sexta-feira, 16 de novembro de 2012

EXPOSIÇÕES

ECOA Sobral abre exposição internacional

Mostras de Vando Figueirêdo, Mariola Landowska e Brigitte von Humboldt podem ser visitadas até o dia 29 de dezembro

Três artistas de nacionalidades diferentes estão com esposição aberta na ECOA Sobral. Vando Figueirêdo (Fortaleza/Brasil), Mariola Landowska (Polônia) e Brigitte von Humboldt (Alemanha), expõem trabalhos com técnicas distintas, algumas inéditas, que representam parte de suas obras. Realizadas pela ECOA Sobral e a Secretaria da Cultura e Turismo do município, as exposições permanecerão no local até o dia 29 de dezembro, com visitação de terça a domingo.
Na ECOA Sobral, o cearense Vando Fiqueirêdo expõe dez trabalhos que representam três fases de sua produção. Uma delas é de quatro telas de 2,50x1,50m, produzidas em 2011, que deram sequência aos “Recortes de Portugal”, obras abastratas produzidas em dimenções menores no ano anterior. Expõe também cinco trabalhos da série Diamantes, criada em 2010, onde o artista fez uso de picotes de revistas cortados artesanalmente, de forma irregular, resultando em trabalhos de cor e luz, nos quais são retratadas personalidades como Frita Khalo, James Dean e Cândido Portinari, em tamanhos que vão de 1,30x1,10m a 1,70x1,50m. Há ainda um trabalho figurativo-expressionista, de paisagem urbana.
Mariola Landowska , nascida em Szczecin, na Polônia, e residente em Portugal desde 1994, expõe 16 telas em acrílica e técnica mista, de dimensões variadas, de 80x60cm a 1,50x1,00m. Parte desses trabalhos retrata a Amazônia, onde esteve e recolheu algumas experiências, passadas para um diário com suas observações, esboços e informações. “São obras onde procuro mostrar um conteúdo social, a vida dos homens, animais, a vegetação, esse universo que existe entre o céu e a terra”, explica a artista. “Defino como diários de viagem pintados, e não escritos”. 
A alemã residente em Portugal, Brigitte von Humboldt, expõe 15 pinturas abastratas e semi-abastratas em acrílica sobre tela, onde revela sua tendência por cores vivas e traços rápidos. Utilizando técnicas próprias, onde emprega pincel, esponja e espátula, a artista trabalha a sobreposição de cores resultando em camadas. Parte dos trabalhos trouxe de Portugal e outra foi produzida no ateliê de Vando Figueirêdo, durante sua permanência em Fortaleza, há dois anos. As telas tem dimesões de 90x70cm a 1,40x1,20m.

Nenhum comentário: