quarta-feira, 6 de julho de 2011

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Oficina gera reflexões sobre aspectos estéticos e estruturais na interpretação da música popular

Contribuir na formação musical de cantores amadores e/ou profissionais que desejem ampliar seus conhecimentos sobre a voz e suas possibilidades, enquanto instrumento musical inserido no contexto da performance, além de gerar reflexões acerca de aspectos estéticos e estruturais envolvidos na interpretação da música popular.

É este o objetivo da oficina de formação artística “Interpretação no canto popular: aspectos estéticos e estruturais”, que a cantora, compositora e professora de canto popular Anne Raelly ministrará no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108), no período de 12 (terça-feira) a 15 (sexta-feira) deste mês, sempre de 14 horas às 18 horas. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 12. Podem ser feitas pessoalmente na recepção do CCBNB-Fortaleza ou pelo e-mail cultura@bnb.gov.br.

Temas como a voz e suas possibilidades, as características gerais do canto popular, técnica vocal aplicada ao canto popular, interpretação e performance serão trabalhados no decorrer da oficina. Anne Raelly possui graduação em Educação Musical e mestrado em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Como intérprete, participou de vários festivais e eventos importantes, como o Projeto Seis e Meia, Projeto Afro Bossa Nova e Festival de MPB do SESC, entre outros. Atualmente, desenvolve pesquisas relacionadas com a estética, com a técnica e com interpretação vocal específicas do canto popular.

A oficina conta com um músico assistente: Fábio Geriz. Ele traz em seu currículo uma vasta experiência no campo da música popular. Como diretor musical, trabalhou durante 05 (cinco) anos em cruzeiros, dirigindo diversos espetáculos musicais, onde também atuou como pianista, violonista e cantor. Acompanhou artistas de destaque na cena musical, como Bruno e Marrone, Amelinha e os paraibanos Beto Brito e Renata Arruda. Atualmente, faz a direção musical do álbum da cantora Anne Raelly.








Nova Acrópole fala sobre Sabedoria: A Arte de Desvelar os Mistérios da Vida

Sabedoria e conhecimento são a mesma coisa? A vida possui realmente mistérios aos quais o homem pode acessar adquirindo essa Sabedoria? Para responder a estas e outras perguntas, a Organização Internacional Nova Acrópole de Fortaleza ministra nesta terça-feira, 12 de julho, às 19 horas, a palestra “Sabedoria: A Arte de Desvelar os Mistérios da Vida”. O evento gratuito pretende apresentar uma forma prática e natural de compreender a vida e a si mesmo.

Nova Acrópole é organização internacional não lucrativa, presente em mais de 50 países, que há 53 anos promove uma cultura ativa, que desperta as capacidades do homem e promove o resgate de valores atemporais, através da filosofia. Em Fortaleza, a escola de Filosofia à Maneira Clássica, Nova Acrópole, já tem sede há 8 anos.

Serviço: Nova Acrópole fica na Rua Vicente Leite, 2451, Dionísio Torres. Mais informações pelos telefones 85 3257-2777, 8619-8997 ou no site www.acropole.org.br








UFC e Fundação Getúlio Vargas promovem encontro

O Curso de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará e a Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas promoverão o V Encontro CAEN-EPGE de Políticas Públicas e Crescimento Econômico. O evento será realizado nos dias 15 e 16 de setembro, em Fortaleza, e tem por objetivo mobilizar a comunidade acadêmica em torno de questões relevantes nas áreas de Crescimento Econômico e Políticas Públicas. O prazo de submissão de artigos vai até 5 de agosto. No site www.caen.ufc.br, o interessado encontra todas as orientações.

Poderão participar professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, técnicos de órgãos públicos e o público em geral com interesse em meto-dologia de econômica aplicada. As inscrições estarão abertas até 5 de agosto e serão feitas exclusivamente on-line.

A confirmação das inscrições será mediante envio de correio eletrônico pela comissão organizadora do evento, a qual priorizará professores e alunos de pós-graduação em Economia e áreas afins. A ficha de inscrição deve ser enviada para: inscricoesvencontrocaenepge@caen.ufc.br. Mais informações sobre o evento no endereço: www.caen.ufc.br/vcaenepge2011/index.html.






Congresso internacional de Etnomedicina inscreve até 10 de agosto

Estão abertas, até o dia 10 de agosto, as inscrições para o XX Congresso Italo-Latinoamericano de Etnomedicina – “Prof. Dr. Francisco José de Abreu Matos”. O evento internacional, a ser realizado em Fortaleza, de 19 a 22 de setembro, reunirá trabalhos científicos sobre o uso de plantas medicinais, com base em até seis eixos temáticos: antropologia, etnobotânica, fitoquímica, produtos naturais marinhos, farmacognosia e alimentos.

O Congresso também homenageia o professor emérito da Universidade Federal do Ceará, falecido em 2008, Francisco José de Abreu Matos, idealizador do projeto Farmácias Vivas, que é modelo de assistência farmacêutica na área das plantas medicinais e fitoterapia. A organização é do Horto de Plantas Medicinais da UFC.

Em paralelo à apresentação de pesquisas científicas, está programada uma série de conferências sobre temas como: “Panorama mundial sobre as recomendações do uso de plantas medicinais”, “Alimentos funcionais”, “Etonomedicina à luz da ciência moderna”, entre outros. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site da Sociedade Italo-Latinoamericana de Etnomedicina (www.silae.org.br).





Release Curso de Pós-graduação Associação Brasileira de Acupuntura (ABA)

A Associação Brasileira de Acupuntura (ABA) está com inscrições abertas para o seu curso de Pós Graduação, que terá início nos dias 03 e 04 de setembro.

O curso objetiva capacitar profissionais da área de saúde na prática da Acupuntura dentro dos princípios da Medicina Tradicional Chinesa. Com certificação da ABA, confere título de Especialista – lato sensu, reconhecido pelo MEC e em 63 países. Professores vindos de SP.

O curso tem duração de 24 meses. As vagas são limitadas.

Mais informações: (85) 3253-3165/ 8898-4078 / 4011-0375.
Há também cursos livres em oferta:
Acupuntura auricular, dias 20 e 21 de agosto
Acupuntura estética avançada: outubro de 2011






Cinema de horror mundial e o universo macabro de Zé do Caixão.

Durante o mês de agosto, será realizado o curso Cinema de horror mundial e o universo macabro de Zé do Caixão. Ministrado pelo jornalista e pesquisador de horror Carlos Primati, o curso abordará, em nove módulos, a história do cinema de horror desde suas origens até a atualidade, o horror internacional, a história do cinema de horror brasileiro e o horror nos filmes de José Mojica Marins. Os interessados devem preencher uma ficha na secretaria da Vila das Artes (R. 24 de Maio, 1221, Centro) de 25 a 29 de julho, das 8 às 21h. Serão ofertadas 40 vagas. A divulgação dos resultados será feita por e-mail no dia 1º de agosto. O curso acontecerá paralelamente à mostra de filmes de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, organizada pelo grupo de estudos 24 Quadros. Informações: 3105-1404.

Nenhum comentário: