domingo, 4 de maio de 2008

CONCURSOS



Abertas as inscrições para a 4ª edição dos Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação

Destinado a graduandos, pós-graduandos e pesquisadores-doutores, os Prêmios têm como objetivo estimular a atitude empreendedora e a pesquisa científica no meio acadêmico, revelando novos talentos e projetos que beneficiarão a sociedade brasileira e contribuirão para o desenvolvimento sustentável do País
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A quarta edição terá cerimônias regionais nas cidades de Porto Alegre, São Paulo e Salvador. A cerimônia final de premiação será em novembro, em São Paulo
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Inscritos no Prêmio de Empreendedorismo terão acesso a um curso on-line gratuito desenvolvido pela Fundação Dom Cabral




Desde 21 de maio estão abertas, até o dia 22 de agosto, as inscrições para a 4ª edição dos Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação (www.universia.com.br/premiosantander). Realizados pelo Santander Universidades, com o desenvolvimento e a gestão do Universia Brasil, os prêmios visam estimular a atitude empreendedora e a pesquisa científica no meio acadêmico, revelando novos talentos que irão beneficiar a sociedade brasileira com a implementação de seus projetos empreendedores e de suas pesquisas científicas.

Para o Prêmio de Empreendedorismo, poderão se inscrever estudantes de graduação e/ou pós-graduação e, no de Ciência e Inovação, pesquisadores-doutores, ambos participando tanto individualmente como em equipe, de Instituições de Ensino Superior parceiras do Universia e/ou do Santander Universidades. Os vencedores de cada categoria, de ambos os prêmios, receberão R$ 50 mil para viabilização do projeto, totalizando R$ 350 mil em premiações.

"Os Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação representam uma das ações mais importantes do Santander Universidades no País, porque revela talentos e incentiva a atitude empreendedora e a pesquisa científica, beneficiando tanto o mundo acadêmico quanto às comunidades envolvidas com os projetos. O número de participantes cresce a cada ano, o que prova a sua consolidação entre universitários e pesquisadores", afirma Jamil Hannouche, Vice-presidente do Santander Universidades.

“Mais do que um prêmio, nosso objetivo é oferecer oportunidades a autores de projetos e de idéias inovadoras, integrando a academia ao meio empresarial”, afirma Alina Correa, Diretora Geral do Universia Brasil.

A quarta edição traz três novidades. Este ano, os inscritos no Prêmio de Empreendedorismo terão acesso a um curso on-line gratuito de empreendedorismo, desenvolvido pela Fundação Dom Cabral (FDC). Outra mudança é que, diferente do ano passado, os finalistas serão revelados, durante as cerimônias regionais. Outra novidade é que a cerimônia final, realizada em São Paulo, será durante a semana global de empreendedorismo.

No curso on-line gratuito de empreendedorismo, os candidatos poderão conhecer passo a passo os conceitos básicos de um plano de negócios, terão noções sobre planejamento financeiro para empreendedores, introdução à jornada empreendedora onde aprenderão transformar sonhos em realidade, entre outros. Além de acompanhar uma coletânea de artigos e entrevistas sobre empreendedorismo e ter acesso a um material de apoio para elaboração do resumo executivo, com dicas, resumo dos critérios de avaliação e erros mais comuns. Os candidatos poderão, ainda, participar de dois fóruns de discussão on-line, em que participantes e coordenadores possam tirar dúvidas com a equipe do Núcleo de Empreendedorismo da FDC.

Além da etapa final, com a entrega dos prêmios, em novembro, na capital de São Paulo, haverá também a realização de etapas regionais, onde serão anunciados os nomes dos candidatos finalistas que concorrerão ao prêmio. Os eventos regionais ocorrerão em: Porto Alegre (com semifinalistas de toda a região Sul); São Paulo (com semifinalistas do Sudeste), e Salvador (com semifinalistas do Norte, Nordeste e Centro-oeste).

Cada etapa regional contará com a participação de 21 semifinalistas (3 candidatos de cada categoria), dos quais 7 finalistas serão destacados e concorrerão à premiação de R$ 50 mil na etapa nacional, em novembro, na cidade de São Paulo (um projeto de cada categoria).

Todos os projetos, independente da categoria escolhida, devem ser de interesse da sociedade brasileira, ou seja, que resultem do envolvimento dos cidadãos, empresas, órgãos governamentais e/ou demais fatores sociais que visem minimizar os efeitos da exclusão social e/ou impliquem no desenvolvimento sustentável da sociedade.

A visibilidade dos Prêmios cresce a cada ano com o aumento no número de participantes. Em 2005, nove projetos foram contemplados, de um total de 897 inscrições, das quais 691 com trabalhos voltados para Empreendedorismo e 206 para Ciência e Inovação. No ano seguinte, a segunda edição somou 1.085 inscrições, das quais 840 projetos foram de Empreendedorismo e 245 de Ciência e Inovação, com sete projetos vencedores. Em 2007, o número de inscritos cresceu 40% em relação ao ano anterior, foram 1.522 inscrições, divididas em 1.177 para Empreendedorismo e 345 para Ciência e Inovação, ao final, seis projetos foram premiados. Em suas três edições, os Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação receberam mais de 3.500 inscrições, com prêmios no valor total de 1 milhão e cento e cinqüenta mil reais para os 22 projetos vencedores.

Serviço

As inscrições deverão ser realizadas no portal Universia, no endereço: www.universia.com.br/premiosantander

No hotsite desenvolvido especialmente para esta edição, será possível acessar informações das três edições anteriores dos Prêmios Santander — 2005, 2006 e 2007 —, como histórico dos projetos vencedores, banco de imagens, matérias publicadas na imprensa, entre outras.


Prêmio Santander de Empreendedorismo

O Prêmio Santander de Empreendedorismo é destinado a graduandos e pós-graduandos que desenvolverem o melhor plano de negócios, com prêmios de R$ 50 mil para o vencedor de cada uma das quatro categorias: Indústria, Tecnologia da Informação e Comunicação, Biotecnologia, e Cultura e Educação.

Todos os planos que concorrerem ao Prêmio Empreendedorismo serão avaliados pelos objetivos gerais e específicos, viabilidade financeira e de infra-estrutura, valor criado para organização brasileira, indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos), caráter inovador, potencial para a geração de riqueza, e análise de impactos social e ambiental. A seleção e validação dos projetos estão sob a responsabilidade do professor e consultor Fernando Dolabela e do professor Afonso Cozzi, do Núcleo de Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.


Prêmio Santander de Ciência e Inovação

O Prêmio de Ciência e Inovação, dividido em três categorias - Indústria, Tecnologia da Informação e Comunicação, e Biotecnologia -, premia pesquisadores-doutores que produzirem as melhores pesquisas científicas de caráter inovador. O vencedor de cada categoria receberá R$ 50 mil.

Para a definição dos projetos finalistas do Prêmio Ciência e Inovação serão considerados os objetivos gerais e específicos, viabilidade financeira e de infra-estrutura, valor criado para organização brasileira, indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos), caráter inovador, potencial para a geração de riqueza, e análise de impactos social e ambiental.

A avaliação e o julgamento dos projetos serão realizados por uma comissão de pesquisadores vinculados a instituições científicas, sob a coordenação do professor e pesquisador Adolpho Melfi, Vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC).


Sobre o Universia

O Universia é uma rede de cooperação universitária que reúne 1.069 instituições de ensino superior na América Latina e Península Ibérica, e tem como parceiro financeiro-estratégico o Grupo Santander. A Rede Universia atua em quatro eixos estratégicos: fomento à empregabilidade, incentivo à formação, desenvolvimento dos meios científico e acadêmico, e apoio às comunidades e eventos para o relacionamento universitário.

O objetivo da Rede Universia é contribuir com serviços de valor agregado às universidades, apoiando o desenvolvimento de projetos comuns e a geração de novas oportunidades para a comunidade universitária, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento sustentável dos países onde a Universia está presente.

O principal elemento integrador desta rede é o portal Universia, que desenvolve conteúdo e serviços gratuitos para o meio acadêmico, em línguas portuguesa e espanhola. O Portal está presente em 11 países: Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico, Portugal, Venezuela e Uruguai, congregando aproximadamente 78% do público universitário.

Lançado no Brasil em março de 2002, o portal Universia (www.universia.com.br) conquistou em cerca de seis anos, a parceria com mais de 250 universidades, alcançou a marca de 2 milhões de usuários cadastrados e uma média mensal de 950 mil usuários únicos (Fonte: Nielsen//NetRatings).

As informações e os produtos atendem aos pré-universitários, universitários, pós-universitários, docentes e gestores das instituições de ensino superior. Além de conteúdo, são oferecidos serviços relevantes para o público universitário, tais como: estágios e programas de trainee, cursos on-line, webmail, salas de aula virtuais, e informações sobre bolsas de estudo, intercâmbio, empreendedorismo, pesquisa científica, carreira, entre outros.

Sobre o Santander

Sobre o Santander no Brasil

O Santander tem ativos totais de R$ 122,3 bilhões, R$ 136, 3 bilhões de captações totais, que incluem recursos de terceiros administrados – R$ 38,8 bilhões em depósitos e R$ 55,9 bilhões em fundos de investimentos –, 8,4 milhões de clientes e conta com uma rede de mais de dois mil pontos de venda, entre agências e postos de atendimento.

Grupo Santander no mundo

O Santander (SAN.MC, STD.N) é o primeiro da Europa do Euro por capitalização em bolsa e o quinto do mundo em lucro. Fundado em 1857, tem € 913 bilhões em ativos, administra mais de € 1 trilhão em fundos, tem cerca de 65 milhões de clientes, mais de 11 mil agências e está presente em 40 países. É o principal grupo financeiro da Espanha e da América Latina e desenvolve uma importante atividade de negócios na Europa, região em que alcançou uma presença destacada no Reino Unido, por meio do Abbey National, assim como em Portugal. É líder em financiamento ao consumo na Europa, por meio do Santander Consumer, com presença em 12 países do continente e nos Estados Unidos. Em 2007, registrou lucro líquido de € 9,06 bilhões, 19% a mais do que o registrado no ano anterior.

Na América Latina, o Grupo Santander é instituição financeira líder, administrando volumes de negócio de aproximadamente US$ 300 bilhões (créditos, depósitos e fundos de investimento e de patrimônio) por meio de 4,4 mil agências. Em 2007, o Santander teve lucro líquido de US$ 3,6 bilhões na região, volume 27% superior ao apresentado em 2006.




PRÊMIO CAIXA DE JORNALISMO SOCIAL E NEGÓCIOS EM TURISMO


Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Caixa

A CAIXA abre as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Caixa de Jornalismo Social e Negócios em Turismo. Promovido pela revista IMPRENSA, com apoio da FENAJ, este é um dos maiores prêmios jornalísticos que tem como objetivo reconhecer e valorizar os trabalhos jornalísticos que contemplem pautas sociais. Neste ano, a edição apresenta uma novidade: o Prêmio Especial do Júri será concedido para a melhor matéria sobre Sustentabilidade.

Cada jornalista poderá inscrever, gratuitamente, quantos trabalhos desejar, desde que sejam correspondentes às pautas Habitação, Saneamento Básico, Meio Ambiente, Saúde Preventiva, Ensino Fundamental, Negócios em Turismo e Sustentabilidade.

Concorrem aos prêmios todos os trabalhos inscritos nas categorias Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo, Fotojornalismo, publicados nos veículos de comunicação com sede no Brasil no período de 1º de maio de 2007 a 10 de junho de 2008. Todos os participantes concorrem ao Grande Prêmio de Jornalismo Social e Negócios em Turismo, que será entregue ao melhor trabalho inscrito entre os finalistas.

Os vencedores de cada categoria receberão uma dotação de R$ 12.500,00 (doze mil e quinhentos reais). Já a premiação do Grande Prêmio é de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais). Cada vencedor ainda receberá um troféu de autoria do artista brasileiro Raul Córdula. Os finalistas receberão um certificado pela participação e todos os inscritos no PRÊMIO CAIXA DE JORNALISMO SOCIAL E NEGÓCIOS EM TURISMO - 5ª Edição receberão uma assinatura semestral da Revista IMPRENSA, a partir do mês que encerra as inscrições.

COMO PARTICIPAR
Preencha a ficha de inscrição e envie junto com a cópia de cada trabalho (conforme especificação descrita na ficha de inscrição), via correio ou pessoalmente, até 20 de junho de 2008 (será considerada a data da postagem) à Imprensa Editorial Ltda, aos cuidados de "EVENTOS".
Endereço: Rua Rego Freitas, 454 - 6º andar - Conj. 61 - Vila Buarque - São Paulo - SP -
CEP 01220-010.

SERVIÇO
Revista IMPRENSA
PRODUÇÃO DE EVENTOS
Gabriela Miranda ou Lucilene Izaac
Tel.: (11) 2117-5300
premiocaixa@portalimprensa.com.br

Acesse o regulamento completo no site: www.portalimprensa.com.br/premiocaixa

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