sexta-feira, 16 de novembro de 2012

TEATRO

Dois espetáculos com apresentação gratuita no Terça EnCena 

Os espetáculos “Sufoco”, do Grupo Teatral Loa, e “O pagador de promessas”, do grupo Os pagadores estarão em duas unidades do Sesc

O Sesc apresenta nesta terça o espetáculo Sufoco, do Grupo Teatral Loa, às 12h, na Unidade Centro. Às 12h30, a Unidade Fortaleza recebe O pagador de promessas, do grupo Os pagadores. As montagens fazem parte do projeto Terça EnCena, com entrada gratuita.
Dirigida por Emis Bastos, Sufoco conta a história de Edgar, um jovem escritor apaixonado que, ao iniciar a fase adulta, se torna confuso e consumido por uma crise existencial. Sonhando com uma carreira bem sucedida na grande cidade, certo dia, o jovem precisará escolher entre  sua amada, Matilde, e a tão sonhada realização profissional.
O pagador de promessas tem texto de Dias Gomes e direção de Fernando Lira. O enredo traz uma trajetória onde as entrelinhas revelam muito além do que se pode imaginar. A montagem conta a história de um sertanejo, pleno de sua inocência, que luta, em nome da sua honra, contra toda uma coletividade que deseja destruí-lo. Tudo por causa de uma promessa feita para a recuperação da saúde de um animal, um burro.
SERVIÇO
Terça EnCena
Espetáculo “Sufoco” – Grupo Teatral Loa
Local: Sesc – Unidade Centro (Rua 24 de Maio, 692 - Centro)
Data: 27/11
Horário: 12h
Informações: 3455. 2118

Espetáculo “O pagador de promessas” – Grupo O pagador
Local: Sesc – Unidade Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740 - Centro)
Data: 27/11
Horário: 12h30
Informações: 3452.9090
Gratuito.





Trupe Cangaias apresenta "O Santo e a Porca – A História de um avarento"

Espetáculo estará em cartaz no próximo fim de semana, no Teatro Antonieta Noronha

A Trupe Cangaias está com temporada marcada no próximo fim de semana em Fortaleza, com o espetáculo "O Santo e a Porca – A História de um avarento". A peça estará em cartaz nos dias 30 de novembro (sexta), 01 e 02 de dezembro (sábado e domingo), às 19hs no Teatro Antonieta Noronha. Ingressos 10,00 / 5,00.
O espetáculo traz a história irreverente de Eurico Arábe, um velho comerciante que guarda um segredo em torno de sua porca, o delírio de Eurico aumenta ao receber uma carta informando de uma visita inesperada de um fazendeiro milionário que pretende privá-lo de seu precioso tesouro.
Com influências do teatro de improviso italiano e da cultura tradicional nordestina, a Trupe Cangaias mistura cordel, Nordeste e Itália para atualizar a montagem de “O Santo e a Porca”, texto escrito por Suassuna em 1957. O espetáculo tem como ponto fundamental um caráter crítico, faz com que o público, além de dar boas gargalhadas, também reflita sobre seu papel enquanto cidadão. A devoção de uma sociedade contemporânea “mecanizada” que tem como pilares a religiosidade e o capitalismo, fatores que estão paralelamente intrínsecos ao comércio são pontos fortes da encenação. A venda de sentimentos e a manipulação de desejos se compactuam a dramaturgia, trazendo uma reflexão para além do riso. 

O espetáculo tem como objetivo democratizar o acesso à cultura tradicional nordestina, através do conhecimento de um dos nossos grandes nomes da literatura popular brasileira. Encantando o público por onde passa o espetáculo “O Santo e a Porca – a historia de um avarento” já circulou por diversos equipamentos culturais da cidade, tais como: SESC Centro, SESC Fortaleza, Centro Cultural Banco do Nordeste (durante a XIV Mostra de Teatro do Estudante), Theatro José de Alencar, SESC Emiliano Queiroz, CUCA Che Guevara e Centro Cultural Bom Jardim. Participou do I Festival Cultural de Maracanaú, do VI Festival Bilu Bila, XXI Festival de Teatro de Acopiara (FETAC), III Mostra Quiarte (Festival de Teatro de Quixeramobim), além de viajar pelo interior do estado a convite. Sempre tendo uma boa receptividade do público, o espetáculo recebeu nove indicações e foi o grande vencedor do troféu Júri Popular do XXI Festival de Teatro de Acopiara, além de melhor ator e melhor maquiagem.
A direção do espetáculo é de Carlos Shinoda. No elenco: Rogeane Oliveira, Rodrigo Ferrera, Tiago Guilherme, Erica Cardoso, Jeferson Tinoco, Cintia Viana e Carlos Shinoda.


SERVIÇO
Trupe Cangaias apresenta: O Santo e a Porca – A História de um avarento
Dias 30 de novembro (sexta), 01 e 02 de dezembro (sábado e domingo)
Às 19hs no Teatro Antonieta Noronha

Ingressos 10,00 / 5,00.
 



Sesc apresenta espetáculo baiano “Diário do Farol”

Nos dias 20 e 21 de novembro, o Sesc recebe o espetáculo baiano “Diário do Farol – Onde as palavras se revelam inadequadas”. Dirigido por Fernanda Paquelet, o projeto teatral com incursões literárias é apresentado às 20h, no Teatro Sesc Senac Iracema. A entrada é gratuita.

Baseado na obra de João Ubaldo Ribeiro, o espetáculo conta a vida de um faroleiro singular que, isolado em uma pequena ilha, narra a sua própria história de forma surpreendente, reflexiva e atual. Ao longo da trama, o personagem vai revelando em fortes relatos a sua mente inescrupulosa. Memórias de um pai agressivo, vozes de sua misteriosa mãe, lembranças de um possível amor torturado são algumas das cenas que mostram toda a complexidade de uma vida dedicada à destruição, mas que também questionam o seu imenso interesse pelo poder.

Estrelado pelos atores Amarílio Sales, Daniel Becker, Nayara Homem e Tatiane Carcanhoto, “Diário do Farol” é uma reflexão instigante sobre a relação do bem e do mal, partindo da perspectiva da quantidade exacerbada de violência veiculada na mídia e do grande interesse da sociedade por esses fatos. A peça propõe mexer com as sensações e reações das pessoas, levando-as a pensar sobre a sociedade em que vivemos e a humanidade a que pertencemos, rompendo assim com as verdades incontornáveis e confortáveis presentes no nosso cotidiano.

SERVIÇO
Espetáculo “Diário do Farol – Onde as palavras se revelam inadequadas”
Período: 20 e 21/11
Local: Teatro Sesc Senac Iracema (R. Boris, 90- Praia de Iracema)
Horário: 20h
Informações: 3252.2215
:::Gratuito:::

Nenhum comentário: