segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

SAÚDE

ANO NOVO, TUDO NOVO! TROQUE SEU TRAVESSEIRO E GARANTA A SAÚDE DO SEU SONO 
Sucesso, felicidade e saúde se encontram no topo da lista dos principais desejos para o ano que se inicia. E já que estamos falando em saúde, que tal preservá-la de uma forma diferente, realizando dentro de casa, a troca de produtos usados por outros totalmente novos, e que estão inteiramente relacionados ao seu bem-estar?
Vamos começar então, pelos quartos. Poucas pessoas sabem, mas os travesseiros, assim como os demais utensílios da casa, precisam ser trocados, pois possuem prazo de validade. Com o tempo, o produto acumula em seu interior microorganismos que se alimentam das secreções que eliminamos durante  sono pela boca (saliva), ouvidos (cerume), olhos (lágrimas), nariz (coriza), cabelos (seborréia) e pele (suor e pele morta). Somando tudo isso às secreções artificiais, tais quais, cosméticos, perfumes, tinturas e maquiagem, é possível avaliar a contaminação maciça diária a que são submetidos.
Segundo a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, um travesseiro repleto de impurezas torna-se ambiente propício para proliferação de ácaros, fungos e bactérias, se transformando em fonte provável de diversos tipos de alergia. “Para se ter uma ideia, um travesseiro sem proteção antimicrobiana, com seis meses de uso, já contém cerca de 300 mil ácaros e, após dois anos, até 25% do seu peso é formado por ácaros vivos, mortos e suas fezes. Mesmo um travesseiro com tratamento antiácaro, depois de certo tempo, terá sobre as suas células internas grande acúmulo destes dejetos, o que diminui sua eficiência antimicrobiana. Por isso, o ideal é trocá-lo a cada dois anos”, alerta.
A especialista ainda ressalta que, ao contrário do que se imagina, não é indicado expor os travesseiros ao sol, já que em seu interior os ácaros encontram um ambiente favorável para a sua propagação. Além disso, a radiação ultravioleta oxida a superfície do material do travesseiro, deixando-a amarelada. “O ideal é sempre arejar e ventilar o produto, protegido por uma fronha, sempre sob luz indireta. Esta medida irá aumentar a saúde e a durabilidade do travesseiro”, orienta a especialista.

QUANDO TROCÁ-LO? Foi pensando na saúde e no bem-estar do consumidor, que a Duoflex inovou ao oferecer em seu site um aplicativo para lembrar o cliente a hora exata da troca do produto. “Após a compra, o consumidor preenche no site da empresa um formulário contendo informações básicas, entre elas, seu nome, modelo do travesseiro e início de uso. Ao completar os dois anos de utilização, a empresa envia um comunicado para o email do usuário informando a hora de trocar o travesseiro. Este procedimento, além de ser simples, colabora para a manutenção da qualidade do sono e da saúde do indivíduo”, explica Renata.
Na hora de trocar o travesseiro é importante estar atento ao seu biótipo, à posição em que dorme, assim como, identificar o suporte da espuma (macia, média ou firme). É essencial sempre ter em mente que, na postura lateral - a mais indicada para sono - a altura do travesseiro deve preencher exatamente o espaço entre a cabeça e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço e alinhando a coluna cervical. 




 MITOS E VERDADES SOBRE OS TRAVESSEIROS

Especialista alerta sobre os erros mais comuns cometidos pelos indivíduos
Não basta fechar os olhos, tentar esquecer as preocupações e relaxar o corpo. Uma boa noite de sono pede uma série de cuidados que vão, desde roupas confortáveis, até um ambiente escuro. No entanto, vale lembrar que os travesseiros também são indispensáveis para um descanso de qualidade, pois são responsáveis pelo apoio da cabeça e por manter a coluna alinhada durante o sono, melhorando a circulação sanguínea e facilitando os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo.
Entretanto, poucas pessoas são exigentes com o travesseiro, e isso, pode trazer sérios riscos à saúde. Confira com a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, os erros mais comuns:



·      Ler na cama recostado em travesseiros prejudica a coluna.


VERDADE. A coluna sofre se o apoio for volumoso a ponto de fazer com que o queixo toque o peito. Isso tem o mesmo efeito de dormir de barriga para cima com travesseiro muito alto.



·      Podemos dispensar o travesseiro quando pescoço está muito tenso ou dolorido.

MITO. Isso tende a piorar o problema. Sem o travesseiro, a cabeça fica pendurada e força a musculatura. O travesseiro deve apoiar a cabeça em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando assim, um ângulo de 90° no pescoço.



·      Não há problemas em trocar o modelo do travesseiro repentinamente.

MITO. É comum haver um certo desconforto nos primeiros dias de uso, já que seu organismo está adaptado ao antigo travesseiro. Trata-se de um processo de adaptação natural, que pode levar cerca de 10 a 15 dias. Se o travesseiro estiver adequando ao seu ao biótipo e postura ao dormir, a recomendação é de que se insista no uso. Caso o desconforto persista por mais tempo, provavelmente o travesseiro está muito alto ou muito baixo e seu uso deve ser descontinuado imediatamente. O travesseiro ideal deve ocupar o espaço exato entre a sua cabeça e o colchão, de forma que o pescoço fique alinhado com o restante da coluna, ou seja, ele não deve ficar inclinado nem para cima e nem para baixo.



·      A melhor posição para dormir é a lateral

VERDADE. A posição de lado (decúbito lateral) é a mais indicada para dormir, tanto faz se do lado direito ou esquerdo. É aconselhável utilizar dois travesseiros, sendo um, para apoio da cabeça, e o outro, entre os joelhos e os tornozelos. Nesta posição os joelhos devem estar semiflexionados. Pode-se dormir também de barriga para cima. Nesta posição, deve-se usar um travesseiro para apoio da cabeça (não precisa ser muito alto) e outro sob os joelhos, que verão estar semiflexionados para alinhamento e descanso da lombar. Já a posição de barriga para baixo (ou de bruços) não é recomendada por causar flexão e rotação da coluna nas regiões cervical e lombar, podendo comprometê-la ao longo do tempo.



·      Para manter o travesseiro limpo e sem fungos, basta colocá-lo no sol.

MITO. O sol é um excelente agente de sanitização superficial. Porém, o travesseiro de espuma é fofo, volumoso e a sua exposição ao sol acabará por gerar um aquecimento e elevar a sua temperatura interna, criando um ambiente ainda mais propício para a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, elementos altamente alergênicos. O indicado é sempre arejar e ventilar o travesseiro, protegido por uma fronha, sob luz indireta. Esta medida irá aumentar a saúde e a durabilidade do produto. Aconselha-se também o seu uso com capas protetoras impermeáveis.



·      O melhor travesseiro é aquele que uso há mais de dez anos, pois já estou acostumado com ele.


MITO. Poucas pessoas sabem, mas travesseiros têm prazo de validade. Um travesseiro, com o uso, acumula grande quantidade de umidade, gordura, pele descamada, suor e outras secreções da cabeça (saliva, coriza, seborreia, lágrimas e cerume), além de perfumes, tinturas e cosméticos em geral. Todo esse material orgânico encontra-se em um ambiente ideal de proliferação biológica: escuro, úmido e quente. Um travesseiro sem proteção antimicrobiana, com seis meses de uso, já contém cerca de 300 mil ácaros e, após dois anos, até 25% do seu peso é formado por ácaros vivos, mortos e suas fezes. Mesmo um travesseiro com tratamento antiácaro, depois de certo tempo, terá sobre as suas células internas grande acúmulo destes dejetos, o que diminui sua eficiência antimicrobiana. O ideal é trocá-lo a cada dois anos.

 

·      Pessoas quem tem algum tipo de alergia devem se preocupar com os travesseiros.

VERDADE. Os ácaros, os fungos e as bactérias habitam um lugar que poucos imaginam: nossa casa e, sobretudo, nossa cama e travesseiros. É importante que pessoas com alergia respiratórias evitem travesseiros de penas, por exemplo. No mercado, já é possível encontrar produtos com tratamento antiácaros.



·      Posso lavar o travesseiro em casa.

MITO. Nem todos os travesseiros são laváveis e os consumidores devem estar atentos às especificações do produto antes de molhar ou, até mesmo, entregar o travesseiro para a lavanderia. O processo de lavagem nem sempre é indicado, principalmente, quando não podemos garantir sua secagem completa. No entanto, se o produto for lavável, siga ou exija nas lavanderias que as instruções sejam seguidas.



·      O colchão é mais importante que o travesseiro. Portanto, não há problema em comprar um travesseiro mais barato.

MITO. O travesseiro é tão importante quanto o colchão. De nada adianta comprar um colchão adequado ao seu biótipo, se o travesseiro não desempenhar com eficácia a sua função. A sua coluna ficará desalinhada e você não conseguirá relaxar e chegar numa posição confortável, tão necessária para um sono revigorante. Muitas vezes também, o barato pode sair caro. Principalmente, levando em consideração as despesas e os prejuízos que o indivíduo poderá ter com os tratamentos após as noites mal dormidas.







Pesquisa realizada para a marca Sustagen traça perfil atual de pessoas acima de 55 anos

Levantamento identificou que os adultos maduros, como preferem ser chamados, aproveitam a liberdade conquistada e buscam qualidade e bem-estar

Eles representam 12% da população brasileira, aponta a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios, realizada pelo IBGE (2012) e estão cada vez mais ativos, independentes e produtivos. Esse é o perfil da faixa etária que mais cresce no Brasil e no mundo, pessoas acima de 55 anos, ou adultos maduros, como preferem ser identificados. Foi pensando neste público que a marca Sustagen Nutrição e Energia, em parceria com a Brand Bridge, empresa de consultoria em planejamento e inovação, realizou um trabalho de campo para se aproximar e conhecer a fundo as características e peculiaridades desses experientes consumidores.

Para isso, uma equipe da Mead Johnson Nutrition, detentora da marca Sustagen, acompanhou a rotina de homens e mulheres, entre 58 a 74 anos, das classes A, B e C para conhecer um pouco mais sobre os seus hábitos, dentro e fora de casa. Em paralelo, a empresa ouviu profissionais das mais diversas áreas relacionadas ao público, como geriatria, nutrição, turismo, fisioterapia e profissionais ligados à cultura e comunicação com o objetivo de entender melhor os anseios e a realidade dos entrevistados.

A chegada da aposentadoria, a saída dos filhos de casa faz com que os adultos maduros busquem novas razões para seguir em frente, olhar para si e valorizar o que gosta. “Identificamos pessoas que após anos de dedicação ao trabalho e aos filhos, passam neste momento a priorizar seus desejos e bem estar. É a liberdade conquistada com a idade. Eles querem aproveitar a vida e buscam produtos e serviços de qualidade”, afirma Daniela Degani, diretora de marketing da Mead Johnson Nutrition. “São pessoas de mente ativa, o que os mantêm jovens e dispostos a buscar atividades que lhes deem prazer. Por outro lado, nessa fase algumas debilidades fisiológicas são mais frequentes e para driblá-las nutrição e energia são fundamentais. Neste contexto, Sustagen é um grande aliado para aqueles que não conseguem consumir diariamente os nutrientes e energia nas quantidades e porções adequadas”, finaliza a executiva.

A pesquisa identificou também que este público vai ao supermercado com grande freqüência, pois isso é para eles um passeio e um momento de socialização. Além disso, usam a internet, porém mais moderadamente que outras faixas etárias, controlam os gastos mensais, gostam de viajar, além de outras particularidades apontadas:

Sexo
Outro ponto identificado pelo estudo é que o envelhecimento tende a ser encarado de maneira diferente por homens e mulheres. Para elas há uma penalização mais intensa ligada à menopausa, aparecimento de sinais como rugas, cabelos brancos, flacidez, perda de memória, entre outros fatores. Por outro lado, na idade madura, conseguem se ocupar de pequenas tarefas que não exigem grande esforço como bordar, costurar e lavar a louça, sem culpa. São também mais propensas a buscar atividades sociais e interagir. Já os homens têm o benefício do envelhecimento com um pouco mais de “charme”. Por outro lado, eles têm dificuldade em aceitar o rompimento com o processo produtivo, representado pela aposentadoria. Essas pessoas consideram seu médico como ponto de apoio e confiança. Para as mulheres, esse médico é o ginecologista, e para os dos homens, o cardiologista.

Atitude

Há também questões atitudinais que segmentam este público. A pesquisa dividiu-os em “Me” e “Us”. Os “Me” são as pessoas mais voltadas para si, que encaram que já cumpriram seu papel de mães ou pais provedores. Agora, se sentem livres para fazer aquilo que sempre curtiram como dançar, viajar, cuidar dos bens adquiridos após a aposentadoria. Já as pessoas “US” têm um foco de atenção voltado para a família ou ajudar o próximo. Este é um momento de transformação, quando se permitem virar um pouco criança. É estar em família, poder se conectar com os filhos, mas sem o peso da responsabilidade.

Sustagen 

Sustagen Nutrição e Energia é o complemento alimentar que contém as maiores quantidades de nutrientes que o brasileiro vem consumindo menos: Ferro, Potássio e vitamina A. Além disso, contém Cálcio natural do leite, que é mais facilmente absorvido pelo organismo, é fonte de proteína e rico em zinco, ácido fólico e vitaminas do complexo B. Ao todo, são 25 vitaminas e minerais que ajudam a complementar sua alimentação e ter nutrição e energia no dia a dia. Sustagen é um grande aliado para aqueles que não conseguem consumir diariamente os nutrientes e energia nas quantidades e porções adequadas.

Nenhum comentário: