sexta-feira, 4 de junho de 2010

CINEMA NACIONAL

Em seu 21º aniversário Festival de Curtas comemora aumento de inscritos

Região Nordeste totalizou 92 inscrições: Pernambuco mandou 29 trabalhos, seguido por Ceará com 25, Bahia com 18, Paraíba com 8, Alagoas com 5, Rio Grande do Note com 4, Maranhão com 2 e Sergipe com 1

Unidos Pela Paixão – Torcer na Copa recebe inscrições até 15/07

A maioridade traz mesmo mais responsabilidades. Inclusive para o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, o mais importante da América Latina, que acontece de 19 a 27 de agosto. Nesse ano de 2010 quando comemora sua 21ª edição, o evento, organizado pela Kinoforum, apresenta a espectadores e produtores um panorama diverso do formato produzido no Brasil e no mundo, e acredita que este é o momento para valorizar o curta-metragem nacional. Por esse motivo coloca-se, nesta edição, como porta-voz da discussão sobre o futuro dos curtas no Brasil através de um seminário que tratará da questão da difusão e comercialização do formato curta nos dias 23, 24 e 25 de agosto, na Cinemateca Brasileira.



Neste ano o total de inscritos superou as expectativas. Foram 2875 - 110 a mais que no ano passado. Destes, 1999 são do exterior e 283 da América Latina. Brasil no topo com 593 inscritos, seguido pela França com 349; EUA com 202; Alemanha com 171; Inglaterra com 150; Canadá e Argentina com 99; México com 96; Coréia do Sul 71; Itália, 60; Portugal 55, entre outros. Cerca de 73 países enviaram trabalhos para esta edição do Festival. Os selecionados serão divulgados dia 20/07.



A respeitabilidade conquistada nestes 21 anos se reflete tanto pelo interesse dos inscritos, como pela qualidade da Programação que além de manter as sessões campeãs de audiência – Mostra Brasil; Mostra Internacional; Mostra Latina; Cinema em Curso, KinoOikos e kinolounge, entre outros – traz novas sessões e democratiza o espaço permitindo a qualquer pessoa a possibilidade de se inscrever no projeto Unidos pela Paixão – Torcer na Copa, cujo tema do vídeo, de até cinco minutos, tem que ser a paixão pelo futebol. Esse é o momento já que o Brasil acaba de ser classificado nas finais da Copa do Mundo. Até dia 15 de Julho os trabalhos podem ser enviados e os vencedores concorrem a uma vaga na programação do Festival e no acervo do Museu do Futebol. A iniciativa teve um projeto piloto o ano passado, que deu muito certo com produções sobre as torcidas de futebol e tem como objetivo investigar, divulgar e preservar o futebol como manifestação cultural brasileira. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do Festival de Curtas www.kinoforum.org.br/curtas/2010. Os vídeos poderão ser realizados em qualquer formato e gênero.



A Associação Cultural Kinoforum é uma entidade sem fins lucrativos, que desenvolve atividades e projetos ligados ao setor audiovisual como o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, as Oficinas Kinoforum e o kinolounge. A Kinoforum é Ponto de Cultura, edita o Guia de Festivais e mantém o site KinoOikos visando a promoção e democratização de projetos audiovisuais.

Serviço:

Inscrições para “Unidos na Paixão – Torcer na Copa”, até 15 de julho

21º Festival Internacional de curtas-metragens de São Paulo, de 19 a 27 de agosto de 2010

10 salas de cinema na cidade de São Paulo – Entrada franca

Nenhum comentário: