sexta-feira, 16 de novembro de 2012

ECOLOGIA

6º FestOrquídeas traz o encanto das orquídeas e reforça a consciência ambiental

A delicadeza das orquídeas atrai pessoas de todas as idades, que se surpreendem com sua complexidade estética, riqueza de cores e formatos únicos. Em sua sexta edição, o FestOrquídeas – Festival de Orquídeas de Fortaleza reunirá cultivadores e apreciadores da natureza nos dias 23, 24 e 25 de novembro. O evento é promovido pela Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO), entidade com 35 anos de existência, e tem como objetivo disseminar o cultivo de orquídeas – uma das atividades de lazer mais difundidas no mundo inteiro – além de alertar o público para a necessidade de preservação dos ambientes que abrigam esse patrimônio natural. Pela primeira vez, o evento será realizado na Casa de José de Alencar (Avenida Washington Soares, nº 6055) equipamento cultural mantido pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O local foi escolhido para aproximar ainda mais os participantes da natureza.
 A visitação à exposição e a participação nas demais atividades são gratuitas, mas a organização pede que os participantes doem 1 kg de alimento não perecível ou uma lata de leite em pó. O total arrecadado será destinado ao Instituto Cristo Rei, orfanato que abriga 60 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Na sexta-feira (23), a visitação pública será das 14 horas às 18 horas. No sábado (24) das 8 horas às 18 horas e no domingo (25) o público poderá visitar a mostra das 8 horas às 17 horas.

A programação conta com oficinas sobre cultivo de orquídeas e de outras plantas ornamentais; as palestras abordarão temas ligados às orquídeas, especialmente as nordestinas. As flores em exposição concorrem a premiações nas categorias: Espécie Brasileira (melhor orquídea nacional); Espécie Estrangeira (melhor orquídea estrangeira); Cattleya labiata (o prêmio será entregue para o melhor exemplar dessa espécie típica da região Nordeste do Brasil); Híbrido (destinado à melhor orquídea surgida de um cruzamento); Espécie Botânica (categoria que envolve diversos gêneros e espécies); Troféu Prof. Pedro Ivo Braga de Mérito Botânico (prêmio que leva em conta a planta por inteiro, destinando-se àquela mais bem cultivada) e Troféu Gerardo Carvalho (nessa categoria, o público é quem escolhe a melhor orquídea do evento).

Para todas as idades

A cada edição do Festival, mais e mais pessoas, de todas as idades, são atraídas pelo encanto das orquídeas. “O crescimento no número de visitantes é visível de um ano para o outro e isso se reflete no aumento do interesse pelas orquídeas no Ceará. Ações como as promovidas pela ACEO divulgam a orquidofilia e demonstram que essa é uma atividade de lazer que se coloca ao alcance de todos”, afirma Vera Coelho, presidente da Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO), que tem em seu quadro de associados idosos, adultos, crianças, jardineiros, agrônomos, médicos, donas de casa, comerciantes, jornalistas, estudantes, professores, entre outras categorias de profissionais.

Consciência ambiental
Seguindo a tendência das edições anteriores, o 6º FestOrquídeas será cenário para a realização de  uma campanha contra a compra de orquídeas retiradas do mato. No evento, é expressamente proibida a exibição e comercialização de qualquer planta coletada na natureza. O FestOrquídeas abrirá espaço para discutir o tema, objeto de preocupação das diversas associações de orquidófilos que, assim como a ACEO, se multiplicam por quase todo o País. As entidades orquidófilas reúnem um público extremamente heterogêneo, focando sempre na questão da preservação do meio ambiente.

Italo Gurgel, membro da diretoria da ACEO, lembra a situação da Serra de Uruburetama, no Ceará, berço da Cattleya labiata, e que já perdeu a maior parte de suas matas para dar lugar à plantação de bananeiras. No Rio Grande do Norte, o problema é o avanço da especulação imobiliária, que está acabando com a Cattleya granulosa, outra bela orquídea nordestina, em seu ambiente natural. “Hoje, a sobrevivência dessas espécies é garantida justamente pelos orquidófilos, que as cultivam de forma conveniente, multiplicando-as e salvando-as do desaparecimento”, comenta Gurgel.

Cultivando em casa


Após conhecer sobre as orquídeas e o seu cultivo, os visitantes da FestOrquídeas poderão adquirir e presentear amigos e familiares com as flores do orquidário "Flores do Lago", de Minas Gerais, além de outras plantas e insumos. “As orquídeas são plantas rústicas e, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, é bem fácil cultivá-las. Não há nada no nosso clima, por exemplo, que possa impedir o sucesso de um orquidário no Ceará. A maioria dessas flores se adapta a quaisquer ambientes, podendo ser cultivadas até mesmo em apartamentos. Não é nada sofisticado ou oneroso. É coisa para gente que, simplesmente, ama a natureza, em especial as plantas floríferas”, afirma Italo Gurgel.

Programação


Sexta–feira (23)
·          8 horas às 12 horas – Recebimento das plantas
·         12 horas às 14 horas – Julgamento
·         14 horas às 18 horas – Visitação

 Sábado (24)
·       8 horas às 18 horas – Visitação
·         10 horas – Palestra seguida de oficina: “O cultivo de orquídeas” (Hugo Leite Albuquerque, da Associação Paraibana de Orquidófilos-APO)
·         15 horas – Oficina de cultivo de orquídeas (Italo Gurgel, da Associação Cearense de Orquidófilos-ACEO)
·         16 horas – Palestra: “Orquídeas do Nordeste” (Dr. Roberto Guerra, da Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte-SORN)

Domingo (25)
·       8 horas às 17 horas – Visitação
·         10 horas – Oficina de cultivo de orquídeas (Gerson Paiva, da SORN e do Círculo Potiguar de Orquidofilia-CPO)
·         17 horas às 18 horas – Retirada das plantas


SERVIÇO
6ª edição do FestOrquídeas – Festival de orquídeas de Fortaleza
Data: 23, 24 e 25 de novembro
Local: Casa de José de Alencar, localizado na Avenida Washington Soares, nº 6055.
Entrada Gratuita, mas a organização pede que os participantes doem (hum) 1kg de alimento não perecível ou uma lata de leite em pó.












MUNDO VERDE INAUGURA QUINTA LOJA NO CEARÁ

Nova unidade estará no centro da capital


A Mundo Verde, maior rede com foco em bem-estar da América Latina, inaugura mais uma unidade em Fortaleza, no centro da cidade.
O hábito alimentar da população da região melhorou nos últimos três anos, mas ainda está abaixo das demais capitais brasileiras, segundo pesquisas da Vigitel, do Ministério da Saúde (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). “Em 2009, o levantamento indicava que 12,7% dos fortalezenses estavam habituados a consumir cinco ou mais porções de frutas e hortaliças por dia. Esse número em 2011 aumentou para 15%. Houve um acréscimo também no percentual de praticantes de atividades físicas, que passou de 16% para 30%. Em compensação, a quantidade de pessoas acostumadas a comer carnes gordurosas diminuiu, passando de 34,1% para 33%. Esses dados mostram que a quantidade de adeptos à saudabilidade e à qualidade de vida tem aumentado em Fortaleza, fazendo crescer a demanda por nossos produtos e dando um sentido ainda maior para nossa expansão na cidade”, afirma Marcos Leite, diretor de expansão da rede.   
A motivação para abrir mais uma loja Mundo Verde na capital cearense surgiu da necessidade de suprir a demanda do público do centro da cidade. A rede já marca presença no bairro Aldeota e nos shoppings Iguatemi, North Shopping e no Shopping Casa Blanca Mall. “Nossa expectativa com a franquia é a melhor, pois ofereceremos aos clientes do centro o atendimento diferenciado, a comodidade e o mix de produtos da marca, com o diferencial da venda a granel de ervas e cereais, uma novidade em Fortaleza. É com muito orgulho e responsabilidade que trabalhamos com produtos que auxiliam na manutenção da saúde e do bem estar. O público da região tem se preocupado cada vez mais com a qualidade de vida, tanto física quanto espiritual. Por isso, o sucesso da rede só aumenta”, afirma Alessandro Melo, franqueado da loja do centro.
Com essa nova unidade, a Mundo Verde dá continuidade ao projeto de expansão, fortificando a gama de produtos focados em saudabilidade. Hoje, são 38 unidades espalhadas pelo nordeste, região que se tornou estratégica devido à elevação de sua atividade econômica, que começou a intervir diretamente nos hábitos de compra da população.
Nas prateleiras de todas as novas unidades, os consumidores encontrarão uma variedade de produtos, que inclui alimentos naturais, funcionais, orgânicos, diet, light, sem glúten, sem lactose, além de diversos tipos de chás, suplementos para atletas, fitoterápicos, cosméticos, livros, CDs de relaxamento e presentes artesanais e ecologicamente corretos.


Projeto sustentável

O projeto arquitetônico de todas as novas unidades segue os mais modernos padrões de sustentabilidade, definidos pela rede no início de 2010. Uma iniciativa premiada no “Prêmio de Design ABF - RDI 2010", na categoria máster,  pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em parceria com a associação americana Retail Design Institute (RDI). Em todas as unidades, pisos, fachada e móveis com selo FSC (Conselho Brasileiro de Manejo Florestal), tintas atestadas de acordo com os critérios do LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), conceito criado pelo US Green Building Council (Conselho de Construções Verdes dos EUA) para empreendimentos sustentáveis, lâmpadas de LED e PL.


Sobre a rede Mundo Verde


A Mundo Verde, maior rede de lojas especializadas em produtos naturais, orgânicos e para o bem-estar da América Latina, é referência em qualidade de vida e alimentação saudável. São mais de 200 lojas no Brasil, distribuídas por 22 estados e Distrito Federal, além de duas unidades em Portugal. A rede oferece ainda o serviço gratuito “Alô Nutricionista”, para esclarecimento de dúvidas, dicas e orientações, através do telefone 0800-022 2528. www.mundoverde.com.br

Serviço
Mundo Verde Fortaleza Centro
Rua Floriano Peixoto, 799 – Centro
60.025-130 Fortaleza – CE
Tel.: 85 3021-9090 | 3021-9001












SEMINÁRIO

IV Encontro Nietzsche-Schopenhauer discute Ecologia
O Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura será palco, de 20 a 24 de novembro, do IV Encontro Nietzsche-Schopenhauer, cujo tema é “Ecologia cinza, natureza agônica”. A abertura, às 14h, será marcada pela apresentação musical de Ayrton Pessoa e Paula Tesser. Sempre das 8h às 20h, serão quatro dias de conferências e confraternizações, com a participação de professores e pesquisadores da área da filosofia de todo o País, que possuem interesse no pensamento dos alemães. Haverá, ainda, minicursos, palestras, exposição de fotografias, mesas-redondas e conferências, todos com temas ligados à Ecologia e à Natureza.
As inscrições para apresentação de trabalhos já foram encerradas, mas ainda é possível participar do evento como ouvinte, se inscrevendo pelo site (www.apoenafilosofia.org) ou na sala do Programa de Educação Tutorial do Curso de Filosofia da UFC, das 9h às 12h e das 15h às 18h. O evento é promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Nietzsche e Schopenhauer (Apoena) com apoio do PET-Filosofia.
A festa de encerramento acontecerá dia 24, a partir das 22h, na Praça dos Leões (Centro – Fortaleza).
iNFORMAÇÕES: PET do Curso de Filosofia da UFC – fone: 85 3366 7538.

Nenhum comentário: