quarta-feira, 6 de julho de 2011

JERI ECO CULTURAL 2011





DIVIRTA-CE no Jeri Eco Cultural 2011


























































































































Ecologia e moda em Jericoacoara

Estilista Chiara Gadaleta traz a moda sustentável para o 4º Jeri Eco Cultural

Evento pretende destacar o trabalho das crocheteiras de Jericoacoara


Voltado para a promoção de ações que unem a cultura e a sustentabilidade, o 4º Jeri Eco Cultural, que acontece neste fim de semana na paradisíaca praia Jericoacoara, em Jijoca, no interior cearense, já está realizando oficinas com a Associação das Crocheteiras Mundo Jeri, ministradas pela consultora de moda e estilista Chiara Gadaleta e pelas mestras da Associação 7 Marias, de Fortaleza. “Nós queremos realizar uma verdadeira troca de saberes, capacitando essas artesãs e incentivando a sua concepção artística, ajudando a melhorar sua renda, além de ensiná-las a reaproveitar os resíduos recicláveis da região”, explica Cláudio Silveira, idealizador e coordenador do projeto de capacitação em moda sustentável.

A estilista Chiara Gadaleta irá ministrar uma oficina de biojoias, técnica que utiliza resíduos, como madeira e palha, aliados ao crochê na produção de joias artesanais e com técnicas sustentáveis. Além de Chiara, duas mestras da associação de crocheteiras 7 Marias irão desenvolver um trabalho especialmente voltado para as artesãs de Jeri, com a elaboração de sete tramas em crochê que serão transformadas em quadros e acessórios e estarão em exposição durante os dias do evento. Outro módulo das oficinas irá abordar as mais modernas técnicas de modelagem, onde as artesãs aprenderão a fazer moldes para saias, calças, shorts, blusas, vestidos etc, garantindo que as peças tenham tamanho e caimento perfeitos, valorizando a concepção artística de cada artesã.

O resultado das oficinas será apresentado ao público durante o desfile de abertura do evento, no dia 10/06, e em exposições montadas no lounge principal do evento, seguido por desfile de peças de lojas de empreendedores locais, que já tradição no Jeri Brasil Fashion. Os desfiles vão acontecer ao som da banda Tow In. Durantes os dois dias do Jeri Eco Cultural, o público também poderá conferir as peças, os quadros e as biojoias criadas pelas convidadas e desenvolvidas pelas crocheteiras da Associação Mundo Jeri numa exposição exclusiva, aberta ao público. O evento acontece nos dias 10 e 11 de junho (sábado e domingo) e conta com shows da cantora CéU, Mundo Livre S/A e banda Eddie.

Desde sua formação em moda, no Studio Berçot, em Paris, Chiara Gadaleta começou a experimentar e transformar objetos que não tinham mais utilidade. “Nasci em Nápoles, na Itália, onde se aproveitava de tudo. Esse conceito sempre esteve em minha expressão artística”, explica a estilista. Segundo Chiara, o crochê será a base de tudo durante a oficina. As crocheteiras irão unir materiais como garrafas PET e descarte de tecidos à técnica do crochê.
Esta será a primeira vez que a estilista vai a Jericoacoara. “Estou muito animada. Conheci algumas crocheteiras no Dragão Fashion e fiquei muito impressionada com a qualidade dos seus trabalhos”, diz Chiara. Para ela, as artesãs serão altamente beneficiadas com as técnicas da reciclagem e vão adquirir experiência na questão do design de moda e integrá-la com suas habilidades manuais. “Espero que seja o começo de um trabalho que pode se transformar em geração de renda e em novos produtos para o mercado” concluiu.

O evento conta ainda com diversas atividades ecológicas, gastronômicas e de artesanato. Uma feirinha com produtos de artistas da região vai mostrar o que há de melhor na produção local. Durante os dias do evento, serão distribuídas eco bags para o público no local do evento, incentivando-o a manter a areia da praia limpa e o lixo separado, utilizando as lixeiras seletivas que serão colocadas na praia. “Através das apresentações musicais nacionais, do envolvimento de artesãos e músicos locais e das diversas ações ecológicas, estimulamos e conscientizamos a população e visitantes sobre a importância de preservar o meio ambiente”, explica Liége Xavier, diretora da Free Lancer Produções, que, junto com a 77Eventos, responde pela realização do evento.

Nenhum comentário: