terça-feira, 1 de julho de 2014

ESPECIAL


UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO NA CAIXA CULTURAL FORTALEZA
 
“O Som das Cores”, espetáculo de animação sobre as aventuras de uma menina em busca de seus olhos, terá audiodescrição para público com deficiência visual

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, entre os dias 24 e 27 de julho, o espetáculo de animação O Som das Cores, da Companhia Catibrum, que narra, de forma fantasiosa e imaginativa, as aventuras e desventuras de Lúcia, uma menina de 15 anos, que perde a visão subitamente e, pensando que seu cachorro havia fugido com seus olhos, sai à procura deles pelos subterrâneos das estações de metrô. Durante as apresentações, estarão disponíveis aparelhos de audiodescrição para compreensão do espetáculo por deficientes visuais.
O autor e diretor Lelo Silva utiliza bonecos para contar esta história, inspirada em filmes de aventura, no poema O Cego, do escritor tcheco Rainer Maria Rilke, e no livro O Som das Cores, do taiwanês Jimmy Liao. “O Som das Cores confirma como a magia do Teatro de Animação pode ser transformada em uma trama envolvente”, diz o diretor. Dão vida aos objetos os atores Daniela Perucci, Leandro Marra, Patrícia Rache e Aurora Majnoni. A trilha sonora é da banda Graveola e o Lixo Polifônico.
Para permitir que pessoas com deficiência visual possam assistir ao espetáculo, será utilizada uma aparelhagem de audiodescrição em todas as apresentações feitas em Fortaleza. Dez aparelhos de escuta estarão ligados a uma cabine à prova de som, onde um profissional fará a descrição das informações visuais -  ou seja, do que não é dito nos diálogos do espetáculo.
A Catibrum Teatro de Bonecos foi fundada em 1991, em Belo Horizonte, com a proposta de pesquisar as manifestações da cultura popular brasileira e divulgá-las através dos títeres. O Dragão Que Queria Ver O Mar foi o primeiro espetáculo montado pelo grupo, seguido por Andanças, entre outros. Com o Homem Voa?, a Catibrum foi agraciada com os prêmios Sinparc/Usiminas 2011, como melhor espetáculo. Desde 2000, o grupo promove o Festival Internacional de Teatro de Bonecos, em Belo Horizonte, com a responsabilidade de apresentar as mais variadas, inovadoras e comoventes técnicas do teatro de animação.

Serviço: “O Som das Cores”
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 24 a 27 de julho de 2014
Horário: quinta-feira e sexta-feira às 15h e sábado e domingo às 17h
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 minutos
Valor do ingresso: R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 a meia entrada
Vendas a partir do dia 23/07, das 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Obs.: O espetáculo contará com recursos de áudio-descrição para deficientes visuais que poderão assistir o espetáculo sem que o som da narração atrapalhe os demais espectadores. Para tanto, receberão fones de ouvido e haverá um profissional dentro de uma cabine à prova de som.

Informações: (85) 3453-2770

Nenhum comentário: