sexta-feira, 4 de junho de 2010

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Será a “Hiperliteralidade” o caminho da plena liberdade de criação?

A profusão de ideias de Benjamin e Bazin em Debates Incalculáveis comandado pelo poeta Ruy Vasconcelos

Uma das questões postas quanto á transposição de obras literárias para o cinema consiste em uma opção entre "literalidade" e "liberdade criativa". Para refletir sobre o assunto a Vila das Artes recebe na próxima segunda (5) no Debates Incalculáveis o poeta, tradutor e cineasta brasileiro Ruy Vasconcelos que se debruça sobre o tema Para um Amálgama da Teoria da Tradução em Walter Benjamin e da Adaptação Literária Para o Cinema em André Bazino. Tanto Bazin - tratando de cinema, quanto Benjamin - tratando da tradução literária, apontam para uma espécie de "hiperliteralidade" como "a forma mais insidiosa" de se atingir uma plena liberdade de criação. O encontro é aberto ao público a partir das 18h30, na Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro).



Ruy Vasconcelos escreveu a biografia do poeta simbolista José Albano, Errante e Peregrino (Fortaleza, 2000). Exerceu uma considerável influência sobre a formação de poetas mais jovens em Fortaleza - o veículo de divulgação deste grupo era a revista Afinidades Eletivas, editada por Alexandre Barbalho. Tem poemas, ensaios, e artigos traduzidos para o inglês, francês, espanhol, italiano e húngaro não raro por autores da relevância do poeta francês Henri Deluy ou do norte-americano Michael Palmer. Seus filmes mais conhecidos são As Vilas Volantes, 2005 (como roteirista) e Uma Encruzilhada Aprazível, 2006 (como diretor). Traduziu o contista norte-americano Harold Brodkey bem como diversos poetas predominantemente de língua inglesa. Durante vários anos foi articulista do jornal O Povo (Fortaleza), contribuindo também com outros periódicos como Vivercidades e Jornal do Brasil (Rio); Trópico e Zunái (São Paulo) e Boxkite (Sidney, Austrália). Em janeiro de 2010, publicou a plaquete Mediterrâneo, pela Arqueria Editorial, São Paulo.

O Debates Incalculáveis é uma ação da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, que mensalmente traz pensadores para debater assuntos e inquietações da contemporaneidade nas áreas artísticas. Já participaram pensadores como Cláudia Linhares Sanz, Eleonora Fabião, Leonel Brum, Maria Paula Sibilia, Maria Ester Maciel, Philippe Dubois e Armando Menicacci entre outros.

Serviço:
Debates Incalculáveis, dia 5 de julho, às 18h30 na Vila das Artes, rua 24 de Maio, 1221, Centro. Informações pelo telefone (85) 3252-1444.

Nenhum comentário: