quarta-feira, 6 de julho de 2011

MODA





DIVIRTA-CE no Jeri Eco Cultural 2011




















































Ecologia e moda em Jericoacoara

Estilista Chiara Gadaleta traz a moda sustentável para o 4º Jeri Eco Cultural

Evento pretende destacar o trabalho das crocheteiras de Jericoacoara


Voltado para a promoção de ações que unem a cultura e a sustentabilidade, o 4º Jeri Eco Cultural, que acontece neste fim de semana na paradisíaca praia Jericoacoara, em Jijoca, no interior cearense, já está realizando oficinas com a Associação das Crocheteiras Mundo Jeri, ministradas pela consultora de moda e estilista Chiara Gadaleta e pelas mestras da Associação 7 Marias, de Fortaleza. “Nós queremos realizar uma verdadeira troca de saberes, capacitando essas artesãs e incentivando a sua concepção artística, ajudando a melhorar sua renda, além de ensiná-las a reaproveitar os resíduos recicláveis da região”, explica Cláudio Silveira, idealizador e coordenador do projeto de capacitação em moda sustentável.

A estilista Chiara Gadaleta irá ministrar uma oficina de biojoias, técnica que utiliza resíduos, como madeira e palha, aliados ao crochê na produção de joias artesanais e com técnicas sustentáveis. Além de Chiara, duas mestras da associação de crocheteiras 7 Marias irão desenvolver um trabalho especialmente voltado para as artesãs de Jeri, com a elaboração de sete tramas em crochê que serão transformadas em quadros e acessórios e estarão em exposição durante os dias do evento. Outro módulo das oficinas irá abordar as mais modernas técnicas de modelagem, onde as artesãs aprenderão a fazer moldes para saias, calças, shorts, blusas, vestidos etc, garantindo que as peças tenham tamanho e caimento perfeitos, valorizando a concepção artística de cada artesã.

O resultado das oficinas será apresentado ao público durante o desfile de abertura do evento, no dia 10/06, e em exposições montadas no lounge principal do evento, seguido por desfile de peças de lojas de empreendedores locais, que já tradição no Jeri Brasil Fashion. Os desfiles vão acontecer ao som da banda Tow In. Durantes os dois dias do Jeri Eco Cultural, o público também poderá conferir as peças, os quadros e as biojoias criadas pelas convidadas e desenvolvidas pelas crocheteiras da Associação Mundo Jeri numa exposição exclusiva, aberta ao público. O evento acontece nos dias 10 e 11 de junho (sábado e domingo) e conta com shows da cantora CéU, Mundo Livre S/A e banda Eddie.

Desde sua formação em moda, no Studio Berçot, em Paris, Chiara Gadaleta começou a experimentar e transformar objetos que não tinham mais utilidade. “Nasci em Nápoles, na Itália, onde se aproveitava de tudo. Esse conceito sempre esteve em minha expressão artística”, explica a estilista. Segundo Chiara, o crochê será a base de tudo durante a oficina. As crocheteiras irão unir materiais como garrafas PET e descarte de tecidos à técnica do crochê.
Esta será a primeira vez que a estilista vai a Jericoacoara. “Estou muito animada. Conheci algumas crocheteiras no Dragão Fashion e fiquei muito impressionada com a qualidade dos seus trabalhos”, diz Chiara. Para ela, as artesãs serão altamente beneficiadas com as técnicas da reciclagem e vão adquirir experiência na questão do design de moda e integrá-la com suas habilidades manuais. “Espero que seja o começo de um trabalho que pode se transformar em geração de renda e em novos produtos para o mercado” concluiu.

O evento conta ainda com diversas atividades ecológicas, gastronômicas e de artesanato. Uma feirinha com produtos de artistas da região vai mostrar o que há de melhor na produção local. Durante os dias do evento, serão distribuídas eco bags para o público no local do evento, incentivando-o a manter a areia da praia limpa e o lixo separado, utilizando as lixeiras seletivas que serão colocadas na praia. “Através das apresentações musicais nacionais, do envolvimento de artesãos e músicos locais e das diversas ações ecológicas, estimulamos e conscientizamos a população e visitantes sobre a importância de preservar o meio ambiente”, explica Liége Xavier, diretora da Free Lancer Produções, que, junto com a 77Eventos, responde pela realização do evento.







O jeans certo para presentear os pais


Eis um presente difícil de errar: a unânime calça jeans. Claro que escolher a peça ideal, principalmente para o público masculino, não é tarefa fácil, mas o que podemos garantir é que a calça jeans é o tipo de presente coringa: útil, diferente e na maioria dos casos, econômico.

De acordo com pesquisas do segmento têxtil, o Brasil é o segundo maior fabricante de jeans e o segundo maior consumidor do mundo nesta fatia do mercado, perdendo apenas para os Estados Unidos, ou seja, opção é o que não falta e a cada estação a calça jeans se reinventa, porém nunca deixa de ser uma das peças mais utilizadas do guarda-roupa de adultos e crianças.

Para ajudar na hora de escolher o jeans para os pais, o consultor de moda da Convicto, Mário Costa, elaborou algumas dicas básicas para você acertar em cheio no modelo:

·Para os pais gordinhos prefira os cortes retos, já os magros têm mais liberdade, podem usar tanto modelos mais justos quanto os soltinhos. Calças larguinhas são ótimas para homens com pernas finas. Já se o seu pai faz o estilo musculoso evite as calças justas, pois desvalorizam o corpo. Prefira os modelos justos na coxa e com caimento nas pernas.

·Os baixinhos ficam bem com calça de cintura alta, já que esse modelo aumenta o tamanho das pernas criando uma ilusão de que o homem é mais alto. Para os altos, a cintura baixa e mais justa ao corpo deixa o homem mais elegante.

· Se o presenteado faz a linha mais formal então fuja dos modelos rasgados, desbotados e tons mais claros. O jeans escuro, reto, sem detalhes, ou com corte de alfaiataria são mais indicados nesse caso.

· O tecido também merece destaque na escolha. Os jeans mais pesados, encorpados e rígidos, aumentam o volume e por isso, ficam melhores para magros e altos. Já os molinhos, soltos, leves e flexíveis, diminuem o volume, portanto são bons para os gordinhos e mais baixos.

Nenhum comentário: