quarta-feira, 9 de outubro de 2013

LITERATURA

Ceará ganha o seu primeiro Festival Literário Internacional
 

Na primeira edição da FLAQ, a “Festa das Letras”, em Aquiraz, escritores cearenses convidam autores latinoamericanos e brasileiros; jornalista Mona Dorf assina a curadoria

>Jornalista e escritor cearense Xico Sá é um dos convidados  
Aquiraz, a primeira capital cearense, será também o primeiro município do estado a abrigar um festival literário internacional. Sem deixar de lado a sua vocação para o turismo, a cidade litorânea sedia de 21 a 24 de novembro a 1ª Festa Literária de Aquiraz – FLAQ (www.flaq.com.br).
Com o tema Marés Literárias, o evento acontece no Engenhoca Parque Educativo – localizado a pouco mais de 15 quilômetros do centro de Fortaleza, foi construído em local que abrigava uma antiga Fábrica. O Parque é um exemplo de passeio que une, ao mesmo tempo, muita diversão e aprendizado para crianças, jovens e adultos.
O encontro contará com as presenças de alguns dos mais importantes autores cearenses, ao lado de outros nomes representativos da literatura latinoamericana e brasileira. Atividades paralelas dedicadas a professores e ao público-leitor adulto e infantil completam a programação.

A lista de escritores confirmados para o festival inclui os cearenses Ana Miranda, Xico Sá, Ronaldo Correa de Brito, Sidney Rocha e Tercia Montenegro. Esses autores convidaram seus parceiros de mesa Luiz Ruffato e os internacionais Mempo Giardinelli e Patrícia Ratto (Argentina), Pia Barros (Chile) e Héctor Abad (Colômbia).
“Nos últimos cinco anos festivais literários se multiplicam pelo Brasil e o Ceará não poderia ficar de fora desse movimento. Eles se multiplicaram porque é uma fórmula que deu certo em muitos quesitos: é uma festa que forma plateia, incentiva a leitura de forma lúdica e facilita o encontro do autor com o seu público” explica Mona Dorf, curadora da FLAQ, jornalista e há anos militante do incentivo à leitura.
Aquiraz será o ponto de encontro do público cearense com autores cearenses. “É um começo, porque é o nascimento de um festival, mas um começo ambicioso. Trouxemos grandes autores estrangeiros para contracenar com os brasileiros”, esclarece Mona. “E escritores que já tem projeção nacional, mas que talvez ainda sejam bastante desconhecidos do público local, como Sidney Rocha, Ronaldo Correa ou Xico Sá”, finaliza a curadora da FLAQ.
Programação - Na abertura, dia 21, Ana Miranda conversa com o argentino Mempo Giardinelli. Em seguida, a cearense Tércia Montenegro – cuja obra está sendo traduzida para o inglês para ser lançada pelo site Amazon – dialoga na mesa A Viagem da Literatura com o escritor Luiz Ruffato, que protagonizou a maior polêmica da recente feira de Frankfurt, Alemanha, em que a literatura brasileira foi destaque, ao proferir um discurso com críticas à realidade do país.
Na sexta-feira, dia 22, a cearense Maria da Penha, inspiradora da lei homônima que versa sobre a violência contra a mulher, participa da mesa Histórias que se Contam, ao lado de Sidney Rocha e da chilena Pia Barros. Ainda na sexta, a mesa Ditadura e Memória reunirá a argentina Patrícia Ratto e o cearense Ronaldo Correa de Brito.
No sábado, a mesa sobre Leitura e Educação na Era Digital reunirá os professores José Luiz Goldfarb e José Aires de Castro Filho para debater o acesso a conteúdos na internet, bibliotecas digitalizadas e à escrita colaborativa, compartilhada.
Ainda no sábado, a mesa de encerramento da FLAQ, Entre Meus Amores, reúne o escritor e jornalista Xico Sá e o colombiano Héctor Abad.
Homenagem – Nesta sua primeira edição, a FLAQ prestará homenagem ao contista cearense Moreira Campos, um dos mais importantes autores nacionais no gênero, cujas obras foram traduzidas para o alemão, francês, hebraico, italiano e inglês. O escritor ganha, inclusive, em razão da FLAQ, uma exposição aberta ao público no Museu Sacro São José de Ribamar, em Aquiraz.
Atividades paralelas - A FLAQ terá ainda oficina de minificção com a chilena Pia Barros; oficina de tuiteiros culturais com José Luiz Goldfarb; leitura e escrita com o jornalista e escritor Nelson Lourenço; mostra de fotos de grafites que inclui um concurso de frases entre alunos e professores de Aquiraz e outros interessados. Uma programação de música e show do cantor Fagner completam a programação.
SERVIÇO
Festa Literária de Aquiraz
Quando: de 21 a 24 de novembro
Horário: das 10 às 21 horas
Onde: Engenhoca Parque Ecoeducativo
Endereço: Rua Raimundo Coelho, s/n








Escritora cearense ganha 55º Prêmio Jabuti de Literatura

Socorro Acioli venceu a categoria Ficção Infantil com o livro “Ela Tem Olhos de Céu”

A comissão realizadora do 55º Prêmio Jabuti de Literatura contabilizou os votos do curador na segunda fase da premiação. Entre os vencedores está a escritora cearense Socorro Accioli com o livro infantil “Ela Tem Olhos de Céu”, publicado pela editora Gaivota.
Socorro é jornalista, formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará. Tem 17 livros publicados, entre ensaios biográficos, literatura infantil e juvenil. Já recebeu o selo de Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e o prêmio de Melhor Obra Infantil do Governo do Estado do Ceará.
A apuração dos votos foi aberta ao público na sede da Câmara Brasileira do Livro, em Pinheiros. O resultado oficial foi anunciado na noite de quinta-feira (17) , após auditoria para corrigir eventuais erros na contagem dos votos.











ENTREVISTA


Editora Armazém da Cultura lança novo livro de Ana Miranda

“O peso da luz, Einstein no Ceará” terá noite de autógrafos com a presença da escritora cearense, nesta sexta-feira, na Livraria Cultura da Avenida Dom Luís, às 18h

Construído com elementos da biografia de Albert Einstein, “O peso da luz”, novo livro de Ana Miranda, que será lançado na próxima sexta, 18 de outubro, às 19h, na Livraria Cultura. A nova obra da escritora cearense trata de um amante da ciência que conta suas memórias, Roselano Rolim – relojoeiro e inventor de uma máquina utópica, um moto-perpétuo estelar –, uma espécie de Quixote nascido em Cajazeiras. Na mesma cidade paraibana viveu um tio-avô da autora, que nos anos 1930 inventou um controle remoto, e inspirou o personagem. Leitor ardente das teorias de Einstein, Roselano recebe de seu amigo poeta a notícia de que uma comissão de cientistas ingleses está a caminho de Sobral, ao norte do Ceará, com a finalidade de comprovar a teoria da relatividade geral, durante um eclipse total do Sol que ocorrerá em 29 de maio de 1919.
Em comissão particular, na companhia de seu amigo poeta e do papagaio Galileu, Roselano embarca numa viagem que provoca em si uma verdadeira revolução, com a descoberta de outros mundos, novos modos de amar, de se relacionar com os seres humanos, com os próprios sonhos, e consigo mesmo, e a revelação do lado universal da vida que se consome num moto-contínuo. As observações da comissão inglesa, composta pelos cientistas Andrew Crommelin e Charles Davidson, comprovaram a teoria de Einstein que declarou, posteriormente: “A pergunta que minha mente formulou foi respondida pelo ensolarado céu do Brasil”. A teoria da relatividade geral ocasionou uma das maiores revoluções da história humana.
Voltada para a imaginação e linguagem, dotada de um brasilianismo intenso, Ana Miranda realiza um trabalho de redescoberta do nosso tesouro literário, que a leva a dialogar com autores e obras da literatura nacional. Fundada em séria e vasta pesquisa, recria épocas e situações que se referem à história literária brasileira, mas, primordialmente, dá vida a linguagens perdidas no tempo. Sua obra, de mais de vinte livros, tem sido matéria de estudos na área acadêmica, recebendo teses e monografias geralmente ligadas a questões de literatura & história, barroco brasileiro, romantismo, ou pós-modernidade.
Ana Miranda recebeu prêmios importantes na literatura brasileira, como Jabutis, da Academia Brasileira de Letras e Sereia de Ouro. A escritora cearense teve sua obra traduzida em cerca de vinte países, e conquistou expressivo número de leitores no Brasil. Ana Miranda consagrou-se igualmente pela inclusão de “Boca do Inferno” (1989) no cânon dos cem maiores romances em língua portuguesa do século 20, elaborado por estudiosos da literatura, brasileiros e portugueses.  “A última quimera” (1995), “Desmundo” (1996), ”Dias & Dias” (2002) e outros. ”O peso da luz” faz parte de uma série de Novelas cearenses que a autora planeja publicar.

Confira entrevista com a autora:

A novela O peso da luz, Einstein no Ceará, foi escrita para homenagear seu tio-avô, que era inventor?
Sim, claro, é uma história fascinante que corre na minha família, mamãe sempre a repete. Esse tio, que se chamava Inácio Nóbrega, e morava em Cajazeiras da Paraíba, inventou nos anos 1930 um controle remoto, e cedeu os desenhos e cálculos a um viajante alemão, que prometeu patentear o invento em seu país. Mas desapareceu com os esquemas, e meu tio Inácio nunca mais teve notícias. Foi uma consternação para ele e para a família. É uma homenagem aos inventores em todas as áreas, às utopias e quimeras. Mas também é uma homenagem ao Ceará, pois aborda um tema cearense, que é a comprovação da teoria da relatividade geral, de Einstein, ocorrida durante um eclipse em Sobral, em 1919. Para lá foi enviada uma comissão científica com a missão única de comprovar a teoria do cientista nascido na Alemanha. Interessante é que foi na época da Primeira Grande Guerra, e britânicos e alemães eram inimigos. Além da grande conquista científica, que revolucionou o mundo em tantos aspectos, a comprovação foi uma espécie de vitória do espírito de cooperação contra o espírito bélico.

É seu primeiro livro que se passa em sua terra natal, o Ceará?

De certa forma, sim. O Ceará sempre esteve presente em mim, assim como a Paraíba e todo o Nordeste, em alguns de meus modos de ser e ver o mundo. Em Dias & Dias eu pisei pela primeira vez o solo cearense, quando personagens passam por Fortaleza. Eu sentia uma falha no conhecimento de minhas origens, pois saí de Fortaleza aos quatro ou cinco anos de idade. Voltei a morar no Ceará, e a me imbuir de seus elementos culturais, históricos, tenho conhecido muitos aspectos dessa terra, e isso me inspira livros com temas locais.

O fato de a comprovação se passar no Ceará tem alguma relevância para a teoria?

Tem relevância para o Ceará e para o Brasil, por extensão. Tudo o que acontece em nosso país passa a fazer parte de sua história, e tudo deixa consequências que devem ser examinadas, lembranças que devem ser preservadas. O fato traz à luz, por exemplo, aspectos importantes de nossa história científica, como o conflito entre ciência utilitária e ciência pura, ou a dificuldade, falta de tradição, de apoio à pesquisa científica. Pelos relatórios dos cientistas das comissões inglesa e brasileira, podemos verificar nitidamente as nossas dificuldades. E se não tratarmos de nossos temas, se não os conhecermos e examinarmos, e criarmos nossas próprias referências, estaremos sempre como repetidores colonizados de conhecimentos externos, li, dia desses, essa frase no jornal.

Por que a senhora escolheu um poeta para acompanhar o cientista inventor, narrador do livro?

Para tecer laços entre a ciência e a poesia, ambas têm exatidão, ambas se compõem de imaginação e exigem ousadia. Também para criar um parâmetro de comportamento entre duas figuras quase marginalizadas na sociedade, o poeta e o inventor, tidos como quixotescos, por abordarem reinos do conhecimento humano que são essencialmente subjetivos, e saírem em busca do desconhecido. A alma humana e o moto-perpétuo. Einstein achava que a imaginação é mais importante do que o conhecimento. É por essa vereda...

Einstein esteve realmente no Ceará?
Esteve, como símbolo. Na verdade toda arte é simbólica, e a presença dele no Ceará significa a chegada de um novo tempo, e a ânsia de estabelecer contato com o mundo, até mesmo com o tão misterioso universo, com as origens da vida, com os significados da existência, porque a física abstrata tenta vasculhar o mistério, assim como a poesia. Num mundo em que se acreditava em verdades e certezas, houve um momento em que a “realidade” tomou um aspecto relativo. Houve um como que desmanche cultural, uma fragmentação atômica. O livro aborda a questão do sentimento de provincianismo, e o exílio pessoal e cultural. Também, as possibilidades de renovação, um sentimento que inquieta a humanidade, porque encerra o tema da vida & morte.

O narrador do livro dá de presente a Einstein um papagaio. É sabido que Einstein teve em sua casa um papagaio. Qual o significado do papagaio?

O papagaio é um elemento da vida de Einstein, que cuidou de uma dessas aves. O biógrafo Walter Isaacson diz que ele recebeu o papagaio de presente de um centro médico, em 1954, deixaram a ave na porta da sua casa. Einstein andava doente, já no fim da vida, e o presente deve ter sido terapêutico. Talvez ele falasse que gostava de papagaios, talvez já tivesse tido um. Os jornais brasileiros mencionam que durante a visita ao Rio um cidadão lhe entregou um papagaio, e Einstein teria levado essa ave para sua casa. Se for verdade, é fascinante a coincidência, pois deve ter algum significado que pode ser examinado. Soube que o papagaio mais inteligente do mundo, que vivia num zoo nos Estados Unidos, se chamava Einstein. De toda forma, é uma ave bem popular, domesticável, humanizada a tal ponto que chega a repetir os sons, como se falasse, e há uma força afetiva entre essa ave e a pessoa que dela cuida. Levar do Brasil um papagaio pode ser levar um símbolo da nossa natureza e cultura. A inserção do Novo Mundo no Velho Mundo, poderia ser... A invasão da cultura popular, do folclore, na erudita... A natureza que existe na cultura... O idílio da floresta primitiva... Abordagens assim. Para Roselano o papagaio era uma ligação afetiva com Einstein, o personagem lhe ensinava apenas frases em alemão.

A sua admiração por Einstein é patente no livro. Que características desse cientista a entusiasmam?

Tudo nele é entusiasmante, sua personalidade ao mesmo tempo meiga e insolente, seu senso de humor, sua simplicidade e despojamento de bens materiais, e o que ele disse de si mesmo, numa carta a um filho: “a capacidade de se elevar acima da mera existência, sacrificando sua própria pessoa ao longo dos anos em prol de um objetivo impessoal”. E a inteligência brilhante dele, que se expressava em ideias científicas, mas também nas frases que ele despejava com espontaneidade.

O conflito de Einstein, em relação à criação da bomba atômica, não está no livro. Por quê?

Porque se passou depois da ação do livro, que se resume ao período de 1919 a 1925. No entanto, apesar de o narrador ser um apreciador irrestrito do trabalho de Einstein, a polêmica sobre sua vida e obra se encontra nas páginas da novela, dentro das perspectivas da época e local, o Brasil. Apesar de uma pureza apaixonada na visão do narrador, Einstein aparece com suas contradições.

Por que você chama o livro de novela, e não romance?
A novela é um romance abreviado, com trama contida numa só linha de narração, poucos personagens, nada daquela voz polifônica, daquele longo devaneio, fugas, daquelas tramas paralelas, que caracterizam o romance. O peso da luz se encaixa bem melhor nas definições de novela.

A linguagem de O peso da luz é bem mais simples do que a de seus romances. A que se deve isso?

Deve-se à época em que se passa a trama, século 20, não estou recriando nenhuma dicção antiga, e as dicções antigas hoje nos parecem complicadas, quanto mais antigas, mais desconhecidas, dando a sensação de estranheza. Também o fato de ser novela leva à simplificação da estrutura ou vice-versa. E o fato de o narrador ser um homem das ciências exatas. As falas do poeta são bem mais rebuscadas, no livro, inspiradas em Augusto dos Anjos, era o tempo do cientificismo poético, ou da poesia cientificista.

A senhora diz que O peso da luz é a primeira das Novelas Cearenses que pretende escrever. Poderia dizer quais são as outras?
Prefiro guardar segredo. O Ceará tem uma riqueza quase virgem, no campo da literatura histórica, e há temas fabulosos. Sinto que tenho condições de fazer um trabalho nesse sentido, animada por uma espécie de amor natural.

Serviço:

“O peso da luz, Einstein no Ceará”

Lançamento em Fortaleza

Data:                     18 de outubro de 2013.

Hora:                    19 horas

Local: Livraria Cultura -  Av. Dom Luís, 1010, Ljs. 8,9 e 10. Fone: (85) 4008.0800

Editora:                               Armazém da Cultura

Preço de capa: R$ 40,00

Fone:                    (85) 3224.9780







Nenhum comentário: