sexta-feira, 4 de junho de 2010

PELO INTERIOR

Inscrições para a Mostra Nordeste e a Programação Paralela do XVII Festival de Teatro de Guaramiranga

A Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) está com inscrições abertas até 30 de junho para a Mostra Nordeste e até 10 de julho para a Programação Paralela do XVII Festival Nordestino de Teatro (FNT), que acontece de 04 a 11 de setembro de 2010. Companhias teatrais dos nove estados podem se inscrever para a Mostra Nordeste. A programação paralela, que consiste nas mostras Ceará (palco italiano ou rua), Infantil, FNT no Maciço e Te-Ato à Meia-Noite, é aberta a grupos cearenses de teatro de atores e de atores com bonecos. As informações completas estão no www.agua.art.br.

MOSTRA NORDESTE

Há três anos, quando chegou à 14ª edição, o FNT abriu mão do formato tradicional e inovou na Mostra Nordeste, carro-chefe da programação. Ao invés de inscritos para o processo seletivo, grupos teatrais dos nove estados passaram a ser indicados por uma curadoria e convidados pela direção do Festival. O caráter competitivo da mostra também foi abolido.

Para a 17ª edição, a panela é mexida novamente e o FNT volta a receber inscrições para a Mostra Nordeste, que continua não-competitiva. Com a mudança, o Festival dá oportunidade a mais grupos nos nove estados mostrarem seus espetáculos à comissão de seleção do Festival, abrindo, assim, o leque para a diversidade de produções teatrais de todo o Nordeste.

Grupos interessados na Mostra Nordeste devem enviar suas propostas para a produção do FNT com o seguinte conteúdo e formato:

Documentos com uma cópia impressa e arquivos em CD: Relação de atores e respectivos personagens; Relação de técnicos e respectivas funções no espetáculo; Croqui de cenário; Mapa de luz ou plano de iluminação; Portfólio do espetáculo com sinopse, máximo de 05 (cinco) fotos em alta resolução, cópias de até três matérias em jornais, revistas ou home pages; Um cartaz ou folder do espetáculo, endereço na internet, etc; Currículo do diretor e do grupo. Material a ser enviado em DVD: VT do espetáculo na íntegra (02 cópias). Documentos para envio somente em formato impresso: Proposta de cachê por uma apresentação; Necessidades para viagem do espetáculo (atores, cenários, figurinos, etc).

As propostas para a Mostra Nordeste devem ser enviadas até a data limite via Sedex ou com aviso de recebimento (AR) para o escritório do FNT em Fortaleza com a indicação: XVII FESTIVAL NORDESTINO DE TEATRO DE GUARAMIRANGA / MOSTRA NORDESTE 2010.

MOSTRAS da PROGRAMAÇÃO PARALELA

Além da Mostra Nordeste, o FNT conta ainda com as seguintes mostras da Programação Paralela: Palco Ceará, Infantil, FNT no Maciço e Te-Ato à Meia-Noite, voltadas somente para grupos cearenses de teatro de atores e de atores com bonecos. Estas mostras acontecerão durante o FNT em Guaramiranga e cidades vizinhas, localizadas no Maciço de Baturité. Para as mostras da Programação Paralela, a comissão de seleção poderá escolher até 20 espetáculos inscritos, conforme a estrutura do Festival. O resultado será anunciado até dia 05 de agosto.

Os inscritos podem indicar a mostra que desejam participar e a organização poderá propor alterações de acordo com a estrutura do Festival. A organização do Festival vai arcar com as despesas de transporte Fortaleza-Guaramiranga-Fortaleza, alimentação e hospedagem dos grupos, durante o período de sua participação no FNT, e os cachês pela participação na Programação Paralela serão negociados diretamente entre a organização do festival e cada grupo selecionado.

As inscrições para as mostras da Programação Paralela devem ser enviadas via Sedex ou com aviso de recebimento (AR) também para o escritório do FNT em Fortaleza com a indicação: XVII FESTIVAL NORDESTINO DE TEATRO DE GUARAMIRANGA / PROGRAMAÇÃO PARALELA 2010.

Na programação do XVII FNT há ainda debates sobre espetáculos, encontros, oficinas, entre outras atividades. O XVII FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). Patrocínio: Oi. Apoio cultural: Oi Futuro e Governo do Estado do Ceará/Secretaria da Cultura (Lei Estadual de Incentivo à Cultura). Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Guaramiranga.

SERVIÇO

XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – Inscrições até 30 de junho para a Mostra Nordeste e até 10 de julho para a Programação Paralela do FNT, que acontece de 04 a 11 de setembro de 2010 em Guaramiranga, Ceará. As propostas devem ser encaminhadas para o escritório do festival em Fortaleza: Av. Barão de Studart, N0 2360 Sala 1706 - Torre Quixadá - CEP: 60.120-002 – Bairro Joaquim Távora - Fortaleza-CE. O comprovante de recebimento e o carimbo dos Correios valem como provas do cumprimento da data-limite estabelecida para recebimento das propostas de cada mostra. Regulamento e outras informações estão disponíveis no www.agua.art.br. Tel: 85-3246.2708 (Fortaleza), 85-3321.1405 (Guaramiranga), fnt@agua.art.br e fntguaramiranga@gmail.com.












X Festejo Maranguape Junino será nos dias 1º e 2 de julho

O clima lúdico dos “arraiás”, com as quadrilhas, jogos, comidas típicas e a tradicional decoração de bandeirolas e balões, vai marcar o X Festejo Maranguape Junino, nos dias 1º e 02 de julho. O local será a Praça Capistrano de Abreu, que a partir das 20 horas vai ser receber moradores e visitantes com festival de quadrilhas, shows de forró pé de serra e barracas de comidas típicas.

Na primeira noite (01/07) vão se apresentar as quadrilhas tradicionais. Na sexta-feira (02/07), será a vez das quadrilhas estilizadas, proporcionando um colorido especial à festa. Para as crianças, a organização do X Festejo Maranguape Junino preparou uma estrutura com brincadeiras tradicionais do período.

Para receber quadrilhas e todo o público, o X Festejo Maranguape Junino contará com uma decoração especial. Uma cidade cenográfica será montada, com reproduções de casas típicas do interior, além de balões e bandeirolas, tudo preparado pela equipe da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura - FITEC.
Com a décima edição, o Festejo Maranguape Junino consolida-se como um dos maiores eventos culturais do município, atraindo pessoas e visitantes de todas as idades para esta festa, que transforma a cidade em um grande “arraiá”, com muito forró, quadrilhas, casamento matuto e todas as delícias da culinária típica dos festejos juninos.

O X Festejo Maranguape Junino é uma realização da Prefeitura Municipal, através da FITEC, com apoio cultural da Associação dos Agentes do Patrimônio Natural e Cultural de Maranguape – APAMA e Paulinho Grill. Informações: 85-3369.9186.


II Edital Maranguape Junino Festeiro

A FITEC selecionou e aprovou quatro festivais de quadrilhas e nove grupos juninos, inscritos no II Edital Maranguape Junino Festeiro. Estes foram os selecionados e suas respectivas localidades:

Categoria FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS

Festival de Quadrilhas Juninas (Pato Selvagem)

I Festival da Tradição (Umarizeiras)

IV Arraiá Cumpade Santos (Santos Dumont)



Categoria: APOIO AOS GRUPOS JUNINOS

Quadrilha Cada Macaco no Seu Galho (Centro)

Quadrilha Arraiá do Sertão de Amanari (Amanari)

Quadrilha Milho Verde (Centro)

Resgatando a Cultura Regional através das Danças Juninas (Centro)

Quadrilha Tradição Cultural Caninha Verde (Cachoeira)

Quadrilha Arraiá do Sertão (Lagoa do Juvenal - Cedro)

Quadrilha Infantil Arraiá do Sertão de Amanari (Amanari)

Grupo Junino Arraiá da Tradição (Umarizeiras)

Quadrilha Flor do Mandacaru (Parque Iracema)














VI São João de Maracanaú terá 13 shows, cidade cenográfica e festivais de quadrilhas


O VI São João de Maracanaú, que será realizado de 8 a 27 de junho, terá 13 shows com bandas de renome regional e nacional. No dia 8, a abertura do evento será com a banda Aviões do Forró. No dia 11, a animação ficará por conta de Solteirões, e, no dia 16, o público poderá conferir o Forró do Muído. No dia 17, haverá a apresentação da banda Harmonia do Samba e, no dia 18, do Araketu. Outras atrações musicais já confirmadas são Limão com Mel, Reginaldo Rossi, Lagosta Bronzeada, Forró Real, Novo Balancear, Oz Bambaz e Taty Girl. Os shows começarão às 22 horas e acontecerão de 8 a 18 de junho. O São João de Maracanaú, a exemplo das edições anteriores, será realizado na Cidade Junina montada na Avenida I, na entrada do Jereissati, entre o IFCE Maracanaú, antigo Cefet, e o Feira Center.

O evento contará com três festivais de quadrilhas juninas. A novidade deste ano é que o evento sediará a etapa cearense do Festival de Quadrilhas da Rede Globo Nordeste, por meio da TV Verdes Mares. De 14 a 18 de junho, o Município receberá 25 quadrilhas de todo Estado que disputarão essa competição. O vencedor se credenciará para participar no Festival Regional da Rede Globo Nordeste, no próximo dia 2 de julho, na capital de Pernambuco, em Recife. Haverá ainda I Mostra de Quadrilhas Infantis de Maracanaú, com 14 concorrentes, que será realizada de 8 a 12 de junho, a partir das 18 horas. Também será promovido o XXIV Festival de Quadrilhas Juninas de Maracanaú, com 25 grupos, de 8 a 13 de junho, a partir das 19h45min.

O VI São João de Maracanaú terá a realização da Prefeitura com recursos do Ministério do Turismo e da iniciativa privada, via Lei Rouanet. A entrada é gratuita e é esperado um público de pelo menos 600 mil pessoas. A programação completa do evento pode ser encontrada no Portal da Prefeitura – www.maracanau.ce.gov.br, a partir do dia 4 de junho.

Infraestrutura – A Cidade Junina terá uma ampla infraestrutura para receber o público, com dois palcos, camarotes, barracas com comidas típicas, Parque de Diversões, Quadrilhódromo e a Cidade Cenográfica, que foi um grande sucesso em 2009. Essa última, que será aberta ao público a partir das 16 horas, resgatará o clima de Interior, com 27 réplicas de casas do sertão, fazendinha com animais de pequeno porte, Igreja, Casas da Farinha e da Tapioca, Engenho e uma fogueira ecológica. Os visitantes poderão ainda conferir apresentações de teatro e dança no local.

Segurança e prestação de serviços - Policiais militares e profissionais particulares garantirão a segurança do VI São João de Maracanaú, reforçada por câmeras que integram o sistema de vídeo monitoramento. Nas portarias, serão feitas revistas e busca de armas, além de ser proibida a entrada de qualquer produto em embalagem de vidro ou pontiagudo. O trânsito nas imediações da Cidade Junina também receberá atenção especial. Agentes do Demutran atuarão orientando a circulação de veículos e distribuindo material educativo sobre os cuidados para evitar acidentes. Ao lado dos palcos, estandes de apoio serão montados com posto médico, ambulâncias com socorristas, Corpo de Bombeiro, Polícia Militar, Conselho Tutelar, entre outros serviços.

Emprego e renda - O VI São João de Maracanaú deve repetir, em 2010, o sucesso obtido nos anos anteriores no quesito geração de emprego e renda. A expectativa é que haja 20% de aumento nas vendas em relação ao ano interior. Em 2009, foram gerados cerca de R$ 900 mil em renda. Para trabalhar dentro do evento, a Prefeitura cadastrou 80 barracas e 30 ambulantes. Ao, todos serão abertos 400 postos de trabalho temporários. No lado externo, também foram cadastradas 80 barracas, que receberão orientações dos fiscais da Secretaria de Infraestrutura e Controle Urbano para uma utilização legal dos espaços públicos, bem como capacitação sobre o correto manuseio dos alimentos pela Vigilância Sanitária. No total, cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos serão gerados durante o evento. Esse quantitativo é, praticamente, igual do ano passado.

Programação do VI São João de Maracanaú

Shows, de 8 a 18 de junho, a partir das 22 horas - 8/6 – Aviões do Forró; 9/6 – Reginaldo Rossi; 10/6 – Limão com Mel; 11/06 - Solteirões; 12/6 – Oz Bambaz; 13/6 – Novo Balancear; 14/6 – Luizinho de Irauçuba; 15/6 – Forró Real e Lagosta Bronzeada; 16/6 – Forró do Muído; 17/6 – Harmonia do Samba; 18/6 - Araketu e Taty Girl.

Mostra Infantil de Quadrilhas, de 8 a 12 de junho, a partir das 11 horas - 8/6 – Flor do Sertão, Tia Valdênia, Boa Esperancinha; 9/6 – Balão na Roça, Cumpade Elias; 10/6 – Filhos de Jatobá, Haja Paixão,Tesouro Nordestino; 11/6 – Junina Flor do Sertão, Filhos do Cumpade, Arraiá da Cumade Rita; 12/6 – Unidos do JB, Chão de Estrelinhas e Cumpade Calú.

XXIV Festival de Quadrilhas Juninas de Maracanaú, de 8 a 13 de junho, a partir das 19h45min - 8/6 – Cumpade Manoel, Pisando em Brasa, Arrastapé Caipira, Cumpade Antônio e Sossêgo do Sertão; 9/6 – Arraiá Juventude, Cumpade Justino, Brilho da Lua, Chão de Estrelas e Rebuliço; 10/6 – Raio de Luz, São João na Roça, Rala Bucho, Liberdade Nordestina e Luar do Sertão; 11/6 – Sedução Junina, Sensação Junina, Fulô do Mamulengo, Mulher Rendeira e Pé Quente; 12/6 – Chapéu de Couro, Boa Esperança, Arraiá do Jatobá, Alternativa e Rego Fundo; 13/6 – Final.















Jericoacoara de cinema e música

I Festival de Jericoacoara do Cinema Digital e 3º Jeri Eco Cultural acontecem esta semana em Jijoca

Compositor, advogado, cineasta e escritor, Francis Vale coordena a primeira edição do i Jericoacoara Cinema Digital, cuja programação acontece de 9 a 13 de junho na paradisíaca praia cearense, contará com exibição de filmes, seminários, oficinas e debates. O Jeri Eco Cultural chega a sua 3ª edição e desde novembro de 2008 alia moda, música e consciência ambiental. Show inédito com Falcão (O Rappa) e a Banda Loucomotivos, no sábado, dia 12 de junho, dia dos namorados, antecedidos pela Batucada Elétrica de Hoto Jr. e na sexta-feira, dia 11 de junho, desfiles de moda e shows locais.
Jericoacoara ganha seu primeiro festival de cinema com o I Jericoacoara Cinema Digital. Durante os cinco dias do Festival, o público assistirá a uma programação diversificada. Além da Mostra Competitiva, haverá a Mostra Informativa de Cinema Ambiental, Debates, Oficina de Vídeo e Seminário. A Mostra Competitiva exibirá 40 produções de diversos estados - do Ceará foram escolhidos seis trabalhos. Os vencedores nas categorias de ficção, documentário, animação e experimental receberão do Júri oficial, o Troféu Pedra Furada, elaborado pelo artista plástico cearense José Tarcísio, além de um prêmio de R$ 5 mil. Já a melhor produção do eixo Ceará, Piauí e Maranhão, também receberá um prêmio especial no mesmo valor.
Na noite de terça a cidade de Jijoca fez a abertura oficial do Festival de Jericoacoara – Cinema Digital, a partir das 19h30, com a exibição do filme “O Auto da Camisinha”, de Clébio Viriato Ribeiro, com Carri Costa, Chico Anísio e Gero Camilo, ensina, de forma divertida, como e porque usar a camisinha. O local de exibição é o Núcleo de Cultura de Jijoca (NAEC).
O Festival abriu sua mostra competitiva dia 9 de junho, quando foram exibidas sete das 40 produções selecionadas. Antes, a partir das 20h, houve a exibição especial de “Couro de Gato”, de Joaquim Pedro de Andrade, um curta rodado em 1960, que está na lista dos 100 melhores do mundo, segundo críticos europeus. O filme será homenageado pelo seu primeiro cinquentenario.

Confira pela TV Divirta-CE trecho do curta "Couro de Gato":



O encerramento acontece na noite do dia 13 de junho, com a premiação dos vencedores nas categorias de ficção, documentário, animação e experimental. Em seguida, a partir das 22h30, é a vez do público assistir ao longa metragem “A Ostra e o Vento”, de Walter Lima Jr. Jeri foi a locação principal do filme, que é baseado no livro homônimo do cearense Moacir Lopes.
O cineasta Silvio Tendler será palestrante do seminário “A Tecnologia Digital e o Futuro do Cinema”. Em exibição especial o festival exibirá “Os Anos JK”, um filme de 1980 falando de 1960. Após a exibição haverá um debate sobre “Audiovisual e História”
A Mostra Informativa de Cinema Ambiental acontecerá entre os dias 9 e 12 de junho, sempre a partir das 19h. Na tela, o público verá os filmes: Sertão Vivo, Vira Mar, Verdes Mata e Água Bruta, todos produzidos pelo Encine, ONG cearense que trabalha com crianças e adolescentes.
Durante o Festival, os jovens moradores de Jeri terão a oportunidade de participar da Oficina de Vídeo ministrada pela equipe da Academia de Ciências e Artes do Pirambu (Acartes), com apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Os participantes, com idades entre 17 e 29 anos, deverão ter alguma experiência em vídeo ou fotografia digital. A ideia é realizar dois vídeos coletivos com enfoque nos problemas ambientais de Jericoacoara.

Nenhum comentário: