segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

SHOWS

Orquestra Eleazar de Carvalho celebra o Natal com dois concertos especiais

A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho convida toda a população e os visitantes que estiverem na cidade de Fortaleza a apreciar a beleza das canções natalinas, em dois concertos abertos ao público. Com as regências de Arthur Barbosa e Paulo Leniuson, somadas à participação do tenor Franklin Dantas, a Orcec encerra a temporada de concertos de 2013 renovando os votos de paz e de um próspero ano novo a todos.
Nest
a terça-feira, 17, o concerto especial de Natal será realizado no Theatro José de Alencar, após a tradicional Hora do Ângelus, marcada para as 18h, no saguão de entrada da casa. Interpretada pelo tenor Franklin Dantas, esta comemoração faz referência ao aniversário do teatro, que celebra sua existência sempre aos 17 de cada mês. Para o concerto da Orcec, o cantor une-se à formação orquestral, cuja condução ficará sob a responsabilidade do maestro Arthur Barbosa, regente titular da Orcec.

No dia seguinte, 18, será a vez do Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura acolher o concerto especial de Natal da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, com início previsto para as 19h. A regência, desta feita, será do maestro assistente da Orcec, Paulo Leniuson, também com participação do tenor Franklin Dantas e aberto ao público.

O programa de ambos os concertos será o mesmo, com canções que remetem à manifestação do Menino Deus, na tradição Cristã. Entre estas, Noite Feliz e Bate o Sino, verdadeiros clássicos das canções natalinas. Os arranjos que permitirão a interpretação das músicas em concerto de câmara são de Arthur Barbosa.








 Prefeitura realiza show gratuito Estrela Negra com artistas locais

A apresentação acontecerá hoje na Cidade da Criança


A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racial (Coppir) da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, promove, nesta segunda (16/12), o show Estrela Negra. O show encerra a programação alusiva ao Dia da Consciência Negra e presta uma homenagem ao líder africano Nelson Mandela.
Segundo o coordenador executivo da Coppir, Armando Leão, o evento é uma oportunidade para se refletir sobre as várias relações de apartheid que vive a sociedade brasileira. “Ser negro no Brasil nunca foi uma realidade fácil, muito menos pacífica. Ser negro ainda é uma grande batalha pela afirmação e a garantia de direitos” afirma.
O show homenagem reunirá MC Márcio e o Grupo de Percussão do Ponte de Encontro, Preto da Mossoró, Movimento Kebra Mola e Mestre Juninho Brasil e H.G.O. HipHop Gospel Organizado, representantes da nova geração musical de Fortaleza. O evento conta com o apoio da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Serviço 

Show Estrela Negra
Local: Anfiteatro do Parque da Liberdade (Cidade da Criança)
Endereço: Rua Pedro I, S/N, Centro
Data: 16/12/2013
Hora: 18h










Gaitistas se encontram em Fortaleza para o IX Fórum Harmônicas Brasil
 

Márcio Abdo (SP), Guta Menezes (RJ), André "Andy Boy" Serrano (RS) e Natanael Pereira (CE) são algumas das atrações de sexta a domingo no Centro Dragão do Mar
 

Samba, MPB, peças eruditas, blues, bossa nova, jazz e rock. A  gaita, apresentada em grande variedade de gêneros musicais, será novamente o centro das atenções no palco do anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, nos próximos dias 13, 14 e 15 de dezembro.  A nona edição do Fórum Harmônicas Brasil, evento que integra os calendários oficiais da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado, vai trazer a Fortaleza expoente da gaita do Brasil, entre eles José Staneck (RJ), que se apresentará com uma formação de músicos da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará, Márcio Abdo (SP), Guta Menezes (RJ), André "Andy Boy" Serrano (RS) e Natanael Pereira (CE). Nos dias 13 e 14 (sexta-feira e sábado), os shows começam às 21 horas. No dia 15 (domingo), às 20 horas, sempre com acesso gratuito.
Mais que um festival, o Fórum Harmônicas é um encontro de músicos de estilos diversos, que, além dos shows, repassam conhecimentos ministrando cursos a músicos, estudantes e apreciadores de música,  realizados na escola Musimania, no Lago Jacarey, em Fortaleza, na manhã e na tarde do sábado (14 de dezembro). O evento já se consolidou como referência no estudo e aprimoramento da harmônica, congregando músicos que se dedicam a outros instrumentos e aficionados pela música em geral. Os cursos são gratuitos e acessíveis também a iniciantes e iniciados na gaita.
Os gaitistas convidados para  o evento são acompanhados nos shows e nas ações de arte-educação por músicos locais, o que amplia a interação e o intercâmbio com os cearenses e dá um toque especial à programação. Este ano, destaca-se também a participação de músicos da Orquestra Sinfônica da Uece, regida pelo maestro Alfredo Barros. Também coordenador do curso de Música da universidade, Alfredo Barros é um dos mais respeitados músicos cearenses. Doutor em composição pela Universidade do Texas (EUA), compôs obras para vários conjuntos e música eletroacústica, além de trabalhos para dança e vídeo.
Único evento com esse formato em todo o Brasil, unindo grandes shows a oficinas de arte-educação, qualificando músicos locais, o Fórum Harmônicas promove ainda uma campanha de doação de livros em bom estado, que serão destinados ao Conselho Municipal de Canoa Quebrada. O evento conta com apoio Apoio do Governo do Estado do Ceará (Secretaria da Cultura do Estado), Prefeitura Municipal de Fortaleza (Secretaria de Turismo do Município), Diogo Farias Microfones Artesanais, Invest NE e Escola Musimania.









Projeto Duetos apresenta Zezé Motta e Lúcio Ricardo

Os dois estarão às 21h no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar

Nesta quinta-feira (12), a atriz e cantora Zezé Motta se apresenta em show primoroso no Centro Dragão do Mar. A abertura da apresentação será feita pelo intérprete cearense Lúcio Ricardo. Os dois artistas compõem a segunda edição do Projeto Duetos.
Depois de trazer nomes como Tunai, Hyldon e Paulo Façanha – que se apresentaram em novembro no Dragão – o projeto leva aos palcos a fluminense Zezé Motta e o cearense Lúcio Ricardo para entrarem em cena num show que promete ser emocionante.  Os artistas se apresentam hoje, às 21h, no Anfiteatro do Dragão do Mar. A entrada é apenas uma lata de leite em pó que deve ser trocada pelo ingresso antes do show, na bilheteria em frente ao Planetário.
Zezé Motta sobe ao palco com toda sua negritude perpassando pelos sucessos que fizeram seu nome em 40 anos de carreira. São canções de Luiz Melodia, Vinícius de Moraes, Moraes Moreira, Chico Buarque, Caetano Veloso e Jards Macalé. Zezé é a rainha negra do Brasil. A mulher da pele preta que enfrentou a ditadura desse país livre e nua. Zezé é uma atriz de dar orgulho. Seu exercício de interpretar a levou para os melhores palcos, aos melhores filmes criados por aqui, aos cantos escondidos dessa terra através da televisão. Mas tem uma coisa que Zezé Motta faz ainda melhor: cantar.
Sua voz poderosa ecoa na história da música brasileira há muito tempo desde os antigos anos setenta, quando Zezé gravou seu primeiro disco solo. Nesta ocasião, compositores do porte de Rita Lee e Moraes Moreira entregaram canções inéditas para ela gravar. Além disso, sua voz imortalizou clássicos como Trocando em Miúdos, de Chico Buarque e Francis Hime, e Pecado Original, de Caetano Veloso, canções nunca mais foram as mesmas depois de sua interpretação. E, naquele momento, também surgia Luiz Melodia em sua vida musical, uma parceria que se mantém íntegra e vibrante até hoje.
Lúcio Ricardo, um dos melhores intérpretes cearenses da atualidade, iniciou sua carreira em 1979, como líder da banda de rock Perfume Azul. Esta banda participou do movimento Massafeira, que deu origem a um álbum homônimo, gravado no Rio de Janeiro, pela CBS – hoje Sonic Music, que revelava os novos talentos musicais do Ceará. Residindo no Rio de Janeiro, Lúcio Ricardo participou de vários shows, tendo integrado o movimento musical Falange Canibal – que era composto por Lenine, Lula Queiroga, Ivan Santos, Fernando Piancó e muitos outros. Em São Paulo, participou de shows, uns dos quais ao lado de Belchior, no Teatro Arena. De volta a Fortaleza, participou de várias gravações, dentre as quais, um trabalho dedicado ao compositor cearense Lauro Maia.
A ideia do Projeto Duetos é lançar quatro grandes shows que resgatem a história da nossa música, proporcionando momentos únicos para se conhecer e reviver a música brasileira em Fortaleza, e sempre apresentar um nome nacional e outro cearense. A primeira edição do Projeto aconteceu no último dia 21 de novembro, com shows de Tunai e Hyldon e abertura do cearense Paulo Façanha.
Depois de Zezé Motta nesta quinta-feira, quem deve se apresentar é o cantor e compositor Celso Fonseca e o cearense Davi Duarte, no dia 4 de janeiro. Todos os shows acontecem no Anfiteatro do Dragão do Mar.

Serviço
Projeto Duetos - Zezé Motta e Lúcio Ricardo
Data: 12 de dezembro de 2013
Hora: 21h
Local: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Ingressos: 1 lata de leite em pó (troca por ingresso na bilheteria em frente ao Planetário)

Nenhum comentário: