quarta-feira, 6 de julho de 2011

PELO INTERIOR


São João de Maracanaú 2011

Um dos mais famosos cantores de música sertaneja, o mineiro Léo Magalhães, realiza show amanhã, dia 07, na VII edição do São João de Maracanaú. No repertório, o cantor e compositor irá relembrar grandes sucessos de sua carreira. Além de Léo Magalhães, as bandas Forró Lenhada e Líbanus também se apresentarão amanhã. Até o dia 17, cerca de 20 bandas locais e nacionais realizarão shows no evento, a partir das 22 horas.

Além da programação de shows, o São João conta com outras atrações, como: Festival de Quadrilha Municipal e Estadual, Festival de Violeiros e apresentações de danças e de teatro de grupos nordestinos na Cidade Cenográfica. Dez municípios cearenses – Guaiúba, Eusébio, Aquiraz, Itaiçaba, Quixadá, Itapajé, Viçosa, Juazeiro, Altaneira e Maracanaú – exibirão na Cidade Cenográfica, réplica da cidade Juazeiro antiga, sua música, dança e artesanato, como crochê, utensílios de barro, de madeira, objetos de palha, além de comidas e bebidas típicas dessas cidades.

O São João de Maracanaú, reconhecido como um dos maiores e melhores do Brasil, começou em 04 de julho e se encerra no dia 17. Tendo como tema o Centenário de Juazeiro do Norte, o evento acontece em um espaço de 21,6 mil m², localizado na Avenida I, entrada do bairro Jereissati. A expectativa é de que mais de um milhão de pessoas participem da VII edição.



Homenagem ao Centenário de Juazeiro do Norte – Cidade Cenográfica


Este ano, o São João de Maracanaú conta com a cidade cenográfica – “Vila Padre Cícero”. A cidade é uma réplica da antiga cidade de Juazeiro do Norte e tem uma estátua de seis metros de Padre Cícero. Tudo construído para homenagear o aniversário de Cem Anos de Juazeiro, que comemora a data no dia 22 de julho deste ano.

A Cidade conta com a réplica da Igreja Matriz e do Museu do Padre Cícero. Além de ter a Casa de Farinha e Tapioca, o Engenho com Rapadura Gigante de Pindoretama, a Fazendinha, a Casa do Cordel, a Radiadora, Engenho de Cachaça e um restaurante de comidas típicas do Ceará.

Até o término do São João, dia 17 de julho, das 19 horas à meia-noite, acontecerão exibições artísticas e culturais na Cidade Cenográfica. A banda de Pífano de Aquiraz, o teatro de Itapajé, danças folclóricas, violeiros, grupos de forró pé de serra e de música sertaneja são algumas das atrações.

Confira Programação dos Próximos dias


Shows

A partir das 22h

7 – Forro Lenhada, Leo Magalhães e Banda Líbanus

8 – Limão com Mel, Forró dos Plays e Caviar com Rapadura

9 – Forró do Muído, Solteirões e Forró na Aveia

14 – Garota Safada, Mirela e Doce Aventura, Natália e Forró do Retetê

15 – Dorgival Dantas, Taty Girl e Forró Styllo

16 – Alceu Valença, Waldonys e Forró Balancear

17 – Aviões do Forró, Lagosta Bronzeada, Etc e Tal


Festivais de Quadrilhas

5 a 9 – XXV Festival de Quadrilhas de Maracanaú (Adulta)

11 a 17 – II Festival dos Festivais de Quadrilhas Juninas em Maracanaú


Festival de Violeiros

12 a 14

Festivais Culturais

13 a 15 – II Festival de Desafio, Poesia e Cultura em Maracanaú


Programa Cidade Cenográfica

07/07/11 – Quinta-feira
19h: Danças Regionais
20h: Apresentações Artísticas da cidade de Guaiuba
21h: Pé de Serra Xote Mania

08/07/11 – Sexta-feira
20h: Danças Regionais
21h: Pé de Serra Marildo

09/07/11 Sábado
19h: Bumba Meu Boi de Itapajé
20h: Leidy e Damata
21h: Pé de Serra Cacimba Nova

10/07/11 – Domingo
19h: Esquete de Pe. Cícero
20h: Teatro Garajal
21h: Sertanejo Universitário

11/07/11 – Segunda-feira
20h: Danças Regionais– Associação Rita Costa
21h: Pé de Serra Sensação

12/07/11 – Terça-feira
19h: Cantadores e Repentistas de Maracanaú

13/07/11 – Quarta-feira
19h: Cantadores e Repentistas Nacional

14/07/11 – Quinta-feira
19h: Cantadores e Repentistas Nacional

15/07/11 – Sexta-feira
19h: Declamador e poesia
21h: Pe de Serra Alternativa Junina

16/07/11 – Sábado
19h: danças folclóricas de ITAPAJÉ
20h: Tinoco voz e violão
21h: Pe de Serra Josemar

17/07/11 – Domingo
19h: Esquete Pe. Cícero Grupo Garajal
20h: Danças regionais
21h: Sertanejo Universitário


Serviço

São João de Maracanaú
Data: Até o dia 17 de julho
Local: Maracanaú – Avenida I, entrada do bairro Jereissati (entre o IFCE – antigo Cefet – e o Feira Center Shopping)



JUAZEIRO DO NORTE RECEBE PELA TERCEIRA VEZ O CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO CARIRI

Com foco em técnicas para a sala de aula, educação e cultura, o Congresso de Educação do Cariri, em Juazeiro do Norte, será realizado nos dias 21 e 22 de julho. Esta é a terceira edição do evento que, só no ano passado, atraiu inscritos de mais de 400 cidades. Eduardo Shinyashiki, autor e especialista em Desenvolvimento Humano, será um dos convidados do segundo dia da programação, apresentando o tema “Abrace sua missão! Vença desafios, construa o futuro”. De acordo com Eduardo, estabelecer sua missão de vida é essencial para saber direcionar suas atitudes futuras. “Quando sabemos quem estamos sendo em um determinado momento de nossas vidas, temos mais chances de encontrar os caminhos que nos permitem concretizar ações transformadoras. No âmbito educacional isso é essencial para a construção de resultados concretos e positivos”. Os interessados podem se inscrever e obter mais informações pelo site http://www.congressojuazeiro.com.br.

Serviço
Evento: Congresso de Educação do Cariri
Data: 21 e 22 de julho
Horário: Dia 21 - 7h às 21h15mi
Dia 22 – 7h às 22h
Participação de Eduardo Shinyashiki – A palestra dele irá acontecer às 10h30min do segundo dia
Local: AABB Juazeiro - Av. leão Sampaio, 1.200, Lagoa Seca - Juazeiro do Norte/CE

Informações: http://www.congressojuazeiro.com.br







VIII Festival Música na Ibiapaba terá 50 oficinas de formação em música

Um festival que aposta na formação de jovens músicos e na valorização da música brasileira. De 23 a 30 de julho, Viçosa do Ceará recebe o VIII Festival Música na Ibiapaba, um dos mais importantes eventos voltados para a formação em música no Ceará.

Em 2011, serão 50 oficinas, em 74 turmas, beneficiando aproximadamente mil jovens músicos e aprendizes de vários municípios do Ceará - também de outros estados como Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, entre outros.

Entre as oficinas mais procuradas estão “Prática de Conjunto de Choro”, ministrada por Zé Paulo Becker (RJ), violonista, fundador e integrante do grupo Trio Madeira Brasil.

Outra oficina com grande procura este ano é a “Barbatuques – Percussão Corporal”, que será ministrada por Fernando Barba (SP), multi-instrumentista, compositor, arte-educador e diretor musical, Barba é o fundador do Barbatuques e desde a adolescência foi motivado pela brincadeira de transformar o corpo em instrumento musical.

O festival oferece ainda oficinas como: Prática em Banda de Música, Orquestra de Acordeões, Camerata de Violões, Laboratório Coral, Técnica Vocal para o Cantor Popular, História da MPB, Arranjo Instrumental, entre outras. Oficinas serão lecionadas por professores cearenses e de outros estados brasileiros.

O livro com a programação pedagógica do VIII Festival Música na Ibiapaba está disponível para download no www.dragaodomar.org.br.



Serviço: VIII Festival Música na Ibiapaba 2011, de 23 a 30 de julho, em Viçosa do Ceará.
Acompanhe o Festival também
No site: www.dragaodomar.org.br
No blog: www.musicanaibiapaba.blogspot.com
No facebook: www.facebook.com/festivalmusicanaibiapaba
No twitter: @musicaibiapaba

Nenhum comentário: