quarta-feira, 6 de julho de 2011

ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN

CCBNB-Fortaleza abrirá exposição meio_fio NON-SITE

Mostra coletiva com curadoria de Herbert Rolim terá vernissage no próximo dia 9 e faz parte da programação do projeto Agosto com Arte

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza abrirá no próximo dia 9 (terça-feira), às 19 horas, a exposição coletiva meio-fio NON-SITE, com curadoria de Herbert Rolim. A mostra apresentará trabalhos do Grupo Meio_Fio de Pesquisa e Ação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), cujos integrantes são: Alexandre Mourão, Cris Soares, Emanuel Oliveira, Herbert Rolim, Karla Iene, Leimisson Cassimiro, Nivardo Victoriano e Tom Almeida. A exposição integra a programação do V BNB Agosto da Arte, evento que pretende contribuir no fomento à reflexão sobre a Arte contemporânea. Com entrada franca, ficará em cartaz até 31 de agosto (horários de visitação: terça-feira a sábado, de 10h às 20h; e aos domingos, de 12h
às 18h). No dia 25 (quinta-feira), às 18h30, haverá o lançamento do CD-Rom “Arte pública relacional como prática social: Semana de Arte Urbana Benfica – SAUB” e um debate com os coletivos Acidum, Balbucio, grupo cadaFalso, Cia. Pã de Teatro, Curto-Circuito e Meio_Fio. A ideia de escultura pública relacional, com que o Grupo Meio_Fio de Pesquisa e Ação do IFCE vem trabalhando desde 2008, se amplia com esta exposição, caracterizada pelo conceito operacional de non-site (não-sítio), a partir do pensamento do artista plástico Robert Smithson, na década de 1970, para quem uma obra realizada num determinado lugar (site), fora do eixo galeria, poderá ser deslocada para o espaço desta por meio de vestígios/registros (fotografias, textos, projetos, documentos, rascunhos), com os quais seu sentido se completa enquanto produção artística. As intervenções urbanas Praça/Casa (Dezembro de 2008, praça da feira da Gentilândia), Exercício de Calçada (Abril de 2009, calçada do IFCE) e Semana de Arte Urbana Benfica – SAUB (Agosto de 2010, Bairro Benfica), propostas pelo grupo, se expandem no tempo/espaço, deslocando-se, transformando-se e se desdobrando nesta exposição Meio_Fio Non-Site no CCBNB.
Com ela, a poética do processo, em torno das práticas reflexivas que se foram construindo ao longo desses anos, pelo Grupo Meio_Fio de Pesquisa e Ação, em parceria com vários artistas e coletivos, se deu (e continua agindo) no campo das tensões, dos atritos, das relações, dos afetos... configurando-se agora como exposição/obra.
Pode-se dizer que se trata de uma “cartografia” relacional, baseando-se no que a teórica Suely Rolnik entende por este termo, para além do seu sentido tradicional. É com essa dimensão cartográfica que o grupo Meio_Fio se apropria e desenha a “paisagem psicossocial” urbana do Bairro Benfica: resultado da “intensidade” imersiva com que contemporaniza o lugar e “desmancha” seu cotidiano ao mesmo tempo em que (re)cria redes de relações e de conhecimento, assim como oportuniza o desejo e a realização de formar novos códigos culturais e mundos possíveis.










ARTE DO MACIÇO

Baturité ganha exposição temática
em Fotaleza: obras de grandes artistas no Espaço Cultural Correios

O Espaço Cultural Correios e a Associação dos Municípios do Maciço de Baturité promovem a exposição Arte no Maciço de Baturité, no Espaço Cultural Correios, de 28 de julho a 10 de setembro 2011. A exposição conta com 25 obras de diversos artistas plásticos do Maciço ou que têm a sua história ligada à região. Obras de Aldemir Martins, Alice Andrade, Ana Pimenta, Antonio Anjo, Arino Marques, Bob Necreto, Carmen Ferreira, Cláudio Amaro, Edhon Silva e de muitos outros artistas estão na Mostra, que tem curadoria de Francisco Tavares. A solenidade de abertura acontecerá nesta quinta-feira, a partir das 17h.
A arte no Maciço de Baturité está ligada à própria vida do povo da região, seja nas serras ou sertões. Desde tempos imemoráveis algumas artes como a cerâmica e a cestaria já conviviam com os habitantes autóctones, num processo no qual a cultura e a natureza se completam.
As artes estavam presentes no início da ocupação colonial e resquícios da estética desses tempos podem ser vistos em detalhes dos fazeres tradicionais na arquitetura das antigas residências e igrejas, em santos, mobílias e outros trabalhos de madeira, nos antigos engenhos de cana, nas rodas d’água e bolandeiras. Na convivência cotidiana esses saberes foram repassados e hoje fazem parte da vida dos habitantes do Maciço. Um sentimento artístico que se faz sentir nos delicados trançados em cipó, nas bonecas de pano, nos utensílios de madeira e nos requintados bordados em ponto de cruz.
O mais antigo artista conhecido na região é o pintor Raimundo Siebra, de Pacoti, que chegou a freqüentar a Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. São de Siebra as pinturas da capela mor da Igreja de Nossa Senhora da Palma, Matriz de Baturité. São mais ou menos da mesma época os irmãos Júlio e Otacílio de Azevedo, oriundos de Redenção. Otacílio é também autor de Fortaleza Descalça, importante livro de memórias onde delineia traços biográficos dos artistas cearenses de sua época.
No modernismo destaca-se Heloisa Juaçaba, de Guaramiranga, que construiu uma importante obra de influência cubista e construtivista que se estende até os dias de hoje. Nos anos setenta destacam-se Vicente Rhabello, de Aratuba, e Francisco Wagner, de Pacoti. O primeiro com um trabalho de cunho poético e forte colorido e o segundo com o registro da paisagem da serra em pinturas e desenhos de influência hiper-realista. Nos anos oitenta o artista Hilton Queiroz, nascido em Mulungu, tem se destacado por suas gravuras em metal, de inspiração abstrata.
Alguns outros, embora nascidos em outras plagas, viveram sua infância e juventude em cidades do Maciço e tiveram sua formação estética profundamente influenciada pela Região, entre os quais Aldemir Martins (Guaiúba) e Elizeu Joca (Palmácia).
São muitos também os artistas que desenvolvem sua produção no próprio Maciço: Ana Pimenta, Antonio Anjo, João de Deus, Gleison, Karllos Limma, Carlos Alberto, Evanilde Bezerra, Edhon Silva, Francisco Duarte, Eduardo e Francisco Flor são apenas alguns dos artistas cujas obras podem ser encontradas nas galerias e ateliês da região do Maciço.














Exposição sobre Luiz Gonzaga

Museu da Imagem e do Som lança nova mostra


O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS) lançou a exposição “A Versatilidade de Luiz Gonzaga”. A exposição é uma homenagem antecipada ao centenário do mestre da sanfona e um dos maiores ícones da cultura brasileira Luiz Gonzaga. O evento, que ficará em cartaz durante todo o mês de julho, apresentará várias facetas do artista desconhecidas do grande público. De acordo com o diretor do MIS, Nireiz de Azevedo, o visitante terá a oportunidade de conhecer o Luiz Gonzaga carnavalesco, o Luiz Gonzaga chorão, Gonzagão tocando valsa, e outros. Durante a programação de abertura haverá uma apresentação do grupo musical Vozes da Cera, o lançamento do cordel Assim Cantou Gonzagão, de Paulo de Tarso, além de uma palestra com o historiador Nireiz de Azevedo sobre o tema da exposição.







Programa Arte Viva leva capacitação para as tardes do Mercado dos Pinhões


Com a finalidade de proporcionar terapia ocupacional e capacitação profissional, o Programa Arte Viva da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) continua a oferecer nas tardes do Mercado dos Pinhões mais integração na comunidade por meio do aprendizado e construção de peças de artesanato, buscando assim gerar renda. De temáticas variadas, direcionadas ao público em geral, as aulas são gratuitas. Neste mês de julho, entre os dias 12 e 15, das 14h às 17h, a instrutora Regina Guilhon vai ensinar os participantes a transformar o couro em porta-níqueis e porta-cartões. Dando continuidade à proposta, de 19 a 21, no mesmo horário, os participantes irão aprender a fazer sabonete líquido e sais para banho com a instrutora Lara Paz.

Além disso, durante a Quinta Cultural e o Chorinho no Mercado (Sexta), a partir das 18h, acontecerá uma feirinha de artesanatos com exposição de trabalhos de artesãos cearenses (Sindicato dos Artesãos), do Projeto Diferenciart e do Napae (Núcleo de Presidiários e Egressos). A feira conta com produtos diversificados e de ótima qualidade.

SERVIÇO \\

Programa Arte Viva - No Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

12 a 15 de julho e 19 a 21 de julho. Contatos e inscrições: 3251.1299.

Quinta Cultural - Dias 7, 14, 21 e 28, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli) a partir das 18h.

Chorinho no Mercado – Shows às sextas-feiras, 8, 15, 22 e 29, sempre a partir das 20h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).








XVI UNIFOR PLÁSTICA


A Unifor segue com inscrições abertas para a Unifor plástica até o dia 1° de agosto.


As inscrições estão abertas do dia 17 de maio a 1º de agosto

O Espaço Cultural Unifor será mais uma vez palco para a disseminação da arte e cultura brasileira. Trata-se da XVI edição da mostra Unifor Plástica, com inscrições abertas de 17 de maio a 1º de agosto.

Em 2011 os trabalhos terão de atender ao tema “Educação pela Arte” e não serão mais selecionados a partir de categorias, como nas edições anteriores. A exposição ficará aberta ao público de 13 de outubro a 18 de dezembro.

Regulamento- Poderão inscrever-se na Unifor Plástica artistas que tenham participado de, no mínimo, duas exposições coletivas. Cada artista poderá participar com até dois trabalhos inéditos, assinados, produzidos a partir de 2009. Serão selecionadas de 130 a 150 obras, com premiação para as cinco primeiras colocadas.

Inscrição- A inscrição é gratuita e deverá ser enviada pelos Correios para a Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, ou pela internet, na homepage da Universidade de Fortaleza, www.unifor.br, no período de 17 de maio a 1º de agosto de 2011. Deverá ser entregue a ficha de inscrição companhada do dossiê do artista.

Premiação- Os três primeiros lugares com uma passagem aérea para visitar a Bienal de Veneza, com uma ajuda de custo no valor de R$ 3.000,00. Já o quarto e quinto lugares ganham passagem aérea para visitar a Bienal do Mercosul e ajuda de custo no valor de R$ 1.500,00.

Resultado: O resultado da seleção será divulgado por meio da homepage da Unifor, no dia 1º de setembro de 2011.


Leia o regulamento completo para inscrição de trabalhos no site da Unifor.


XVI UNIFOR PLÁSTICA

Inscrição de trabalhos | 17 de maio a 1º de agosto
Resultado da seleção | 1º de setembro
Entrega das obras | 5 a 16 de setembro
Exposição das obras selecionadas | 13 de outubro a 18 de dezembro
Local | Espaço Cultural Unifor

Mais informações | 3477 3400

Nenhum comentário: