h e estende-se por oito horas com o objetivo de trazer ao público apresentações de artistas locais. Nesta edição, além de atrações musicais participam artesãos,  palhaços e artistas cênicos. Acontece ainda uma mostra de curtas metragens educativos direcionada as crianças.
A festa que lança um nova iniciativa cultural na cidade, ocupa uma das maiores obras do projeto de qualificação da orla marítima de Paracuru - Praça do Farol. A iniciativa da ação deve-se à pouca utilização do espaço, desde a sua inauguração em 2006, e  a importância de ressignificá-lo para difundir a cultura local. O nome do evento traz o marco simbólico da cidade, o Farol, que não possui funcionalidade marítima, mas mantém-se funcionando todos os dias.
Elaborada no Projeto EntrePontos - Programa Integrado de Formação Livre para agentes culturais do Ceará, o evento é um laboratório prático de produção, técnica, comunicação e gestão de empreendimentos culturais. Seu objetivo é despertar uma politica cultural aberta aos artistas e produtores da cidade aproximando novos públicos e grupos culturais. A programação é composta por artistas locais, exaltando a diversidade do município, e por convidados de Fortaleza e Berlim. A festa reserva um momento especial com a presença da cantora Anastácia Azevedo. Nascida em Paracuru e radicada em Berlim, desde 1990, a artista encontra-se, hoje, de passagem pelo Brasil e participa realizando a primeira apresentação em sua cidade natal. Cantora e compositora, suas influências passam pela MPB, Jazz e Funk, mas na ocasião exaltará suas raízes levando o Forró Pé de Serra ao palco.
Um cortejo, ao som da Banda Mestre Pixuna, está programado para percorrer as ruas no entorno da Praça Principal iniciando a programação às 17h. Palhaços e agentes culturais também participam convidando as crianças para a programação infantil, que acontece na Praça do Farol com oficina de arte em garrafa pet, Pintura Facial,  espetáculo teatral ‘Sementinha da fé’ e Mostra de Curtas Infantis. Em paralelo, a Feira de Expositores com artesãos, tatuadores e Roda de Capoeira.
A programação musical inicia às 20h30, no último andar da Praça. A combinação do mar e a lua cheia ao lado do marco simbólico da cidade, o Farol, é o plano de fundo de toda a diversidade cultural que ocupa o palco até 1h. A primeira atração a apresentar-se será o Coral das Escolas Públicas, seguida de Rock da banda Conexão Acústica. O multi-instrumentista - Gustavo Portela unirá a cena e o som  com seu trabalho 'Le son sur scène' que traz a proposta de um show ‘cênico-musical’. O forró pé-de-serra chega a programação na voz da cantora Anastácia Azevedo e músicos convidados. Encerrando a ocupação cultural apresentam-se os DJs Fernando Biruta e Nilsynho da GBsom.
Serviço:
Festa do Farol em Paracuru
19 de outubro de 2013
Local: Praça do Farol
Horário: 17h







Festival Canoa Blues começa neste fim de semana

Fortaleza e Canoa Quebrada receberão alguns dos maiores nomes do blues nos próximos dias 11, 18 e 19 de outubro, com apresentações gratuitas

A cantora carioca Taryn Szpilman é uma das atrações do show de abertura, sexta, no Centro Dragão do Mar
A Praia de Canoa Quebrada vai se transformar no palco para os shows de alguns dos maiores nomes do Blues nacional, nos próximos dias 18 e 19 de outubro, sexta e sábado. A intensidade desse estilo musical de alma negra apresentado em um cenário paradisíaco faz do Canoa Blues o festival perfeito para quem aprecia música de qualidade. Atrações como o Blues Label (CE), Jefferson Gonçalves (RJ), The Headcutters (SC), Rodica (EUA), além de Diogo Farias e Marcelo Justa comandando uma jam session, prometem arrepiar o público com interpretações marcantes.
O festival, que está na sexta edição, já faz parte do calendário de eventos do Governo do Estado do Ceará e atrai, além de cearenses, turistas de diversos países. Este ano, uma novidade: o Canoa Blues antecipa um dia de apresentação e traz para Fortaleza a essência do Festival.
Como em todos os anos, o Canoa Blues tem uma atenção especial para ações de responsabilidade social. Na edição de 2013, a organização está estimulando que o público faça doação de livros, que serão destinados ao Conselho Comunitário de Canoa Quebrada. As doações serão recolhidas no próprio local. Também haverá oficina de narrativas de histórias para crianças e adolescentes da comunidade, atendidas pela ONG Canoa Criança.
Todos os shows em Fortaleza e em Canoa Quebrada, assim como as atividades de arte-educação, são inteiramente gratuitos ao público.
Abertura - Dona de uma das maiores vozes da atualidade na música brasileira, segundo críticos, a cantora Taryn Szpilman (RJ) é atração do primeiro dia do Canoa Blues, que este ano vem com uma novidade e traz para Fortaleza a abertura do festival. Taryn se apresenta no dia 11 de outubro, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar. A abertura da noite fica por conta de Rafael Balboa (CE), que inicia a apresentação a partir das 21 horas. A entrada é gratuita.
Nascida no berço de uma família musical, Taryn Szpilman tem o Jazz e o Blues em sua formação e se transforma numa verdadeira diva nos palcos. Considerada por diversos críticos como uma das maiores vozes do Brasil na atualidade, Taryn destaca sua crescente admiração e aprofundamento no Blues. Com três CDs lançados (Taryn, Bluezz e Negro Blue), a cantora atua também constantemente em TV e Cinema, com imagem e voz, tendo aparecido produções da Rede Globo, Disney e Globo Filmes.
O guitarrista Rafael “Balboa” Vasconcelos começou a despontar no cenário musical cearense a partir de sua participação na Killer Queen, projeto de tributo ao Queen, que contava com diversos outros músicos conhecidos e respeitados no meio. Sua passagem anterior por diversas bandas e estilos contribuiu para que desenvolvesse uma maneira própria de tocar. Em 2010, criou o Block, trio de blues e rock clássico, no qual assumiu também os vocais. Com a experiência, passou a compor blues.
PROGRAMAÇÃO CANOA BLUES 2013
11 de outubro, 21h - Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Fortaleza)
    Rafael Balboa (CE)
    Taryn Szpilman (RJ)
18 de outubro, 22h - Polo de Lazer de Canoa Quebrada (Praia de Aracati)
    Blues Label (CE)
    Jefferson Gonçalves (RJ)
19 de outubro, 22h - Polo de Lazer de Canoa Quebrada
    The HeadCutters (SC)
    Rodica Weitzman (EUA)
 A partir da meia-noite             
    Jam session com Diogo Farias e Marcelo Justa (Restaurante Baobah) (CE)

Nenhum comentário: