terça-feira, 1 de julho de 2014

POESIAS - CRÔNICAS


Sônia de Paulo e Nica Bomfim interpretam obras de Cora Coralina e Adélia Prado


Com texto original de Jackson Costa e direção de Rafaela Amado, a peça será apresentada semana que vem no Espaço Cultural dos Correios, com entrada franca


Após estrear no Rio de Janeiro e passar por São Paulo, Brasília e Juiz de Fora, o espetáculo Cora e Adélia, Receita de Poesia Em Um Dedo de Prosa chega à Fortaleza para curta temporada, entre os dias 17 e 19 de julho, no Espaço Cultural Correios. O espetáculo tem direção de Rafaela Amado, texto original de Jackson Costa e conta em seu elenco com as atrizes Sônia de Paula e Nica Bomfim.
As sessões acontecem às 19h, de quinta-feira (17) a sábado (19), com entrada franca. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação. Durante esse período, também acontecem sessões exclusivas, às 18h, para estudantes da rede pública de ensino, agendados previamente. Ganha destaque a apresentação do dia 17, para a escola Joaquim Nogueira, com intérprete de Libras para promover a acessibilidade. Projeto sócio-cultural de incentivo à leitura, o espetáculo tem o patrocínio dos Correios e do Ministério da Cultura. A realização é da Somar Ideias.
Em cena, duas amigas, companheiras de vida, fazem um balanço de suas histórias ao se depararem com as obras das poetisas Cora Coralina e Adélia Prado. Lembram passagens românticas, comoventes, alegres e divertidas. O real encontro das obras se dá por meio dos textos: uma completa o pensamento da outra, com continuidade e trazendo respostas.
Cora Coralina, goiana, mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás. Adélia Prado, mineira, reúne em sua prosa e em sua poesia temas recorrentes da vida de província, a moça que arruma a cozinha, a missa, um certo cheiro do mato, vizinhos, a gente de lá.
Ao promover o encontro de duas vidas similares, de mulheres à frente de seu tempo, o espetáculo também presta seu tributo às mulheres que superaram dificuldades e preconceitos para expor sua arte, mostrando ao mundo como observavam a vida que as rodeava.
Há quatro anos, Sônia de Paula e o produtor Marcelo Aouila realizam o projeto “Lê Pra Mim?”, voltado para crianças. Com Cora e Adélia, a proposta é estender o incentivo à leitura também para os adultos. “Vamos atingir um público que espera escutar, na voz de duas atrizes, com a entonação correta e movimentos estudados, os textos de duas grandes poetisas”, afirmam.
A cada sessão, 70 lugares estarão disponíveis para o público acompanhar o espetáculo. Por meio de ações sociais, a produção levará um ônibus com adultos de comunidades carentes, instituições filantrópicas e de assistência à terceira idade.


Nenhum comentário: