terça-feira, 10 de dezembro de 2013

FORTALEZA ALTERNATIVA

Festival NÓIA 2013 começa nesta segunda-feira 

Começa nesta segunda-feira (16) e segue até o próximo dia 20 de dezembro, no cinema do Benjamin Abrahão, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, a 12ª edição do NÓIA - Festival de Cinema Universitário. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. O evento reúne 28 curtas-metragens produzidos por universitários de todo o país que competem a Mostra Nacional de Curtas-Metragens Universitários. Este ano, a Vila das Artes será a homenageada do NÓIA 2013.
Na noite de estreia, dia 16, às 19h, a abertura oficial do evento conta com a exibição dos filmes “Sabbi Ibe Nega”, do diretor Orgun Wagua e “Quase Consolação”, da diretora Amina Jorge. Em seguida, às 20h30, Thaís Taverna, diretora de fotografia do filme “Sabbi Ibe Nega” e a diretora de “Quase Consolação” participam de debate sobre suas produções.
A Mostra Nacional de Curtas-Metragens Universitários começa no dia seguinte (17), a partir das 19h. Ao todo, foram recebidas 145 inscrições. Deste total, foram selecionados 28 curtas dos estados do Ceará (05), São Paulo (03), Rio Grande do Sul (06), Pernambuco (02), Rio de Janeiro (07), Paraíba (03) e Bahia (02). A seleção ficou sob a responsabilidade da coordenadora de audiovisual do Festival NÓIA 2013, Thaís Bandeira, da estudante de Cinema da Universidade Federal do Ceará (UFC) Renata França, e do estudante de Cinema da Universidade de Fortaleza Renato Mendes. Os selecionados para Mostra Competitiva concorrem ao troféu NÓIA nas categorias Melhor Curta-metragem (Júri Oficial), Melhor Curta-metragem (Júri Popular), Melhor Curta-metragem (Prêmio da Crítica), Direção, Roteiro, Edição, Som, Fotografia, Ator, Atriz, Trilha Sonora, Figurino, Maquiagem e Intérprete Coadjuvante. Todos os dias, após as exibições dos filmes, acontecem debates com os diretores selecionados para a Mostra Nacional de Curtas-metragens Universitários.
Para além das exibições, no dia 19, quinta-feira, acontece, às 17h, no Cine Benjamin Abrahão, o debate “Panorama do jovem cinema cearense”, no qual será discutido o cenário atual da produção no Estado, com mediação da coordenadora de audiovisual da Vila das Artes Rúbia Mércia e participação dos diretores e críticos de cinema Salomão Santana, Samuel Brasileiro, Arthur Leite, Camila Vieira e Déo Cardoso.

A cerimônia de premiação do Festival acontece dia 20, às 21h, no Cine Benjamin Abrahão, com a entrega do Troféu NÓIA aos vencedores de cada categoria. Antes do anúncio dos vencedores, o público participa da homenagem do Festival à Vila das Artes, com a entrega de troféu especial e exibição dos filmes “Elefantes Invisíveis”, “Seguindo a linha do trem” e “Vista-mar”, todos produções de ex-alunos da Vila das Artes. Os participantes também assistem aos curtas, ainda inéditos, “Meninas” e “Cappuccino com canela”, do diretor Déo Cardoso. A festa de encerramento do Festival acontece na Boate House of Sensations, a partir das 23h30. Todos os presentes à Cerimônia de Encerramento receberão cortesia para a festa.

Nenhum comentário: