quarta-feira, 9 de outubro de 2013

DIVIRTA-CE COBERTURAS

Canoa Blues reúne músicos virtuosos em Aracati

Evento acontecerá nesta sexta e sábado, na praia de Canoa Quebrada, com shows da banda Blues Label, Jefferson Gonçalves, Diogo Farias, Marcelo Justa e outros

>As atrações principais The Headcutters (SC) e Rodica (EUA) – neste fim de semana em Canoa

Após o sucesso na noite de abertura em Fortaleza, quando recebeu no palco do anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura a diva do Blues Taryn Szpilman e o talentoso cearense Rafael Balboa, o Canoa Blues prepara mais dois dias de apresentação de muita música boa. Nos próximos dias 18 e 19 de outubro, a intensidade desse estilo musical de alma negra vai tomar conta do cenário paradisíaco de Canoa Quebrada, praia que fica a 150 quilômetros de Fortaleza. Atrações como o Blues Label (CE), Jefferson Gonçalves (RJ), The Headcutters (SC), Rodica (EUA), além de Diogo Farias e Marcelo Justa comandando uma jam session, prometem arrepiar o público com interpretações marcantes. O festival, que está na sexta edição, já faz parte do calendário de eventos do Governo do Estado do Ceará e atrai, além de cearenses, turistas de diversos países.
Liderada pelo guitarrista e vocalista Roberto Lessa e pelo tecladista Leonardo Vasconcelos , a Blues Label nasceu para realizar o sonho de um grupo de amigos que queria tocar a música popular centenária nascida dos lamentos, festejos e laboras afro-descendentes norte americanos. O trabalho e pesquisa apurados deram ao grupo livre trânsito por entre várias vertentes dessa música, além dos estilos musicais que provieram do Blues: Blues de raiz, Country-Blues, R'N'B, Jump, Blues Rock, Funk e Soul.
Gaitista de primeira grandeza, o carioca Jefferson Gonçalves, outra atração do Canoa Blues 2013, fundou as bases de um rico diálogo entre distintos gêneros musicais, traçando não apenas paralelos, mas sobretudo interseções, que transformam similaridades e até mesmo diferenças num emaranhado muito bacana de harmonias, melodias e ritmos. É assim que as esquinas do Nordeste Brasileiro, sopradas pelos foles do centenário Gonzagão, se cruzam com as do Mississippi profundo, dedilhadas pelas cordas de aço de Muddy Waters.
The Headcutters, considerada uma das mais renomadas bandas de Blues do Brasil, é outro destaque do evento em Canoa Quebrada. Com o timbre e a sonoridade dos anos 40 e 50, segue a linha das lendárias gravadoras de Blues de Chicago daquela época. O nome vem como uma homenagem aos grandes ídolos do Blues, Muddy Waters, Little Walter e Jimmy Rogers que no começo dos anos 50 eram chamados alusão a estes grandes mestres que são a grande fonte de inspiração da banda. Tem como formação Joe Marhofer na harmônica e vocal, Ricardo Maca na guitarra e vocal, Arthur “Catuto” Garcia no contra-baixo acústico e Leandro "Cavera" Barbeta na bateria.

SERVIÇO:
Canoa Blues
18 de Outubro
Shows: Blues Label e Jefferson Gonçalves (Polo de Lazer de Canoa Quebrada)
19 de Outubro
Shows: The Headcutters e Rodica Weitzman (Polo de Lazer Canoa Quebrada), às 22 horas | Diogo Farias e Marcelo Justa (Restaurante Baobah), a partir da meia noite
Acesso gratuito









ENTREVISTA

Jefferson Gonçalves mostra o ‘poder da gaita’ em Canoa Quebrada  

Músico é uma das atrações do festival Canoa Blues 2013, que acontece neste fim de semana

O carioca Jefferson Gonçalves é um dos maiores gaitistas brasileiros. Gravou e acompanhou vários artistas de renome, como Belchior, Victor Biglione, Celso Blues Boy, Vanessa Barum, Tavares da Gaita, entre outros. Em 1992 fundou a banda Baseado em Blues, com o qual gravou três álbuns. Em entrevista para o DIVIRTA-CE, ele fala da carreira, do disco novo e como será sua apresentação no festival Canoa Blues, que acontece neste fim de semana.

DIVIRTA-CE - Você já participou de diversos festivais por todo o Ceará. Como é essa relação com o público cearense, quais os shows mais memoráveis?
JEFFERSON GONÇALVES-
Minha relação é a melhor possível, tenho vários amigos no Ceará e sempre mantenho contato com eles. Recentemente participei do show de lançamento do novo CD do Felipe Cazaux em São Paulo e estou sempre em contato com o Geraldo Junior e Beto Lemos, dois grandes músicos do Cariri que moram no Rio de Janeiro. Como dizem:  sou o carioca mais cearense que existe (risos)! Em relação ao melhor show é complicado dizer, pois foram vários que fiz e todos tem suas conquistas e particularidades, mas posso afirmar que a apresentação do Blues Etc no Festival de Guaramiranga foi emocionante.

DIVIRTA-CE - Você é um dos gaitistas mais famosos e atuantes do país na atualidade. Como você analisa a produção de música instrumental brasileira atualmente?
JG -
Famoso!!! Me considero, na verdade, um batalhador. Estou sempre procurando locais e públicos novos e por isso fiz tanto show no Ceará. Acredito que conheço o estado mais do que muito cearense (risos), eu gosto desses desafios de tocar em cidades e locais onde não tem a cultura da música instrumental ou jazz e blues, acho que por isso faço bastante show. Acredito muito em formação de plateia e ter a oportunidade de mostrar meu som para um público novo é ótimo. No Ceará acontecem muitos festivais e eventos por várias cidades e municípios e não vejo muito a galera procurando esses espaços para tocar. Tem gente que ainda pensa que Rio/São Paulo é o “Eldorado”. Se você analisar, a quantidade de festivais do gênero espalhados pelo Brasil, já pode ver que o mercado melhorou muito. Mas depende muito do músico estar sempre com "novidades" e com a cabeça e ouvidos abertos para as misturas possíveis que podem ser feitas. Ficar com preconceito musical só limita o músico e fecha o leque de opções para se apresentar. Posso dizer que alguns festivais não me chamam porque não gostam do que faço, querem blues tradicional, e isso eu não faço. Sempre gostei de misturar e na minha opinião, desculpem o bluseiros, os únicos aqui no Brasil que fazem uma leitura fiel ao estilo são: Igor Prado e The Headcutters.

DIVIRTA-CE - Uma das suas marcas registradas é a versatilidade. Quais são suas novas misturas no recém-lançado "Encruzilhada Ao Vivo"?
JG -
Na verdade esse box com CD\DVD ,é uma releitura dos meus quatro álbuns. Nele comemoro meus 23 anos de carreira e faço uma nova roupagem para as músicas e para versão de clássicos do blues, folk e rock. Ele foi gravado em um teatro muito charmoso no Rio de Janeiro e fizemos um boa produção com cenário, luz, etc, vale lembrar que isso foi realizado graças a ajuda do nosso público que participou na captação da verba pelo site Sibite. No inicio eu achava que não iria conseguir nenhum apoio e para minha surpresa conseguimos toda a verba e isso só mostrou como temos um público fiel.

DIVIRTA-CE - A PEC da música acaba de ser lançada, e, com a isenção de impostos, a promessa é termos CDs e DVDs mais baratos. Você se envolve nas questões políticas e burocráticas relativas a música? O que acha dessa nova conquista de músicos do país?
JG-
Eu não sou muito de me envolver, na verdade não tenho tempo, mas sei o que acontece e o que posso fazer para me organizar e resolver algumas questões como ECAD, recebimento de direitos autorais, OMB, produção, etc. Hoje em dia o músico que não se liga nessas questões está perdido. Espero que essa nova lei funcione, mas para isso acontecer cabe a nós músicos saber nossos direitos e deveres e assim fazer acontecer, esse lance de só reclamar e dizer que viver de música é complicado já passou, o que devemos fazer é procurar saber como agir nessas situações.

DIVIRTA-CE-  Quais as grandes influências de Jefferson Gonçalves atualmente, o que você anda escutando? Admira algum artista cearense que pudesse citar?
JG-
Escuto de tudo, de Willie Dixon a Dominguinhos (risos). Em janeiro desse ano fiz um show no Dragão do Mar no projeto Rock, Maracatu e Baião, onde eu e vários músicos cearenses, entre eles Zoo, Felipe Cazaux, Gustavo Portela, fizemos uma homenagem a Luiz Gonzaga e por conta disso escutei muito a obra do Rei do Baião e descobri coisas incríveis. Atualmente tenho escutado algumas bandas e artistas cearenses sim, são eles: Geraldo Junior, Dudé Casado, Fulô da Aurora, Luciano Brainer e Zabumbeiros Cariris, gosto muito do som deles e das misturas que fazem.

DIVIRTA-CE - O que todos podem esperar do seu show no festival Canoa Blues, próxima sexta, em Canoa Quebrada?
JG -
Uma festa! risos, estamos felizes por tocar nesse festival tão charmoso, o local já ajuda muito, o público nem se fala, ou seja, tudo para fazermos um show com o astral lá em cima e colocar o povo pra dançar!

Serviço:
Canoa Blues 2013
18 de Outubro
Shows: Blues Label e Jefferson Gonçalves (Polo de Lazer de Canoa Quebrada)
Hora: 22 horas
19 de Outubro
Shows: The Headcutters e Rodica Weitzman (Polo de Lazer Canoa Quebrada), às 22 horas | Diogo Farias e Marcelo Justa (Restaurante Baobah), a partir da meia noite
Local: Canoa Quebrada
Acesso gratuito






Nenhum comentário: