domingo, 4 de maio de 2008

ECOLOGIA

A evolução do Consumo


Brasileiros adotam hábitos de sustentabilidade no dia-a-dia



Nos últimos 10 anos, o brasileiro tem mudado seu comportamento em relação ao consumo. Dados levantados pelo Ibope revelaram em julho passado, que 53% dos consumidores deixariam de comprar sua marca preferida se soubessem que o fabricante faz algo prejudicial à sociedade ou ao meio ambiente. Tal mudança cultural reflete automaticamente na economia de um país. Já o estudo da BBC divulgado no mês de abril, afirma que no Brasil existem mais pessoas preocupadas com as mudanças climáticas, do que entre os 21 países pesquisados.



A iniciativa do Grupo Ecoesfera atende a tendência de consumo nacional e dá novos passos neste sentido através de diferenciais inéditos implantados em seus condomínios residenciais sustentáveis. "Alguns produtos e marcas com responsabilidade sócio-ambiental serão hits de mercado como os carros flex, por exemplo. O consumidor se identifica com a sustentabilidade por seus inúmeros benefícios, além de estar diretamente ligada ao bolso", explica do Luiz Fernando Lucho do Valle.



"Começamos um movimento dentro da moradia das pessoas. Acredito ser mais viável atingir a consciência do cidadão se incentivamos a mudança de hábitos, visando o futuro da família. Para isso reunimos 16 diferenciais ecológicos no condomínio como um todo, para minimizar os efeitos desastrosos que o homem traz ao meio em que vive", diz o engenheiro. Resultado? 1400 unidades de apartamentos lançadas no mercado desde 2005, mais 2200 unidades até julho do ano que vem e a satisfação de saber que um terço dos futuros moradores comprou pensando na sustentabilidade.





O planeta não vai durar para sempre (e eles sabem disso)



Começa a se infiltrar pela sociedade um desejo de fazer parte de comportamentos sócio-responsáveis, seja através de práticas já mais familiares para eles, como a reciclagem e reutilização de materiais - na cozinha (coleta de óleo de cozinha, de latas de alumínio e de pet), na alimentação, na decoração da casa, no reuso da água - ou até mesmo nas novas práticas que o Brasil começa a adotar como a não utilização de sacolas plásticas em supermercados e a obrigatoriedade das novas edificação implantarem o uso de placas solares.



Consumir marcas e produtos que demonstrem essa preocupação gera um sentimento de tranqüilidade, engajamento, inovação, e sobretudo de "fazer parte" de uma nova proposta de vida.

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