domingo, 4 de maio de 2008

TOP DVD - NAS LOCADORAS

Venda para locadoras caiu 33% neste começo do ano

Redução da venda de DVDs das distribuidoras para as locadoras atinge 580 mil unidades

Perdas em locações é de R$ 650 mi, diz associação; para diretor da Sony, expansão da rede de varejo e "grandes promoções" são tendência


O mercado brasileiro de locação de DVDs passa pela maior crise desde que o formato começou a se popularizar no país, no início da década. O sinal de alerta foi acionado em 2007 e, no primeiro trimestre deste ano, ficou estridente.
De acordo com dados da União Brasileira de Vídeo (UBV), que reúne as principais distribuidoras de filmes e laboratórios de reprodução, as vendas de discos para videolocadoras sofreram em 2007 uma redução de 28,1%, equivalente a 2,4 milhões de unidades.
O que já era ruim piorou. O recuo na venda de títulos de cinema e televisão, de janeiro a março deste ano, foi de 33,1%, ou 580 mil unidades, com relação ao mesmo período do ano passado. Os dados dizem respeito apenas a discos de filmes e séries nacionais e internacionais, embora o mercado de DVDs musicais também passe por um mau momento.
As vendas diretas, em que o consumidor compra em lojas ou na internet, haviam registrado um aumento de 6,6% (correspondente a 1,335 milhão de cópias) em 2007 em relação ao ano anterior. Mas, ainda no primeiro trimestre deste ano, caíram 32,5% na comparação com o mesmo período de 2007 (1,4 milhão de unidades). Os estragos de 2007 corresponderam, segundo a UBV, a perdas de aproximadamente R$ 650 milhões em locações, com redução de 40% nos postos de trabalho nas videolocadoras (e de 25% a 30% na indústria de DVDs).
A associação estima que funcionem hoje, no Brasil, algo entre 8.000 e 9.000 locadoras regularizadas (eram 12 mil no início de 2006), com cerca de 35 mil empregos diretos.
"Será difícil recuperar essas perdas", diz Tânia Lima, diretora-executiva da UBV, para quem a venda de cópias piratas foi o que mais afetou o cenário.
"Hoje, 60% do mercado de DVDs no Brasil é ilegal, o que representa uma circulação de 10 milhões de discos por ano." Tânia diz ainda não acreditar na "erradicação total" da pirataria, mas lamenta o fácil acesso ao produto ilegal. "A indústria teria mais chances se houvesse maior repressão. Precisamos falar com o consumidor final, lembrá-lo de que, ao comprar um DVD pirata, ele se transforma em receptador."
O aumento de downloads de filmes pela internet e a falta de divulgação dos lançamentos pelas distribuidoras contribuem igualmente para o cenário, na avaliação de Luciano Damiani, presidente do Sindicato das Videolocadoras do Estado de São Paulo (Sindemvideo), que reúne 1.600 associados, 50% deles na capital, onde a redução nas locações "é mais acentuada do que no interior".
"A maioria das locadoras manteve a estrutura por muito tempo, achando que a situação iria melhorar, e se endividou", afirma Damiani. "A situação é muito delicada."

Mudança de hábito
A UBV e o Sindemvideo apostam que o Blu-ray, novo formato de vídeo doméstico, possa contribuir, a longo prazo, para reaquecer o mercado de locação, por oferecer maior qualidade do que o DVD e dificultar a pirataria.
A mudança de hábitos de lazer dos jovens -hoje, mais associados à internet- tende a definir em novos patamares não só o mercado de DVD, mas também o de cinema, diz Wilson Cabral, diretor da distribuidora Sony. "O formato físico do filme não morrerá, mas a sua circulação cairá substancialmente", prevê.
As perdas no mercado de locação devem ser recuperadas pela indústria, segundo Cabral, com a expansão da rede de varejo, preços "ao alcance do consumidor" e "grandes promoções". Até a pirataria contribuiria para incrementar as vendas diretas. "A tendência de quem comprou um disco pirata é, em seguida, ter ou dar de presente um original."
O impacto inicial da retração, no entanto, pode reduzir a oferta de títulos. "O mercado de cinema será afetado porque, se você não tem mais a certeza de que recuperará o seu investimento na segunda mídia que é o vídeo, como investir na compra de produções para exibir daqui a um ou dois anos?", pergunta Wilson Feitosa, diretor da Europa, distribuidora que atua em cinema e DVD.





Suspense juvenil

A Imagem Filmes acaba de lançar nas locadoras o drama de suspense juvenil “2h37”, contando a história de seis jovens estudantes que vêem suas vidas unidas pelas situações mais comuns da juventude. São exatamente 2h37 da tarde e um suicídio revela aos poucos o lado sombrio da vida dos alunos: uma gravidez indesejada desmascara um terrível segredo; nem tudo é o que parece para o confiante jogador de futebol; um rapaz que não se encaixa na sociedade tem de aturar as provocações diárias dos colegas; uma linda garota luta contra distúrbios alimentares; um estudante dedicado se esforça para ganhar a aprovação dos pais; e outro garoto mergulha nas drogas para escapar de seus próprios demônios. Mas quem realmente tomou a terrível decisão de acabar com a própria vida? ***







Universal Pictures divulga promoções para o mês de Maio


DISPONÍVEL A PARTIR DE 28 DE MAIO



“ET – O Extraterrestre” chega ao mercado de home vídeo pela primeira vez a R$ 19,90



A Universal Pictures apresenta “ET – O Extraterrestre”, clássico de Steven Spielberg vencedor de quatro Oscar e dois Globos de Ouro, ao mercado de Home Video pela primeira vez a R$ 19,90 (preço sugerido).



A promoção deste DVD, que foi totalmente remasterizado em 2002 e que recebeu novas cenas e novos sons e efeitos especiais (em comemoração aos 20 anos do filme), é por tempo limitado.



Configuração do DVD

Formato de Tela: 1.85:1 Windescreen Anamórfico

Áudio: Inglês 5.1 dts EX; Inglês 5.1 Dolby Digital EX; Português 5.1 Dolby Digital EX

Legendas: Inglês; Português

Região: 4

Extras: Introdução de Steven Spielberg; Trilha Sonora ao Vivo de John Williams



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Promoção e série de TV são destaques da Universal Pictures em maio



A Universal Pictures apresenta para seus consumidores, em maio, a promoção “Campanha Trilogias”, que tem como mote “O Barato é Colecionar”. Ao todo, serão seis trilogias: “Mr. Bean”, “Rambo”, “Jurassic Park”, “Múmia”, “Velozes e Furiosos” e “De Volta Para o Futuro” ao preço sugerido de R$ 44,90. Para a divulgação da campanha, a distribuidora produziu displays, testeiras e balões que serão colocados em locadoras e lojas de varejo.



Em séries de TV, a novidade é o lançamento da primeira temporada de “Contratempos”, que recebeu duas indicações ao Emmy de Melhor Série Dramática e sete indicações ao Globo de Ouro no final dos anos 80, além de estar entre as “25 Séries Mais Cults já Feitas!”, segundo a revista TV Guide.

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