terça-feira, 10 de dezembro de 2013

ECOLOGIA

Ciclo de palestras discute a preservação das áreas verdes de Fortaleza

O Núcleo Urbano do Observatório de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (OPP-UFC), convida todos a participarem do Ciclo de Palestras: "Conflitos Urbanos - Áreas Verdes e Mobilidade Humana-Urbana em Fortaleza"- hoje, 10 de dezembro, discutindo sobre a situação das áreas verdes de Fortaleza, das 18h30 às 21h30, no auditório da Reitoria da UFC.
Dando continuidade às atividades do Núcleo Urbano do OPP-UFC, que promoveu no primeiro semestre de 2013 o Ciclo de Seminários "Copa de 2014: implicações para a metrópole de Fortaleza", o Seminário "Conflitos Urbanos" busca discutir o Direito à Cidade com as atenções voltadas para as áreas verdes de Fortaleza e a questão da mobilidade humana-urbana.

O ano de 2013 foi marcado por manifestações em diversas cidades brasileiras, com as chamadas "Jornadas de Junho" e Fortaleza foi uma das cidades mais destacadas em termos de mobilização popular. Na sequência das Jornadas, nossa cidade teve um diferencial local, com a luta pela preservação do Parque Ecológico do Cocó que, assim como as manifestações no Castelão e em outras partes da cidade, marcaram a memória da cidade como um momento de grande efervescência política e de disputa do território.

Pela primeira vez uma grande mobilização dividiu opiniões dos cearenses tendo pauta principal a disputa em torno da preservação do ambiente natural aliado à reflexões sobre a mobilidade humana-urbana. Foi inspirado neste movimento, materializado no #OcupeoCocó, que retomamos as atividades do Núcleo Urbano do OPP-UFC com esta nova rodada de palestras.

Serviço
Terça-feira, dia 10 de dezembro
Mesa 2 - O que resta das áreas verdes em Fortaleza?
Palestrantes:
- Prof. Dr. Jeovah Meireles - do Curso de Geografia UFC

- Ademir Costa - Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA-UFC), membro do Movimento Proparque.
- Antônio Sérgio, do Movimento Pró-árvore.

A primeira rodada do ciclo foi dia 03.12.13, abordando mobilidade urbana.

As palestras ocorrem sempre das 18:30 às 21:30, no Auditório da Reitoria da UFC.

Confirme sua participação e tenha mais informações no evento do Facebook:
https://www.facebook.com/events/323509304456937/326685650805969/?notif_t=like

Nenhum comentário: