sexta-feira, 16 de novembro de 2012

POESIA

Escrituras Editora apresenta os novos diários e calendários 2013 do projeto "Brasil Retratos Poéticos"

Poesia cearense é destaque nessa nova edição comemorativa de 15 anos


A Escrituras Editora lança seus novos calendários e diários 2013 com uma seleção das melhores imagens dos 15 anos da série de livros Brasil Retratos Poéticos, com os fragmentos poéticos da obra do poeta Raimundo Gadelha.
Os diários Brasil Retratos Poéticos 2013 apresentam fotos de altíssima qualidade, que registram a vasta diversidade histórica e cultural de diversas cidades brasileiras, enriquecidos com detalhes da paisagem e da vida cotidiana de seu povo.
As fotos desta edição comemorativa são de autoria dos fotógrafos Adriano Gambarini, Ary Disendruck, Gustavo Pedro, Iara Venanzi, José Caldas, Juca Martins, Luciano Candisani, Manoel Marques, Maurício Simonetti, Palê Zuppani, Walter Firmo e Zig Koch. Cada foto vem acompanhada de curtos poemas de Raimundo Gadelha (em português e inglês).
No rodapé de cada página há fragmentos poéticos que homenageiam e divulgam os talentosos poetas do Ceará. A organização e seleção dos fragmentos poéticos da agenda ficou a cargo do poeta e escritor José Inácio Vieira de Melo.
Em duas opções de capa (Ceará e Rio de Janeiro), a agenda apresenta uma página por dia, uma página para os dados pessoais, calendários 2012 / 2013 / 2014, planejamentos mensais, índice telefônico A/Z, páginas para anotações e 14 fotos coloridas (duplas) inseridas em cada um dos meses do ano, com informações sobre cada lugar fotografado, em português e inglês.

O calendário de parede apresenta fotos de altíssima qualidade que registram a vasta diversidade histórica e cultural de diversas cidades brasileiras, sempre acompanhadas de curtos poemas de Raimundo Gadelha (em português e inglês). As fotos de 2013, edição comemorativa dos 15 anos da série de livros Brasil Retratos Poéticos, são de autoria dos fotógrafos Adriano Gambarini, Ary Disendruck, Gustavo Pedro, Iara Venanzi, José Caldas, Juca Martins, Luciano Candisani, Manoel Marques, Maurício Simonetti, Palê Zuppani, Walter Firmo e Zig Koch, reconhecidos internacionalmente por seu trabalho.

O calendário de parede Brasil Retratos Poéticos esteve entre os premiados, pela terceira vez consecutiva, no Calendar Awards, que premia anualmente os melhores calendários do mundo. Com fotos de Iara Venanzi, Luciano Candisani e Manoel Marques, a edição 2012 recebeu o prêmio de Mérito na categoria Best Subject/Wall Calendars. A versão anterior, a de 2011, com fotos de Luciano Candisani e Palê Zuppani, recebeu o prêmio de Mérito na mesma categoria.

 O calendário de mesa de 2013 é uma edição comemorativa dos 15 anos da série de livros Brasil Retratos Poéticos. Este calendário revela toda a beleza e exuberância das paisagens regionais brasileiras, todas repletas de uma luz e brilho diferenciados, registradas pela rara sensibilidade e talento dos fotógrafos Adriano Gambarini, Ary Disendruck, Gustavo Pedro, Iara Venanzi, José Caldas, Juca Martins, Luciano Candisani, Manoel Marques, Maurício Simonetti, Palê Zuppani, Walter Firmo e Zig Koch.

Pelo sétimo ano consecutivo, os calendários de mesa da Escrituras Editora tiveram sua qualidade editorial e gráfica reconhecida pela Calendar Marketing Association (www.calendarassociation.org),
que premia anualmente os melhores calendários do mundo.
O calendário de mesa MARAVILHAS DO BRASIL – CICLO DAS ÁGUAS 2012, com fotos do fotógrafo Zé Paiva, recebeu a Medalha de Prata no World Calendar Awards - categoria Best Animal/Wildlife Photography/Desk Calendars.

Para abrilhantar esta edição comemorativa de 15 anos, Brasil Retratos Poéticos apresenta 35 poetas cearenses, numa significativa amostra que passeia pela poesia do século XIX até as mais recentes produções da primeira década do século XXI. Nomes como Juvenal Galeno, considerado “o pioneiro do folclore nordestino”, Antônio Sales, fundador da Padaria Espiritual, e José Albano, poeta idiossincrático, aparecem como representantes do século XIX e da poesia primordial do Ceará.

No século XX, a poesia brasileira passa por várias e significativas transformações, quando vanguardas das mais diversificadas orientações surgem, causando grande rebuliço. Na primeira metade do século, a poesia feita no Ceará, grosso modo, ainda apresentava chiliques passadistas. É possível falar de uma irradiação estética, nos poetas que surgem após a Geração Clã, na década de 1950. José Alcides Pinto, principal responsável pela introdução do Concretismo no Ceará, e Francisco Carvalho são dois dos mais representativos poetas surgidos nesta época. Ao lado de Gerardo Mello Mourão, poeta épico planetário, formam, quiçá, a tríade de poetas cearenses de maior notoriedade do século XX.  Isso sem falar da poesia popular, pois nessa seara temos o nome imbatível de Patativa do Assaré.

A partir da década de 1960, surgiram novos grupos, como o SIN (1968) e o Siriará (1979). Do grupo SIN, destacam-se, dentre outros, os poetas Pedro Lyra e Sânzio de Azevedo. O grupo Siriará, fundado por Rogaciano Leite Filho, traz os poetas Batista de Lima, Rosemberg Cariry e Márcio Catunda, entre outros que, em algum momento, participaram do grupo ou são seus contemporâneos, como Dimas Macedo, Luciano Maia, Adriano Espínola e Carlos Augusto Viana.

E a poesia cearense continua a irradiar os sertões, a selva de concreto e os “verdes mares bravios”, apresentando jovens e vigorosos poetas, seja nas suas publicações individuais, nas páginas virtuais do Jornal de Poesia (de Soares Feitosa) e da revista eletrônica Corsário, nas páginas coloridas da revista Arraia PajéUrbe ou em coletâneas, como a Antologia Massanova.








Sesc realiza lançamento de coletânea do poeta Roberto Pontes
        
O Sesc, através do projeto Bazar das Letras, realiza nesta terça-feira (27), às 19h, o lançamento da coletânea de poemas “Lições de Tempo & Os movimentos de Cronos”, do autor Roberto Pontes. O evento acontece às 19h, no Teatro Sesc Emiliano Queiroz, com entrada gratuita.

            A publicação bilíngue (português/espanhol) reúne dois livros de Roberto Pontes, produzidos entre o período de 1972 e 2012, que possuem como tema central o tempo. Na primeira obra, intitulado “Lições de Tempo”, o autor faz uma reflexão interligada a respeito do seu percurso temporal, em um discurso que mescla o pretérito, o atual e o advir.

Já “Os movimentos de Cronos”, segunda obra do autor, é constituído de 400 versos, divididos em seis movimentos, como se fosse uma grande peça sinfônica. O poema é uma retrospectiva do homem moderno desde o renascimento, tendo como base a figura de Cronos, Deus do Tempo da mitologia grega.


Sobre o Bazar das Letras
O Bazar das Letras tem como intuito fomentar a produção da literatura cearense, promovendo seu lançamento, além de proporcionar a interação do escritor com o público. O projeto acontece durante todo o ano, uma vez por mês, nas unidades do Sesc, sendo um importante espaço para lançamento de novos escritores e novos títulos, valorizando a cultura do estado.

SERVIÇO
Bazar das Letras – Lançamento da coletânea “Lições de Tempo & Os Movimentos de Cronos”
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (AV. Duque de Caxias, 1701 – Centro)
Data: 27/11
Horário: 19h
:::Gratuito:::

Nenhum comentário: