terça-feira, 10 de dezembro de 2013

DANÇA

Companhia Vidança apresenta espetáculo “Esquadras”

A Companhia Vidança apresenta os encontros entre o sagrado e o profano a partir das quadrilhas: o espetáculo “Esquadras” hoje, às 19 horas, no Centro Dragão do Mar. As quadrilhas se fazem em meio a festas de santos, quermesses, encontros populares onde o sagrado e o profano se misturam. Pode-se dizer que as quadrilhas envolvem a mesclagem do profano e do sagrado da vida de todos nós. Assim é que o espetáculo "Esquadras" se inicia com as caminhadas e procissões, em meio ao clima de festas populares.
A ideia de quadrilha vai remeter-nos à de 'esquadras', de onde vem a etimologia da palavra. Refere-se essencialmente a um coletivo que combate, que viaja e traz seu circo de alegria, acenando com o amor e indo embora. Na verdade, quadrilha, no nosso enfoque, é a armação da própria história de todos nós. Cheia de amores fugazes ou de fogueiras, trocas repentinas de destinos afetivos e, por fim, as grandes fileiras, como esquadras, unindo todos a um velejar comum pela vida. As crianças, os panos bordados, caravelas que aterrissam na terra, remetem à chegada da festa na vida cotidiana, com suas preciosas fantasias que fazem viver e dançar.
Em dado momento, os passos que agora se tecem, a dança que vai desenvolvendo-se ao modo de caminhos, que se abrem, mostrando bem claro como cada um passa a se ver, no sentido de "encontrar-se com o outro"; e, também, explicitando a ideia de que temos cada um nossa diferença, nosso caminho de solidão, nosso 'fado', como dizem os ciganos. A metáfora, pois, que é 'carro chefe' do espetáculo é a ideia de esquadras como lugar de lutas e de encontros, que são coletivos e que trazem em seu bojo.
O espetáculo traz ainda a exuberância da cena popular, que tem seus momentos dramáticos que se reveste beirando o grotesco enquanto cena que põe à crítica social e de costumes ínsita na poesia e das danças dramáticas populares. Vivíssima, esta alegria explicita toda a pujança, a energia das representações espetaculares organizadas, que a um tempo são pedaços festivos da vida e metáfora sobre ela, enquanto arte.

SERVIÇO
Espetáculo “Esquadras” com a Companhia Vidança
Dia 17, às 19h, no Teatro Dragão do Mar. Acesso gratuito. Classificação livre.

Nenhum comentário: