sexta-feira, 16 de novembro de 2012

SAÚDE

Koubo: a fruta nordestina que reduz o apetite e auxilia no emagrecimento

* Dra Sylvana Braga


Originário do nordeste brasileiro, o koubo é um extrato da cactácea Cereus sp, conhecido como pitaya. Sua polpa é doce e suculenta e os nordestinos o utilizam como fonte alimentar ao retirar a casca vermelha. A fruta traz inúmeros benefícios à saúde e auxilia no emagrecimento.

Também chamado de mandacaru, o koubo age no metabolismo e sua principal ação é a quebra do glicogênio em glicose, que libera adrenalina, estimulando a liberação do hormônio glucagon do pâncreas e, consequentemente, queima gordura e aumenta a liberação de insulina. Desta forma, promove a saciedade, diminui a fome e a compulsão alimentar a carboidratos.

Rica em vitamina C, proteínas, fibras, açúcares e tiramina, a substância é antioxidante, diurética, tem ação moderadora do apetite e melhora a energia corporal. Também diminui o colesterol, a glicemia e a gordura localizada.

Para melhores resultados no efeito emagrecedor e redutor de gordura, o ideal é ser consumido antes das principais refeições. Mas é importante lembrar que é contraindicado em pacientes diabéticos ou pré-diabéticos.

Dra Sylvana Braga - Nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, também autora do livro “Dieta Ortomolecular – dieta natural para emagrecimento saudável e evitar definitivamente o efeito sanfona", que traz mais de 100 receitas para se manter saudável de forma natural. (www.sylvanabraga.com.br)

Nenhum comentário: