sexta-feira, 16 de novembro de 2012

ARTES PLÁSTICAS


Campanha Amigos em Ação 2012 abre exposição coletiva de obras de arte no dia 22 de novembro

Em apoio ao universo das artes plásticas contemporâneas e a solidariedade a instituições filantrópicas cearenses, a campanha Amigos em Ação 2012 abre na noite do dia 22 de novembro (quinta-feira), às 19 horas, na Galeria Casa D´Arte (Rua Barbosa de Freitas, 1.035 – Aldeota), em evento para convidados, uma exposição coletiva com as obras de arte que irão a leilão pelo projeto. A mostra reúne 74 obras de arte doadas por 48 artistas plásticos e fotógrafos e fica aberta a visitação pública gratuita a partir do dia 23 de novembro até o dia 08 de dezembro. Os horários de visitação são de 10 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, e de 10 horas às 13 horas, aos sábados.
A Obra Melodia Social, do artista plástico Tarciso Viriato é a obra tema desta edição da Amigos em Ação, ilustrando todas as peças de divulgação da campanha – cartazes, camisas, convites. Além desta obra, a exposição traz um apanhado de gravuras, desenhos, fotografias, esculturas, colagens e artes decorativas de artistas renomados do cenário local, bem como de talentos da nova geração das artes cearenses. Os trabalhos fazem parte da nona edição do tradicional Leilão de Obras de Arte, a ser realizado no dia 15 de dezembro, no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza, sob a condução do leiloeiro Oscar Ogawa, cuja renda será revertida para a manutenção dos projetos sociais do Amigos em Ação.
Com o objetivo de arrecadar fundos para as obras assistenciais do programa Amigos em Ação, que beneficia anualmente entidades filantrópicas cearenses com doações de alimentos, o leilão valoriza artistas já celebrados, mas também abre espaço para talentos recém-descobertos das artes plásticas cearenses, todos unidos em prol da solidariedade. Entre os nomes que contribuíram neste ano, estão artistas como Mano Alencar, Vando Figueirêdo, Emília Porto, Silvano Tomaz, Ascal, Maurício Cals, Munique Barreto, Sergei de Castro, Maurício Albano, Hirma Castro, entre outros.

Doação de alimentos a seis instituições cearenses


A expectativa dos organizadores da campanha é ultrapassar a arrecadação de 33 toneladas de alimentos não perecíveis, ampliando em 10% o montante arrecadado no ano passado, quando foram coletados 30.299 quilos de alimentos não perecíveis. Neste ano, instituições filantrópicas cearenses serão beneficiadas com as doações Lar Torres de Melo, Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Comunidades de Vila Pagã e Estrada Nova, Oficina do Senhor, Casa Sol Nascente e Lar Amigos de Jesus. O lançamento oficial da Campanha Amigos em Ação 2012 aconteceu nesta quarta-feira, dia 31 de outubro, às 11 horas.
No total, 47 entidades filantrópicas foram indicadas para serem beneficiadas com as doações, das quais seis foram escolhidas pelos 40 diretores e conselheiros do Amigos em Ação. “Para ser selecionada, a entidade precisa ter notória credibilidade, serviços prestados e ainda conquistar com sua trajetória o interesse dos conselheiros, uma vez que a votação é sempre muito disputada”, conta Alessandro Belchior, diretor da Campanha Amigos em Ação e da Alessandro Belchior Imóveis. Além dos donativos, as instituições recebem um troféu de reconhecimento pelo seu trabalho.
O movimento social Amigos em Ação conta com a valiosa colaboração de empresários de diversos setores e a dedicação voluntária dos diretores e conselheiros do projeto no trabalho de realização e sensibilização da campanha. Até o encerramento da campanha de arrecadação, os mais de 500 participantes do Amigos em Ação farão suas doações, em um mínimo de 60 kg de alimentos não perecíveis por pessoa. Em 21 anos de existência, o Amigos em Ação já arrecadou e doou mais de 260 mil kg de alimentos não perecíveis, beneficiando mais de 100 entidades filantrópicas e comunidades carentes.
Desde 2004, o movimento mantém o projeto Educação para o Trabalho e a Cidadania, que atende crianças e adolescentes das Comunidades de Vila Pagã e Estrada Nova, no distrito de Tapera, em Aquiraz. O programa criou ainda há seis anos a Banda de Pífaros Juventude Amigos em Ação, composta de 50 instrumentistas com idade entre dez e dezoito anos. “O Amigos em Ação vem expandindo seu campo de atuação, desenvolvendo projetos de tecnologia social, voltados para a educação”, explica Germano Belchior, também diretor do projeto e da Alessandro Belchior Imóveis.

SERVIÇO
• Exposição Coletiva de Artes da Campanha Amigos em Ação 2012 – 21ª Edição
Abertura: Dia 22 de novembro (quinta-feira).
Horário: Às 19 horas.
Local: Galeria Casa D´Arte
Endereço: Rua Barbosa de Freitas, 1.035 – Aldeota
Evento para Convidados
Visitação pública gratuita: De 23 de novembro a 08 de dezembro
Horário: De 10 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, e de 10 às 13 horas, no sábado.

Nenhum comentário: