sexta-feira, 16 de novembro de 2012

LIVROS NÃO-FICÇÃO

“Shakespeare Indignado” é revelado em livro por escritor cearense  

Coletânea de Theófilo Silva será lançada nesta quarta no Ideal Clube
 

Uma coletânea de cem artigos é o que compreende o livro intitulado “Shakespeare Indignado” a ser lançado nesta quarta-feira, 28, a partir das 19h30, no Ideal Clube, pelo escritor e ensaísta cearense, radicado em Brasília, Théofilo Silva. Os referidos artigos estão entre os muitos que foram publicados no site do Jornal “O Globo”, de 2008 a 2011.
Todos os textos, com características de ensaio, têm como pano de fundo, a obra do dramaturgo inglês William Shakespeare, de quem Theófilo é um estudioso apaixonado. A obra tem como subtítulo: Uma Análise dos Fatos sob a Ótica de um Shakespeariano. O prefácio é de autoria do ex-embaixador do Brasil, na Inglaterra, Paulo de Tarso Flecha de Lima. E conta com comentários dos jornalistas Paulo Henrique Amorim, Luiz Nassif, Luiz Carlos Azenha e Fernando Brito.
“Shakespeare Indignado” é dividido em cinco temas: Admirável Mundo Novo, que versa sobre as transformações que passa a sociedade brasileira; Sob o signo de Caliban, sobre o exercício da política no Brasil; A Justiça de Ângelo, sobre Direito e Justiça; O Mundo Inteiro é um Palco, sobre as questões mundiais; e por último, O Cortejo da Fantasia, que trata das principais questões que afligem o ser humano.
No novo livro escrito por Théofilo Silva, existem ainda, três textos sobre a polêmica que mobilizou a Internet com a censura do artigo “A Cachoeira do Carlinhos”, sobre a relação do bicheiro Carlinhos Cachoeira com o ex-senador Demóstenes Torres.
Theófilo Silva é criador da Sociedade Shakespeare de Brasília, e colaborador da New American Shakespeare Tavern, em Atlanta, na USA. Além de realizar palestras sobre a obra do famoso dramaturgo inglês, é também, autor do livro “A Paixão Segundo Shakespeare”.






Muito além de “The Wall”: chega ao Brasil biografia inédita do Pink Floyd
 

A obra é baseada em entrevistas do autor Mark Blake e celebrou os 40 anos da banda

Criada em Cambridge, na Inglaterra, Pink Floyd foi a banda progressista mais influente. Famosa por suas letras contestadoras e shows bem elaborados, a banda que vendeu mais de 230 milhões de álbuns em todo o mundo, também ficou muito conhecida pela desordem e desentendimento dos integrantes, que algumas vezes chegaram a sobrepujar as conquistas.
Interessada em desvendar os mistérios que cercam a polêmica história da banda, a Editora Évora, pelo selo Generale, traz ao Brasil “Nos Bastidores do Pink Floyd”, a mais completa e detalhada biografia deste ícone do rock moderno. A obra é baseada em entrevistas do autor, Mark Blake, jornalista especializado em biografias de bandas e de músicos, com os membros do grupo, produtores e ex-colegas universitários e foi lançada em comemoração aos 40 anos do “Floyd”, incluindo um caderno de fotos exclusivas.
Blake detalha a trajetória do Pink Floyd desde as primeiras reuniões em pubs de Cambridge até a última apresentação no Live 8, em 2005. O autor se concentra “nas personalidades das pessoas que fazem a música, nas memórias e nas impressões daqueles que estão ao seu redor” e dessa maneira relata os primeiros dias do grupo, os maiores sucessos e explica causas e consequências das brigas entre David Gilmour, Richard Wright, Nick Mason, Roger Waters e Syd Barrett, integrantes da banda.
A trajetória do Pink Floyd é marcada por uma oscilação de altos e baixos e principalmente pelas mudanças de nome e formação, porém, a banda nunca esteve em um declínio total e atrai fãs do mundo inteiro até os dias de hoje.
Mark Blake é escritor, jornalista e crítico musical apaixonado pelo rock. Foi editor da revista Q, publicação de música mais vendida do Reino Unido, e atualmente é o editor-chefe das edições especiais das revistas Q e Mojo. Especialista, escreve sobre bandas de rock para as mais importantes revistas de música,e já entrevistou personalidades como Roger Waters, Paul McCartney, Kurt Cobain, Bono, Ozzy Osbourne e Robert Plant. O primeiro show que assistiu foi do Pink Floyd, em Londres, em 1980.








Livro reúne 25 especialistas para falar sobre startups e inovação
 

DIVIRTA-CE recomenda: “Empreendedorismo Inovador”, de Nei Grando
 

De acordo com relatório que o SEBRAE publicou recentemente, o Brasil está se tornando um celeiro de startups – novas e inovadoras empresas – que se destacam em todos os campos. São três mil ideias criativas que são registradas diariamente em todo o país. A inovação é a responsável por esse número e, para o empreendedor, fator fundamental para conquistar mercados e negócios. Sobre inovação e empreendedorismo, Nei Grando reuniu no livro Empreendedorismo Inovador diversas opiniões e especialistas para tratar do assunto. “Esse é o primeiro livro de empreendedorismo de base tecnológica escrito por autores brasileiros com sólidos conhecimentos, muitos com ampla experiência em startups de tecnologia. Além de empreendedores, entre esses profissionais estão presentes consultores em inovação e negócios, acadêmicos e investidores envolvidos com capital de risco, que procuraram oferecer o melhor de si para esta obra” – explica Grando.
O livro traz uma apresentação do contexto do empreendedorismo no Brasil (capítulo 1) e do mercado para empresas de tecnologia (capítulo 2). Em seguida, aborda a carreira empreendedora e por que vale a pena empreender (capítulo 3). Apresenta vantagens e desvantagens de se ter sócios, fornecendo sugestões e dicas que podem ser muito úteis nessa escolha (capítulo 4). Explica por que o empreendedor deve conhecer os fundamentos de gestão e modelagem de negócios (capítulo 5) e depois detalha tais preceitos, esclarecendo o que o empreendedor precisa saber sobre: estratégia (capítulo 6), marketing (capítulo 7), vendas (capítulo 8), pessoas (capítulo 9), finanças (capítulo 10), criatividade e inovação (capítulo 11), networking (capítulo 12) e tecnologia (capítulo 13). O livro apresenta também como nasce uma ideia (capítulo 14), mostrando como a prototipagem pode ajudar a avaliar se a sua ideia resultará em um produto ou serviço com potencial de mercado (capítulo 15). Para ajudá-lo na modelagem de seu negócio, há elementos de criação de valor (capítulo 16), entrega de valor (capítulo 17) e captura de valor (capítulo 18). No que diz respeito à busca e aquisição de investimento, consideramos os recursos financeiros próprios (capítulo 19), com dicas de como encontrar e abordar um investidor-anjo (capítulo 20), como apresentar o seu projeto a um investidor (capítulo 21) e se vale a pena recorrer a uma incubadora (capítulo 22). Finalmente, consideramos porque o empreendedor deve buscar conselheiros e mentores experientes em gestão e negócios (capítulo 23), além de como e onde obter educação e treinamento formal para empreender (capítulo 24). Cada capítulo pode ser lido de maneira independente, de acordo com o momento que o leitor estiver desfrutando do conhecimento.
Além do próprio organizador, Nei Grando, Empreendedorismo Inovador tem como articulistas nomes de peso focados em empreendedorismo, tecnologia e startups como: Ana Maria Magni Coelho, Bob Wollheim, Carlos Eduardo Guillaume, Cassio A. Spina, Cezar Taurion, Diego Remus, Edson Mackeenzy, Felipe Matos, Joel Weisz, John Lemos Forman, Leo Kuba, Marcel Malczewski, Marcelo Amorim, Marcelo Nakagawa, Martha Terenzzo, Nathalie Trutmann, Pedro Mello, Renato Fonseca de Andrade, Robert Edwin Binder, Rodrigo Brito, Rogério Chér, Ronald Jean Degen, Rose Mary Almeida Lopes e Sérgio W. Risola.
Nei Grando é graduado em processamento de dados pela UEM, tem MBA em Administração pela FGV e cursos de extensão em Gestão do Conhecimento (FGV) e Inovação e Redes Sociais (ESPM). Teve duas empresas de desenvolvimento de software e soluções de TI, onde atuou com portais, internet-banking, home broker, CRM, GED e dezenas de outros projetos, incluindo consultoria/execução de projetos em gestão do conhecimento. Atua como consultor em modelagem de negócios, estratégia, inovação, GC e TI. Autor do blog do Nei (neigrando.blog.br) – sobre estratégia, inovação, empreendedorismo, modelos de negócios, gestão e tecnologia. Incentiva o empreendedorismo no Brasil.

SERVIÇO
Título: Empreendedorismo Inovador
Subtítulo: Como criar startups de tecnologia no Brasil
Organizador: Nei Grando
Assunto: Empreendedorismo, gestão e negócios
Preço: R$ 79,90
Páginas: 582
 





As sete leis espirituais dos super-heróis: usando nosso poder para mudar o mundo

Com o filho Gotham, Deepack Chopra lança, pela Editora Lafonte, livro que prossegue na busca pelo auto-conhecimento pela espiritualidade

“Grandes histórias de super-heróis são as nossas.
Metáforas dos desafios e conflitos que enfrentamos na vida e os
poderes — ou a sabedoria interior — que precisamos garimpar
 dentro de nós para superar esses desafios e evoluir constantemente”.


Tendo como inspiração o seu famoso “As Sete Leis Espirituais do Sucesso”, o escritor de espiritualidade e medicina corpo–mente Deepack Chopra acaba de lançar pela Editora Lafonte, o livro "As Sete Leis Espirituais dos Super-heróis: usando nosso poder para mudar o mundo". Com a participação do filho Gotham Chopra, Deepack Chopra procurou retirar da essência do primeiro livro o que se aplica à próxima geração daqueles que buscam a espiritualidade. “Também é um livro sobre minha própria jornada enquanto ensinava a Gotham os super-heróis da Índia e em troca aprendia com ele sobre os super-heróis dos Estados Unidos”, explica.

Deepack Chopra, neste livro, aborda a história da moderna criação de mitos e da criação de novos super-heróis que transcendem identidades nacionais e étnicas. Para o autor, esses super-heróis são necessários para solucionar nossas atuais crises em um mundo tomado por conflito, terror, guerra, ecodestruição e injustiças sociais e econômicas. “Os personagens e as qualidades gerados e descritos são especiais e pioneiros; são a síntese de minha própria reflexão e, igualmente importante, a compreensão de Gotham e de sua geração, que foram inspirados pelos maiores super-heróis, orientais e ocidentais, de Buda a Batman”, completa.

No livro, através dos capítulos sobre cada uma das leis (equilíbrio, transformação, poder, amor, criatividade, intenção e transcendência), o autor aborda algumas das antigas sabedorias tradicionais e alguns super-heróis fantasiados que ocupam as modernas mitologias de hoje. “Em Batman eu vejo qualidades que lembram Buda. No Super-Homem certamente há atributos que também definem Shiva”, fala. Para Deepack, temos não apenas de identificar nessas dezenas de personagens certas aspirações que estão adormecidas em nós, mas também de alimentá-las com os poderosos ingredientes de intenção, atenção e ação, para que possamos criar um novo elenco de personagens.

Segundo o autor, podemos aprender com os super-heróis. Com suas provações e seus triunfos, com suas forças e fraquezas, podemos aprender a perceber nossas próprias batalhas cotidianas. “Se conseguirmos nos valer das habilidades deles, descobriremos um poço de conhecimento e um guia de vida com profundas implicações para a transformação pessoal e global. Essas habilidades são o segredo para maximizar nosso potencial como indivíduos e melhorar coletivamente o mundo, uma ação de cada vez”.

Para o autor, este novo livro é fruto da depuração de anos de suas ideias, investigações, da sua compreensão da consciência e da construção de mitos, fundidos aos de filho e como uma nova geração de criadores e contadores de histórias. “Isso é coerente com minha crença em que mitos reais e duradouros e os personagens que os povoam nunca são gerados por um único criador. Eles surgem daqueles campos universais fruto de éons de sonhos, aspirações, medos e imaginação humanos e estão em constante transformação e evolução”, completa.

Os autores – Deepack Chopra é um médico indiano radicado nos Estados Unidos. É formado em medicina pela Universidade de Nova Deli (Índia). É também um escritor e professor de Ayurveda, espiritualidade e medicina corpo–mente. Gotham Chopra é um autor americano. Com seu amigo Sharad Devarajan, fundou a empresa de quadrinhos Virgin Comics. Depois, eles a rebatizaram de Liquid Comics.

As Sete Leis Espirituais dos Super-Heróis
Autor: Deepack Chopra com Gotham Chopra
Tradução:  Alexandre Martins
Número de páginas: 176
Editora: Lafonte
Preço sugerido: R$ 19,90

Nenhum comentário: