sexta-feira, 16 de novembro de 2012

PELO INTERIOR

4º Festival das Flores de Holambra começa nesta quarta-feira em Juazeiro do Norte


 De 28 de novembro a 9 de dezembro, Juazeiro do Norte sedia o IV Festival das Flores de Holambra no Cariri. A edição, realizada pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e a Cooperativa de Flores de Holambra, tem a co-realização do Sesc, através do programa Mesa Brasil O evento beneficente acontece na Praça Padre Cícero, das 8h às 20h, com um acervo de 400m². Serão expostas e vendidas, a preços acessíveis, mais de 200 espécies de flores e plantas ornamentais. Para ter acesso ao local deve ser feita a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado à Campanha “Nossos irmãos não podem mais esperar” - em prol das vítimas da estiagem em 178 municípios cearenses. Durante o ano, o Festival leva à população de várias capitais e cidades brasileiras o contato com uma grande variedade de flores e plantas, com o objetivo de sensibilizar para a beleza das espécies e contribuir para a revitalização das cidades.
No acervo, os visitantes encontrarão espécies como rosas, violetas, orquídeas, bromélias, cactos e bonsais, além de plantas, que podem ser adquiridas por valores a partir de R$ 1,00. A intenção é cobrar apenas as despesas de translado das flores e manutenção do espaço. Para esta edição do Festival, é esperado um público de 30 mil pessoas.

SERVIÇO
IV Festival das Flores de Holambra no Cariri
Local: Praça Padre Cícero – Juazeiro do Norte
Período: 28/11 a 9/12
Horário: 8h às 20h
Entrada: 1kg de alimento não perecível
www.sesc-ce.com.br
 




Primeira edição do Sobral Ecoa Rock 

Bandas Sobre o Fim, de Sobral, e Obskure, de Fortaleza, apresentam-se nesta quarta no Anfiteatro da Margem Esquerda

Nesta quarta-feira, 28 de novembro, bandas cearenses marcam a primeira edição do Sobral Ecoa Rock, um festival de música independente que a cada edição levará apresentará duas atrações em shows gratuitos. Sobre o Fim, banda de Sobral e Obskure, de Fortaleza, são as atrações da primeira edição do evento, que se mostra como uma vitrine especializada em música independente, em suas diversas vertentes. O festival acontecerá a partir das 20 horas no Anfiteatro da Margem Esquerda. A realização é da Ecoa Sobral em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, e com o coletivo e produtora Panela Rock.
A banda sobralense Sobre o Fim de Sobral surgiu no final de 2004, responsável por um projeto que visava integrar o hardcore ao metal, a melodia à agressividade, ao melhor estilo das bandas do New Wave of American Metal, como Killswitch Engage e As I Lay Dying, mas buscando alguma autenticidade e originalidade, com letras de cunho, principalmente, político-existenciais. O calor da cidade proporcionou a agressividade necessária para que a banda fervesse os moshes locais, dando origem a um som ora rápido, ora compassado; ora melódico, ora pesado.
A já consagrada Obskure, de Fortaleza, é uma das mais clássicas formações do metal no Nordeste brasileiro. Iniciou sua trajetória em maio de 1989, com os irmãos Amaudson e Jolson Ximenes. Em uma época em que o underground era marcado por produções precárias, o grupo surpreendue lançando sua primeira demo-tape com qualidade comparável aos melhores trabalhos do estilo na época, destacando-se na cena death metal brasileira no final da década de 80 e início dos anos 90.  Com essa primeira edição, o Sobral Ecoa Rock pretende se firmar no calendário cultural da cidade.
SERVIÇO
Festival Sobral ECOA Rock – Nesta quarta-feira (28), a partir das 20h, no Anfiteatro da Margem Esquerda (Sobral/Ceará). Informações: (88)3111-0257 e 3111-1661. f: ecoa.sobral. GRÁTIS.









Grupo A Rainha e os Vaqueiros apresenta o show “ABOIOS – O som do Sertão”

O espetáculo é uma homenagem ao Rei do Aboio e do Baião: Luiz Gonzaga


Gibão, perneira, peitoral, chinelo e chapéu de couro. Este é o figurino do grupo A Rainha e os Vaqueiros, que vem realizando shows por onde passa, usando o aboio como forma de retratar os sons e ritmos cearenses, intercalados com contos, ‘causo’, versos, poesias, toadas, trechos de cordéis e músicas de Luiz Gonzaga. Mas o figurino não é cênico. É a vestimenta que os artistas usam no dia a dia. Afinal, são vaqueiros-aboiadores, que durante anos de cavalgada já cantaram com Manoel Messias, Padre Tula, Fagner e em especial com o Rei do Baião. O grupo, que tem como rainha Dina Martins, a Mestre da Cultura “Dona Dina”, mergulhou no universo da cultura dos vaqueiros e, após um longo tempo de pesquisa oral, criou o show “ABOIOS – O Som do Sertão”. Serão seis apresentações até o final do ano em cinco cidades: Quixadá (17/11), Sobral (04/12), Crato (07/12), Fortaleza (13 e 14/12) e Canindé, em data a ser confirmada.
Ao som de chocalhos, entra no palco Chico Water, representante dos vaqueiros. Em meio à poesia, convida os seus amigos e companheiros de luta, os vaqueiros-aboiadores, Hidelbrando, um mestre na sanfona, e o seu regional de zabumba e triângulo. Juntos, interpretam a música de abertura.
Em seguida entra Dona Dina, que completa a cena para uma sequência de dez músicas, que são fruto de uma pesquisa sobre o cancioneiro popular dos vaqueiros-aboiadores, baseadas em suas vivências e em poesias que admiram, em especial, do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
O show não se prende apenas ao roteiro musical. Os aboiadores artistas utilizam o improviso e interagem com o público, deixando evidente uma das propostas do grupo, que é de preservar o caráter natural do homem do campo.



A AVABOCRI e o PROJETO


A Associação dos Vaqueiros, Boiadeiros e Pequenos Criadores da Microrregião dos Sertões de Canindé (AVABOCRI), fundada por Dina Martins, desenvolve um trabalho há mais de 40 anos, de resgate, preservação e valorização da cultura dos vaqueiros. Estes vêm se apresentando livremente desde 1971, quando aconteceu a primeira missa dos vaqueiros, dentro da programação da maior festa franciscana da América Latina, que é a Festa de São Francisco das Chagas de Canindé. Atualmente a Associação tem 350 sócios.

“ABOIOS – O Som do Sertão” começou em 2007, quando a primeira versão deste projeto da AVABOCRI foi vencedora do III Edital de Incentivo as Artes, na área de música - categoria montagem de show, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT). Pela primeira vez na história cearense era realizado um show musical composto somente por vaqueiros–aboiadores, tendo sido apresentado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Fortaleza), no Festival de Música da Ibiapaba (Viçosa do Ceará) e na Festa de São Francisco das Chagas de Canindé, para um público superior a 400 mil pessoas.

Em 2012, como vencedor do Edital Mecenas na área de música, para a circulação do show e ampliação, e com o patrocínio da Coelce, o projeto ressurge renovado, com novo espetáculo e abrindo caminho também para a formação de jovens e adolescentes por meio da inclusão digital.
Para o novo show, o grupo continuou com a pesquisa musical, focando nas canções de Luiz Gonzaga. Foi também a oportunidade de homenagear o Rei do Aboio e do Baião, representante maior desta cultura. Neste processo, nasce o desejo de fazer uma homenagem àquele que conseguiu transformar dor em alegria, música em poesia e que foi o expoente maior do sertão. O show tem direção geral de Fernanda Gomes e direção de arte de Clébio Viriato.
Para a formação, realiza duas oficinas direcionadas para os filhos dos vaqueiros na sede da AVOBOCRI, em Canindé: Oficina de Fotografia, a ser realizada de 18 a 20 de dezembro, e Oficina de Introdução à Linguagem do Audiovisual, que acontecerá nos dias 19 e 20 de dezembro.



AGENDA DOS SHOWS
04.12 (terça) - SOBRAL
19h - Teatro São João (Praça São João, 156, Centro)

07.12 (sexta) - CRATO

20h - Teatro SESC Adalberto Vamozi (Rua André Cartaxo, 443, Centro)

13 e 14.12 (quinta e sexta) – FORTALEZA
20h - Teatro SESC Emiliano Queiroz (Rua Clarindo de Queiroz, 1740, Centro)

Data a definir – CANINDÉ

19h - Casa Paroquial (Rua Pompilio, Cruz, s/n, Centro)

OFICINAS em CANINDÉ

(Sede da AVOBOCRI)

Oficina de Fotografia
De 18 a 20.12 (terça a quinta)
Das 18h às 21h (com atividades de rua pela manhã e à tarde)

Oficina de Introdução à Linguagem do Audiovisual
Dias 19 e 20.12 (quarta e quinta)
Das 8h às 12h e das 14h às 16h

 





ECOA Sobral terá NOITE FORA DO EIXO neste domingo 

Em parceria com o Circuito Fora do Eixo, a festa marca o lançamento do Coletivo OcupArte, de Sobral. Entre as atrações: Aeromoças e Tenistas Russas (SP) e Macaco Bong (MT)


Com a festa NOITE FORA DO EIXO, artistas e produtores culturais de Sobral lançam neste domingo, 18 de novembro, o Coletivo OcupArte, a partir das 17h na ECOA Sobral, com acesso gratuito.

Compreender as interatividades sujeito/território; agenciar as novas (?) insurgências juvenis; fomentar e formatar uma nova plataforma de atuação “da” “para a” e “na” cidade. Estes são três pilares que descrevem, sucintamente, a proposta de trabalho do Coletivo OcupArte.

Formado a partir de reuniões entre artistas e produtores culturais de Sobral, o Coletivo tem o objetivo de pensar o fomento da produção e distribuição de novos arranjos e manifestações culturais, tendo como fio condutor a ocupação dos mais diversos espaços públicos da cidade. Ocupando com Arte, o Coletivo movimenta-se mediante articulação de múltiplas interações artísticas, tendo assim como vetores de atuação o teatro, as artes plásticas, a dança, a música, a literatura e a produção audiovisual.

O LANÇAMENTO


Após parceria firmada com o Circuito Fora do Eixo, o Coletivo OcupArte e Casa Fora do Eixo Nordeste/PRODISC promovem na ECOA Sobral a Noite Fora do Eixo, marcando o lançamento oficial do Coletivo.
O Circuito Fora do Eixo é uma rede nacional de trabalhos concebida por produtores culturais para estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos culturais de diversas regiões do país. As Noites Fora do Eixo são ações que acontecem em todo o país, promovendo o intercâmbio das mais variadas linguagens artísticas e vertentes produtivas da cultura, a partir de uma perspectiva solidária.
A Noite Fora do Eixo na ECOA Sobral acontece na abertura da Semana de Música, que ocorre entre os dias 18 e 23 de Novembro. O Coletivo OcupArte, além de apresentar sua proposta, agencia a vinda de duas conceituadas bandas do cenário instrumental nacional: o trio mato-grossense Macaco Bong, que se apresenta pela segunda vez em Sobral e lança o segundo disco, e os paulistanos do Aeromoças e Tenistas Russas, com o show Kadmirra, do disco homônimo recém-lançado. Também na programação, exibição do documentário “Vida de Músico”, Intervenção Multiplas linguagens (Dj + Videos + Break Dance), apresentação dos grupos sobralenses de rap Código do Medo e DNR (Descendentes Negros de Raiz), DJs e VJs.

A Noite Fora do Eixo em Sobral é uma realização do Coletivo OcupArte, Circuito Fora do Eixo Nordeste  e ECOA Sobral. Apoio cultural: Coletivo Entrepólos, SESC Sobral, Prodisc e Prefeitura Municipal de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo.

PROGRAMAÇÃO
17:00 – Exibição do documentário “Vida de Músico”
18:30 - Intervenção Multiplas linguagens (Dj + Videos + Break Dance)
19:00 - Apresentação de grupos de Rap Código do Medo + DNR (Sobral)
20:00 - Aeromoças Tenistas Russas (SP)
22:00 - Macaco Bong (MT)
00:00 - DJs e VJs

SERVIÇO:
NOITE FORA DO EIXO – Domingo (18/11) a partir das 17h na ECOA Sobral (Travessa Adriano Dias Carvalho, 135, Centro - Sobral). Acesso gratuito. Informações: (88)3111-0257 e (88)9955-5680.

Nenhum comentário: