segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Exposição "Bem do Brasil: Patrimônio Histórico e Artístico" será aberta quarta-feira no Museu do Ceará 


A exposição "Bem do Brasil: Patrimônio Histórico e Artístico" será aberta quarta-feira, 11/12, no Museu do Ceará. Exposição itinerante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a mostra tem curadoria de Lauro Cavalcanti, diretor do Centro Cultural Paço Imperial, design de Victor Burton e patrocínio do BNDES. A exposição retrata a diversidade do patrimônio cultural brasileiro em exemplares de todos os estados, representados em pinturas, gravuras e esculturas, além de filmes e fotografias. No Museu do Ceará, a exposição ganha o acréscimo de peças de instituições como o Museu Sacro São José de Ribamar e a Universidade Estadual do Ceará.

"Bem do Brasil" reúne desenhos, pinturas, gravuras e esculturas de artistas como Taunay, Facchinetti, Djanira, Tarsila do Amaral, Volpi, Ivan Serpa, Amilcar de Castro, Aluisio Carvão, Franz Weissmann, Guignard, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Mestre Valentim, Arthur Bispo do Rosário, Goeldi, Samico, J.Borges e Portinari.
A mostra também traz peças de várias regiões do país, como violas-de-cocho de Mato Grosso, tambores da Crioula do Maranhão, oratórios mineiros e baianos, imagens de reis, santas e santos de igrejas de Pernambuco e do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão - SE, esculturas das Missões Jesuítico-Guaranis no Rio Grande do Sul, ex-votos de romeiros do Ceará e Bahia, cajados de pais de santo, cerâmicas indígenas do Espírito Santo, carrancas do Velho Chico, cabeça de Boi Tinga do Pará, máscaras de Cavalhadas de Goiás, bonecos do Jequitinhonha, o jongo do Rio de Janeiro, cerâmicas e cabeças de ex-votos de procedências diversas.
A exposição foi o evento que reinaugurou o Palácio do Planalto, em Brasília, em setembro de 2010, antes de seguir para o Centro Cultural Paço imperial, em dezembro do mesmo ano, no Rio de Janeiro. "Bem do Brasil", que também já passou por São Miguel das Missões-RS e Recife-PE, reúne 18 painéis fotográficos com imagens das peças expostas em Brasília e no Rio de Janeiro, sempre acrescidos de obras de acervo local e ampliando a visibilidade dos bens culturais brasileiros.
Diretora do Museu do Ceará, Carla Vieira destaca a importância de o Estado receber a exposição, que traz a Fortaleza parte do acervo do Centro Cultural Paço Imperial. "Todos estão convidados a apreciar a exposição, que abrange uma enorme diversidade de técnicas, linguagens, épocas, autores e estilos, numa oportunidade importante para o público e para a cena cultural e artística cearense", ressalta Carla Vieira.

Serviço:
"Bem do Brasil: Patrimônio Histórico e Artístico". Exposição no Museu do Ceará (Rua São Paulo, 51, Centro, de 9h às 17h. Informações: 3101-2610). Abertura: quarta-feira, 11/12. Entrada franca. Exposição itinerante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a mostra tem curadoria de Lauro Cavalcanti, diretor do Centro Cultural Paço Imperial, design de Victor Burton e patrocínio do BNDES. No Museu do Ceará, a exposição tem o acréscimo de peças do Museu Sacro São José de Ribamar e da Universidade Estadual do Ceará.

Nenhum comentário: