quarta-feira, 6 de julho de 2011

SHOWS

FORTAL, 20 ANOS

Duas décadas da micareta de Fortaleza

Depois de carimbar o calendário de grandes eventos como a maior micareta indoor do Brasil, o Fortal, que acontece de 21 a 24 de julho, na Cidade Fortal, chega à sua vigésima edição em 2011. E para comemorar em grande estilo será mantida a aposta no modelo indoor e na mistura de ritmos.

Os blocos oficiais Sirigüella, Cerveja & Coco e Eh Loco continuam trazendo o melhor da música baiana atualmente ao colocar na avenida o som do Chiclete com Banana, Asa de Águia, Ivete Sangalo, Banda Eva e Tomate, que chega para completar o time de estrelas. Além das atrações certas, a mistura de ritmos inusitados, que será somada ao evento este ano, promete dar o tom da folia.

No dia dos blocos alternativos, juntamente com o tradicional Nana Banana, o sertanejo toma conta do corredor da folia. O Bloco Pirraça traz os sucessos de Jorge e Mateus, com participação especial do Forró do Bom. E logo no primeiro dia de evento, uma grande surpresa para o público. O Bloco Pirraça será o único a dar três voltar no circuito, sendo a última um grande encontro do Forró. A banda Forró do Bom receberá convidados em cima do trio fazendo uma grande festa para os foliões, entre eles Calcinha Preta, Saia Rodada, Forró Real, Novo Balancear.

Com essa mistura de ritmos e tribos, que acontece no Corredor da Folia, o evento ainda conta com mais seis espaços paralelos: Arena, Tenda Eletrônica, Camarote Mucuripe, Camarotes, Arquibancadas e Pista, sem falar das praças de alimentação.

Ao todo, serão mais de 40 atrações locais e nacionais confirmadas. Durante os quatro dias, a expectativa é de receber 500 mil pessoas de todos os estados do País.

A infra-estrutura montada para a festa é digna de um grande evento internacional. Realizado nos últimos cincos anos na Cidade Fortal, localizada na Praia do Futuro, numa área de 250 mil metros quadrados, mais 100.000 m² de área de estacionamento, o Fortal é preparado para receber mais de 80 mil pessoas por dia. Segurança, posto médico, banheiros químicos, estacionamento e serviço de alimentação fazem parte da estrutura de uma mini cidade, criada para a maior micareta indoor do país.

Corredor da Folia
O corredor da folia contempla diversos estilos como axé, forró e sertajeno, reunindo grandes nomes da música brasileira e garantindo entretenimento para os foliões. Os trios garantem duas voltas no percursso e muita animação. O folião deve aguardar por muitas novidades, afinal são 20 anos de diversão.

Bloco Pirraça - O Bloco Pirraça, que foi a novidade no Carnaval de Salvador 2011, traz um novo ritmo para a maior micareta indoor do país: o Sertanejo Elétrico. Comandado pela dupla sertaneja Jorge & Mateus, uma das mais renomadas deste segmento musical, além da participação especial do Forró do Bom e os convidados Calcinha Preta, Saia Rodada, Forró Real, Novo Balancear, que colocam na avenida toda a regionalidade com seu ritmo, dando a terceira volta na Cidade do Fortal. Informações: (85) 3261.4050.
Nana Banana – Presente no FORTAL desde 1995 é o Alternativo mais desejado do Brasil. Ele sai em micaretas de diversos estados do país, sempre em destaque, com um grande número de foliões. Criado pelo próprio Chiclete com Banana, reúne foliões de todos os outros blocos, efervescendo uma multidão composta das variadas tribos, juntas em um só bloco. Informações: 85 3261.0783.

Sirigüella – É o bloco que mais atrai turistas para o Fortal. Sai ao som de Chiclete com Banana, em uma parceria que já dura dezoito anos. Destaca-se pelo número de foliões e por concentrar muita gente bonita. O Chiclete é uma das mais carismáticas bandas da Bahia; é sucesso de público em todos os shows e recorde em quantidade de foliões nos blocos que puxa. Informações: 85 3261.0783 / @siriguellaof.

Eh Loco – O bloco mais pirado do Fortal agora está de cara nova e traz pra você as atrações que vão enlouquecer toda a galera em 3 dias de festa: Banda Eva e Tomate. Informações: 85 3458.0400 / @ehlocofortal.

Cerveja&Coco – Um sonho que nasceu de um bate papo num vôo qualquer dessas nossas andanças, e se tornou realidade com um único ideal: irradiar alegria!”. Assim, Durval Lelys, do Asa de Águia, descreve sua parceria com Ivete Sangalo nesse bloco gostoso. Com a irreverência de um, a energia da outra e o maior trio elétrico do planeta, o Cerveja e Coco é a alegria em alta potência. Informações: (85) 3244.0026 / @cervejaecocofor.

Trio Nova Schin Folia - Trazendo de volta o “É o Tchan”, uma das bandas mais tradicionais do axé, a Nova Schin, patrocinadora master do evento, vai realizar uma ação em parceria com os melhores supermercados de Fortaleza. Para participar da festa com o Trio Nova Schin Folia no sábado (23), basta comprar R$ 90,00 em cerveja Nova Schin. A promoção é válida somente com a promotora no supermercado. A entrega dos abadás será realizada de 20 a 23 de julho, na Rua Almirante Tamandaré, 19. O horário de saída do bloco é às 18h30. Informações: (85) 4141.4512/ 8843.6633


Arena
A Arena é o lugar para novas bandas que despontam no cenário musical brasileiro. É o ponto de encontro das tendências, das revelações e de quem curte ritmos diversificados. A equipe de organização do Fortal pensa este espaço nos mínimos detalhes. Netinho, Timbalada, a musa Daniela Mercury e Psirico já são atrações confirmadas para animar os foliões.

Quinta

Sexta

Sábado

Domingo

Netinho e Convidados (Gilmelândia, Ninha e Serginho)

Timbalada

Daniela Mercury

Psirico

Fabricia e Banda

Paulinho Calado

Entre Amigos

Ivo Brow

Simpatia do Samba

Severina Brow

Frenesy

Sun Samba

*Programação sujeita a alteração


Tenda Eletrônica

A grande novidade é que o espaço será totalmente climatizado, contando, ainda, com um avançado aparato tecnológico que envolve a presença de painéis Led, sonorização e cenografia. Tudo isso num espaço descolado que abriga membros de todas as tribos, com muita música eletrônica.

Camarotes

Camarote Mucuripe – Com estrutura diferenciada, o Camarote Mucuripe, está localizado num lugar especial no Corredor da Folia, reservado para quem tem bom gosto e quer desfrutar da festa no espaço mais completo da Cidade Fortal. Além da visão privilegiada dos trios, o folião aproveita dois pavimentos com boate, espaços para apresentações acústicas, lounge, bebidas e serviços de buffet all inclused e seguranças particulares. Tudo isso com camisas exclusivas a cada noite e acesso livre à Arena Fortal 20 anos. Com a melhor visão de todos os trios que passam em sua frente, os presentes irão ver, bem de pertinho, grandes nomes da música como: Jorge e Matheus, Ivete Sangalo, Tomate, Asa de Águia, Banda Eva e Chiclete com Banana, fora as atrações exclusivas que tocam durante os quatro dias de folia e celebridades que circulam no camarote. Com acesso liberado a Arena Vip, palco de grandes shows, entre eles Netinho e convidados, Pisirico e Daniela Mercury. O espaço, que já é conhecido por ter “vida” própria, este ano vem com o tema “Tomados pela energia”, justamente por receber as vibrações de pessoas dos quatro cantos do País, um público seleto, em um só clima, com muita alegria e diversão. O Camarote Mucuripe Club também conta com um lounge da Revista Contigo! Informações: 85 3254.3020 / @camarotemucu.

Dia

Palco

Boate

Quinta

Mr. Babão

Ask 2 Quit

Sexta

Os Paquitos

Marcelo CIC

Sábado

Banda 5%

Marco Peruzzi

Domingo

Banda São Ninguém

Friends at Work

*Programação sujeita a alteração

Camarote de 20 lugares - Entrada exclusiva, com estacionamento privativo e bem iluminado. Comodidade e visão privilegiada em 300 camarotes que reúnem o público mais seleto do evento. Ideal para reunir amigos e clientes especiais. Perfeito para aproveitar a festa pertinho das estrelas e estender a alegria até o dia amanhecer na Arena Night Power. Os foliões dos camarotes têm acesso livre à Arena. Informações: 85 3261.4050 / @fortaloficial.



Arquibancadas e Pista
Para quem não vai curtir o Fortal 20 anos nos blocos, a Cidade Fortal oferece ao público as arquibancadas e a Pista para aproveitar a festa. As arquibancadas são montadas próximo aos camarotes e fazem o público ter uma proximidade dos artistas, possibilitando a interação na hora da passagem dos trios. Para ver a passagem dos blocos livremente pela Cidade Fortal, a opção é a pipoca, onde o folião pode curtir o circuito dos blocos com segurança, cercado por uma infraestrutura com banheiros químicos, bar e praça de alimentação. Informações: 85 3261.4050 / @fortaloficial.
Segurança
A organização do evento diponibiliza estandes personalizados, com mobiliário, ar condicionado e linhas telefônicas para serem utilizados pelos órgãos públicos: Polícia Militar, posto avançado de Delegacia de Polícia Civil, Guarda Municipal, Juizado de Menores, Corpo de Bombeiros e Regional, e que possam cumprir com serviços à população flutuante de forma eficaz.
Além da segurança privada dos blocos, é contratada outra equipe de segurança, dividida por zonas de atuação em toda a cidade Fortal. A equipe da segurança circula constantemente para prevenção a pequenos delitos, garantindo conforto e tranqüilidade do público presente.
O Fortal 20 anos contará, ainda, com um sistema de monitoramento por câmeras de vídeo será utilizado a fim de garantir a segurança dos foliões. As câmeras estarão espalhadas pelos pontos estratégicos da Cidade do Fortal.

Posto Médico
Três unidades grandes foram montadas na Cidade Fortal em locais estratégicos. Em todas contamos com médico, enfermeiros e ambulâncias.
Sanitários
São 420 unidades de sanitários químicos distribuídos por todo o Parque, incluindo os banheiros do carro de apoio dos blocos, devidamente higienizados e equipados.

Estacionamento
Acomodação para 4.000 veículos, podendo ser ampliado para até 8.000 veículos, dentro da Cidade Fortal.


Transporte
A prefeitura disponibiliza linhas especiais de ônibus para a Cidade Fortal durante os quatro dias do evento.


Responsabilidade Social
No ano em que completa 20 anos, o Fortal abraça uma causa maior e se une ao Iprede na luta contra a desnutrição de crianças cearenses em situação de risco. A Instituição também comemora uma data importante, completando, em 2011, 25 anos de atuação. Dando total apoio à causa, o Fortal aproveita a grande mobilização dos foliões para arrecadar doações de leite a partir de 01 de julho até a data do evento, afinal, cuidar das crianças é semear a paz e o amor. “O nosso compromisso social é uma forma de dar uma contrapartida à sociedade. O mercado de entretenimento tem condições mais fáceis de gerar mobilização, tanto pelo amplo acesso à mídia quanto pela grande quantidade de público jovem. E nós vamos usar isso a favor da causa. Se todo mundo se enxergar como elemento de transformação na sociedade, as coisas melhoram.”, afirmou Pedro Neto, diretor do Fortal 20 anos, sobre as ações previstas.
A parceria entre Fortal e Iprede vai se dar com a utilização da cortesia solidária, doação de patrocinadores, dos blocos, além da realização de gincanas para impulsionar a arrecadação. Somando-se a essas ações, as Centrais do Fortal, localizadas nos shoppings Iguatemi e North Shopping, vão funcionar como pontos de entrega de leite. Qualquer pessoa que se sentir mobilizada pela causa pode fazer doações nesses locais. Assim, o Fortal vai servir de veículo para estimular o engajamento da sociedade como um todo à causa do Iprede.
Iprede - Fundado em 1986, o Iprede vem, há 25 anos, mudando a vida de milhares de famílias cearenses. Atualmente o Iprede atende cerca de mil crianças por mês e distribui uma média de 300 latas de leite por dia. A instituição, que é referência em todo o País no combate à desnutrição infantil, depende de doações para realizar esse trabalho.
Ampliando seu raio de ação para o combate à exclusão social, o trabalho do Iprede vai além, trabalhando não apenas a saúde da criança, mas seu desenvolvimento de uma forma global (físico, psicológico, humano e social), assim como a socialização das mães ou responsáveis. O trabalho junto às famílias contribui para a quebra da cadeia da miséria em que estão inseridas. O objetivo é criar oportunidades para os familiares ou responsáveis para o desenvolvimento humano, por meio de programas para inclusão social e melhoria das condições de vida.



Programação Cidade Fortal (*sujeita a alterações)

Abertura dos portões
Quinta e Sexta: 18h30
Sábado: 18h
Domingo: 17h

PROGRAMAÇÃO DOS BLOCOS

Quinta
Bloco Pirraça - 20h15
Bloco Nana Banana - 21h

Sexta
Bloco Cerveja e Coco - 20h30
Bloco Eh Loco - 21h15
Bloco Sirigüella - 22h

Sábado
Bloco Trio Nova Schin Folia - 18h30
Bloco Eh Loco - 20h
Bloco Sirigüella - 20h45
Bloco Cerveja e Coco - 21h30

Domingo
Bloco Sirigüella - 18h30
Bloco Cerveja e Coco - 19h15
Bloco Eh Loco - 20h

PROGRAMAÇÃO DA ARENA VIP

Palco

Quinta (21/07)

- Netinho e convidados (Gilmelândia, Serginho e Ninha)- Simpatia do Samba

- Fabrícia e Banda


Sexta (22/07)

- Timbalada

- Severina Brow

- Paulinho Calado

Sábado (23/07)

- Daniela Mercury

- Frenesy

- Entre Amigos

Domingo (24/07)

- Psirico

- Sun Samba

- Ivo Brow


PROGRAMAÇÃO TENDA ELETRÔNICA

Quinta (21/07)

21h - D.FIUZA (CE)

23h - MALLOY (CE)

00h - LUCAS SD (CE)

01h30 - RODRIGO LOBBÃO (CE)

03h - DAVID VEIGA (CE)

VJ M LIVE


Sexta (22/07)

21h - KADU JUSTA (3B! AGENCY)

23h - F.A.W (CE)

00h30 - LEANDRO TELLES (PACHA SP)

02h - DA CAT (PACHA BUZIOS)

3h30 - UP FRONT (3B! AGENCY RN)

VJ M LIVE


Sábado (23/07)

21h - DIEGO GRECCHI (CE)

23h - PEDRO GARCIA (CE)

00h30 - CHRISS D (3B! AGENCY)

02h - SAX IN THE BEAT AKA EDU BRUSSY (SP)

04h - RAPHEL CORREIA (3B! AGENCY - RN)

VJ M LIVE


Domingo (24/07)

20h - MARCO FREIRE (CE)

22h - MORR (CE)

00h - VICTOR FALÇÃO (CE)

01h30 - LEO B (PE)

03h - MICHEL VANCHO (HOLANDA)

VJ M LIVE
























FORRÓ NOS TRILHOS AGITA FÉRIAS EM FORTALEZA

Forró nos Trilhos traz diversão e cultura para aproveitar as férias em Fortaleza. De 15 a 31 de julho, dois vagões sairão diariamente da Estação Ferroviária João Felipe animados por bandas de forró e decorados como as tradicionais festas de São João. O percurso vai até Caucaia, município a 15 km da capital cearense, com saídas às 9h40, de segunda-feira a sábado, e às 10h aos domingos. A viagem leva aproximadamente 1h30. Os ingressos custam R$ 20,00 com meia-entrada de R$ 10,00. O projeto cultural é promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) e do Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura e do Metrofor.

Os ingressos podem ser adquiridos na estação e cada vagão tem capacidade para 120 pessoas. Às segundas-feiras, o Forró nos Trilhos será gratuito para organizações não governamentais, sindicatos, entidades assistenciais, que deverão agendar previamente através do telefone 3133.3500.

Os dois vagões do Forró nos Trilhos recebem, na parte externa, xilogravuras que os identificam e fazem uma bela homenagem à cultura popular. Internamente, serão decorados com bandeirinhas e balões que colorem as festas de São João. Para animar a viagem, os viajantes podem beber cajuína, degustar um pé de moleque ou baião de dois, ao som do forró pé-de-serra. No repertório, sucessos de Waldonys, dos mestres Dominguinhos e Luiz Gonzaga, além da composição de novas bandas, como: Caçimba de Aluá, Estrela do Norte, Os Maneiros e Os Januários. Na volta à Fortaleza, a Associação Comercial do Centro de Turismo (Acentur) recepciona os viajantes com mais forró e uma animada quadrilha junina.

“O Forró nos Trilhos valoriza a cultura tradicional dando visibilidade ao forró pé-de-serra, em contraponto aos grandes espetáculos das bandas eletrônicas. O nome é um trocadilho, pois acontece no trem e porque se propõe a colocar o forró em seu devido lugar, como uma rica representação da nossa música”, explica o idealizador do projeto, o cantor, compositor, cordelista e apresentador do programa Ceará Caboclo, Dilson Pinheiro.


Serviço:
FORRÓ NOS TRILHOS

Data: De 15 a 31/7
Local: Estação Ferroviária João Felipe – Praça da Estação – Centro
Horários: Às 9h40, de segunda-feira a sábado. Às 10h, aos domingos.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada) para estudantes e pessoas acima de 60 anos, mediante apresentação de carteira de estudante e de identidade, respectivamente.









LadoA LadoB - Jânio Florêncio & Ivan Timbó (21/07, no SESC Emiliano Queiroz)

seguin
do aqui na produção da tembiú para o mês de julho, marcamos uma nova apresentação do projeto LadoA LadoB. dessa vez, chamando ao palco os artistas JÂNIO FLORÊNCIO & IVAN TIMBÓ, compositores e instrumentistas que também integram a trupe do CIRCO DOS BEATLES.

eles farão nesta quinta-feira (21/07), às 20h, no teatro SESC emiliano queiroz (projeto quinta acústica), uma apresentação muito especial de músicas que não compõem o repertório de seus respectivos trabalhos individuais, mas que fazem sentido para esse encontro eletroacústico. foram selecionadas composições experimentais de diversas épocas da carreira de cada um, que propõem uma linguagem à base de muita improvisação e interferências de programações eletrônicas e diversos instru
mentos (saxofone, piano, contrabaixo, guitarra, flauta, percussão...).

nesta apresentação, a dupla lançará o disco INTERA_SONS, mixado por ivan timbó. uma produção de alan mendçonça e fabiano de cristo (pelo projeto "um mais um é mais que dis"). envio um link com duas das faixas finalizadas: http://tinyurl.com/5wk9e7a e http://tinyurl.com/6xlaq2w.







Dragão do Mar: Jardim Suspenso faz show tributo a Rita Lee e Mutantes


A banda Jardim Suspenso fará shows nos dias 17 e 24/07, às 18h, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no projeto Domingo Musical. Ingressos: R$ 2 e R$ 1.

O show é um projeto aprovado no Edital de Programação do Dragão do Mar, no qual a banda faz uma releitura da fase mais rock´n roll de Rita Lee e ainda de seu antigo grupo, Os Mutantes, com novos arranjos. Além da parte o musical, o show conta com os vídeos-cenários da artista plástica Renata Holanda.

Formada em 2010, o Jardim Suspenso tem como integrantes: Joanice Sampaio (voz), Pedro de Farias (guitarra), Victor Fontenele (baixo) e Carlinhos Perdigão (baateria), e desde então, vem percorrendo espaços importantes da cidade, tais como, Sesc Iracema, Centro Cultural do Bom Jardim e CCBNB, como convidada do Rock Cordel 2011. Em março, fez show em Sobral, dentro da programação de 40 anos do Sesc-Sobral. Em agosto, fará show na programação da Quarta LGBT, da Prefeitura de Fortaleza.

As apresentações do Dragão do Mar têm o apoio do Blog Papo Cult, do site FMCE, Tembiú e revista Canto da Iracema-Solar.

Serviço
Jardim Suspenso
Show Tributo a Rita Lee e Mutantes
Dias: 17 e 24 de julho
18h
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Ingressos: R$ 2 e R$ 1.
Informações: 34888 8600 e 8784 1741





































Projeto Retratos do Vento acontece neste domingo no t
eatro Flávio Ponte

Num clima de descontração e encontro, ao som do mar e da boa música, o projeto Retratos do Vento, realizado pela Prefeitura de Fortaleza através da Secretaria de Cultura de Fortaleza, volta a acontecer neste mês. Um convite ao público para ocupar o Anfiteatro Flávio Ponte, mais conhecido pela população como Anfiteatro da Volta da Jurema. A ideia é dar continuidade às ações sócio-culturais de formação de plateia e entretenimento como opção de lazer para moradores e visitantes de Fortaleza. A cada domingo, um grupo instrumental e um vocal sobem ao palco, representando alguns dos nomes mais importantes da cena local. Segundo a Secretária de Cultura, Fátima Mesquita, “este é um momento para presentear os fortalezense e os visitantes com a boa música cearense, prestigiando nossos artistas locais neste equipamento maravilhoso que é o teatro Flávio Ponte a Beira Mar.”

Abrindo a programação, neste próximo domingo, o Samba de Gafieira faz um repertório com samba, choro, maxixe e o tempero da gafieira. Além de Tarcísio Sardinha, responsável pela direção musical, fazem parte do grupo Márcio Rezende (sax tenor e flauta), Giltácio Santos (sax alto e clarinete), Rômulo do Trombone, Jean (trompete), Denilson Lopes (bateria), Chico do Cavaco, Fernando do Pandeiro e Igor Ribeiro (percussão). Em seguida, o cantor Rubens Gouveia sobe ao palco, apresentando sambas antigos e interpretando canções que rememoram sua infância. Rubens já dividiu o palco com grandes nomes da música cearense como Macaúba, Carlinhos Patriolino, dentre outros.

O projeto Retratos do Vento, que empresta o nome de uma composição de Valdo Aderaldo, é a de contemplar alguns dos nomes mais importante da cena musical de Fortaleza, oferecer aos ouvidos de moradores e visitantes da cidade música cearense de qualidade, incentivando assim, através da cultura, uma relação mais intima entre cidadãos e espaço público.

SERVIÇO //

Retratos do Vento. Dias 10, 17, 24 e 31, domingo, com show instrumental (às 18h30) e vocal (às 20h), no Anfiteatro Flávio Ponte (Avenida Beira-Mar)








Suely Rodrigues canta “Roteiro do Olhar” no Centro Cultural Oboé

A cantora piauiense Suely Rodrigues apresenta o repertório do CD “Roteiro do Olhar” – com melodias de sua autoria, a partir dos poemas do escritor Vilebaldo Rocha – nesta quarta-feira (dia 13), às 19h30, no Centro Cultural Oboé (Rua Maria Tomásia, 531, Aldeota). Gratuito. O show – que também apresenta músicas do repertório popular brasileiro – tem a participação especial do músico Oliveira Júnior no piano e teclado.

O CD “Roteiro do Olhar” foi gravado por Suely em 2009 e traz 11 músicas que retratam situações amorosas, regionais e de cunho político-social – além do amor pela cidade de Picos (PI), de onde a cantora e professora é natural.

Suely canta uma melodia regional em músicas como “Eu te amo” – que faz parte da trilha sonora do filme “Senhora dos Remédios”, do diretor piauiense Flávio Guedes; além de composições como “Rotiero do Olhar”, “Rio Guaribas, cadê?”, “Registro Civil” e do êxodo em busca de novos campos na música “Estrada Aberta”, retratando as idas e vindas de um poeta em busca de sonho e da poesia.

“O disco foi desenvolvido inicialmente com recursos próprios, com ajuda de amigos, e chega à sua fase final em parceria com sete empresas. É um projeto que abre caminho para o empreendedorismo musical, a partir do desafio de fazer cultura, principalmente em cidades do interior, onde os investimentos são diminutos”, opina a cantora.

SERVIÇO:

Show “Roteiro do Olhar” – com a cantora Suely Rodrigues
Participação do músico Oliveira Júnior no piano/teclado
Dia: 13 de julho – quarta-feira
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural Oboé – Rua Maria Tomásia, 531, Aldeota
Mais informações: (85) 3264-7038.
Gratuito









DIVIRTA-CE COBERTURAS


Dia d
os Namorados antecipado por Jack Johnson

Cantor americano fez a festa dos casais no Marina Park - confira fotos e vídeos exclusivos do show em Fortaleza na TV DIVIRTA-CE

-Jack Johnson trouxe mulher e filhos para as apresentações no Brasil e doará 100% da renda da turnê para causas socioambientais, como fez na primeira visita ao país


Depois de São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, no último fim de semana de maio foi a vez de Fortaleza receber a turnê "To the Sea", do cantor americano Jack Johnson. O disco homônimo foi lançado em junho de 2010 e alcançou o primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos e em vários outros países. Foi uma festa dos namorados antecipada.



O artista havaiano que criou a mistura do folk, rock e surf music fez a alegria de casais, maioria do público seleto que esteve presente sexta passada no Marina Park Hotel. Mesmo com a assessoria afirmando antes do início que o público estimado poderia chegar a quinze mil pessoas devido a expressiva venda de ingressos, era visível após G-Love entrar no palco para o show de abertura, que no local onde reúne multidões para o Ceará Music tinha menos do que cinco mil pessoas. Mesmo com boatos espalhados pela boca do povo e pela internet que os ingressos estavam esgotados, e a assessoria confirmando isso, a tranquilidade e o romantismo dominaram o show de Jack Johnson. Tanto no frontstage como na pista, casais namoravam na grama, com direito a muitos beijos na boca e amassos.


Essa turnê, que conta com abertura de G. Love – amigo e companheiro no selo Brushfire Records – terá toda sua renda destinada a projetos socioambientais. Isso não é novo na carreira de Johnson. Com a temporada de 2008 ele fez a mesma coisa. No Havaí, mantém uma fundação que sustenta a educação ambiental em escolas e realiza um festival para arrecadar fundos para essa iniciativa. Superengajado, o ex-surfista gravou To the sea em seu próprio estúdio, que é movido a energia solar. Em contraponto ao sucesso que faz ao redor do mundo, Johnson leva uma vida simples, com a mulher e três filhos pequenos.




O cantor entrou no palco com apenas quinze minutos de atraso do horário previsto, às 23h15, cantando o sucesso atual das rádios "You and your heart", para delírio de fãs que ensaiaram a letra. No meio do show, quando recebeu o companheiro G-Love, com seu excesso de humildade e simpatia, pediu desculpas a platéia cearense por estar "apertado". "Desculpe pessoal mas preciso ir ao banheiro", revelou com a habitual timidez (ele quase não encarava a plateia com os olhos, cantava olhando para os músicos ou de olhos fechados). Johnson se apresentou de calça jeans e camiseta, em quase duas horas de show, sempre tomando uma cervejinha pra hidratar.





Além de canções de seu álbum mais recente, ele também cantou hits de seus trabalhos anteriores: Brushfire fairytales (2001), On and on (2003), In between dreams (2005) e Sleep through the static (2008), além de um trecho de Mas que nada (Jorge Ben).
Recentemente entrevistado por revistas brasileiras e programas de TV como o de Amaury Jr, Jack mostrou que tanto sua expressão quanto suas idéias tem a mesma "levada" suave de suas músicas. Foi divulgado que Johnson teria pedido para conhecer a presidenta Dilma, mas ele nega. “Não pedi. Ela é legal?”, pergunta. Ao ser informado sobre a trajetória dela, ele diz: “Não gosto de me envolver em política, mas não me importaria de conhecê-la. Ela parece legal”, sai pela tangente.



Em tempos de crise das gravadoras com os downloads gratuitos de música na Internet, Johnson tira onda ao dizer que consegue viver só com a venda dos CDs. “Fazemos dinheiro suficiente para sustentar nossas famílias. Eu gosto das turnês, de viajar, tocar para diferentes públicos. Não gosto de justificar isso pelo dinheiro”, explica.
Com mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo, conhecido como um dos mais atuantes ativistas ambientais do meio artístico, o cantor irá doar, assim como fez em 2008 e 2010, 100% de seu lucro com a turnê para a caridade.



Seguindo a linha bom-moço-discreto, Johnson fez questão de viajar com a família na turnê brasileira e preservar sua intimidade. “Quando acho que a nossa privacidade está sendo invadida, dou um tempo de falar com a imprensa, fico sem lançar disco”, revela.

Jack, que tem apenas 10 anos de carreira, conquistou um fã-clube fiel em todo o mundo, de todas as idades. O rapaz tranquilo nasceu em Honolulu, no Hawaí, em 18 de maio de 1975, e cresceu no meio do surf. Seu primeiro contato com a música foi aos 17 anos, quando, ao participar de uma competição, sofreu um acidente que o deixou 90 dias parado. Durante esse período, começou a compor influenciado por ídolos como Bob Marley.



Antes de se tornar cantor profissional, Johnson se aventurou pelo cinema. Aos 18 anos se mudou para a Califórnia para estudar a sétima arte. Dirigiu três documentários sobre surf: Thicker than water, A Broken Down Melody e September Sessions. O próprio Jack compôs as trilhas sonoras e isso chamou a atenção de Ben Harper, que o indicou para uma gravadora.

Em 2001, gravou seu primeiro CD, Brushfire Fairytales, que lhe daria notoriedade mundial. Em 2003, lançou seu segundo álbum, On And On. Em 2005, alcançou o topo de sua carreira com o lançamento de seu terceiro CD, In Between Dreams, que conquistou o 2° lugar no Top 200 da revista Billboard. Em 2008, chegava às lojas seu quarto álbum de estúdio, Sleep Through The Static, em que toca músicas dedicadas especialmente à família e amigos mais próximos.

Sua música é influenciada por artistas como Nick Drake, The Beatles, Rolling Stones, Sex Pistols, Jimi Hendrix, Tribe Called Quest, Bob Dylan, Ben Harper, Radiohead, G. Love and Special Sauce, Otis Redding, Neil Young, Bob Marley, Tom Curren, Kurosawa e Sublime, entre outros.


TV DIVIRTA-CE

Veja mais vídeos exclusivos do show do Jack Johnson em Fortaleza feitos pelo editor de cultura do Jornal O Estado do Ceará, Felipe Muniz Palhano

























Nenhum comentário: