domingo, 4 de maio de 2008

INFANTIL




PROGRAMA CRIANÇA E ARTE

Atividades infantis aos domingos de maio (dias 4, 18 e 25), de 10h às 18h

Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108)


Teatro Infantil



Os Três Porquinhos

Cia Anjos da Alegria

Dias 04, 18 e 25, aos domingos, 10h30, 15h e 17h

Direção: Flávio Rocha

Uma família de porquinhos vivia feliz em sua morada na floresta. Mas os três irmãos – Bisteca, Costela e Toucinho – viviam brigando o tempo todo, até que um dia a mamãe porca disse aos seus filhinhos que não agüentava mais aquelas brigas. Os porquinhos resolveram, então, dar sossego à sua mãe e foram embora para o outro lado da floresta. Eles resolvem construir suas casinhas: uma de palha, outra de madeira e outra de tijolos. Mas eles não imaginavam que daquele lado da Floresta vivia um terrível lobo mau, devorador de porquinhos. É aí que a surpresa começa... 60min.





Oficina de Arte



A Caixa do Imaginário

Facilitadora: Ismênia Isidoro

Nº de vagas: 30

Dias 04, 18 e 25, aos domingos, 11h30

As crianças ficarão sentadas em semicírculo e retirarão objetos que pertencem à cultura nordestina. Depois, formarão grupos para criarem histórias utilizando os objetos escolhidos. As histórias serão registradas através de desenhos, ilustrações ou da própria escrita. 60min.





Arte em Família

Dias 18 e 25, aos domingos, 11h30

Arte em Família é um programa de visitas monitoradas, oferecido para as crianças que visitam o Centro Cultural aos domingos participarem, juntamente com seus acompanhantes, de uma experiência artística com jogos e brincadeiras educativas, a partir das exposições em cartaz. 60min.





Sessão Curumim



A Profecia dos Sapos

Dia 04, dom, 12h30

(França, 2003), de Jacques Remy-Girard. Os sapos mais sábios profetizam que o mundo irá sofrer, novamente, um outro grande dilúvio, que durará 40 dias e 40 noites de chuva torrencial. Alguns sapos tentam alertar os humanos, mas não obtêm êxito. Ferdinand e Julieta, avós, no início das chuvas, em companhia do netinho Tom e a sua amiguinha Lili, se abrigam num celeiro que, aos poucos, passa a ser abrigo, também, dos animais. Animação. Cor. Dublado. Livre. 87min.



Ben-Hur

Dia 18, dom, 12h30

(EUA, 1999), de William R. Kowalchuk. Século I. Um jovem aristocrata judeu, Ben-Hur, reencontra Messala, seu amigo da época de infância e agora um centurião do exército romano. Ao contrariar o amigo discordando de sua posição política, Messala o prende e o envia para ser remador nas galés, os navios de guerra de Roma. É o início da jornada de Ben-Hur como escravo. Animação. Cor. Dublado. Livre. 74min.



Chantecler, o Rei do Rock

Dia 25, dom, 12h30

(EUA, 1987), de Don Bluth. Com seu canto poderoso que ele acredita ser responsável pelo nascer do sol, o galo Chantecler fica desesperado quando, um dia, o sol nasce sem que ele cante. Ridicularizado por todos e sentindo-se injustiçado, ele resolve mostrar seu talento indo para a cidade grande. Lá, realmente, ele faz sucesso e fama. Mas nada disso o faz deixar de sonhar com a vida pacata da fazenda no campo. Animação. Cor. Dublado. Livre. 74min.





Construindo Histórias



As Fadas de Jasmim do Ceará

Geórgia Zaranza

Dias 04, 18 e 25, aos domingos, 14h

Em nossos sertões, serras e litorais, existem “mulheres – avós – mestras – fadas”, que mantêm o fazer lúdico manual, confeccionando brinquedos e utensílios coloridos. A idéia deste Construindo Histórias é que as crianças possam ter um encontro com as obras de arte populares e tradicionais destas “fadas”, provocando reflexões com outras histórias locais ou universais. 50min.





Trenzinho da História

Facilitador: Gerson Linhares

Nº de vagas: 60

Dias 04, 18 e 25, 15h30, aos domingos

As crianças e acompanhantes (**) passearão por ruas e avenidas do Centro Histórico da cidade, em um veículo tipo trenzinho, conhecendo igrejas, praças, palacetes e monumentos, com uma rápida parada na Praça do Ferreira, quando as crianças poderão conhecer o boneco do Bode Iôiô, mascote da cidade, que relembrará histórias e peripécias aprontadas por ele no centro de Fortaleza, durante o período de 1915 a 1931. 60min.

(**) As crianças deverão ser acompanhadas por um adulto. Será permitido somente um acompanhante por criança.





Contação de Histórias



Cuidando de Nossa Mãe

Grupo de Arte, Riso, Invenção e Surpresa - Garis

Dias 04, 18 e 25, aos domingos, 16h

Um faxineiro surge carregando um grande saco de lixo, reclamando e fazendo comentários a respeito da enorme quantidade de lixo que é produzida pelas pessoas onde quer que se vá. De repente, de dentro do saco, sai um personagem singular, uma criatura feita de materiais desordenadamente misturados e de aspecto sujo. Esta criatura está vivendo uma grande crise existencial, pois ele não consegue responder a seguinte questão: “O que sou eu afinal?”. Dialogando com as pessoas, intermediado pelo faxineiro, realiza uma análise de si mesmo e da atuação de cada indivíduo perante a situação do planeta e em relação à produção do chamado “LIXO”, mas que nos tempos atuais devemos denominar de “MATERIAIS”, porque podem e devem ser reutilizados e reciclados para a preservação dos recursos naturais e a garantia da vida na nossa mãe Terra. 50min.





Bibliotequinha Virtual

Facilitadora: Ângela Sousa

Nº de vagas: 12 por turma

Dias 04, 18 e 25, aos domingos, 16h e 17h

Despertar o interesse das crianças pela Internet, mediante a realização de atividades educativas e jogos. 50min.

Nenhum comentário: