quarta-feira, 9 de outubro de 2013

GASTRONOMIA

Festival oferece degustação de 150 vinhos de diversos países

Segunda edição do Vinho Fest acontecerá no próximo dia 5 de novembro, no Empório Delitalia
 

No próximo dia 5 de novembro, o Empório Delitalia receberá a segunda edição do Vinho Fest Fortaleza. Estarão à disposição dos visitantes 150 rótulos de 40 diferentes regiões, incluindo o Brasil, Argentina, Chile, Itália, Portugal, Espanha, Grécia, Estados Unidos, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.
"O objetivo do Vinho Fest é ajudar o consumidor a desenvolver o gosto pessoal, conhecendo vinhos de diferentes regiões, ampliando seus horizontes e formando um apurado senso critico individual", diz o sommelier Marco Ferrari, um dos organizadores do festival. Ele lembra que a ideia do evento surgiu da observação de que muitos consumidores têm dificuldade de comprar vinhos diferentes dos que já estão acostumados. "Nós observamos que há uma desconfiança do consumidor local em se aproximar de vinhos menos conhecidos, o que o leva a escolher sempre as mesmas opções", afirma Ferrari.
Portanto, o festival é uma ótima oportunidade para chamar a atenção dos enófilos para vinhos de regiões diferentes, de produtores diferentes e estimular o consumidor a provar novas sensações, sem medo do desconhecido. Desta forma, poderá aproveitar toda a variedade e a riqueza que o mundo do vinho oferece.
Além das degustações, ao longo do evento serão divulgados os vinhos campeões selecionados durante as avaliações às cegas por um painel eclético composto por sommeliers, especialistas, profissionais do trade e enófilos. “Posso adiantar que teremos interessantes surpresas. O que é comum de acontecer quando se avalia vinho sem se deixar influenciar pelo preço, procedência ou marca”, diz Ferrari.
Além de conferir a boa relação custo e benefício dos vinhos brasileiros, os visitantes do Vinho Fest poderão experimentar rótulos excepcionais e exóticos. Entre as jóias, o espumante italiano Cuvée Brut Bellavista Franciacorta Docg. Produzido na região da Lombardia, próximo à cidade de Brescia, o Franciacorta é a resposta da Itália ao champagne francês. Trata-se de um champenoise elaborado pela renomada Bellavista, de 80% Chardonnay e 20% Pinot Noir, a partir de uma seleção altamente cuidadosa de vinhos fermentados e maturado em barricas de carvalho. No Franciacorta entram vinhos de seis a nove safras diferentes para dar este fantástico espumante.
Entre os exóticos, vale conferir o grego Agiorgitiko by Gaia. Apesar da Grécia produzir vinho desde os tempos de Socrates e Platão, muito pouco de sua produção enológica chega ao Brasil. Este tinto é produzido a partir da casta autóctone Agiorgitiko, na região do Peloponeso, fica de seis a oito meses em barricas de carvalho e harmoniza com cordeiro e carnes vermelhas em geral.
SERVIÇO
Vinho Fest Fortaleza 2013 -  2ª edição
Dia 5 de novembro, das 16h até às 21h, no espaço Escola do Vinho do Empório Delitalia (Av. Desembargador Moreira, 533 – Meireles). Ingressos: R$ 100,00, sendo R$ 50,00 de crédito para compra de vinho no evento ou na adega do Empório Delitalia. Mais informações: (85) 3133-5000.










Restaurante Buffalo Bill abre “free shop” de carnes nobres

De acordo com pesquisa feita pela consultoria em agronegócios Informa Economics FNP, os consumidores estão cada vez mais à procura de garantia da maciez, sabor e origem da carne que vai consumir.  E é apostando nessa ideia, que o restaurante Buffalo Bill inaugura com exclusividade em Fortaleza, o seu Free Shop. O local abre as portas para oferecer carnes de cortes nobres certificada.
Único representante no Nordeste da VPJ alimentos, de São Paulo, o novo Free Shop foi inaugurado com a presença do Antonio Augusto R. Miranda, diretor da empresa.  O estabelecimento funciona no anexo do restaurante Buffalo Bill Steack House localizado na Avenida Barão de Studart, 1040, Aldeota.
Os sócios Italianos Alberto Martinelli, Luciano Aceto e Dario Collini apostam em mais um empreendimento na capital do Ceará. Eles acreditam no potencial que tem se formado devido os avanços no Estado e o aumento da renda da população que estar a procura de produtos de qualidade, conforto e exclusividade. “Com a economia estável as classes emergentes consomem mais e querem qualidade em sua mesa”, completa Alberto.
Com uma lista de variedades o Free Shop será o primeiro em Fortaleza a vender carnes de Black e Red Angus certificadas pela Associação de Criadores de Angus e pelo Ministério da Agricultura. Entre os cortes irá oferecer T-Bone; Prime Ribe; Picanha; Assado de Tira; Panceta de Leitoa; French Rack de Cordero Prime; Porter House o Bisteca Fiorentina, Ribeye, e futuramente, azeite extra virgem de oliva e massas Italiana, vinhos, espumantes, champagnes e cerveja artesanal nacionais e internacionais.
O espaço tem 70m² com infraestrutura confortável e requinte para selecionar os melhores cortes de carnes para pratos especiais e churrasco entre amigos. Os sócios acreditam no aumento do consumo de luxo na capital e na busca incessante por produtos de alta qualidade.  Com a experiência do sócio Alberto Martinelli que foi Executive Corporate Chef da Costa Cruzeiro, Executive Chef em Disney e Princess Cruise Line, Restaurantes e hotéis cinco estrelas na Europa e em Fortaleza, atuou como Consultor Executivo no restaurante Jardim do Alchymist.
Serviço:
Buffalo Bill Free Shop
Avenida Barão de Studart, 1040, Aldeota
Informações. 085 3224.9718













LUXO

O novo caviar brasileiro
 
O sabor surpreendente da botarga conquista paladares e marca presença nas receitas dos melhores Chefs


Elogiada por grandes chefs e incorporada ao cardápio de  restaurantes nacionais de tradição gastronômica, a bottarga – ovas de tainha salgadas e desidratadas - da Bottarga Gold vem conquistando também os adeptos da culinária gourmet, que buscam consumir em casa esta iguaria muito apreciada na Europa onde é conhecida como o “Caviar do Mediterrâneo”.
Com sua coloração amarelo âmbar e sabor singular, a bottarga ralada e granulada oferece praticidade no uso do produto, mantendo as mesmas propriedades de aroma e sabor da bottarga inteira ou em pedaços.
Bottarga Gold investe em "caviar" de tainha
A botarga é uma espécie de caviar – só que, neste caso, em vez de ser composta por ovas de esturjão (como é o caso do caviar tradicional), é de tainha.
 A Bottarga Gold, empresa de Itajaí pioneira na produção da bottarga – a ova de tainha salgada e desidratada - no Brasil, apresenta sua nova embalagem de 50 gramas, num formato ideal para facilitar a experimentação dos amantes da gastronomia e incentivar as diversas possibilidades culinárias desta iguaria muito apreciada na Europa, onde é conhecida como o “Caviar do Mediterrâneo”.
Desde que iniciou a produção da bottarga em 2009, a Bottarga Gold vem conquistando o público especializado de chefs de cozinha e consumidores gourmets. No novo formato, a ova é apresentada em uma funcional porção de 50 gramas, que propicia seu uso pelo público em geral, no intuito de dinamizar seu consumo.

A bottarga traz diferenças sensíveis de sabor e textura. Suas possibilidades culinárias abrangem desde o consumo fatiado como aperitivo com pão e azeite, incorporado como ingrediente nas tradicionais massas italianas, bem como complemento de sabor em risotos, peixes, saladas e pratos mais sofisticados.
A qualidade da bottarga nacional é evidenciada pelo sabor e a qualidade da tainha pescada no litoral brasileiro, em relação às outras regiões onde esta espécie de peixe é capturada no mundo – como Estados Unidos, Mauritânia, Austrália e Taiwan. Não é a toa que a produção de ovas de tainha in natura no Brasil é bastante procurada por importadores europeus e asiáticos região onde o consumo deste alimento milenar é disseminado entre toda a população. “A tainha brasileira é pescada no mar e não na água doce, como ocorre em outras partes do mundo. Assim, quando o peixe é capturado aqui em Santa Catarina, após ter saído da Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul, ele já teve tempo de perder bastante gordura, o que se reflete positivamente no sabor suave do pescado e das ovas”, explica Sergio Arins, diretor de produção da Bottarga Gold.
A Bottarga é certificada junto ao SIF (Serviço de Inspeção Federal) e é encontrada geralmente junto aos temperos e especiarias nos empórios, delicatessens e nas seções gourmet de redes de supermercado. “Nosso objetivo é posicionar o produto como uma autêntica iguaria brasileira, acessível a todo tipo de consumidor”, explica o diretor de marketing da empresa, Murilo Bristot. Nesse sentido, a nova embalagem idealizada pela agência Design Inverso visa comunicar os atributos ao consumidor, associando o produto à pesca e trazendo receitas e explicações detalhadas sobre a bottarga, cujas propriedades nutricionais incluem a presença de ômega 3, cálcio, ferro e proteínas, em um alimento de baixas calorias.
A Bottarga Gold, de Santa Catarina, tem vários tipos da iguaria: inteira (R$ 43,50, 100 gramas), granulada (R$ 14,50, 40 gramas), em pó (R$ 16,90, 40 gramas) e em envolta em cera de abelha (R$ 44,30, 100 gramas). Além de poder ser consumida pura, acompanha também pães (foto) e massas. Pode ser comprada na loja virtual da marca www.bottargagold.com ou em lojas especializadas em produtos gourmet. Informações: (47) 3349-8696 e comercial@bottargagold.com. A empresa também criou um bem produzido canal no Youtube, que reúne diversas video-receitas elaboradas por chefs, ensinando de forma prática algumas das muitas possibilidades de saborear a bottarga.






BARES

Cervejaria Devassa de Fortaleza lança prato com edição limitada
Trazendo o estilo carioca para Fortaleza, a Cervejaria Devassa (Avenida Júlio Abreu, 175) engaja-se na campanha nacional em prol do Rio de Janeiro, intitulada #RioEuTeAmo. Para dar aos clientes a oportunidade de entrar no clima do movimento, a partir de 21 de outubro, as unidades franqueadas de todo o Brasil lançam promoção especial de combo, trazendo prato com edição limitada.
Criado pelo Chef Claudio Albuquerque, o prato “Da Esquina” é um petisco que reflete a vida do carioca. De acordo com ele, “Pensar em Rio de Janeiro é sentar numa mesa e ver a vida passar, e claro, só podia ser numa esquina. Para este momento perfeito, criamos o prato ‘Da Esquina’, com pitadas de Rio de Janeiro numa só sugestão para este evento”.
O prato traz pernil assado no vinho, lembrando as bodegas cariocas, bolinhos de arroz comuns no dia a dia de várias famílias do Estado, camarões da beira de praia, crocantes e sequinhos, caldinho de feijão preto, além de claro, pastel, que não poderia faltar, nos sabores, calabresa, cebola, muçarela e orégano. E para fechar a combinação, espetinhos de frango e mignon!
Pensado para ser degustado com amigos, o “Da Esquina”, quando acompanhado com quatro chopes, dá direito a um brinde especial, um copo que traz as marcas da Cervejaria Devassa e da campanha #RioEuTeAmo.
A campanha #RioEuTeAmo é uma plataforma que vai desenvolver, realizar e incentivar gestos de amor pela cidade. Serão dois anos de eventos e ações envolvendo arte, música, esporte, cinema, literatura e cidadania. O projeto terá seu grande momento em 2014, no lançamento de "RioEu Te Amo", um filme que segue o formato de "Paris Je t'aime" e "New York I Love You", com 10 histórias de amor vividas no Rio e assinadas por diretores de cinema brasileiros e estrangeiros, e com elenco internacional.

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