domingo, 4 de maio de 2008

SAÚDE

Campanha inédita no Brasil conscientizará população sobre saúde e desordens digestivas

A Federação Brasileira de Gastroenterologia (FGB) promoverá, em 29 de maio, a Campanha de Conscientização “Nutrição para Saúde Digestiva”, que faz parte da ação global da Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO), em parceria com a Danone, para marcar o Dia Mundial da Saúde Digestiva em vários países.

Celebrada pela primeira vez no Brasil, a data será caracterizada por prestação de serviço à população, tendo como objetivo disseminar informações sobre os distúrbios digestivos mais comuns, entre eles o intestino preguiçoso, que atinge 35 milhões de brasileiros¹, e o impacto da nutrição na saúde.

Para ampliar o alcance da iniciativa, a campanha terá um hotsite (www.saudedigestiva.com.br) que reunirá informações sobre a saúde e os distúrbios digestivos, dicas de alimentação, pesquisas sobre o tema, teste de avaliação do funcionamento do intestino, entre outros dados. No dia 26 ainda haverá o lançamento do Mapa de Desordens Digestivas, gerado a partir de um levantamento de dados epidemiológicos, realizado pela WGO, em 50 países, que ilustra a prevalência de desordens e doenças digestivas.

A conclusão da pesquisa é que, além de serem causados por fatores como estilo de vida e hábitos alimentares, esses distúrbios afetam milhões de indivíduos no mundo inteiro, prejudicam consideravelmente a qualidade de vida da população e geram custos elevados para a saúde.

Para se ter uma idéia, somente na Europa, atingem de 40 a 80 milhões de pessoas, e, nos Estados Unidos, provocam custos diretos de US$ 6,8 bilhões. Ainda segundo a pesquisa, o intestino preguiçoso afeta de 15% a 30% da população mundial, dependendo da região geográfica e da faixa etária por exemplo; a infecção pela bactéria helicobacter pylori, que pode causar gastrite, úlcera e até câncer do estômago e é assintomática em 80% dos casos, está presente em uma de cada duas pessoas.

“Esses distúrbios são causados por fatores como estilo de vida e hábitos alimentares e afetam milhões de indivíduos no mundo inteiro. A ingestão de uma dieta equilibrada, composta por alimentos funcionais, entre eles os probióticos comprovados cientificamente que interferem na melhora do trânsito intestinal, além da prática de exercícios físicos e visitas periódicas ao consultório do gastroenterologista ou clinico geral podem prevenir ou reduzir esses problemas”, afirma o Dr. Antonio Frederico Magalhães, presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Nenhum comentário: