domingo, 4 de maio de 2008

FORRÓ TOTAL


Cumpade Barbosa & as Cumade se aboletam no Forró no Mercado

Banda de forrozeiras imprime graça e beleza a um gênero dominado pelos homens

As Cumades vão ao Mercado dos Pinhões, mas não para tricotar, fazer fofocas, dar conta da vida dos outros. Elas vão é tocar muito forró pé-de-serra, imprimindo graça, beleza e feminilidade a um gênero dominado pelos homens. Pois é, enquanto o Cumpade Barbosa faz firula, Lucineide dedilha o acordeon; Fatinha marca o ritmo no triângulo; Carla Keyse digita o contrabaixo; Germana desenha a brincadeira na zabumba; Adalgiza pulsa a percussão; e Danielle repica o pandeiro.
As meninas formam a primeira banda cearense de forró pé-de-serra com base feminina e são a atração principal da noite do próximo domingo, 11 de maio, às 19h, dentro do projeto Forró no Mercado. Elas prometem botar adultos e crianças para remexer os quadris aos som dos autênticos xote, xaxado e baião. Sim, adultos e crianças porque famílias inteiras têm comparecido ao evento promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet), que está eleito pelos freqüentadores como "o programa de fim de domingo".
O grupo Cumpade Barbosa & as Cumade surgiu depois que o Cumpade, João Barbosa, foi a Cuba e viu um conjunto de salsa formado apenas por mulheres. Encantado com a visão daquele momento, ele voltou ao Brasil determinado a criar um grupo semelhante, adaptado à realidade local. Pesquisa dali, testa de acolá, ensaia de cá, as meninas começaram a fazer shows. Até a mistura de ritmos do grupo é curiosa: vai de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Pinto do Acordeon e Humberto Teixeira a Fernando Mendes e Reginaldo Rossi, passando por Elba Ramalho, Zé Ramalho, Nando Cordel, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Amelinha e Sá & Guarabira; tudo em nome da diversidade e da brincadeira.
FORRÓ NO MERCADO\\ Dia 11, a partir das 19h. Show com Cumpade Barbosa & as Cumade, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

Nenhum comentário: